Recommended Posts

Publicado

Alguém usa um do tipo osmolador da tunze?

Como sou muito dado ao faça você mesmo estou a pensar construir um com interruptores de nivel como os da tunze mas com uma bomba peristaltica e não "das outras".

Alguém tem experiência com este tipo de bombas?

Consegui arranjar uma loja cá que me arranja ainda mais barato que na Alemanha!!!!

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Olá Manklit

Eu uso o sistema da tunze Osmolator Universal e estou supercontente com ele, aquela bombinha tão pequena mas bastante potente, muito preciso.

Mandei vir de frança (País da minha preferencia para material de aquariofilia).

Manklit acho que tens a obrigação de informar essa tal loja que vende mais barato que na alemanha que tem o preço enganado pois mais barato só mesmo por engano :(:)cabecadura

Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes;

cada um deles tem também uma vida que contar.

Publicado:

Essa do preço enganado está muito boa. :(

Não sei se percebeste mas estava a referir-me à bomba peristaltica (doseadora). E nem sequer é da mesma marca mas consegue ter um fluxo ainda mais lento.

É uma Seko PR1, italiana. Antes desta a que estava a pensar comprar era esta:

http://www.sewatec.de/product_info.php/cPa.../products_id/32

O sistema que vou fazer consiste no seguinte: dois interruptores de nivel em polipropileno iguais aos da tunze (acho que os da tunze são em nylon=mais baratos) são colocados na sump no nivel desejado.

Quando a água evapora e baixa de um determinado nível, o interruptor mais baixo deixa passar a corrente e liga a bomba peristaltica que vai puxar água com hidróxido de cálcio de um reservatório e verte-a a um ritmo de 0.2 a 1L/h para o aqua. O nivel sobe e o interruptor desliga a bomba. Se o interruptor se avariar, o segundo interruptor ligado em série com o primeiro entra em acção.

Isto pode ser feito muito barato se se usar apenas um interruptor e uma bomba normal apenas para repor água doce. No entanto, uma bomba normal na minha opinião repõe a água de kalk demasiado depressa. Há sempre o risco de uma avaria no sistema por isso mesmo prefiro usar dois interruptores e uma bomba peristáltica muito mais lenta.

Outra coisa que deve ser usada e que vai encarecer o sistema, é fazer com que os interruptores trabalhem com uma tensão de 12V ou menos. Para isso temos que comprar uma fonte de alimentação apropriada e um relé para fazer a ligação 12V/220V.

Sai mais caro mas é mais seguro.

Isto no fim de contas sai mais caro que o osmolador da tunze mas o osmolador não usa bomba peristáltica....

manklit

P.S.- Ninguem quer comprar uns interruptores de nivel em grupo para poupar nos portes? Tou a pensar encher o meu sistema com isto de maneira a "protejer-me" contra inundações.

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Olá Manklit,

Quando acabares de construir essa maravilha da técnica envia-me um desenho técnico, talvez aí consiga perceber o que pretendes fazer!!! :D :D

Agora a sério se conseguires fazer um desenho técnico ou pelo menos explicar tudo mais para leigos, estava muito interessado.

Publicado:

Epá com essa é que me lixaste :D Já trabalhei em CAD e neste momento quero tudo menos fazer aquilo a que era "obrigado" mais de 10h/dia, 6dias/semana!

Aqui está um esquema muito simplificado:

http://mars.reefkeepers.net/NavArticleAquario.html

Este é o link correcto:

http://mars.reefkeepers.net/Articles/Osmol...osmolateur.html

Quando estiver pronto ponho aí umas fotos. Por enquanto só tenho os interruptores.

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

A minha mulher é arquitecta e também tenho umas luzes de AutoCAD! Ela agora só usa o ArchiCAD e esse eu já não percebo!!!

Fico a aguardar essas fotos..

Publicado:

Eu de autocad não pesco nada.

Cimatron é a minha "especialidade" mas provavelmente não conheces.

Em principio compro a bomba esta semana em Coimbra. Já só tinham uma e não comprei logo porque não tinha a certeza de que tubo é que ia ligar àquilo. Espero que não a tenham vendido.

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Coimbra!!?? Afinal de onde és?

Publicado:

??????? Afinal porquê? Não percebo. De onde pensavas que era?

Já agora como é que repões a agua evaporada?

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Não pensava ... mas como tinhas dito irias dar cá um salto, assumi que viesses de mais perto!

A água evaporada é reposta por um doseador de Kalk com pinga-pinga durante noite. É muito chato...

Publicado:

Ainda acabas por comprar uma peristaltica :D. Só mais um bocadinho e se calhar ainda te consigo convencer :D :D :lol:

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Manklit,

Não precisas de me convencer... eu já estou convencido. Tenho apenas um problema de espaço e não sei onde colocar o recipiente para a água. A torneira fica no pátio a cerca de 4 metros de distância e a divisão é muito pequena para colocar um bidon com água!

Publicado:

Então mas afinal como é que fazes a reposição, de onde é que vem a água? Não me digas que tens uma daquelas garrafas de soro fisiológico de 1L penduradas?

Isso é cá uma trabalheira...

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

É verdade, essa é a minha sina... 1 garrafa por noite e depois o resto é feito com adição de água de OI directamente na Sump.

Dá trabalho todos os dias, o que faz com que de vez em quando me balde!

O que pretendes fazer? Colocar a água num bidon com a bomba lá dentro e adicionas com kalk ou sem?

Publicado:

Vou automatizar o meu actual processo.

Tenho um balde de 30L acima do aqua que encho de semana a semana ou de 15 em 15 dias consoante a ventoinha está ligada pou não.

Tenho uma mangueira a fazer sifão desde o balde até ao aqua. o fluxo é controlado com o anel regulador de plástico dos sistemas de administração IV (intra-venosos).

Até há pouco tempo era aceite que a água de kalk não durava muito tempo mas parece que já há provas em contrário. Já pus noutro tópico um link com a explicação e a presumivel prova que a kalk dura varias semanas sem se deteriorar.

Continuo a ter algas coralinas por tudo quanto é sitio...

Em breve vou adicionar um reactor de cálcio mas ainda não tive tempo para o fazer.

Entretanto vou substituir o tubo pela bomba peristáltica e a minha mulher (que regula o anel de plastico) pelos interuptores de nivel :D .

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Neste momento tens um pinga-pinga que dá menos trabalho! :D

Vou ver se convenço a minha mulher a colocar um aqua pequeno por cima do actual (dentro de um dos armários), mas o problema é que a tua regulava o sistema, mas a minha não faz nada... limita-se a dizer que está muito giro e "quanto é que gastaste hoje?".

Pelo menos no teu caso podias dizer-lhe "já não precisas de ter trabalho!!!"

Bom vou ver o que consigo fazer! Até amanhã, e se cá vieres dá um toque...

Publicado:

Já passei por essa fase de uma garrafa diária. Quando arranjei o contentor de 30L a diferença foi abismal.

Este pinga-pinga dá menos trabalho mas como actualmente é a minha mulher que controla o pingo durante a semana aquilo não tem grande precisão :) .

Eu também tenho que convencer a minha mulher de muita coisa. Aliás, acho que toda a gente que anda nesta droga tem.

Muitas vezes uso a técnica do "facto consumado".

Faço as coisa sem ela saber e depois quando se apercebe refila um bocadinho :D e eu digo: "não me digas que ainda não tinhas visto isso aí pendurado??? Já lá está há séculos, blá, blá...." A maior parte das vezes ela diz: "pois, pois" a abanar a cabeça. Depois pergunta: quanto tempo é que isso vai estar aí? E eu respondo: "é só até comprar .... é barato e vai ficar espectacular..." :D :lol: :D :lol::lol::lol:

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Oi pessoal...

eu tenho uma técnica um pouco mais facil pois fartei-me do pinga pinga...

Quando tenho que repor água doce, faço as contas de colheres de chá de hidroxido versus os litros que vou repor misturo tudo e vai tudo para dentro do aquario... pronto!!, e assim acabou-se o pinga pinga...

Aconcelho este metodo apenas aos mais experientes e depois de verificarem as devidas alterações de PH após a primiera vez...

Pode parecer um pouco brutal o processo mas asseguro que nunca tive qualquer problema. Para quem tem sump ainda é mais facil... se quiserem minorar o choque de PH, façam soluções mais fracas de Kalk.

Eu fazia este metodo no antigo nano e continuo com o mesmo metodo agora já que o volume de água é muito maior...

Abraço...

Publicado:

Esse método não é brutal. Tenho o livro do Anthony Calfo - The book of coral propagation (compra via net a metade do preço de cá, com portes e taxas) e o método que aconselha para adicionar hidróxido é esse mesmo.

Um monitor digital de pH aqui ajuda muito e é necessário começar com uma quantidade muito pequena de hidróxido para ver o seu impacto no ph. A partir daí pode-se começar a aumentar.

Só vejo um problema com esse método, tem que ser feito por alguém :D . Se esse alguém for a cara metade então o melhor é esquecer. Pelo menos no meu caso.

Preciso mesmo de automatizar o processo.

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Oi...

Manklit, porque não tentas? É uma questão de dizeres a tua cara metade as colheres necessarias por litro de água. No meu caso uso 2 colheres de chá para 5 litros e se chegares a uma medida a tua esposa fará sempre assim...

Abraço...

Publicado:

Já tem que dar comida que não pode ser congelada (despeja o sumo todo lá dentro e é uma festa para as cyanobacterias) se eu ainda lhe pedisse isso...

Além disso num futuro não muito distante o aqua pode passar 3 ou 4 dias/semana sozinho... tou-me a passar!

Sou um adepto da automatização. Até nas férias dá jeito.

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Como eu tenho agora acho que é o mais simples:

1-balde 30 litros

2-osmolador tunze

3-uma garrafa dentro do balde com o kalk por onde passa a agua quando o osmolador repoe a evaporação.

A tunze tem o calcium dispenser mas por cá pedem cento e tal euros por aquilo. Mais dia menos dia vou mandar vir de França ou Alemanha pois então.

manklit eu percebi o que disses-te mas tinha que aproveitar para mandar uma boquinha ao nosso comercio, desculpa mas é mais forte que eu :D

Publicado:

Não tens que pedir desculpa a ninguém muito menos a mim.

Nunca pensaste adicionar ao teu sistema um rector de kalk? Podes tu próprio fazer, há dezenas de esquemas disso na net, ou comprar já feito.

Na reeferencia vendem um feito por eles que salvo o erro anda à volta de 120-130€.

Podes indicar os endereços das lojas francesas por favor?

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

manklit bem porreiro a tua ideia,mas digo-te já que não existe sistemas auto-suficientes para pensar em te baldares um pouco.olha estou pensando investir num reactor de kalk.mas no meu caso vou precisar de comprar reactor de co2 e controlador de ph.né?para mil litros,preciso de muita grana.que achas?no reefcentral disseram.me que qulquer vidro é uv stop.abraco

Publicado:

Olá...

Manklit este sistema da tunze é porreiro e nada trabalhoso, mas tenho que pensar seriamente na relação preço/eficácia o que mais me convém.

Aqui vão alguns endereços de lojas de França. A loja em que eu costumo comprar é a europeen.

Lojas:

http://europeentrading.netsolu.com/europee...ading/index.jsp

http://www.animauxdiscount.com/index.htm

http://www.aquarium-online.ch/Shop/ShopFra...ance/index.html

http://www.carmenschwemmer.com

E esta loja de DISCUS que também tem água salgada hein

http://www.aquavpc.com

Fórum:

http://www.reef-guardian.com/index.php

Boas navegadas e melhores compras

Um abraço