RN1 Publicado Março 22, 2010 Publicado Março 22, 2010 Iniciei-me agora na aquariofilia. Tenho tido ajuda de amigos com mais experiência, mas penso que há algo que não está a correr tão bem como esperado. O aqua tem 37 litros (é um nano, não é?) Filtro Einterno Eheim Termoestato Eheim 50 Watt Iluminação Boyu STS 600 Lá fiz o ciclo do azoto. Mais testes antes de introduzir a fauna, sempre com o Ph acim dos 7.6. Ainda assim resolvi colocar alguns peixinhos, convencida que o Ph iria baixar à medida que as coisas fossem estabilizando. Primeiro vieram 6 Tetra Cardinal, 2 dos quais eram tão pequenos que se enfiaram dentro do filtro e lá morreram. Passado 1 semana resolvi colocar + 3 Tetra Cardinal, para ficar com um cardume de 7 e 3 Corydora Panda. Pois é, só que 1 das Corydoras morreu logo, passadas poucas horas. Dos Tetras Cardinal 1 deles vinha muito estranho, a nadar meio de lado e muito pálido. A fim da noite já tinha morrido. No dia seguinte mais uma Corydora e 3 Tetras! Hoje os peixes que sobraram estão muito estranhos. A Corydora anda maluca a nadar muito rápido, para trás e para a frente, para cima e para baixo, muito agitada, mas parece que não tem força nas barbatanas! A força da corrente leva-a para trás! Os Tetra Cardinal estão com cores muito vivas, mas andam sempre escondidos, atrás das plantas. Será que os peixes novos vinham doentes e contaminaram os outros? Ou será o problema do Ph? Continua a acima dos 7.6, mas a água da torneira dá a 7! Retirei as rochas do aqua, para perceber se são elas que estão a aumentar o Ph. Há sugestões? Obrigada. Citar
Engbite Publicado: Março 22, 2010 Publicado: Março 22, 2010 Preenche o teu perfil para sabermos de onde és e provávelmente te podermos dar uma ajuda directa...põe fotos dessas pedras e do aquário. A que temperatura está o aquario?? Só com essa informação não sabemos... Só fazes testes de Ph??? Podem ser Nitritos e Aminios...pode ser uma infinidade de coisas...deitas algum produto na àgua da torneira antes de a meteres no aquário??? Até do cloro da água da torneira pode ser. Desculpa brincar,mas aqui no forum não temos bolas de cristal, apenas conhecimentos em aquariofilia... :D Não desanimes por causa dos bichinhos morrerem muitas vezes temos que fazer asneiras para aprender... QUANTO MAIS INFORMAÇÃO COLOCARES,MELHOR PODERÃO SER AS AJUDAS... Citar
Quo Publicado: Março 22, 2010 Publicado: Março 22, 2010 (editado) nao acredito nada que seja do cloro, penso que foi da Amonia e dos nitritos, meteu demasiados peixes para um aquario tao pequeno em pouco espaço de tempo. O ciclo é algo permanente, nao é por esperar um mes, que ja podes entolar isso, acabas por desiquilibrar novamente. ainda por cima num aqua desse tamanho. os testes mais importantes é 1. Amonia 2. Nitritos 3. pH testes de pH e naoi tens testes de amonia ou nitritos. andas a receber maus conselhos. Editado Março 22, 2010 por Quo Citar
RN1 Publicado: Março 23, 2010 Autor Publicado: Março 23, 2010 Bom dia, pessoal. Vou tentar responder a todos os post anteriores. Amónia e Nitritos e Nitratos não deve ser, porque os testes dão limpinhos (a menos que sejam os testes que t~em defeito!). Claro que antes de começar a introduzir peixes tive o cuidado de fazer todos os testes e depois de os introduzir também os tenho feito regularmente. Nunca tive amónia nem nitritos, nem nintratos. Só o Ph é que é mais elevado. No entanto ontem resolvi fazer testes de Ph à àgua da torneira e de 7. Por isso pensei que talvez pudesse ser das pedras. Retirei-as do aqua e coloquei-as em água. Logo à noite vou fazer novamente o teste a ver o que dá. Temperatura 27º. Onde é que preencho o perfil? Obrigada Citar
betarato Publicado: Março 23, 2010 Publicado: Março 23, 2010 Tenho que discordar contigo, mas os testes não dão limpinho, dão resultados, nºs, quais são os nºos que dão? Se os testes não dão qualquer valor é porque não existe qualquer cilco nesse aquário, a água está tal e qual como vem da torneira. Se os peixes andam ao sabor da corrente, é porque tens um filtro demasiadamente potente para a litragem do aquário. O teu perfil podes preenchê-lo carregando no teu nick. Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
RN1 Publicado: Março 23, 2010 Autor Publicado: Março 23, 2010 Ok. Obg pela informação. Quando chegar a casa vou fazer novamente os testes e colocar os valores exactos. Quanto ao problema do filtro como haverá alguma maneira de o resolver sem ter que comprar um novo? Citar
Engbite Publicado: Março 23, 2010 Publicado: Março 23, 2010 Ok. Obg pela informação.Quando chegar a casa vou fazer novamente os testes e colocar os valores exactos. Quanto ao problema do filtro como haverá alguma maneira de o resolver sem ter que comprar um novo? Sim tens várias soluções...mas não sabendo que filtro é não podemos aconselhar nada... Citar
RN1 Publicado: Março 23, 2010 Autor Publicado: Março 23, 2010 Sim tens várias soluções...mas não sabendo que filtro é não podemos aconselhar nada... Ora vamos por partes. O filtro que tenho é interno, um Eheim 2008. Quanto aos testes: Ph continua a 7,6 Amónia 0,6 Nitritos completamente transparente, não chega sequer ao rosa clarinho que é o mínimo que o teste mede! Isto é normal? Gh 60 Kh 50. Os peixes hoje estão mais enérgicos, já nadam pelo aquário todo embora ainda não vão lá acima. Não sei se isso é normal ou se terá mesmo a ver com a corrente do filtro. Citar
Engbite Publicado: Março 24, 2010 Publicado: Março 24, 2010 Ora vamos por partes.O filtro que tenho é interno, um Eheim 2008. Quanto aos testes: Ph continua a 7,6 Amónia 0,6 Nitritos completamente transparente, não chega sequer ao rosa clarinho que é o mínimo que o teste mede! Isto é normal? Gh 60 Kh 50. Os peixes hoje estão mais enérgicos, já nadam pelo aquário todo embora ainda não vão lá acima. Não sei se isso é normal ou se terá mesmo a ver com a corrente do filtro. O teu filtro dá para regular, mas também podes por lã de vidro lá dentro que ajuda a limpar e vai também ajudar a reduzir o fluxo do filtro. Que testes usas??? Tens Amónias...tem que dar 0 também... Citar
RN1 Publicado: Março 24, 2010 Autor Publicado: Março 24, 2010 Vai fazendo uns tpas para descer o valor da amonia, agora ja sabes porque os peixes morrem. Obg pela informação. Só mais uma pergunta. Que quantidade de água devo mudar de cada vez? Uma vez que o aqua é tão pequeno é preferível fazer TPA de poucos litros de cada vez, ou será melhor fazer TPA maiores? Se sim de que quantidade? Citar
Engbite Publicado: Março 24, 2010 Publicado: Março 24, 2010 Compras 2 garrafões de 5 litros de água daqueles mais baratos e trocas 5 litros hoje e outros 5 amanha...e deve ajudar....e dps fazes TPA's entre 5 a 10 litros todas as semanas.... Citar
RN1 Publicado: Março 24, 2010 Autor Publicado: Março 24, 2010 Compras 2 garrafões de 5 litros de água daqueles mais baratos e trocas 5 litros hoje e outros 5 amanha...e deve ajudar....e dps fazes TPA's entre 5 a 10 litros todas as semanas.... Já tinha pensado em fazer TPA com água engarrafada, até para baixar o Ph e evitar ter que usar anticloro. Mas devo fazer sempre só com água engarrafada? Citar
Engbite Publicado: Março 24, 2010 Publicado: Março 24, 2010 Já tinha pensado em fazer TPA com água engarrafada, até para baixar o Ph e evitar ter que usar anticloro. Mas devo fazer sempre só com água engarrafada? Faz como quiseres...neste momento aconselho que o faças...se achares que não é dispendioso para ti comprares 1 ou 2 garrafões por semana para deitares no aquario...fá-lo... Citar
Alvaro Silva Publicado: Março 24, 2010 Publicado: Março 24, 2010 Já tinha pensado em fazer TPA com água engarrafada, até para baixar o Ph e evitar ter que usar anticloro. Mas devo fazer sempre só com água engarrafada? Boa noite: Deixar de por água da torneira acho que e um abesurdo , ate porque a água da torneira alem de ter o cloro que pode matar os peixes,também e verdade que tem outros componentes que fazem falta aos peixes,e não só as plantas, não quero dizer com isto que quando e preciso numa emergencia não se tenha que meter água de garrafões . devias ter uns garrafões com água da torneira a descançar para sair todo o cloro ,para quando dos TPA,s colocares no aquário, isto e apenas a minha opinião. A.S .gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' /> Citar
Engbite Publicado: Março 24, 2010 Publicado: Março 24, 2010 Boa noite: Deixar de por água da torneira acho que e um abesurdo , ate porque a água da torneira alem de ter o cloro que pode matar os peixes,também e verdade que tem outros componentes que fazem falta aos peixes,e não só as plantas, não quero dizer com isto que quando e preciso numa emergencia não se tenha que meter água de garrafões . devias ter uns garrafões com água da torneira a descançar para sair todo o cloro ,para quando dos TPA,s colocares no aquário, isto e apenas a minha opinião. A.S .gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' /> Também já deixei água de repouso...mas depois de algumas discussões fiz testes...e se a água saída da torneira não tiver nenhum tratamento e se for deixada de repouso mais de 24h, o ph diminui e começa a apresentar aumento dos níveis de amónia e fosfatos. Citar
Recommended Posts