Uma Brincadeira com o Aqua de Filipe Oliveira


breackfloor

Recommended Posts

Aí é que está, onde começam os teus direitos e onde começa o Fair Use, que está previsto na nossa constituição e leis de copyright, e que ultimamente a APA e outras associações têm tentado demonizar a todo o custo.

 

A questão do consentimento quando não há pagamento de direitos ás entidades reguladoras, é meramente uma questão de etiqueta, ou neste caso netetiqueta, sem teres pago direitos sobre uma foto, como podes reclamar os mesmos legalmente? O que vemos quase sempre é um "acordo de cavalheiros" não falado. Aqui nas fotos da aquariofilia é algo mesquinho falar nisso, até porque se parte do principio que toda a gente o vai respeitar, mas esse não é o caso em todos os circulos da net. Sou activo noutros Fora, onde se põe muito esta questão. Essa questão é especialmente importante quando estás a trabalhar em Mods para jogos (neste caso na cena dos jogos Total War em que estive e estou envolvido em Total conversions do jogo Rome Total War), ninguém pode reclamar que direito que seja, pois apenas os produtores do jogo o podem reclamar, no entanto há os ditos "acordos de cavalheiros" de não se mexer nos trabalhos de cada equipa para lançar para a comunidade sem a expressa autorização dos Devs das mods. Mas não é que seja necessário. ou vigiado legalmente se não o fizerem.

 

Agora se há direitos pagos pelo FAAO, ou terceiros em seu nome, nomeadamente a ELOS, a coisa muda de figura como o Kebras disse, mas até lá é tudo fun and games.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostei do edit, bom gosto ;)

 

Acho que o FAAo puderá ficar aborrecido de não teres pedido autorização para postare,s bastava pedires, ele não te diria que não (pelo que me parece, a menos que algum conrato o impedisse.

 

E já agora, se o que fizeste deu nisto, nem quero imaginar se ai escrevesses uma ofensa. Totalmente desnecessário, andamos aqui a queimar bruxas á parva.

 

 

Fica bem, e já agora, podes alterar as minahs iamgens também :D

 

eheheh

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Tanto fumo para tão pouco fogo....

 

Recentemente informei-me sobre os direitos de autor de fotografia por causa de algumas pessoas estarem a usar fotos minhas em ebays, allegro.pl, etc... apesar de não estarem a vender as minhas fotos, usavam-nas para ilustrar o respectivo leilão, favorecendo a venda dos produtos que tinham á venda.

Neste caso a foto não está a ser usada para fins lucrativos, mas sim para demonstrar algo. Contudo existe uma modificação na foto que não foi autorizada por mim e de acordo com a lei, resulta em crime!

 

O Paulo Cabrita escreveu e bem:

 

Gervas, não sei se é bem assim..... os direitos de autor existem a partir do momento em que a obra é tornada publica e a mesma se encontra assinada, seja pelo autor ou por um pseudónimo!

A APA, é apenas uma associação que ajuda os seus associados na defesa dos interesses dos mesmos!

 

Atenção que não é obrigatório registar a fotografia, logo "todos os direitos reservados e o meu nome, bem como abreviatura ou nick" serve perfeitamente para identificar a fotografia de como um "registo" se tratasse. Obviamente que a fotografia tem de ser exposta publicamente para que esse "suposto registo" seja válido. A partir deste momento os direitos sobre a fotografia são do autor e quem usar as fotos indevidamente, copiar, alterar e usar sem consentimento do autor está a incorrer em crime, de acordo com a lei em vigor.

Para vos dar um exemplo, quando se concorre ao AGA é necessário assinar um formulário disponibilizado no site do concurso, onde autorizo a utilização da fotografia e é obrigatória a assinatura do fotografo caso não seja a pessoa que está enviar a candidatura.

 

Por isso muito cuidado com as fotografias que usam, peçam sempre autorização ao propriétario para evitarem problemas futuros!

 

Para quem quiser ler um pouco mais sobre direitos de autor e fografia, cliquem nos links abaixo:

http://www.scribd.com/doc/17570344/Direitos-de-Autor-e-fotografia

 

Resumindo e concluindo (apesar de ser um artigo brasileiro e o decreto lei ser daquele país, a lei em Portugal não é muito diferente!)

http://www.fototech.com.br/pagina.php/64

 

 

Eu já coloquei a foto no tópico dos amantes do aquapaisagismo ouve pessoal que gostou mas todos me dizem o mesmo, estou desgraçado eu a tentar dar um valor especial a coisa que poderia ser utilizada em qualquer coisa ligada ao aquascaping e ao mesmo tempo a dar um EXEMPLO PORTUGUÊS e a mostrar tudo o que temos de bom mas afinal estive mal, estou desgraçado

Tranquilo! Mas não abuses... :P

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A partir da posição do FAAO, esperemos que o 'problema' da edição desta fotografia esteja terminado, passemos então à frente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gervas falas bem, acho que tu é que tens que ir para advogado. ehehe. Eu tenho obras em commons e mesmo assim tenho direitos de autor, agra imagina alguém que não autoriza explicitamente.

 

 

nota que as pessoas que fazem trabalhos, muitas vezes querem ser compensadas. O principio, apesar de respeitavel, não é nobre, porque a humanidade só evolui com partilha de ideias.

 

é pena que as pessoas aqui gostem mais de debater num topico sem nexo, em vez de trocar opiniões e ideias sobre os varios topicos ou ajudando quem precisa de ajuda. Para spammar está tudo pronto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é pena que as pessoas aqui gostem mais de debater num topico sem nexo, em vez de trocar opiniões e ideias sobre os varios topicos ou ajudando quem precisa de ajuda. Para spammar está tudo pronto.

Boas,

 

Em certa parte tens alguma razão, por vezes é mais off-topic que mais nada...

A parte de sensibilização para os direitos de autor têm a sua lógica, por vezes tenho mau feitio e suponhamos que não tinha gostado da brincadeira!

As pessoas têm de ter noção que por vezes actos irreflectidos trazem problemas e vê-se por aí muita gente que julga que pode usar e abusar das fotos que andam pela net; e está errado!!! Lá por andarem na net não significam que estão lá para consumo próprio e lhes dão o direito de fazerem o que lhes bem e apetece.

Quem me conhece, sabe perfeitamente que não iria ficar chateado... geralmente quando postam fotos minhas (desde que não modifiquem ou retirem os créditos) e não seja para fins lucrativos, eu não me importo, podem usar sem problemas. Em caso de dúvida, o melhor é perguntar!!!!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em certa parte tens alguma razão, por vezes é mais off-topic que mais nada...

A parte de sensibilização para os direitos de autor têm a sua lógica, por vezes tenho mau feitio e suponhamos que não tinha gostado da brincadeira!

As pessoas têm de ter noção que por vezes actos irreflectidos trazem problemas e vê-se por aí muita gente que julga que pode usar e abusar das fotos que andam pela net; e está errado!!! Lá por andarem na net não significam que estão lá para consumo próprio e lhes dão o direito de fazerem o que lhes bem e apetece.

Quem me conhece, sabe perfeitamente que não iria ficar chateado... geralmente quando postam fotos minhas (desde que não modifiquem ou retirem os créditos) e não seja para fins lucrativos, eu não me importo, podem usar sem problemas. Em caso de dúvida, o melhor é perguntar!!!!

Sim eu sei. Se bem que o que está na net fica exposto, sabendo nos o que acontece aos filmes, musicas e jogos...

 

a mim acontece-me muito isso, quer textos quer imagens, que sao usadas até em jornais e até ja vi num placard na rua e folhetos de proprganda, ou seja, algo mais consistente que alguem usar no ebay, poderia pegar, mas nunca peguei, pelo contrario fico orgulhoso de ver uma vitrine grande com algo meu, mas cada qual reage como reage, porque cada pessoa é diferente.

 

em relação ao topico, apenas disse que ele (todo) é desadequado para a secção, o único sitio onde caberia seria na conversa aquatica. isto claro se fosse um topico engraçado. também acho que não é boa onda nem tem piada meter o nosso nome e algo que nos pertence assim, nem falo em legalidade com algo em que explicitamente se proibe o seu uso, mas basta ver a idade da pessoa em questão.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a mim acontece-me muito isso, quer textos quer imagens, que sao usadas até em jornais e até ja vi num placard na rua e folhetos de proprganda, ou seja, algo mais consistente que alguem usar no ebay, poderia pegar, mas nunca peguei, pelo contrario fico orgulhoso de ver uma vitrine grande com algo meu, mas cada qual reage como reage, porque cada pessoa é diferente.

Mas fazes muito mal! Uma coisa é teres orgulho em ver um trabalho que é teu ser publicado mas remunerado, outra é aproveitarem-se do que fizeste, ganharem dinheiro ás tuas custas e não pagarem a um fotógrafo! Independentemente de fazeres da fotografia um hobby, tiveste de pagar o material; mas mesmo que fosse oferecido, se usam para fins lucrativos deverias de receber algo por isso!!!!

Por exemplo, eu escrevo artigos e cedo fotografias gratuitamente á BioAquaria e como "remuneração" ou agradecimento, enviam-me a revista de borla.

Mas se eu a comprasse e visse que estavam a usar fotos minhas sem minha autorização, garanto-te que pagavam cada cêntimo que fosse.

 

Quando andava na net á procura de informação sobre direitos de autor li coisas fantásticas... uma delas roçava o ridículo! O individuo desse blog queixava-se que tinha usado fotos para embelezar o blogue e que um dos autores lhe pediu 200€ pela foto. Até aí tudo bem, a melhor parte é quando o dono do blog escreve que não paga os 200€ nem muito menos 20€... e que se pegasse numa máquina fotográfica também conseguia fazer uma foto igual ou melhor do que a do reclamante. Ora bolas, quer dizer que por preguiça preferiu usar uma foto com direitos de autor em vez de tirar a sua. Resumindo a fotografia devia de ser mesmo muito fraca, mas no entanto ele escolheu-a e tinha-a colocado como banner!!! Isto é aquilo que eu chamo de aproveitamento e de não dar valor ao que os outros fazem, mas no entanto e se fosse de borla era uma foto fantástica!!!!

 

 

em relação ao topico, apenas disse que ele (todo) é desadequado para a secção, o único sitio onde caberia seria na conversa aquatica. isto claro se fosse um topico engraçado. também acho que não é boa onda nem tem piada meter o nosso nome e algo que nos pertence assim, nem falo em legalidade com algo em que explicitamente se proibe o seu uso, mas basta ver a idade da pessoa em questão.

Também concordo que o tópico está na secção errada. Em relação á idade já não é por aí... já vi pessoas com idade para ter juizo e pais de familia a fazerem coisas bem piores!!!!

Acredito que ele não fez por mal e fez com as melhores das intenções. Não batam mais no rapaz!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal já a aprendi a lição!

 

Concordo com tudo o que foi dito mas concordo ainda "mais" com o facto das pessoas que quando é para dizer que está mal estão todas prontas! nunca tive um tópico tão comentado e porquê porque errei agora um simples tópico de uma montagem por muito má que esteja quase ninguém comenta...

 

Desde já o meu obrigado pelo compreensão de Filipe Oliveira ele é mesmo como dizem, um porreiro ;)

 

 

Abraço

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal já a aprendi a lição!

 

Concordo com tudo o que foi dito mas concordo ainda "mais" com o facto das pessoas que quando é para dizer que está mal estão todas prontas! nunca tive um tópico tão comentado e porquê porque errei agora um simples tópico de uma montagem por muito má que esteja quase ninguém comenta...

 

Desde já o meu obrigado pelo compreensão de Filipe Oliveira ele é mesmo como dizem, um porreiro ;)

 

 

Abraço

 

Concordo

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem e pensar que eu comecei isto tudo :P

 

Deixa lá isso breackfloor já está tudo esclarecido e acabou bem, agora cada vez que queira alterar uma foto aqui do forum pedes ao user permissão e já podes brincar com as fotos agora sem permissão é chato podes sempre arranjar confusão ;)

 

Agora já que gostas tanto de plantados, monta o teu e diverte-te :P

 

cumpz e desculpa lá a confusão que te arranjei :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas me apraz dizer que (aparte da legalidade da situação, "do bem ou mal feito") no tempo que demorei a ler todas as "respostas" a este tópico, acho que o FAAO já teve mais umas quantas ideias para pôr na prática e de cefrteza que já começou outro aqua!!

Tudo para nos deleitarmos com a arte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.