A l e x a n d r e Publicado: Outubro 12, 2003 Autor Publicado: Outubro 12, 2003 Nélson, Sim a melhor maneira (mas não a única!) de dosear kalk, é essa com controlador de CO2. Não sei é se consegues manter os niveis de cálcio com esse método se tiveres muitos corais duros. Provavelmente terás que aumentar a evaporação. Para mim a melhor opção será uma combinação de kalk com um reactor de cálcio. É o caminho que vou seguir. Em relação à grana não acho que vás gastar muito mais nesse campo por teres um aqua maior. Além disso podes construir tu próprio um reactor de kalk. Talvez o maior investimento seja o controlador de pH mas não é muito mais caro que um monitor. Eu tenho um monitor da American Marine, o pinpoint, que custa um pouco menos de 100eur. Já o tenho há uns 5 ou 6 anos e funciona bem. Acho que o controlador que eles vendem custa um pouco menos que 199eur (afinal é o dobro ). Se estiveres interessado nesta marca manda-lhes um mail por volta das 01:00. Quase de certeza que é o próprio dono que te responde imediatamente. Já tive longas conversas com ele e uma vez chegou a mandar-me de borla uma caixa com soluções de calibração. É muito porreiro. Não sei os preços dos controladores das outras marcas nas lojas europeias, mas talvez arranjes a preço equivalente. Depois só precisas de uma botija de CO2 (podes alugar se fores para as industriais) e uma valvula redutora. Disseram-me que as melhores são as da tunze. Tens disso a 70 e poucos eur nas lojas alemãs. Já me esquecia que precisas também do tubo de CO2 e válvula anti-retorno. Contas feitas por alto, +/-125 eur do rector de kalk + ??? aluguer de botija CO2 (5kg) + 75 da valvula redutora + 50 para os restantes acessórios e finalmente + 200eur para o controlador de pH.... 500eur!!! Se não conseguires alugar a botija ainda é pior. UMa botija de 5kg industrial custa à volta de 150eur. Eu preferia um reactor de cálcio DIY com CO2, sem controlador. Complementado com kalk em pinga-pinga ou doseado automaticamente. Alguns comerciantes dizem que não se pode usar o reactor de cálcio sem controlador mas os americanos fazem-no há muito tempo e com excelentes resultados. No entanto terias sempre, na minha opinião, que investir num monitor de pH. O vidro UV stop foi uma das discussões mais quentes e mais longas a que assisti na reefcentral. Culminou com a publicação de um estudo feito para dissipar as dúvidas. Nesse estudo os resultados para o vidro normal de janelas (temperado) absorvia 73% dos UV-A e 97% dos UV-B. O UV-C não foi medido por falta de equipamento próprio. Os melhores resultados foram obtidos com o Lexan com uma absorção de quase 100% e o plexiglas UF-3 e/ou UF-4. Testaram também a cobertura de uma Gieseman que por acaso não apresentou os melhores resultados. Houve muita gente que assumiu que estes resultados garantiam o uso do vidro normal e avançaram com isso. Chegaram ainda a contactar o fabricante do vidro que equipa os projectores da aquamedic, a SCHOTT, sendo-lhes dito que esse vidro (SCHOTT DURAX) não é mais que vulgar vidro temperado...! Na minha opinião não usava vidro normal temperado e tenho até sérias dúvidas que o vidro que a aqua medic usa seja apenas vidro normal temperado. Até pode ser mas se calhar leva algum tratamento "secreto". 27% de UV-A ainda á muita coisa, acho eu... Acho que aqui não vale a pena o dinheiro que se poupa, quando para isso estamos a por em risco a nossa saúde. Há no entanto alternativas para o faça-voçê-mesmo. O Fossa & Nilsen no Modern Coral Reef Aquarium aconselham o UVILEX 390 da SHOTT. Pelas pesquisas que fiz na net encontrei ootro que pareçe ainda melhor que é o OPTIVEX. Não sei é se consegues arranjar disso cá. O UVILEX é provável que consigas, não deve é ser barato. A unica empresa portuguesa que contactei acerca disto, nunca me respondeu. Tenta o representante da SCHOTT em portugal: schmidtstosberg@mail.telepac.pt Depois diz qualquer coisa pois este é um assunto que me interessa muito. Zé, obrigado! manklit Aluga-se este espaço.
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 12, 2003 Autor Publicado: Outubro 12, 2003 Não dá para acreditar nos preços da european! As osmoses então é inacreditável! E as lampadas HQI???? 70€ por uma lampada de 400W 10000K da BVL!!! As 150 e 250 ainda são mais baratas e os preços incluem IVA! 8Kg sal instant ocean... 16 eur! Sim, eu sei que só de transporte para cá... lá se ia a poupança. Não é isso que stá em causa. Os escumadores H&S são bem mais baratos que na alemanha... Excelente! manklit Aluga-se este espaço.
Nelson Pena Publicado: Outubro 12, 2003 Publicado: Outubro 12, 2003 manklit dá me o site da european.vou mandar vir duas BLV de 400 watts.quanto ao reactor de kalk.estou vendo os da deltec e os da H&S.acho que vai ser a primeira compra.n percebi a do kak + reactor de calcio.estás a sugerir um reactor de kalk + um reactor de carbonato de calcio?moras em coimbra?um dia poderias vir cá ao porto para ver o meu aquario e o meu proximo de propagação. h2o+something reef club
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 12, 2003 Autor Publicado: Outubro 12, 2003 http://europeentrading.netsolu.com/ Sim estou a sugerir kalk mais reactor de carbonato de cálcio. Gostava de ir principalmente quando tiveres o H&S que por sinal também se vende na H&S. manklit Aluga-se este espaço.
Nelson Pena Publicado: Outubro 12, 2003 Publicado: Outubro 12, 2003 mankit penso que só podem registar-se franceses.vê se te consgues registrar h2o+something reef club
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 12, 2003 Autor Publicado: Outubro 12, 2003 Nelson, o meu francês não é lá muito famoso mas pelo que percebi nas condições de venda, exportam para toda a União Europeia. O Zé é que forneceu este link numa mensagem onde referiu que faz compras nesta loja. Fala com ele que concerteza te ajuda. manklit Aluga-se este espaço.
Zé Publicado: Outubro 12, 2003 Publicado: Outubro 12, 2003 Oi Peçam os preços já com os portes pelo email do site. Eles são supersimpáticos e de certeza vão gostar. Confiram de vez em quando as promoções que vale bem a pena Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes; cada um deles tem também uma vida que contar. Zé
Recommended Posts