Zélito Publicado Março 23, 2010 Publicado Março 23, 2010 (editado) Passem logo para o meu ultimo post se quiserem boas pessoal. vou fazer um aqua plantado para a minha irma de 300l, por encomenda na scalare quanto as medidas, estava a pensar em 150 de comprimento 40 de profundidade e 50 de altura (ela quer o aqua alto, ja lhe expliquei que mais alto do que isto e melhor nao) vi que no site da scalare eles tambem fazem calhas sao boas? sao em conta? ou ha sitios melhores para fazer uma calha? Vou ter que arranjar uma boa calha para o aqua e nao sei bem onde o fazer e nem que lampadas por... O objectivo final e contruir um aqua bem plantado e atapetado (algo que esta a meu cargo) para colocar peixes como guppies e espadas (sao os peixes favoritos dela) começando por partes: parte técnica filtro - arranjar um ehenheim (desculpem o erro ortografico) com uma capacidade filtrante de cerca 1200l/h na loja do sr teixeira em benfica calha - bem tenho que ter pelo menos 0.5w/l. queria fazer um bom plantado... como e que faço isto??? ou ponho uma calha com 3 lampadas ou entao... nao sei preciso mesmo de ajuda neste departamento e tambem nao queria gastar rios de dinheiro numa calha! termostato - 1w por litro deve chegar Substrato Substrato fertil (marca ainda nao sei qual e, mas aceito sujestoes) e akadama por cima Hardscape estou a pensar em colocar troncos e uma pedras de xisto para criar alguns desniveis. assim que tiver o aqua, so pedi orçamento para ele hoje, coloco fotos para definir o hardscape com a vossa ajuda. DUVIDA para os desniveis: tenho que colocar akadama por cima da pedra (ou por cima de pequenas partes da pedra, para estas ficaram parcialmente atapedas). sendo assim, no sitio onde vou colocar as pedras para criar um desnivel, coloco um pouco de substrato fertil e alguma akadama, coloco as pedras por cima e volto a colocar um pouco de akadama por cima das pedras, ficando estas parcialmente cobertas. que acham disto tudo? obrigado pela vossa atençao aqua novo espero que isto corra bem Editado Abril 15, 2010 por Zélito Citar
Zélito Publicado: Março 24, 2010 Autor Publicado: Março 24, 2010 (editado) bem ja tive resposta da scalare. o orçamento para o aqua, ja com tampo e travas, e de 120e gosteeeeeiiiiiiiiiiiii ja foi encomendado o aqua aqua novo a vistaaaaa EDITADO: fui ver a net e encontrei eheim classic 2217 (debito de 1000l/h) por 115e e termostato jager 300w por 18e tudo na primefish. que dizem sobre isto? ja so falta tratar da calha novo edit: acho que ja sei que plantas colocar. Para o tapete - Eleocharis parvula (Eleocharis "Mínima”) e musgo de java. Talvez por também Lilaeopsis brasiliensis (Gramínea) Pequenas e médias - Anubia Cryptocoryne verde e vermelha Rotala sp. 'Nanjenshan' Rotala wallichii e green Echinodorus portoalegrensis Altas - Valisneria elodeas Higrofila Anã Higrofila Sunset Ludwigia ovalis e talvez Heteranthera zosterifolia (Stargrass) 3 edit: para substrato fertil vou por 15l elos bottom mineral. que acham? alguem recomenda algo mais? ou nao por alguma destas? deserto para começar a contruir a beleza Editado Abril 1, 2010 por Zélito Citar
Zélito Publicado: Abril 9, 2010 Autor Publicado: Abril 9, 2010 ok depois deste monologo todo deparo me com um grande problema! ja tenho o aqua em minha posse mas a casa da minha irma (pessoa a quem vou fazer o aqua) nao tem agua da companhia e so tem um furo como fonte de agua potavel o problema e que a agua do furo muito provavelmente tera um pH de 5.5!!! (tal como a agua do furo de minha casa) ela queria que lhe fizesse um aqua de espadas e guppies. ja vi que nao pode ser! e para tetras e etc... ate 5.5 parece acido demais!!! entao se falarmos na brigada de limpeza (cujo pH ideal ronda os 7) ajuda para descalçar esta bota? Citar
crush Publicado: Abril 10, 2010 Publicado: Abril 10, 2010 Com tanta pergunta e resposta a ti próprio, já nem sei que responder. No entanto, algumas coisas: 0,5watts para um plantado, com tapete, para um aquário com 50cm de altura, parece-me pouco...Pondera na possibilidade de meteres mais lâmpadas...Sobre como fazer, isso já me ultrapassa por completo... O filtro (não sei se é bom ou não), mas parece-me algo curto. Eu talvez apostaria algo mais para os 1500 l/h. 300 litros para guppys e espadas parece-me exagerado...Acho que depois nem se vêem, num aqua tão grande. Se meteres muitos, acabarias por ter uma maternidade que nunca mais teria fim... Quanto aos desníveis, não sei bem o que estás a pensar fazer. Eu num aquário que estou a montar, fiz um desnível de trás para a frente, com a parte de trás mais alta que a frente. Não sei se é isso que te referes, ou se queres tipo montes ao longo do aquário. Realmente nem tinha pensado na possibilidade de meter pedras para o desnível, deve sair bem mais barato que a Akadama lol. A água será realmente um problema. O uso de químicos, como deves saber, não é aconselhável. AInda para mais num aquário tão grande, precisarias de imenso químico e seria uma fortuna. Tenta subir o pH um pouco dentro do aquário. Mete pedras calcárias e umas conchas esmigalhadas no filtro. Faz estas experiências enquanto estás a fazer o ciclo, de forma a não causares danos aos peixes. Se conseguires subir para 6,5, já é bom para os peixes pretendidos. O problema maior será nas TPAs. Mas para isso, podes fazer duas coisas: ou utilizas água de garrafão (a água do Lidl é a que tem pH mais alto, se não estou em erro), ou então deixas a água pousar um pouco com pedras calcárias...Desde que não seja uma TPA muito grande, também não deve haver crise. Já agora, sendo que a água é de poço, ela não tem metais ou detritos? Por vezes acontece nos furos... Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
Zélito Publicado: Abril 10, 2010 Autor Publicado: Abril 10, 2010 nao e bem do poço, e do furo, dum lençol de agua. nas analises quimicas apenas acusou 1 pouquinho de areia nada mais. ta boa pra consumo o filtro e optimo. se nao estou em erro e de 1200l/h ou algo mto parecido a isso. na ficha indicativa ate dizia que dava para aquas de 600l o problema sera mesmo o pH... sim realmente guppies sao pequenitos para aquilo lol xD mas e o que ela quer... mulheres Citar
crush Publicado: Abril 10, 2010 Publicado: Abril 10, 2010 No comentário em cima dizias 1000 l/h, por isso disse que era curto. 1200 são mais 20%, já qualquer coisa. Mas 1200 l/h, para um aquário de 600 litros, de certeza que não! De todo...Mas caso seja curto, também podes acrescentar outro mais pequeno... Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
Zélito Publicado: Abril 15, 2010 Autor Publicado: Abril 15, 2010 bem tenho todo o material encomendadinho e outro ja nas maos. bem mas tenho que subir um pouco o pH - 6.0 à temperatura de 26º! ja li que o melhor e por conchas no filtro. ja alguem o fez? queria por guppies do aqua, pra isso tenho que ter o pH de 7.0!!! alguem sabe o que aconteceu a prime fish? ja ha 2 semanas que nao me respondem e tem o tlm desligado! tipo so me falta o filtro externo e o termostato que contava comprar a eles... cumps pra semana se tiver o filtro começo a contruçao com fotos!!! Citar
crush Publicado: Abril 15, 2010 Publicado: Abril 15, 2010 Sim, funciona. A quantidade de conchas vai depender da resposta do aquário. Começa com uma, mede o pH passados uns dias. Se o resultado ainda não for satisfatório, coloca mais uma concha e por aí adiante, até ao resultado pretendido (tenta que o pH não suba mais que 7.0, dá mais folga para outros peixes). Começa a experiência logo que montes o aquário, para fazeres isso durante o ciclo, para assim fazeres tudo antes dos peixes começarem a entrar no aquário. Depois de alcançado os resultados pretendidos, não coloques peixes durante umas duas semanas pelo menos, para ver se o pH fica estabilizado. Depois não convém fazer TPAs muito grandes, para não baixar o pH. O mais importante é mesmo que não haja grandes variações de pH. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
Recommended Posts