Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal,

Estou a pensar montar um nano plantado, mas sou inexperiente nesta área. Tenho um pequeno aquário vazio cá em casa (40 x 25 x 30 cm) - http://new.aquaszut.pl/index.php?option=co...9&Itemid=62

Gostava de fazer um plantado denso, com um tapete a cobrir o fundo.

Estou a pensar adquirir os seguintes produtos:

Filtro: Filtro de cascata JEBO, 250l/h, 3,5W

Iluminação: Calha 50cm HO PL 1x24w

Substracto: Akadama

Substracto fértil: Humus e Laterita

Em relação ao substracto, não tenho a certeza da quantidade a adquirir. Não sou muito experiente com plantas. Em relação aos parâmetros da água, eu já tenho testes de pH, gH, kH e NH4. Estava a pensar em comprar o de Co2. É necessário mais algum? Também não sei bem que fertilizantes devo utilizar na água depois. Quando ao Co2, estava a pensar numa garrafa caseira, com um uma pedra difusora, algo simples.

Não sei bem o que adquirir relativamente à flora, mas em relação à fauna, tencionava colocar um casal de ramirezis unicamente, ou então outra espécie de ciclideo anão. Gostava de saber se será possível manter alguma espécie num aquário com esta litragem.

Bem, comentem pessoal! Alguém que me dê umas luzes em relação a isto!

Editado por Pál HxC
Publicado: (editado)

Em relação aos testes se fores introduzir fertilizantes líquidos tais como o "Florena" ou coisas parecidas, convém teres os testes de Ferro e Cobre...

Não metas ciclideos anões nenhuns...

O meu conselho é:

- Ajudantes a fazer a manutenção

- 5/6 camarões Red Cherry

- 1/2 otocinclos ou 1/2 CORYDORAS HABROSUS

- Dar movimento e cor

- 1 casal de pseudomugil gertrudae ou 1 casal de triatherina werneri

A nível de flora:

Plantas Carpete (1-10 cm)

* Tenellus (Echinodorus tenellus)

* Eleocharis "Mínima" (Eleocharis parvula)

* Glossostigma (Glossostigma elatinoides)

* Hemianthus 'Cuba' (Hemianthus callitrichoides)

* Gramínea (Lilaeopsis brasiliensis)

* Riccia (Riccia fluitans)

* Fontinalis (Fontinalis antipyretica)

* Musgo de Java (Vesicularia dubyana)

Plantas Pequenas (1-20 cm)

* Anubias Anã (Anubias nana)

* Anubias Afzeli (Anubias afzelii)

* Crypto Wendtii Verde (Cryptocoryne wendtii 'green')

* Crypto Wendtii Marrom (Cryptocoryne wendtii)

* Crypto Ondulada (Cryptocoryne undulata)

* Crypto Willisii (Nevillii) (Cryptocoryne x willisii)

* Didiplis diandra (Didiplis diandra)

* Eleocharis Agulha (Eleocharis acicularis)

* Hemianthus (Hemianthus micranthemoides)

* Hidrocotile Verticilata (Hydrocotyle verticillata)

* Umbrosum (Micranthemum umbrosum)

* Samambaia Windelov (Microsorum pteropus 'Windelov')

* Rotala Nanjenshan (Rotala sp. 'Nanjenshan')

* Samolus (Samolus parviflorus)

Espero ter dado alguma ajuda.... :)

Editado por Engbite
Publicado: (editado)

Olá! Antes de mais, deixa-me já dizer-te que um Nano é muito mais difícil de estabilizar do que um aquário com um volume considerável.

Em relação aos materiais utilizados, parece-me bem.

A usar substrato fértil, eu apontaria para uma quantidade suficiente para cobrir o fundo com cerca de 1cm de altura e restante substrato principal consoante o hardscape. No entanto, uma camada de 3cms, no mínimo, por cima do substrato fértil. É fazer as continhas agora..

Se a experiência é pouca, não te atires já a plantas com grandes exigências pois é meio caminho andado para ter sucesso na montagem. Como a experiência e leitura associada ao tema, aí sim, passar a usar plantas exigentes e fertilizações rigorosas.

Em relação aos fertilizantes líquidos, esquece o florena. Aposta antes em Micros+NPK ou nutrientes todos separadinhos para haver mais controlo.

A minha experiência diz-me que testes de Ferro e Cobre são dispensáveis. Apostava antes na compra de testes de NO3 e PO4 pois estes dois são bem mais importantes para atingires o equilíbrio de nutrientes dentro de um aquário. :tongue:

Cumps

Editado por Miguel Reis
Publicado:
Olá! Antes de mais, deixa-me já dizer-te que um Nano é muito mais difícil de estabilizar do que um aquário com um volume considerável.

Em relação aos materiais utilizados, parece-me bem.

A usar substrato fértil, eu apontaria para uma quantidade suficiente para cobrir o fundo com cerca de 1cm de altura e restante substrato principal consoante o hardscape. No entanto, uma camada de 3cms, no mínimo, por cima do substrato fértil. É fazer as continhas agora..

Se a experiência é pouca, não te atires já a plantas com grandes exigências pois é meio caminho andado para ter sucesso na montagem. Como a experiência e leitura associada ao tema, aí sim, passar a usar plantas exigentes e fertilizações rigorosas.

Em relação aos fertilizantes líquidos, esquece o florena. Aposta antes em Micros+NPK ou nutrientes todos separadinhos para haver mais controlo.

A minha experiência diz-me que testes de Ferro e Cobre são dispensáveis. Apostava antes na compra de testes de NO3 e PO4 pois estes dois são bem mais importantes para atingires o equilíbrio de nutrientes dentro de um aquário. :D

Cumps

Boas,

Sim, eu não faço questão de colocar umas grandes plantas de início, tendo em conta que sou inexperiente no que toca a plantados. Ainda não tenho bem ideia do que vou colocar, por isso se quiseres sugerir algo, estás à vontade ;) Nessa parte dos fertilizantes líquidos ainda tenho de explorar bem o assunto, porque ainda não estou devidamente informado. Vou ter essa sugestão em conta. Os testes de CO2, NO3 e PO4 já estão encomendados =)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!