fredconcha82 Publicado Março 23, 2010 Publicado Março 23, 2010 Boas migos, Em breve irei montar um aquário, mas antes de o fazer ando a estudar muito bem todas as possibilidades. Vou montar um aquário com discos. O aquário é de 120x50x40 e estava a pensar em meter em cerca de 80% do aquário com areia de sílica. Nos restantes 20% iria meter substrato e plantar ai e junto a um tronco. Sei que à 1º vista poderá parecer um aquário despido mas vamos la ver....... Posso plantar na areia de sílica ? Já li algures que nºao é muito boa ideia, estarei certo? E em relação ao tronco e às plantas como posso cobrir o tronco com plantas? Ou seja, vejo muitos aquários em que os troncos estão cobertos com várias plantas. Essas plantas estão presas com fio ou cintas, certo? As raizes não precisam de estar plantadas? Desde já peço desculpa pela ignorância e pelas perguntas.....mas estou a aprender, =) Abraços Fred Citar
Miuena Publicado: Março 24, 2010 Publicado: Março 24, 2010 ola a areia de sílica não é muito boas para as plantas... podes optar por plantas em que o rizoma não pode estar enterrado.... Citar
Miuena Publicado: Março 24, 2010 Publicado: Março 24, 2010 existem vários tópicos relacionados com as tuas duvidas... dá uma vista de olhos pelo fórum :D Citar
fredconcha82 Publicado: Março 24, 2010 Autor Publicado: Março 24, 2010 (editado) existem vários tópicos relacionados com as tuas duvidas... dá uma vista de olhos pelo fórum :D Sei que a minha duvida pode ser a de outros mas ajudar dizendo apenas: Dá uma vista de olhos pelo forum... Isso é muito vago, até porque são 193 páginas com duvidas. Já procurei e ja li algumas coisas, mas decidi mesmo assim postar a minha duvida nesta secção que é a destinada para duvidas! È claro que se pesquisar mais irei ter resposta às minha perguntas por ai, mas a intenção é mesmo esta, postar e trocar opiniões. Mesmo assim, obrigado pela dica! Fred Editado Março 24, 2010 por fredconcha82 Citar
Quo Publicado: Março 24, 2010 Publicado: Março 24, 2010 (editado) viva! Podes plantar grande parte das plantas, excepto Echinodorus e Crytocoryne, segundo a experiencia do Amano. Rotala parece não funcionar, mas tenho experimentado Cryptocoryne e até funciona. As plantas que se plantam em troncos são os fetos de java, anubias, higrophilas. As anubias precisam de boa fertilização liquida, não são verdadeiras plantas de tronco, apenas têm raiz grossa o suficiente para aguentar investidas dos peixes. os fetos de java tens mesmo que plantar ou num tronco ou numa pedra. podes plantar em areia sem nada especial: valisnerias, egerias, sagitarias, higrophila polysperma... etc. podes plantar em areia higrophila guanensis, se conseguires arranjar, é uma bela planta e estão a desenvolver-se em areia comigo, apesar da planta ser algo exigente, para tal bastou-me meter um fertilizante em pastilha debaixo da raiz. E estão com optimo aspecto. nem os peixes parecem apressiar. no entanto, também testei esta planta em areia fina do rio, com menor fertilização, mas mais luz, uma folha amareleceu. ou seja, é realmente uma planta que precisa de fertilização. tens que comprar fertilizante liquido e fertilizante em pastilhas nas lojas de aquariofilia. cumps Editado Março 24, 2010 por Quo Citar
fredconcha82 Publicado: Março 24, 2010 Autor Publicado: Março 24, 2010 (editado) viva! Podes plantar grande parte das plantas, excepto Echinodorus e Crytocoryne, segundo a experiencia do Amano. Rotala parece não funcionar, mas tenho experimentado Cryptocoryne e até funciona. As plantas que se plantam em troncos são os fetos de java, anubias, higrophilas. As anubias precisam de boa fertilização liquida, não são verdadeiras plantas de tronco, apenas têm raiz grossa o suficiente para aguentar investidas dos peixes. os fetos de java tens mesmo que plantar ou num tronco ou numa pedra. podes plantar em areia sem nada especial: valisnerias, egerias, sagitarias, higrophila polysperma... etc. podes plantar em areia higrophila guanensis, se conseguires arranjar, é uma bela planta e estão a desenvolver-se em areia comigo, apesar da planta ser algo exigente, para tal bastou-me meter um fertilizante em pastilha debaixo da raiz. E estão com optimo aspecto. nem os peixes parecem apressiar. no entanto, também testei esta planta em areia fina do rio, com menor fertilização, mas mais luz, uma folha amareleceu. ou seja, é realmente uma planta que precisa de fertilização. tens que comprar fertilizante liquido e fertilizante em pastilhas nas lojas de aquariofilia. cumps Boas Quo, Antes de mais obrigado pela resposta e pela ajuda muito esclarecedora =) Vou optar por meter areia de silica no meu aquário e optar pelos Discos em que o pH tem que estar entre os 5. 0 e 6. 5. Será que a areia de silica vai me trazer grandes problemas em manter o pH a 100%? Abraço Fred Editado Março 24, 2010 por fredconcha82 Citar
Quo Publicado: Março 24, 2010 Publicado: Março 24, 2010 não. A areia de silica é inerte. ou seja, não mexe com o pH. Citar
fredconcha82 Publicado: Março 25, 2010 Autor Publicado: Março 25, 2010 não. A areia de silica é inerte. ou seja, não mexe com o pH. OK, não sabia. Devo ter feito confusão com alguma coisa. Abraço Citar
Recommended Posts