Recommended Posts

Publicado

Posso usar Magnetita no meu aquário? Não consigo achar outra rocha rica em ferro na minha cidade, no entanto magnetita aqui tem aos montes, se puder usar, qual a quantidade?

Abraço.

Publicado:

Olha o que eu sei é o q está na wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Magnetita

A Magnetita, é um mineral magnético formado pelos óxidos de ferro II e III ( FeO . Fe2O3 ), cuja fórmula química é Fe3O4. A magnetita apresenta na sua composição, aproximadamente, 69% de FeO e 31% de Fe2O3 ou 26,7% de ferro e 72,4% de oxigênio. O mineral apresenta forma cristalina isométrica, geralmente na forma octaédrica. É um material de dureza 5.5 - 6,5, quebradiço, fortemente magnético, de cor preta, de brilho metálico, com peso específico entre 5,158 e 5,180. É um mineral que se dissolve lentamente em ácido clorídrico.

A magnetita é a pedra-imã mais magnética de todos os minerais da Terra, e a existência desta propriedade foi utilizada para a fabricação de bússolas.O nome, magnetita vem da região onde a mesma era antigamente encontrada, que era a Magnésia(região da Grecia), e magnésia quer dizer "lugar das pedras Mágicas", pois estas pedras "magicamente" atraiam-se!

[editar] Ocorrência e obtenção

Magnetita

Magnetyt1, Boliwia.jpg

Geral

Categoria Mineral

Fórmula química Fe3O4 ( FeO . Fe2O3 )

Propriedades

Cor Preta, acinzentada

Cristal habitual Octaédrica. granular

Estrutura cristalina Isométrica

Clivagem Indistinta

Fratura Variável

Escala de Mohs Dureza 5.5 - 6.5

Brilho Metálico

Índice de refração Opaco

Magnetismo Fortemente magnética. Desaparece acima de 550°C

Estrias Pretas bem pronunciadas

Peso específico 5,17 - 5,18

Ponto de fusão ?

Solubilidade ?

A magnetita é a fonte mais valiosa entre os minérios de ferro. É encontrada, como pequenos grãos, disseminada nas rochas ígneas e metamórficas.

Grandes depósitos de magnetita foram encontrados em Kiruna, região nordeste da Suécia, e nas Montanhas Adirondack, na região de Nova Iorque dos Estados Unidos. Também foram encontrados depósitos na Noruega, Alemanha, Itália, Suíça, África do Sul, Índia, México, e nos estados americanos de Nova Jérsei, Pennsylvania, Carolina do Norte, Virginia, New Mexico, Utah e Colorado.

É encontrada, algumas vezes, em grande quantidade nas areias de praia conhecidas como areia mineral, areia ferrosa ou areia preta. Este tipo de areia é encontrada em vários lugares, principalmente na Califórnia ( Estados Unidos ) e na costa oeste da Nova Zelândia. A magnetita é resultado de erosão do solo que os rios levam para o mar, concentrando-se nas praias pela ação das ondas e das correntes marítimas.

Cristais de magnetita têm sido encontrados em certos tipos de bactérias como, por exemplo, na Aquaspirillum magnetotacticum, em cérebros de ursos, pombos e de humanos.

Minerais de magnetita que contêm de 3,8% a 6,3% de manganês são denominados manganomagnetita, e quando está associada com o corindon é conhecida como esmeril.

A magnetita também é encontrada em meteoritos.

A magnetita, quando aquecida a uma temperatura superior a 550°C, adquire a estrutura da hematita (Fe2O3).

Publicado:

Sim mas tens alguma ideia que transmite ferro para a coluna de água? (penso ser essa a tua ideia ou estou errado?).

Se passa o ferro para a água será ele aproveitado por quem precisa dele?

Publicado:

Na verdade, é para plantas ornamentais, estas, de acordo com o que li, precisam de Ferro, agora não sei se transmite ferro para a coluna de água, sou iniciante em aquário ;)

Publicado: (editado)

Mágnetites e pirites não são minerais para pôr no teu aquário. a menos que queiras cultivar um cemitério...

É assim, as pirites e as magnetites, há muitos minérios neste grupo, dependendo do que outros iões e compostos estão cristalizados junto com o Ferro. Ora na Natureza nada é puro, nem mesmo a água, havendo uma miriade de iões, e moléculas complexas em suspensão numa qualquer solução. Podem ser de todos os conhecidos, excepto, e em condições naturais, os elementos sintéticos da tabela periodica, nas mais variadas concentrações.

Mesmo que o FeII e FeIII possam potencialmente ser utilizados pelas tuas plantas, como irás controlar as concentrações que lixiviam para a água? Como irás controlar os processos de Redox que irão acontecer expontaneamente, criando óxido de ferro na tua água?

A formação de óxido de ferro irá criar uma deplecção de óxigénio na tua água criando condições de anóxia, matando peixes e plantas, e se isso não os matar, a tóxicidade férrica causada por uma concentração tóxica do Ião Fe II ou III(vai dar no mesmo), mata.

Para além disso, que outros iões estão misturados com as magnetite/pirites? Cádmio, zircónio, uranio, potássio, vanádio, aluminio, chumbo, niquel etc. Normalmente os minerais não são puros, a não ser provavelmente a Halite, e mesmo essa tem muitas vezes impurezas de outros iões. Ao não ser possível saber com exactidão que um pedaço de cristal de um qualquer minério é puro, e partindo do principio que consegues controlar os restantes pontos anteriores, como sabes que não estás a lixiviar para a água metais pesados, que não só fazem mal aos teus vivos, como a ti próprio quando fazes a manutenção das águas do teu tanque,(muitos destes entram através da pele). Basicamente estás a arriscar-te a fazer uma sopa quimica que mata tudo, e te vai deixar um depósito nos vidros, daqueles difíceis de retirar depois.

Quando se prende em meter cristais/minérios, dentro do aquário opta sempre por não meter, podes ter a sorte de eles não lixiviarem para a água, mas podes muito facilmente de estar a lixiviar algo que não queres lá dentro.

Editado por gervas
Publicado:

Pessoal, estava pensando o seguinte, a laterita concentrada dá pra eu usar, pois fica mais barato, e segudo o q eu andei lendo, usa-se pouquíssimo, por exemplo 100kg pra cada 50L, meu aquário é de 140 litros. O que vocês acham de eu usar 300kg como primeira camada (fundo do aquário), segunda camada humos, e primeira filtro de areia. Mas minha maior dúvida é em relação à Laterita, pra mim sai muito mais barato, principalmente pelo frete. O que acham?

Obrigado pela ajuda!

Publicado: (editado)

Laterite, podes usar, mas tens a certeza que são 300kg? isso é muita laterite=P

Convém saberes de onde provém a laterite, pois algumas têm residuos de aluminio, visto ser um residuo de processos de meteorização de várias rochas e por vezes têm aluminio e outros metais, muitas contêm somente ferro, mas outras não, como por exemplo a Bauxite, que é rico em Aluminio, e a partir da qual se extrai o aluminio comercial, por isso convém das duas uma, ou compras em lojas especializadas, ou então certificas-te da origem e composição.

Agora atirar-te a minérios como magnetites e pirites acho muito perigoso para os teus animais. Até porque a porção de ferro e outros iões é muito superior nas pirites e magnetites em relação ás laterites, que para além de alguns iões de ferro, têm os restantes productos dos processos de meteriozição da rocha mãe da laterite.

Editado por gervas
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!