DMACHADO Publicado Março 16, 2010 Publicado Março 16, 2010 Boas a todos, Tenho a possibilidade de adicionar uns leds UV (390-400nm - UVA já perto do azul) à iluminação do meu plantado - actualmente 2x39W T5 6500k+8000k. A minha questão é a seguinte: além do aspecto estético com realce de cores etc, há algo a ganhar efectivamente no que diz respeito às plantas, algas ou outros factores, ou existe um lado negativo? Pretendia adicionar uns 5 leds espaçados a 10 ou 15 cm, ou talvez mais... Obrigado pelas opiniões. ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
Just_me Publicado: Março 18, 2010 Publicado: Março 18, 2010 O UVA é um espectro que chega á superficie terrestre em quantidades limitadas e que eventualmente vai despoletar um processo de produção de pigmentos protectores em algumas plantas. No entanto é preciso saber o que se esta a fazer quando se acrescenta UVA á radiação que atinge flora e fauna num aquario, em niveis elevados é também prejudicial. Alias, provavelmente vais ter um periodo de adaptação em que as reacções não serão as melhores, quer na fauna quer na flora. Não me parece que seja a melhor solução. O UVA não vai fazer nada no que toca a controlo de algas, para isso são precisos UVC em quantidade e numa zona contida para não atingir fauna, flora e seres humanos. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts