Recommended Posts

Publicado

Boas,

Com as necessidades do aquário e respectivas plantas e a carteira a sofrer com tal facto, decidi apostar recentemente na fertilização com produtos de linha branca, nomeadamente a fetilização com potássio KCl em pó.

No entanto estou a ter algumas dificuldades com a correcta dosagem... diluí 1 Kg de Kcl em pó num garrafão com 4lts de água destilada com alguma precipitação (algum resíduo de potássio no fundo), mas desconheço as quantidades (ml) a aplicar no aquário diaramente/semanalmente.

Do que investiguei pelo forúm, o adequado será de 20ppm, mas será diaramente ou semanalmente?

E quanto representa isto em ml, para um aquário de 240lts brutos?

Obrigado pela atenção dispensada.

Publicado:

É isto mesmo :dance::)

O link além de ter a calculadora de nutrientes, tem outra ferramentas muito úteis!

Obrigado por tudo! :smile2:

Publicado:

Olá.

Se dizes que tens KCl no fundo do garrafão, então essas contas não estão correctas... essa calculadora não leva em conta a solubilidade do KCl.

Segundo, utilizaste que água destilada? Onde é que a compraste/arranjaste?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá.

Se dizes que tens KCl no fundo do garrafão, então essas contas não estão correctas... essa calculadora não leva em conta a solubilidade do KCl.

Segundo, utilizaste que água destilada? Onde é que a compraste/arranjaste?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Boas

A precipitação desapareceu completamente após 1 dia, ficando apenas uma espuma ligeiramente castanha no topo que desparece após agitação.

A mistura foi efectuada com aprox 4 lts de água destilada que se vende no Lidl (passe a publicidade) previamente aquecida a uma temperatura tépida com cerca de 1Kg de KCl em pó.

Acresce que após a mistura do pó no garrafão com água, a temperatura da mesma baixou consideravelmente. É normal esta reacção?

Publicado:
Pois é verdade, o Luís Fortunato tem razão, por o motivo que ele salientou é que uso antes ESTE software.

Através dessa calculadora dá-me cerca de 0.6ppm por ml adicionado. Ou seja tenho de adicionar cerca de 33 ml de potássio diaramente para atingir as 20 ppm recomendadas?

Publicado:

Olá de novo.

A precipitação desapareceu completamente após 1 dia, ficando apenas uma espuma ligeiramente castanha no topo que desparece após agitação.

A mistura foi efectuada com aprox 4 lts de água destilada que se vende no Lidl (passe a publicidade) previamente aquecida a uma temperatura tépida com cerca de 1Kg de KCl em pó.

Acresce que após a mistura do pó no garrafão com água, a temperatura da mesma baixou consideravelmente. É normal esta reacção?

Antes de mais nada, não devias usar esse tipo de água destilada... porquê?

Geralmente, a água destilada vendida nos hipers é destilada recorrendo a serpentinas/aquecedores feitos de cobre. Ou seja, o cobre não danifica os electrodomésticos que a precisem, como os ferros a vapor, mas é tóxico para os animais aquáticos, especialmente para os invertebrados que possas ter no aquário.

A solubilidade máxima do KCl, é de cerca de 360 gramas por litro de água destilada. Mas isto é com água e KCl ultra-puros. Com as purezas que há no mercado, acho que deves apontar para algo entre os 250 e 300 g/L. Daí que no início, te tenha sobrado KCl no fundo do garrafão, e tenha demorado mais tempo a dissolver-se.

Quanto à espuma, podem ser várias coisas... impurezas no sal, na água destilada, ou mesmo nos recipientes onde fizeste a mistura. Se puderes, remove-a com um copo ou outra coisa qualquer.

Através dessa calculadora dá-me cerca de 0.6ppm por ml adicionado. Ou seja tenho de adicionar cerca de 33 ml de potássio diaramente para atingir as 20 ppm recomendadas?

Isso não é bem assim... o cálculo está certo, ou seja, tens de adicionar 33 mL da tua solução ao teu aquário para elevares 20 ppm de K+. Mas isso não significa que tenhas de adicionar 20 ppm de K todos os dias!! Então como é que sabes se precisas de adicionar K ao aquário?

Bem... há diversas maneiras, a mais simples é olhares para as plantas e veres se existem carências de Potássio, mas geralmente, as carências não aparecem instantaneamente.

Há quem utilize métodos empíricos. Por exemplo, eu adiciono Potássio consoante o NO3 e PO4 que adicionar. Guio-me geralmente pelos valores de 2 ppm de K por cada 1 ppm de NO3, e 10 ppm de K por cada 1 ppm de PO4. Ou seja, num dia que adicione 0,5 ppm de PO4 e 5 ppm de NO3, adiciono 10 ppm de K (ganha a maior parcela entre o PO4 e o NO3).

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)

Obrigado pelas respostas.

Olá de novo.

Antes de mais nada, não devias usar esse tipo de água destilada... porquê?

Geralmente, a água destilada vendida nos hipers é destilada recorrendo a serpentinas/aquecedores feitos de cobre. Ou seja, o cobre não danifica os electrodomésticos que a precisem, como os ferros a vapor, mas é tóxico para os animais aquáticos, especialmente para os invertebrados que possas ter no aquário.

Felizmente não tenho invertebrados. Existe alguma técnica possivel para retirar todo o cobre da água destilada, como por exemp. carvão aditivado ou algum medicamento? Caso contrário, onde poderei encontrar água destilada adequada para a mistura? Posso também fazer a mistura com água tépida normal?

A solubilidade máxima do KCl, é de cerca de 360 gramas por litro de água destilada. Mas isto é com água e KCl ultra-puros. Com as purezas que há no mercado, acho que deves apontar para algo entre os 250 e 300 g/L. Daí que no início, te tenha sobrado KCl no fundo do garrafão, e tenha demorado mais tempo a dissolver-se.

Pois, sendo assim deverá ter ficado com algo rondando os 250 mg/L (1Kg para 4 lts).

Quanto à espuma, podem ser várias coisas... impurezas no sal, na água destilada, ou mesmo nos recipientes onde fizeste a mistura. Se puderes, remove-a com um copo ou outra coisa qualquer.

A ver se consigo retirar a espuma logo à noite. A água com esta concentração de K tem que ficar obrigatóriamente de que cor? transparente? meio turva?

Isso não é bem assim... o cálculo está certo, ou seja, tens de adicionar 33 mL da tua solução ao teu aquário para elevares 20 ppm de K+. Mas isso não significa que tenhas de adicionar 20 ppm de K todos os dias!! Então como é que sabes se precisas de adicionar K ao aquário?

Bem... há diversas maneiras, a mais simples é olhares para as plantas e veres se existem carências de Potássio, mas geralmente, as carências não aparecem instantaneamente.

Há quem utilize métodos empíricos. Por exemplo, eu adiciono Potássio consoante o NO3 e PO4 que adicionar. Guio-me geralmente pelos valores de 2 ppm de K por cada 1 ppm de NO3, e 10 ppm de K por cada 1 ppm de PO4. Ou seja, num dia que adicione 0,5 ppm de PO4 e 5 ppm de NO3, adiciono 10 ppm de K (ganha a maior parcela entre o PO4 e o NO3).

Cumprimentos

Luís Fortunato

Pois, neste caso torna-se mais complicado, pois as plantas actualmente não mostram grandes sinais de carência (tirando uma outra planta com buracos) pois anteriormente já fertilizava com 2 tampinhas diáriamente com Seachem Potassium.

Antes do tratamento com Seachem é que apresentavam claros sinais de deficiencias de Potássio, nomeadamente tecido morto, buracos no meio da folha e tecidos muito finos e moles.

O problema é que o consumo de Seachem é muito elevado (uma garrafa de 500ml dura 1 mês) e daí esta necessidade de fertilização externa com potássio em pó.

Segundo as minhas medidas, o NO3 pouco antes de uma TPA rondará os 25mg/L e o PO4 os 25mg/L. Como adaptar estes valores aos ppm pedidos?

Acrescento que o aquário tem 240 lts brutos, tem CO2 a 1 bolha/seg e 2 lâmpadas T5 (45W cada?).

Editado por dnvg
Publicado:

Up! Se puderem responder às perguntas colocadas agradecia muito :flick_tongue:

Publicado:

Viva

Não uses água destilada...usa água da torneira que não faz mal nenhum.

250mg/l de kcl dá 1,31ppm de K por cada ml em 100l de água. Mede os consumos de nitratos e fosfatos e doseia e foseia com aquele que te der maior quantidade de potássio. Para saberes os consumos coloca os fosfatos e nitratos a um nivel elevado 20ppm de no3 e 2 ppm de PO4 e volta a medir dois dias depois...assim ficas a saber o consumo diário e quanto K fertilizar.

segundo a regra proposta pelo Luis:

exemplo... consumo de 5 ppm de no3.... dá 2x5=10ppm de K por dois dias = 5ppm de K por dia

consumo de 1,5 ppm de PO4.... dá 10x1.5=15 ppm de K por dois dias = 7.5ppm de K por dia

Deves fertilizar 7,5ppm de K por dia.

Para saberes a concentração de co2 bsta medires o ph e kh e ires a este quadro

para obteres o resultado. Mas uma bolha por segundo parece-me pouco para 240l. Testa 1º e se for pouco aumenta o co2... mas cuidado para n baixares demasiado o ph.

depois diz os resultados aqui pro ppl te ajudar se precisares.

abraço

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

uma ultima coisa...

não usas 4L de agua para 1 Kg de KCL,

usas 1Kg de KCL para no final ficares com um volume de 4L, ou seja, vais utilizar menos de 4L de agua.

Da maneira que fizeste não fazes a minima ideia do volume final ( a não ser que meças) e portanto vais ter ai uma margem de erro que pode ser consideravel (diria que cerca de 20 a 35%... não tenho de cabeça o volume final de 1Kg de KCL com 4L de agua mas diria que é de certeza maior que 4L e menor que 5L ( nem sempre é verdade para todas as misturas)

quanto mais proximo de 4L menos erro tens, quanto mais proximo de 5L mais erro tens... é testar :)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
uma ultima coisa...

não usas 4L de agua para 1 Kg de KCL,

usas 1Kg de KCL para no final ficares com um volume de 4L, ou seja, vais utilizar menos de 4L de agua.

Da maneira que fizeste não fazes a minima ideia do volume final ( a não ser que meças) e portanto vais ter ai uma margem de erro que pode ser consideravel (diria que cerca de 20 a 35%... não tenho de cabeça o volume final de 1Kg de KCL com 4L de agua mas diria que é de certeza maior que 4L e menor que 5L ( nem sempre é verdade para todas as misturas)

quanto mais proximo de 4L menos erro tens, quanto mais proximo de 5L mais erro tens... é testar :puppydogeyes:

Pois, na realidade terei colocado entre 4 e 5 lts de água a juntar ao KCl, o valor exacto de água destilada desconheço. Apenas sei que a mistura final ficou em 5lts num garrafão com o mesmo volume.

Antes da TPA (hoje ou amanhã) vou medir os valores dos PO4 e NO3 e coloco-os aqui. Nas últimas medições tem ficado pelos 25mg/L de PO4 e 25mg/L para o NO3.

Como converto estes valores de mg/L para ppm? :medieval_mace:

Publicado:

Mas também não fiques muito alarmado com estes "pequenos" erros / desvios que tens. O potássio não é geralmente fonte de grandes problemas em fertilização, pelo que um erro de 20-30% não terá efeitos muito visíveis desde que realizes TPAs frequentes.

Já se estivesses a fazer estes tipos de diluição para micronutrientes ou especialmente no caso do PO4, estes erros já teriam efeitos mais pronunciados, especialmente ao nível de carências ou inibição do crescimento, e eventualmente algas pelos desequilíbrios causados.

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:
Antes da TPA (hoje ou amanhã) vou medir os valores dos PO4 e NO3 e coloco-os aqui. Nas últimas medições tem ficado pelos 25mg/L de PO4 e 25mg/L para o NO3.

Como converto estes valores de mg/L para ppm? :medieval_mace:

PPM = mg/L

25 ppm de PO4 é muita coisa mesmo!! Tens a certeza desses valores? Se sim, está na altura de fazeres varias trocas de água para reduzir esses valores.

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:
PPM = mg/L

25 ppm de PO4 é muita coisa mesmo!! Tens a certeza desses valores? Se sim, está na altura de fazeres varias trocas de água para reduzir esses valores.

Sim, confirmo os valores de 25mg/L de acordo com os testes da Sera. No livro indica que estes valores são considerados normais e fora de perigo. Acima de 50 mg/L é que a Sera considera valores perigosos...

A carga elevada de fauna pode explicar estes valores.

De maneira ou outra amanhã vou fazer uma TPA de 50% para tentar baixar esses valores.

Publicado:

Viva,

O que tas a ver 25ppm é o NO3 quase de certeza. Os testes de fosfatos não chegam nem a 25 nem a 50. acho q o máximo que já vi foi 3 ppm.

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
Viva,

O que tas a ver 25ppm é o NO3 quase de certeza. Os testes de fosfatos não chegam nem a 25 nem a 50. acho q o máximo que já vi foi 3 ppm.

Cumps

Sem dúvida. Os PO4 estão nos 0,25 ppm e não nos 25 ppm como disse. O NO3 é que está nos 25ppm.