Recommended Posts

Publicado (editado)

Bem depois de 2 ou 3 tentavivas com o macho e a fêmea lá consegui que eles se entendessem... :D

Os ovos estavam no ninho, ele tratava deles até ao 2º dia, passadas 48horas digo hoje demanha e chego lá não vejo ninho nem peixes pequeninos, fui mecher na água e vi 3 ou 4 a rabiar quando realmente fui ver com olhos de ver, tavam dezenas deles no fundo,

e quando mexia na água eles vinha a cima para apanhar oxigenio, penso eu, tirei logo o macho de lá.

Coloquei artemia à hora de almoço.

Agora á noite está tudo na mesma, todos no fundo ou pendurados nas paredes do cubo ou na planta, e a artemia continua lá viva sem ser comida, mecho na água e alguns veem a cima e caem novamente em baixo, eles teem a barriga branca ainda como se tivessem no ovinho, mas ve-se que é um peixinho pequenino, com olhos e rabito, não entendo o que se passa.

Tenho temometro, pedra difusora e luz no aqua.

Se alguem me poder ajudar a perceber agradeço.

Editado por sandra sophia
Publicado: (editado)

Olá

Não te preocupes, Está tudo bem. Eles começam alimentar-se +- ao 2º dias. Até lá "alimentam-se" dessa "barriga branca". A natureza fez assim para dar-lhes tempo de "aprenderem" a coordenar-se (é por isso é que vês aqueles movimentos...) e poderem ir atrás de presas vivas...neste caso as tuas artémias e alguns micro organismos existentes no aquario. Não vale apenas colocares agora mais artémia, porque eles não comer.Essa pedra difusora mete ne minimo.

Uma dica: multiplica por 2 ou 3 o nº de bettas que vês e são +- o nº que tens neste momento.

Cumpr.

António

Editado por António Lourenço
Publicado:
Olá

Não te preocupes, Está tudo bem. Eles começam alimentar-se +- ao 2º dias. Até lá "alimentam-se" dessa "barriga branca". A natureza fez assim para dar-lhes tempo de "aprenderem" a coordenar-se (é por isso é que vês aqueles movimentos...) e poderem ir atrás de presas vivas...neste caso as tuas artémias e alguns micro organismos existentes no aquario. Não vale apenas colocares agora mais artémia, porque eles não comer.Essa pedra difusora mete ne minimo.

Uma dica: multiplica por 2 ou 3 o nº de bettas que vês e são +- o nº que tens neste momento.

Cumpr.

António

Hummmmmmmmm

Caramba assim até fico mais contente, porque eu quando vi o macho demanha quando mechi a agua ele apanhou um e parece me que o comeu, por isso é que o tirei, porque li que ele ainda lá poderia estar mais 1 dia ou 2,

mas como me pareceu que tava era a come-los tireio.

Mas tava mesmo triste porque parecem todos mortos e são tanto que até dá dó :D

Obrigada e vamos ver no que isto dá :D

Publicado:
Hummmmmmmmm

Caramba assim até fico mais contente, porque eu quando vi o macho demanha quando mechi a agua ele apanhou um e parece me que o comeu, por isso é que o tirei, porque li que ele ainda lá poderia estar mais 1 dia ou 2,

mas como me pareceu que tava era a come-los tireio.

Mas tava mesmo triste porque parecem todos mortos e são tanto que até dá dó :smile2:

Obrigada e vamos ver no que isto dá :priere:

ola boa noite nao devias tirar o macho antes de passar 2 dias dos alvinos nascerem e nao deves mexer na agua pois eles tao a criar o seu proprio labirinto e se vires que nao comem a artemia tenta deixar apoderecer uma folha de alface e depois mete la dentro mas so deves alimentalos depois de passar 3 dias de eles nascerem pois ate la nao e necessario

gallery_45033_2168_57.jpg

Bruno Costa

Publicado:
Olá!!!

Por acaso alguem sabe onde posso comprar comida liquida para alevins?

É que já li sobre isso e não encontro para comprar.

Boas!

Deves encontrar nas lojas de animais, embora nem todas devam ter. A comida liquida da JBL à base de artémia deves encontrar com alguma facilidade nas lojas.

Atenção não deves abusar na comida liquida, polui bastante a água. O ideal é que eles comecem a comer a artémia o mais rápido possível. Pela experiência que tenho a maioria dos alevins betta ao fim de 3 dias de terem nascido, já comem a artémia recém eclodida. As barrigas deles vão começar a ficar laranja é a melhor forma de comprovares que estão mesmo a comer. Eu uso apenas pequenas quantidades de comida liquida apenas para os mais fracos. Só nos primeiros dias, até completarem 7 dias.

Boa sorte.

Publicado:
Boas!

Deves encontrar nas lojas de animais, embora nem todas devam ter. A comida liquida da JBL à base de artémia deves encontrar com alguma facilidade nas lojas.

Atenção não deves abusar na comida liquida, polui bastante a água. O ideal é que eles comecem a comer a artémia o mais rápido possível. Pela experiência que tenho a maioria dos alevins betta ao fim de 3 dias de terem nascido, já comem a artémia recém eclodida. As barrigas deles vão começar a ficar laranja é a melhor forma de comprovares que estão mesmo a comer. Eu uso apenas pequenas quantidades de comida liquida apenas para os mais fracos. Só nos primeiros dias, até completarem 7 dias.

Boa sorte.

Obrigada pela informação :chores009:

Mas eu hoje (3º dia) já tentei colocar artemia viva, mas acho que ainda não a comeram, alguns já nadam na horizontal mas tenho ainda alguns na vertical, vamos ver se se safam alguns para contar história :music_singguitar:

• 4 semanas depois...
TPa quero eu dizer

São as trocas parciais de água, que normalmente é aconselhado em qualquer aquario tirar 20% e voltar a colocar água nova, 1xpor semana.

Editado por sandra sophia
Publicado:
São as trocas parciais de água, que normalmente é aconselhado em qualquer aquario tirar 20% e voltar a colocar água nova, 1xpor semana.

PARABENS!!

Pareçe-me ke estas a fazer as coisas bem para a 1ª criaçao nao estas nada mal vao sobreviver mtos vais ver XDD

se fossem CT encomendava-te ja uns XD

assinaturacpb.jpg
Publicado:

mas tu num aquario de 5 litros com o ninho la como é que consegues tirar 20 % da agua e meter la agua nova? a mim com o aquecedor de agua a agua começa a evaporar e o ninho destroi-se.

Publicado:

Olá

Penso o que a Sandra queria dizer com 20% era em termos genéricos.

Neste caso em concreto, qualquer que seja o tamanho do aquario, uma TPA de 20%, é um risco muito grande.

Só se for feita num sistema muito, muito lento de gota a gota.Mas mesmo assim o tempo qúe passa da retirada da agua e da entrada é muito.Hum.. :discuss_gathering: penso que não seja boa ideia.

Cumpr.

antónio

Publicado:

Bem, vamos lá ver se me faço entender:

Num aqua de 5litros fazer um TPA de 20% é só fazer as contas e acho que é facil, utilizando uma mangeira ou um copo;

Quanto ao ninho e fazer TPA tem que se ter muito cuidado, deixar cair a água muito devagarinho, eu tinha esferovite e plantas a segurar o ninho, o que ajuda a que este não se desfaça;

Fazer TPA de 20% em qualquer aqua é o que qualquer aquriofilista faz por semana, ou 30%, depende da escolha de cada um,

eu no meu de 240litros faço TPA de 50 litros 1x por semana.

Bjcs :lol:

Publicado:
Boa sorte pros bettinhas! :D ..e vai pensando em arranjar recipientes para separar todos os machos :smile2:

obrigada :)

bem já estou a juntar uns cubos eheheh :smile2:

o ideal era fazer um betario como alguns fazem, mas eu sou gaja e não percebo nada de canalizações, e o meu gajo diz que não tenho espaço em casa...gajos... :chair:

Boas,

Para resolver o problema da alocação dos machos eu utilizei criadeiras que tinha comprado para reprodução de Guppys.

As vantagens: unem umas nas outras, podemos definir o espaço (+/-) e deixam os macho à vista uns dos outros, facilitando o desenvolvimento das barbatanas. Além disso, a filtragem, mudança de água etc, fazem-se em comum, do que andar com 10 ou 20 sítios diferentes.

Não deve ser difícil encontrar e existem vários modelos.

No Oriente os Betas Macho utilizados para combates eram guardados em frascos de vidro. :D

Cumprimentos,

PS: parabéns pelos alevins

Editado por bpimenta

---------------

http://bpimenta.co.nr

Publicado:
No Oriente os Betas Macho utilizados para combates eram guardados em frascos de vidro. :thumbup3:

Mas por amor aos peixes nao se vai fazer isso obviamente... :D

epa 1 cubo vodafone da para meter la 4 bettas... é só fazeres divisórias em cruz... :D

metes a espessura e cortas com a medida a meio depois é so encaixar os 2 separadores :D

Publicado:
Mas por amor aos peixes nao se vai fazer isso obviamente... :transport027:

epa 1 cubo vodafone da para meter la 4 bettas... é só fazeres divisórias em cruz... :tongue:

metes a espessura e cortas com a medida a meio depois é so encaixar os 2 separadores :drool3:

Eu até estava a pensar em só colocar 2 betas po cada cubo, falo nos machos,

as femeas ainda tenho de ver quantas por cada cubo.

Publicado:

Olá

Dois machos em desenvolvimento num cubo de telemóvel ? ....Não acho muito boa ideia, cubos só se for uma situação provisória.

Não sabes "quantas por cada cubo"....? ....se calhar uma, não ? Porque não arranjas um aquario para elas se desenvolverem com/e em condições.

antónio lourenço

Publicado:
Não sabes "quantas por cada cubo"....? ....se calhar uma, não ?

Ya sofia estiveste um pouquinho mal nessa ai :tongue:

2 femeas separadas i i :transport027: separadas pq apesar de ser femea, so juntar diz adeus as barbatanas

ps: bettario em acçao ;D

Cumprimentos