Recommended Posts

Publicado

Bem pessoal, nem sei por onde começar... vamos pelo inicio.

À cerca de 3 semanas, depois de comprar todo o material necessário decidi colocar o aquário a funcionar.

A primeira coisa que fiz foi lavar BEM a 1ª camada de areão, e ficou bem lavadinha, punha-lhe água e ficava limpinha. Passei então para a camada seguinte, é um areão especial "Seachem - Fluorite Red ", lavei, lavei, lavei e o raio da água vermelha n desaparecia, lavei, lavei e começou a ficar menos vermelha, apesar de n estar limpida, nem por sombras, mas eu decidi colocar no aquário e ver o que dava... Enchi e claro, ficou uma especia de nevoeiro vermelho que não conseguia ver nada, passaram 2 semanas e decidi tirar a água toda e encher de novo, ficou bem melhor porque já consigo ver o vidro de trás do aquário, mas continua com uma especia de nevoeiro lá dentro e não sei como fazer para deixar de ter aquilo. Entretanto, neste espaço de tempo fiz 2 TPA's e mais aquela total que referi à pouco.

Falei com um amigo meu e ele disse-me que isto iria passar, pois todo este nevoeiro iria assentar, e um outro colega meu aconselhou-me carvão activado.

Hoje coloquei 2 escalares peqenitos (daqueles malhados de preto e branco) e um limpa fundos, desculpem mas nomes tecnicos n sei, e tenho medo que esse tal nevoeiro possa ser prejudicial...

Entretanto reparei que o meu tronco grande tem uma especie de algas verdes que parecem uns fios, mas quanto a isso ja sei qual é o meu erro, foi muita luz, agora já reduzi para 8 hora de ciclo, mas será que existe alguma forma de eliminar estas algas?

Bem, espero que tenha sido suficientemente explicito para que me possam entender e ajudar....

Abraço a todos!

Cumprimentos,

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Publicado:

Olá Ricardo

eu tb uso fluorite e aconteceu-me o mesmo...mas em menor escala..o filtro limpou tudo ao fim de um dia. No entanto usei uma camada de areão por cima do Fluorite, se tiveres Fluorite no topo é provavel que a água fique sempre algo turva, principalmente com os limpa-fundos (coridoras?) sempre a remexer.

Publicado:

Talvez então uma camada de areão por cima do fluorite? Qual foi a camada que aplicas-te no teu?

Quanto ao problema das algas, como faço para acabar com elas? Ja reduzi a luz, tenho um ciclo, desde as 23h-7h, pois o aquário esta num sitio um pouco frio e com as luzes durante a noite consiga manter a temperatura, mas se me aconselhares outro ciclo para iluminação agradecia.

Onde compras os teus discos? Compreo 2 escalares, posso te-los com os discus sem problemas, n é? Que outras especies posso colocar?

Abraço

Cumprimentos,

APC #130

Publicado:

Sem areao por cima do substrato fértil vais ter sempre problemas de água nao cristalina e vais ter grandes problemas de algas...já que a passagem dos nutrientes para a coluna de água é muito rápida...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Sinceramente, e não leves a mal, mas não consegui entender o que quiseste dizer com o teu topico.

O substrato é um Fluorite red e um fluorite normal da Seachem, não sei se conheces. Como parte dele é de um tom vermelho a água fica com uma especie de nevoeiro amarelo avermelhado. Ja li noutro forum que tb pode ser do tronco... Sinceramente não sei...

Abraço e obrigado pelas respostas até agora.

Cumprimentos,

APC #130

Publicado:

O flourite não liberta nenhuma espécie de nutrientes para a água.

O flourite é simplesmente areão à base de argila que é cozido termicamente e é através deste processo que guarda na sua estrutura uma série de micro nutrientes.

O fluorite dá muito trabalho para lavar. Um dos truques para poupar algum trabalho e alguns litros de água é deixá-lo secar ao ar para a poeira se soltar toda, e depois então lavá-lo bem. Mesmo assim é natural qua ainda solte alguma espécie de poeira para a coluna de água que desaparecerá depressa com um bom sistema de filtragem.

No teu caso Ricardo aconselho-te a continuares as mudas de água e a colocares no estágio final do filtro uma boa camada de algodão filtrante.

Enquanto não desaparecer a poeira toda deves retirar e lavar o algodão uma vez por semana. Se tens plantas, com a mão retira a poeira que tenha acente em cima das folhas.

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Publicado:

Ok...é aquele substrato castanho +- ás bolinhas engraçado? se sim...então desculpa pela incorrecção.

Mesmo assim eu nao punha substratos férteis directamente em contacto com a coluna de água...ja que a agitação é uma constante... debaixo de uma camada de areão inerte continua acessivel ás plantas sem ter contacto com água em movimento. Não nego que nao tenha uma aparencia bastante bonita se for o que estou a pensar...mas ha muitas coisas que ficavam bonitas no meu aqua e que eu nao ponho :cry:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Usei para aí 1.5 cm de areão, o suficiente para evitar que os coridoras andassem sempre a revolver o Fluorite.

Quanto ás algas não te posso ajudar... não sei

Ramirezi: então e o balastro? se não arranjares T8, passa-se para T5 e escolhes tu as lampadas, prometi á miuda (filha) ter o aquario pronto para a semana... não me deixes ficar mal :cry:

Publicado:

O fluorite é feito para ser utilizado como um substrato normal para aquário. Não é para ser utilizado como uma camada especial e depois carregar-lhe em cima com outro areão. Já utilizo fluorite há muito tempo e os melhores resultados que obtenho é quando utilizo 100% de fluorite no substrato. A única coisa que eu faço é adicionar uma camada de areia e turfa por baixo.

Não tenho nenhum contrato com a Seachem, mas é para mim sem dúvida o melhor substrato para plantas que conheço. Agora também estou a usar o ADA aqua soil que me está a surpreender muito pela positiva, principalmente com as plantas que adoram solos ácidos.

Não há problema absolutamente nenhum em usar só fluorite como substrato.

Quanto ao teu material ainda não te disse nada , porque como te disse, estou cheio de trabalho, mas já te respondi por mp.

abraços,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Publicado:

eu acho que um pouco de perlon no filtro ou num filtro auxiliar temporario vai ajudar a resolver claro que umas trocas de agua tambem vao ajudando.

Se tiver hipotese de colocar por cima outro tipo de substrato tal comno areao feito apartir de rocha viva, tambem era melhor.

abraço

Publicado:

Bem, a água está BEEEEEMMMM melhor, não se apresenta completamente cristalina, mas já está transparente. Disseram-me que a água pode ter sempre um aspecto amarelado devido à turfa que tenho no filtro, pois fui aconselhado a colocar devido a quere ter discus. Mas sinceramente está bem melhor, o PH está a 6.5 e a temperatura 28-29ºC, luz com ciclo de 8 horas (14-22h). Ja tenho 4 escalares, 6 gouramis, 1 pleco, e 3 corydoras.

Abraço a todos....

Cumprimentos,

APC #130

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!