migperes Publicado Março 16, 2010 Publicado Março 16, 2010 Boas, sou meio, para não dizer todo, novato nestas andanças de criação e reprodução de bettas. Será que alguém me pode responder se os ovos que caem no chão eclodem ou não, são só os que o betta coloca no ninho??? brigado e té+
António Lourenço Publicado: Março 16, 2010 Publicado: Março 16, 2010 (editado) Boas, sou meio, para não dizer todo, novato nestas andanças de criação e reprodução de bettas. Será que alguém me pode responder se os ovos que caem no chão eclodem ou não, são só os que o betta coloca no ninho??? brigado e té+ Olá O macho (e a femea em alguns casos) apanha os ovos e coloca no ninho, só estes é que eclodem. Iniciando assim um processo que se prolonga durante +-48 horas, até ao nascimento dos alevins. durante este processo apanha os ovos que caiem, e mantém o ninho em forma. Chegando mesmo a deslocar o ninho e ovos para outra parte do aquario se for necessário. Boa sorte Cumpr. António Obs.Tenta não repetir tópicos. Editado Março 16, 2010 por António Lourenço
migperes Publicado: Março 16, 2010 Autor Publicado: Março 16, 2010 OláO macho (e a femea em alguns casos) apanha os ovos e coloca no ninho, só estes é que eclodem. Iniciando assim um processo que se prolonga durante +-48 horas, até ao nascimento dos alevins. durante este processo apanha os ovos que caiem, e mantém o ninho em forma. Chegando mesmo a deslocar o ninho e ovos para outra parte do aquario se for necessário. Boa sorte :D Cumpr. António Obs.Tenta não repetir tópicos. Boas, em relação aos tópicos peço desculpa, hoje já me aconteceu duas vezes, eu posto, mas como tou para aqui com uns soluços na net, vai abaixo e não reparei que tava a replicar... No aqua já tirei a femea porque o macho tava-lhe a chegar, só que ele agora não apanha os que caem, ajeita os que estão no ninho, mas os do fundo ele não lhes mexe, com a agravante que passa muito tempo no fundo parado.... Com isto tudo já vou com 30h após eles terem colocado os ovos no ninho...a ver se sobram alguns no ninho para eclodirem... 'brigado
António Lourenço Publicado: Março 16, 2010 Publicado: Março 16, 2010 Boas, em relação aos tópicos peço desculpa, hoje já me aconteceu duas vezes, eu posto, mas como tou para aqui com uns soluços na net, vai abaixo e não reparei que tava a replicar... No aqua já tirei a femea porque o macho tava-lhe a chegar, só que ele agora não apanha os que caem, ajeita os que estão no ninho, mas os do fundo ele não lhes mexe, com a agravante que passa muito tempo no fundo parado.... Com isto tudo já vou com 30h após eles terem colocado os ovos no ninho...a ver se sobram alguns no ninho para eclodirem... 'brigado Olá se o macho mantém o ninho é porque tem ovos. É só uma questão de esperares. Cumpr. antónio
Spaar Publicado: Março 16, 2010 Publicado: Março 16, 2010 (editado) Boas E que tal umas fotos para todos vermos esse milagre da Natureza? cumptrs José.Dias Editado Março 17, 2010 por Spaar freshwater-fish-profile-keeping.com
Rui F. Fernandes Publicado: Março 17, 2010 Publicado: Março 17, 2010 como diz o António, agora é só uma questão de espera que estão lá ovos de certeza quanto ao facto de ele não apanhar os que caem... ...só que ele agora não apanha os que caem, ajeita os que estão no ninho, mas os do fundo ele não lhes mexe, com a agravante que passa muito tempo no fundo parado.... ...no áqua na parte de baixo, tens algum bocado de cartolina preto ou algo preto? pode-se dar o caso de o macho não ter visto esses ovos porque são brancos e pode ter confundido com o fundo, pois os ovos são branquinhos e se não tiveres algo preto ele não capta repara. cumps
migperes Publicado: Março 17, 2010 Autor Publicado: Março 17, 2010 como diz o António, agora é só uma questão de espera que estão lá ovos de certeza quanto ao facto de ele não apanhar os que caem... ...no áqua na parte de baixo, tens algum bocado de cartolina preto ou algo preto? pode-se dar o caso de o macho não ter visto esses ovos porque são brancos e pode ter confundido com o fundo, pois os ovos são branquinhos e se não tiveres algo preto ele não capta repara. cumps Boas, Rui F. Fernandes, no que toca á base, eu revesti uma placa de esferovite c/papel preto autocolante por causa disso mesmo...la ver ele devia de os ver...!!!hoje já tinha menos ovos em cima e muitos mais em baixo...acho que esta minha primeira incursão pela reprodução de bettas não coreu mt bem...mas gotta keep trying... Obrigado pelas dicas...eu vou postando se aparecer algum ainda coloco aqui umas fotos
Rúben Ferreira Publicado: Março 17, 2010 Publicado: Março 17, 2010 Boas! Posso estar enganado, mas o que está a acontecer é que os ovos são muitos e o pobre coitado não consegue dar conta do recado sozinho, além disso após as 24H +- eles começam a eclodir e tem tendência a cair do ninho. Dizes no teu mail que já passaram 30H, neste momento já vão umas 40H ou mais. É possível que já tenham eclodido todos e nem reparaste nisso. Verifica bem para ver se esses que estão no fundo, não tentam subir novamente para cima. Vais notar um pequeno fio preso ao ovo. Se for for o caso já não são ovos, mas sim alevins. Não sei como é com as outras pessoas mas comigo os meus sempre eclodiram todos, mesmo os do fundo, pois não são sempre os mesmos, o macho vai apanhando e colocando em cima no ninho, mas alguns voltam a cair, além disso se estiverem com uma altura de água entre os 8cm e os 12cm não morrem com facilidade devido à pressão da água. Pode dar-se o caso de ele não apanhar os do fundo devido à falta de experiência. No entanto isso nunca aconteceu comigo. Eu acredito que ele os esteja a apanhar e nem te deste conta disso. Na minha primeira criação, achei que não iria escapar nenhum, pois eu via-os cair e o macho todo aflito a apanhar os mais de 200 ovos que iam caindo à vez. Pois bem quando os contei pela primeira vez ao fim de 5 semanas eram mais de 230 alevins. E chegaram a adultos cerca de 180. Não consegui ainda mais nenhuma criação tão numerosa. Foi sorte de principiante, lol Vai lá dar uma olhada e depois diz alguma coisa. A minha mascote
migperes Publicado: Março 17, 2010 Autor Publicado: Março 17, 2010 Boas! Posso estar enganado, mas o que está a acontecer é que os ovos são muitos e o pobre coitado não consegue dar conta do recado sozinho, além disso após as 24H +- eles começam a eclodir e tem tendência a cair do ninho. Dizes no teu mail que já passaram 30H, neste momento já vão umas 40H ou mais. É possível que já tenham eclodido todos e nem reparaste nisso. Verifica bem para ver se esses que estão no fundo, não tentam subir novamente para cima. Vais notar um pequeno fio preso ao ovo. Se for for o caso já não são ovos, mas sim alevins. Não sei como é com as outras pessoas mas comigo os meus sempre eclodiram todos, mesmo os do fundo, pois não são sempre os mesmos, o macho vai apanhando e colocando em cima no ninho, mas alguns voltam a cair, além disso se estiverem com uma altura de água entre os 8cm e os 12cm não morrem com facilidade devido à pressão da água. Pode dar-se o caso de ele não apanhar os do fundo devido à falta de experiência. No entanto isso nunca aconteceu comigo. Eu acredito que ele os esteja a apanhar e nem te deste conta disso. Na minha primeira criação, achei que não iria escapar nenhum, pois eu via-os cair e o macho todo aflito a apanhar os mais de 200 ovos que iam caindo à vez. Pois bem quando os contei pela primeira vez ao fim de 5 semanas eram mais de 230 alevins. E chegaram a adultos cerca de 180. Não consegui ainda mais nenhuma criação tão numerosa. Foi sorte de principiante, lol Vai lá dar uma olhada e depois diz alguma coisa. Bom até á hora de almoço nada de mexidas no cubo...
migperes Publicado: Março 17, 2010 Autor Publicado: Março 17, 2010 Pois é meus amigos, esta minha primeira tentativa não surtiu resultado, não vejo nenhum alevin...vou-me reorganizar e tentar de novo noutro dia...dp digo qq coisa... Até mais...
António Lourenço Publicado: Março 18, 2010 Publicado: Março 18, 2010 Pois é meus amigos, esta minha primeira tentativa não surtiu resultado, não vejo nenhum alevin...vou-me reorganizar e tentar de novo noutro dia...dp digo qq coisa... Até mais... Olá boa sorte para a próxima... Antes de começares, se tiveres alguma dúvida coloca antes de iniciares. Assim, podemos te aconselhar melhor. Não desistas. Cumpr. António
Rúben Ferreira Publicado: Março 18, 2010 Publicado: Março 18, 2010 Boas! Pelo que dizes não encontras nenhum alevin. O que aconteceu aos ovos estão todos no fundo e não eclodiram? Ou desapareceram? Porque mais importante que voltar a repetir é saber o que se passou para não haver alevins. senão podes voltar a cometer o mesmo erro e depois acaba igual a esta vez. A minha mascote
migperes Publicado: Março 18, 2010 Autor Publicado: Março 18, 2010 Boas! Pelo que dizes não encontras nenhum alevin. O que aconteceu aos ovos estão todos no fundo e não eclodiram? Ou desapareceram? Porque mais importante que voltar a repetir é saber o que se passou para não haver alevins. senão podes voltar a cometer o mesmo erro e depois acaba igual a esta vez. Boas Diabrete, pois é, nem os do fundo nem os que estavam em cima no meio das bolhas eclodiram, ainda ta tudo como estava, a esperança é sempre, mas sempre a última a morrer e sempre que posso lá vou espreitar, para ver se há movimento, mas nada..O betta desinteressou-se por completo, passa o tempo ou no fundo do cubo ou "apoiado"numa rama de Fox tail que lá tenho...
Rúben Ferreira Publicado: Março 19, 2010 Publicado: Março 19, 2010 Boas! Ajudem-me aqui se estiver a errar mas parece-me que ou os ovos não foram fecundados e nesse caso o macho é possivelmente infértil ou então algo se passou para que eles não eclodissem. E não foi por o macho não os ir buscar ao fundo, pois pelos vistos até mesmo os que estão no ninho não eclodirem. Será que fungaram todos? Seria preciso ter um grande azar! (digo eu) Vamos supor que o macho é fértil e tentar perceber se houve algum erro da tua parte. A que temperatura estava a água do aquário? Tens alguma tampa no aquário? Se colocarmos todas as hipóteses de fora, se o macho for infértil da próxima vez vai acontecer a mesma coisa e ai ficamos a perceber logo o que se passou. A minha mascote
migperes Publicado: Março 19, 2010 Autor Publicado: Março 19, 2010 Boas! Ajudem-me aqui se estiver a errar mas parece-me que ou os ovos não foram fecundados e nesse caso o macho é possivelmente infértil ou então algo se passou para que eles não eclodissem. E não foi por o macho não os ir buscar ao fundo, pois pelos vistos até mesmo os que estão no ninho não eclodirem. Será que fungaram todos? Seria preciso ter um grande azar! (digo eu) Vamos supor que o macho é fértil e tentar perceber se houve algum erro da tua parte. A que temperatura estava a água do aquário? Tens alguma tampa no aquário? Se colocarmos todas as hipóteses de fora, se o macho for infértil da próxima vez vai acontecer a mesma coisa e ai ficamos a perceber logo o que se passou. Boas, então é assim, o aqua é um cubo da vodafone c/tampa, temperatura, cerca de 26º/27º e se ajudar o Ph é de +-6,8/7 Já agora como se processa a fecundação?? é que o meu só aperta, apanha e mais nada
Rúben Ferreira Publicado: Março 19, 2010 Publicado: Março 19, 2010 Boas! Bem dadas as condições, não estou a ver o que poderá ter causado a não eclosão dos ovos. Começo mesmo a ficar sem opções ou seja tudo indica esterilidade. Esperamos que não seja assim. Daqui por duas semanitas podes voltar a tentar. Se mais ninguém tiver ideias sobre o que possa ter causado isto, vamos esperar pela segunda tentativa. Boa sorte desde já. Depois diz alguma coisa, pois estou de facto curioso para saber se o macho é estéril ou não. A minha mascote
migperes Publicado: Março 19, 2010 Autor Publicado: Março 19, 2010 Boas! Bem dadas as condições, não estou a ver o que poderá ter causado a não eclosão dos ovos. Começo mesmo a ficar sem opções ou seja tudo indica esterilidade. Esperamos que não seja assim. Daqui por duas semanitas podes voltar a tentar. Se mais ninguém tiver ideias sobre o que possa ter causado isto, vamos esperar pela segunda tentativa. Boa sorte desde já. Depois diz alguma coisa, pois estou de facto curioso para saber se o macho é estéril ou não. Diabrete, de facto também fiquei intrigado, será que é estéril?? Huummmmm.... Bem, vou tentar com outro dos bettas e daqui a um par de semanas tento outra vez com o mesmo...
Recommended Posts