Recommended Posts

Publicado

Pretendo fazer um furo num aquário para alimentar dois filtros que terão a capacidade de 2550l/h, pretendo que me aconselhem no diâmetro minimo(por onde passará o caudal), que deverá ter o passa-muros?

Aponto para 4 cm, o que me dizem?

abraço

alex

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Publicado:

Os 2550l/h são mesmo a soma dos dois caudais.

obrigado

abraço

alex

Eu estou com vocês...

Publicado:

Boas noites

Considero que para passagem de agua não é importante o volume

do aquário , mas sim o débito da bomba que faz a transfega.

No entanto deve-se 1 º arranjar o acessório em pvc que garanta a

estanquecidade e depois fazer um furo com a broca, que tenha o

diametro mais próximo.

Tchau

Publicado:
1 º arranjar o acessório em pvc que garanta a  

diametro mais próximo.

Tchau

Ora aí está! É isso mesmo que pretendo fazer.

alex

Eu estou com vocês...

Publicado:

Oi xelA,

Costumo utilizar furos de 50mm de diâmetro nas colunas secas, têm um bom caudal e podes sempre adaptar um "durso standpipe" para reduzir o barulho. Não percebi ainda se vais fazer uma coluna seca ou somente um furo no vidro do aquário?! Se este for o caso não te esqueças que pode entupir se não tomares as devidas precauções.

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Publicado:
No entanto deve-se 1 º arranjar o acessório em pvc que garanta a  

diametro mais próximo.

Isso depende. Temos de ver duas situações:

Qualquer material de PVC roscado, é medido em polegadas, enquanto que um tubo "normal" de PVC e as brocas são medidas em centímetros. Nem sempre existe uma correspondência fácil entre os 2. Por isso não basta comprar o passa-muros roscado de qualquer medida e depois mandar fazer o furo, porque a diferença pode ser incomportável.

Medidas que conheço serem boas para passa-muros são:

40 mm

50 mm

Estas são as que normalmente uso, contudo existem mais. Mas atenção à correspondência polegadas-centrímetros... :twisted:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:
Medidas que conheço serem boas para passa-muros são:

40 mm

50 mm

Estas são as que normalmente uso, contudo existem mais. Mas atenção à correspondência polegadas-centrímetros... :?:

...Por isso não basta comprar o passa-muros roscado de qualquer medida e depois mandar fazer o furo, porque a diferença pode ser incomportável.  

Ricardo e Hugo antes de mais obrigado, e aos outros colegas de fórum também.

Passo a explicar melhor:

O que vou fazer é um CA´s Tanganica(120x50x50) :cry: , por esta não esperavam! Só que achei que o melhor local para fazer esta pergunta seria aqui nos salgados, uma vez que voces lidam com estas situações com frequência.

Pretendo furar o aquário no fundo e não fazer coluna seca, apenas um pequeno acrescento de tubo no passa-muros ligado a um pré filtro que facilmente poderei esconder atrás de uma rocha.

Esta saída de àgua alimentará um eheim 2227(filtragem biológica) que tenho e ainda outro filtro(filtragem meânica) que irei fazer. Os dois irão bombear 2550l/h.

Agora pergunto Hugo essas medidas que referes serem boas(40/50), são as do furo no vidro ou do diâmetro interno do passa-muros?

Onde posso comprar um passa-muros para não ter problemas com as medidas, que aconselhas?

abraço

alex

Eu estou com vocês...

Publicado:
e não fazer coluna seca, apenas um pequeno acrescento de tubo no passa-muros
Não tem metas nisso! :cry:

- E o que acontece se o tubo partir?

- E o que acontece quando tiveres de desmontar o passa-muros daqui a uns anos? (É normal os passa-muros terem de ser desmontados e apertados novamente ao fim de uns anos pois começam a pingar.)

- Pior ainda: O que acontece se o tubo não parte, mas parte o vidro devido à pressão nesse tubo?

Não há que inventar, a coluna seca é o melhor método para quem ~quer jogar pelo seguro. :wink:

Agora pergunto Hugo essas medidas que referes serem boas(40/50), são as do furo no vidro ou do diâmetro interno do passa-muros?
Acho que não percebeste o que quis dizer. Os passa-muros medem-se em polegadas e os furos nos vidros em mm, por isso 40/50 são milímetros ;)

Onde posso comprar um passa-muros para não ter problemas com as medidas, que aconselhas?
Em qualquer loja do ramo, mas o "problema" não depende da loja, depende da correspondência polegadas -> milímetros.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!