futile1 Publicado Março 19, 2010 Publicado Março 19, 2010 Boa tarde, Sou novo no forum e no assunto, tou com um problema. Tinha um Aquário Globo de 10l onde tinha um Telescópio Preto, um Oranga de cabeça vermelha e um Betta. Se calhar não é a melhor combinação. Tinha tido antes um outro Telescópio Preto que tinha morrido (na altura so tinha o Telescópio e o Oranga) Esta Quarta-feira comprei um aquário de 38l Rectangular com filtro de água. Meti os 8l que estava no globo e acrescentei com Água da torneira e meti um produto que me indicaram como antibacteriano que não me recordo o nome mas é um liquido Branco. Ontem Quinta-feira morreu o Telescópio, e ofereceram-me um peixe que penso ser um Dourado. O Betta desde o Globo que estava muito parado (esqueci-me de mencionar) e ficava ao pé do filtro de água. Ainda ontem notei que todos (o Oranga, Dourado e o Betta) ficam quietos no fundo, mas comem, mexem-se quando toco no aquário e não têm "pintas brancas". Hoje morreu o Betta... não percebo o que poderei estar a fazer de errado. Nota, no aquário tenho areão escuro, areão "cor de areia" e uns tipo berlindes que me venderam como sendo para aquários. Tenho uma planta natural e uma falsa e Tenho um género de um "pote pequeno". Podem-me ajudar?
Achora Publicado: Março 19, 2010 Publicado: Março 19, 2010 (editado) Penso que não mencionas-te uma coisa importante. Por acaso deixas-te o teu aquário novo de 38L fazer o ciclo do azoto? Isso é muito importante pois assim crias bactérias essenciais...sendo que 1 mês terás de ter o aquário a trabalhar durante esse tempo todo. Uma coisa não entendi...puseste a agua que tinhas do outro aquário no novo? Isso penso que não se faz...deverás meter água nova...tratada com um AquaStart é essencial sempre que se instalam aquários novos e nas mudanças parciais de água. Neutraliza o conteúdo de cloro da água da torneira e liga os metais pesados, tais como o zinco, cádmio, chumbo, etc. Contém colóides para proteger as brânquias e a membrana mucosa da pele dos peixes. E um biostart pois aumenta a eficiência do filtro activando o ciclo natural do azoto, fornecendo milhões de bactérias e enzimas que são indispensáveis ao ecossistema do seu aquário. Diminui a concentração de amoníaco nitritos e nitratos, isto em aquários novos. IMPORTANTE: uma bomba de ar também ajuda a oxigenar a água do teu aquário e os peixes agradecem... e fazer sempre os teste de PH, AMÓNIA, NITRATOS E NITRITOS Espero ter ajudado Editado Março 19, 2010 por Achora
Alvaro Silva Publicado: Março 19, 2010 Publicado: Março 19, 2010 Boa tarde, Sou novo no forum e no assunto, tou com um problema. Tinha um Aquário Globo de 10l onde tinha um Telescópio Preto, um Oranga de cabeça vermelha e um Betta. Se calhar não é a melhor combinação. Tinha tido antes um outro Telescópio Preto que tinha morrido (na altura so tinha o Telescópio e o Oranga) Esta Quarta-feira comprei um aquário de 38l Rectangular com filtro de água. Meti os 8l que estava no globo e acrescentei com Água da torneira e meti um produto que me indicaram como antibacteriano que não me recordo o nome mas é um liquido Branco. Ontem Quinta-feira morreu o Telescópio, e ofereceram-me um peixe que penso ser um Dourado. O Betta desde o Globo que estava muito parado (esqueci-me de mencionar) e ficava ao pé do filtro de água. Ainda ontem notei que todos (o Oranga, Dourado e o Betta) ficam quietos no fundo, mas comem, mexem-se quando toco no aquário e não têm "pintas brancas". Hoje morreu o Betta... não percebo o que poderei estar a fazer de errado. Nota, no aquário tenho areão escuro, areão "cor de areia" e uns tipo berlindes que me venderam como sendo para aquários. Tenho uma planta natural e uma falsa e Tenho um género de um "pote pequeno". Podem-me ajudar? Boa noite, esse aquário para peixes de água fria e muito pequeno,esses peixes ficam muito grandes,para um aquário muito pequeno,essa e uma das razoes por os peixes morrerem . Isto foi só para ficares a saber. cump. A.S
futile1 Publicado: Março 20, 2010 Autor Publicado: Março 20, 2010 Boa noite, o Oranga também morreu, só resta o Dourado... cheguei ao ponto em que já não sei mesmo o que fazer. Não vou comprar outro peixe para acontecer o mesmo. Preciso de ajuda... O que faço agora?! Desde Quarta-Feira, dia em que comprei o Aquário novo morreram 3 peixes... @ Achora Obrigado pela resposta, pois de facto não deixei fazer o ciclo antes de ter colocado os peixes. Indicaram-me na loja que deveria usar a água onde eles estavam porque continha as bactérias que eles precisam... foi o que fiz. Em relação à Bomba de Ar, obrigado pela sugestão, ia logo comprar uma mas, com os peixes todos a morrer deixei para depois. @ Álvaro Silva Sim, não é o tamanho mais apropriado, mas o facto é que no de 10L estavam todos bem, só no novo é que se estão a dar mal.
Achora Publicado: Março 20, 2010 Publicado: Março 20, 2010 (editado) É assim vou-te dar umas dicas que espero que sejam úteis. Antes demais um aquário em maioria dos casos existem várias espécies. Ao optares por esta situação deves tomar em linha de conta o modo de vida deles. E se não são compatíveis uns com os outros, e que características devem ter a água. Por isso aconselho a iniciares a Aquariofilia com uns peixes de água fria ( peixes dourados). 1º Material de fundo Se quiseres por plantas naturais tens que por uma camada de Sera floredepot, 2 cm no máximo dentro do aquário. Cobres com outra camada de 5cm de areia bem lavada de fervida escura e fina. Durante esta fase o Sera fornece nutrientes essenciais ás plantas e é bom para os peixes também. Existem outras marcas destes produtos mais baratos para quem quiser poupar euros, mas às vezes o barato sai caro. 2º Decoração e técnica Agora instalas um filtro interno com cerâmicas para alojar as bactérias essenciais, e uma lã filtrante para reter as necessidades dos peixes e um termóstato. Quanto aos objectos tens que lavar e ferver muito bem antes de pores a decoração ( rochas, areão, etc... ) 3º Acondicionamento da água Colocas um prato pequeno sobre a areia do fundo de modo a evitar a areia e o que está por baixo dele. Enches cerca de dois terços com água e acondicionas com SeraAqutan pois liga os metais pesados, neutraliza o cloro e sais dissolvidos da água da torneira. De seguida usas um Biostart para acelerar o ciclo Biológico para criares bactérias essenciais durante o tempo que trabalha. 4º Plantas Fazes um buraco pequeno na areia do fundo com os teus dedos e enterras as raízes ( que já cortas-te 3cm de comprimento) e cobres com areia. Deves fertilizar cada 2-3 semanas com fertilizante liquido SeraFlorena. 5ª Peixes Deixas o aquário ciclar durante 1 mês para criares bactérias e deste modo usas os testes, falo a sério ( PH, AMÔNIA, NITRATOS E NITRITOS ). Acabes de encher o aquário e adicionas Sera Nitrivec depois de tudo plantado. Com este produto precisas de um tempo de apenas 24 horas para a natureza estabelecer equilibro biológico agradável aos peixes. A introdução no aquário novo significa uma mudança radical de clima para os peixes. PS: compra a bomba de ar caso não optes por plantas naturais e sim de plástico.... À medida que deixas ciclar o aqua metes todos os dias um bocadinho de comida de peixes para ajudar no ciclo de azoto. E faz uma mudança parcial da água de 25% - 30% uma vez por semana quando já tiveres os peixes ( deixa ciclar 1 mês.) ESPERO TER AJUDADO Editado Março 20, 2010 por Achora
Achora Publicado: Março 20, 2010 Publicado: Março 20, 2010 Tens aqui um video que te pode ajudar no que necessitas... http://www.youtube.com/watch?v=BdJIKqF5JjU
futile1 Publicado: Março 20, 2010 Autor Publicado: Março 20, 2010 Muito obrigado pela ajuda, mas ainda tenho um peixe no aquário. Não posso agora "começar de novo", coloco aqui uma fotografia do aquário para uma melhor percepção vossa.
Achora Publicado: Março 20, 2010 Publicado: Março 20, 2010 De que marca é o teu filtro e quanto tem de Watts? E é de várias etapas? Com lã filtrante e cerâmicas? E já agora tens pedra difusora no tubo por onde sai o ar. As bolhas são grandes demais....
futile1 Publicado: Março 20, 2010 Autor Publicado: Março 20, 2010 O Filtro é da Boyu 8v, não é de várias etapas. O filtro tem uma "esponja". Espero que esteja a perceber. A pedra não está no aquário porque liguei ao Baú. Em relação às bolhas já ajustei para o minimo.
Achora Publicado: Março 20, 2010 Publicado: Março 20, 2010 (editado) Mas convém teres pedra difusora mesmo dentro do baú existem de vários tamanhos, e quanto mais fluxo de oxigénio melhor...com a pedra tens mais bolhas com menos ou mais fluxo. Pois mas tens que ter um filtro melhor e existem muitos no mercado para o tamanho do teu aquário e a preços acessíveis. Vai aqui: http://www.girafaonline.com/ e verás que tens muito à escolha e mais equipados, com esponja, carvão activo... Estou-te a dar alternativas para o teu aquário ficar melhor mas tu é que sabes o quanto e o que podes gastar entendes.... Editado Março 20, 2010 por Achora
Recommended Posts