Recommended Posts

Publicado (editado)

Ora meus amigos tenho o aquário 120x40x55 totalmente montado (com plantas etc) e a ciclar desde 08/03/2010 ou seja já lá vão 11 dias.

No inicio do processo e para aproveitar bactérias, passei algum material filtrante (lã filtrante e cerâmicas) do outro aquário e deixei estar.

Durante esta semana fui mudando alguns peixes (8 no total) de forma gradual e estão de boa saúde e satisfeitos.

Ontem ao abrir o filtro reparei que as lã e as cerâmicas já estavam mais escuras dando a ideia que as bactérias se tinham reproduzido.

Assim e embora a água ainda esteja um pouco esbranquiçada, hoje pedi para fazerem uma analise à agua e o resultado foi:

* Amónia - 0mg/l

* Nitritos - 0mg/l

* Nitratos – 20mg/l

Com estes valores acho que o ciclo do azoto esta concluído ou perto do fim… partilham da mesma opinião???

Tenho ainda mais 14 peixes para mudar, será seguro mudar 2 por dia???

Daqui a quanto tempo será necessário fazer uma TPA?

Obrigado.

Editado por CMMJ
Publicado: (editado)

julgo que sim. penso que tens isso bem planeado e bem feito. no entanto, tenta espaçar um pouco o tempo, 14 peixes é muito carga em pouco tempo, se adicionares dois por dia. O aquario leva um tempo a se adaptar, ou seja as bacterrias levam um tempo a se reproduzir, à medida que têm mais alimento. como ainda não tens peixes, tens que começar com menos e depois é que podes acelerar o nivel de peixes que metes no aquario.

um exemplo:

dia 1- 2 peixes

dia 2- 1 peixe = 3

dia 3- 1 peixe = 4

dia 4- 1 peixe = 5

dia 5- 1 peixe = 6

dia 6- 1 peixe = 7

dia 7- 1 peixe = 8

dia 8- 1 peixe = 9

dia 9- 2 peixes = 11

dia 10 - 3 peixes = 14

nao sei a dimensão dos peixes em questão, um neon é muito diferente de um ciclideo. E, por um neon, podes po-los juntos, um ciclideo, seja um anão americano ou um africano dos grandes lagos, exige mais da colónia de bacterias, são também mais sensiveis a um aquario desiquilibrado. Logo um de cada vez ou deixa-los para o fim.

podes arriscar e encurtar o tempo, mas a quantidade que deves aumentar nesta tabela é nos ultimos dias, ou seja, no dia 8, poes 2 peixes. Dado que nessa altura a colonia de bacterias ja é grande e duplica-se mais facilmente.

se tiveres ciclideos, deixa-os para o fim.

nota que, o ciclo é algo que não se completa num aquario e é algo permanente, dai denominar-se ciclo, precisas é de te-lo funcional e seguro para os peixes. E é muito mais facil adaptares 3 peixes num aquario com 7, que num aquario com apenas 2. isto porque as bacterias reproduzem-se por duplicação. E, bacterias para 2 peixes nao sao as mesma que para 7 ou 8.

há outras variaveis, nomeadamente as plantas. Há plantas que ajudam bastante no estabelecimento do ciclo.

Editado por Quo
Publicado:

Não... como escrevi em cima eu ao longo dos 11 dias mudei 8 peixes, falta mudar os restantes (os tais 14); sendo todos eles peixes pequenos (tetras, danios).

Obrigado pela resposta. :(

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!