Recommended Posts

Publicado

Eu gostava de saber se me é aconselhado colocar 2botias num aquario onde tem para ja platy's ( tem muitas crias relativamente pequenas )pois ninguem as come, guppy plescotumus, e neons.....sera que vai haver algum problema? do genero comerem-M as platys mais pequenos, matarem os grandes... ? Estou mesmo com receio pois ja ouvi que eles podem ser agrecivos.....

cump's

Publicado:

Tenho essa combinação de especies, e mais algumas, e nunca me aconteceu nada...

Os botia palhaço, além de limpar o aqua de caracois e outros parasitas, são muito pacificos e só são agressivos para aqueles que implicarem com eles... do género, "tás a dar, tás a levar..."

Outra coisa a ter em conta é o volume do aquario. Quantos litros tens?

Claudiobruno

Publicado:

se calhar nao o mais aconcelhado !!!! 60 litros +/-.!

É pouco certo?

Publicado:

depende d espaço que tens no aqua é claro, não é por terem 60 litros água que se deduza que seja logo pouco o espaço para eles. Os botias gostam muito de tocas, pelo menos os meus, tens que ver se tens esse genero sitios no aqua para eles e SE há espaço, se não tens isso sobre lotado com decorações excessivas e coisas do genero.

:twisted:

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Boas. Tenho um mar de crias no meu aqua de guppys de todos os tamanhos e tenho botias, neste momento so tenho um Que está uma bela Bestinha. lol . Tamanho claro. Não é agressivo excepto quando esta a comer nao deixa nelhum dos outros habitantes se aproximar, mas dá só um chega para lá lollllooool. nunca faz aquelas perseguiçoes terriveis que as vezes a gente vê. Posso dizer que sim é um peixe territorial mas não é muito agressivo.

Cumps

Marco_fontes

Publicado:

sim mas o meu nao esta excecivo e tem citio para que eles se escondam tipo no tronco...

Mas que quantidade me aconcelham?

1 sera pouco ? certo?

2? o ideal?

cump's

Publicado:

botias sozinhos é mau, convem teres sempre 2 ou mais que 2 (o aconselhavel), agora só um coitadinhodele, não tem com quem brincar :?:

:cry:

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Boas!

Quanto a teres um ou dois... pois... está visto que já sabes que os bótias-palhaço gostam de andar acompanhados... Podes sempre ter só um, se vires que te falta espaço. Eu comprei dois, e uns tempos depois, um apareceu morto. Sinceramente, acredito que tenha sido um ataque de algum peixe mais atrevido, mas... adiante. A verdade é que um deles morreu, e agora há pouco tempo comprei outro para fazer companhia ao que lá estava, e agora noto uma diferença (para melhor) na vivacidade do bótia inicial. Até parece mais alegre! e gostam muito de andar juntos.

Agora a questão do espaço... é como o Zanito disse: depende também da quantidade de coisas que tenhas dentro do aqua. Além disso, se tiveres cuidado com a água, controlares bem os valores e fizeres TPAs frequentes acabas por conseguir compensar a quantidade de peixes. Também ouvi dizer que eram peixes algo agressivos, mas nunca reparei nada mais que um chega para lá. São peixes extremamente úteis no fundo, mas deves ter atenção que com dois, os "restos" que chegam ao fundo podem não ser suficientes. Pode ser necessário comprar alimentação especifica (comprimidos, por exemplo) para lhes dar.

São também muito assustadiços, e qualquer movimento por mais ligeiro que seja, pode levar o bótia a ir dos 0 aos 100km/h em 1,53 segundos. Por isso, é também aconcelhável que o aquário tenha uma tampa, porque quando ele dispara, é para onde estiver virado, e o meu já deu umas traulitadas no vidro!! É também normal escolherem um canto (ou esconderijo) para onde fogem ou se escondem normalmente.

Além disso, também é frequente, manterem-se muito tempo imóveis. Isso pode dar ideia de estarem mortos ou serem peixes sem interesse. Mas basta manteres-te sossegado por uns segundos, que logo vês o bótia em plena actividade. Também é frequente dormirem em posições muito bizarras! Os meus quando não estão a dormir em posição vertical ao lado do filtro, estão entalados entre uma folha e o vidro completamente à deriva e de lado. Já por duas vezes ia para os "resgatar" com a rede, quando mandam mais um arranque contra o vidro. Desisti!

Outra coisa: é um peixe (penso que devido a uma glandula interna que alguns peixes têm, mas é possível estar a dizer um grande disparate) muito barulhento. Quando procura comida no fundo faz um barulho muito intenso com as pedras que pode chegar a assustar os mais distraidos... A primeira vez que ouvi este barulho pensei que o meu vidro estava a começar a estalar.

Mas é um peixe muito vivo, dá muita alegria ao aquário, é útil, e é muito engraçado. Se tens cor e alegria na parte superior do aqua (com os guppies, os neons, etc) com o bótia-palhaço consegues o mesmo para o fundo. Afinal não é por acaso que o seu último nome é "palhaço" :cry:

Agressividade (que é a tua pergunta principal), já o tive com crias de espada, tenho neons e nunca vi nada!

Já ouvi dizer que crescem muito (mais de 20 cm), mas também nunca vi. Se alguém tiver um, sempre podiam postar umas fotos, para o pessoal ver como é...

Já agoram fica no ar: qual o maior tamanho que já tiveram de bótia-palhaço?

Cumprimentos,

RJL

Publicado:

Boas,

eu agora vou montar um akuario k por enkuanto so tenhu guppys e crias e um pleco...gostava de saber se eu podia comprar 2 botias por enkuanto...e se me aconselhavam a comprar A.caucatoides ou Kribensis...ja agora tb se posso comprar um casalito de escalares... :wink: Sei k na faz muito sentido juntar estes peixes...mas gostava k me dissessem se podia...o meu akua tem cerca de 140Litros 90x35x45....

Abraços

bOoM

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL