Vlad Publicado Dezembro 2, 2004 Publicado Dezembro 2, 2004 Boas Conforme o tempo passa melhor fica o meu aquário. Ontem tirei plantas aritificiais e pus naturais, troquei a lampada Philips de origem por um lâmpada especifica para plantas e peixes. Parece outro... pode ser de mim, mas até os peixes parecem ter outro comportamento, Barbos continuam activos mas deixaram de ser agressivos, Ramirezi come melhor, Corydoras mais activas... enfim... n coisas. Pensava que andar mais de dois anos a ler sobre aquas me ía dar a estaleca necessária para fazer um bom trabalho, mas a verdade é que tenho inúmeras dúvidas e depois de ver o know-how que há neste fórum não tenho outra hipótese senão reduzir-me à minha insignificância. Sobre o aquário: Capacidade: 80L Luz: 10H a 18W Amónia:0 Nitritos:0,1 pH:7,2 Temperatura: 26º Bomba de ar Filtro no Aquário (daqueles que estão numa caixa preta colada no aquário) 350L/H Por partes... 1. Embora a lâmpada seja especifica para aquário, 18W não é mau? A calha tem 60cm e disseram-me que não há mais do que 18W para 60cm. 2. Tenho sempre matéria em suspensão na água, como se fosse pó. É normal? Não me devo chatear com isso? Deve ser eliminada? Se sim, como? 3. O aqua está numa zona escura da casa. A luz acende-se automáticamente das 16H às 02H do dia seguinte. Dado que a zona onde está o aquário é escura, parece-me que esta configuração é correcta, o que acham? 4. Dado que o areão é "normal" e não tenho substrato para alimentar as plantas, coloquei umas pastilhas de adubo e comprei uma solução de alimento para as plantas. A questão é, que testes devo comprar, e como posso garantir algum sucesso na criação das plantas, dado que não entendo nadinha de plantas naturais. Obrigado pela vossa ajuda Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Vlad Publicado: Dezembro 2, 2004 Autor Publicado: Dezembro 2, 2004 Ois O aqua tem pouco tempo de montagem, vai a caminho dos dois meses. Em relação ao pH e ao Ramirezi (que é Rei e Senhor deste aquário) o meu objectivo é chegar a pH 7. Será suficiente? Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
André Costa Publicado: Dezembro 2, 2004 Publicado: Dezembro 2, 2004 oi vlad, Olha... em principio tens pouca potência de luz para um plantado, mas resta saber a quantidade de plantas que tens e aquilo que queres fazer... Quanto à bomba de ar para as plantas não é muito bom... mas como te digo, tudo depende das prioridades e configurações que queres dar ao aqua... Cumps André Citar
Vlad Publicado: Dezembro 2, 2004 Autor Publicado: Dezembro 2, 2004 Eu vou tirar umas fotos e disponibilizar online. Que outros dados posso dar? Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 3, 2004 Publicado: Dezembro 3, 2004 Boas Vou tentar ajudar-te no que sei... 1. Embora a lâmpada seja especifica para aquário, 18W não é mau? A calha tem 60cm e disseram-me que não há mais do que 18W para 60cm.A lampada é de facto "curta" mas para 60cm não há mais potentes. A solução é instalar mais que uma. Como tens 80L e para teres as plantas em ordem precisas aí de 0,5w/l ou 1w/l dependendo da planta. Ou seja, precisarias entre 40 e 80w de luz. 2. Tenho sempre matéria em suspensão na água, como se fosse pó. É normal? Não me devo chatear com isso? Deve ser eliminada? Se sim, como? Se tens troncos ou fundo de areia muito fina pode ser disso. Normalmente pode ser um sintoma de filtragem insuficiente (que resolves bem metendo uma bomba mais potente nesse filtro), ou pode ser uma corrente de água a levantar os detritos do fundo. É algo desagradável e que se retira facilmente se colocares lã filtrante no filtro. 3. O aqua está numa zona escura da casa. A luz acende-se automáticamente das 16H às 02H do dia seguinte. Dado que a zona onde está o aquário é escura, parece-me que esta configuração é correcta, o que acham?Parece bem... embora com plantas devesses ter um periodo de 12h de luz... talvez das 14h às 2h. Calculo que tenhas este setup para poderes ver os peixes à noite... 4. Dado que o areão é "normal" e não tenho substrato para alimentar as plantas, coloquei umas pastilhas de adubo e comprei uma solução de alimento para as plantas. A questão é, que testes devo comprar, e como posso garantir algum sucesso na criação das plantas, dado que não entendo nadinha de plantas naturais. Se tens peixes que gostam de "fuçar" o areão como é o caso das corridoras as pastilhas são uma má opção pois elas nas suas pesquisas vão-tas levantar e as pastilhas sujam muito a água. Testes para as plantas quase não se justificam a não ser que pretendas um plantado daqueles com muita planta. Eu aqui por casa utilizo apenas o fertilizante liquido e a minha mulher (que tem as plantas no aqua) o unico teste especifico que usa é o de ferro. Para plantas saudáveis devias ter além da luz, injecção de co2. Se procurares encontras aqui no forum algumas "receitas" Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
MCatalao Publicado: Dezembro 4, 2004 Publicado: Dezembro 4, 2004 a mim não fazem mal até tenho um peixe gato de 10 cm e numca me atirou com as plantas para fora do areão, até tive ke plantar glosso com ele é verdade ke andou a mexer no areão onde estava a glosso, mas com os grandes bigodes que servem de sensor teem um pouco de mais kuidado... Citar
Rafa Publicado: Dezembro 5, 2004 Publicado: Dezembro 5, 2004 Ó pa é curioso porque eu também tenho esse mesmo problema do pó no aqua. E o pior é k n tenho certeza da origem desse mesmo pó, mas desconfio que seja mesmo das pastilhas. É que tal como tu n tinha substrato nenhum e depois é que pus as tais pastilhas. A partir do momento que eu as pus apareceu o tal pó. Ainda outro dia, estava a mudar uma planta de sítio e ao mexer no areão lá apareceu-me o pó todo outra vez. Realmente n sei se é efectivamente o mesmo pó, e se pode ser isso das pastilhas o k esta a o criar, mas desconfio que seja. :D Averigua melhor as tuas pastilhas pode ser que encontres a resposta! Citar
Vlad Publicado: Dezembro 5, 2004 Autor Publicado: Dezembro 5, 2004 No caso do meu aqua tenho a certeza que não é das pastilhas. Já tinha esse pó antes de as colocar. Neste momento tenho quase a certeza absoluta que é da bomba de ar que tenho no centro do aquário. Como coloquei as plantas estou a pensar em retirar essa bomba, até porque penso que é prejudicial para as plantas, embora não entenda porquê. Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 5, 2004 Publicado: Dezembro 5, 2004 A bomba de ar é prejudicial por um motivo muito simples... agita a superficie da água promovendo um aumento substancial das trocas gasosas. Ora, como as plantas precisam de co2 dissolvido na água para realizarem a fotosintese e se a agitação da água faz com que o co2 se escape mais depressa as plantas ficam em "maus lençois" não é? Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Vlad Publicado: Dezembro 5, 2004 Autor Publicado: Dezembro 5, 2004 A bomba de ar é prejudicial por um motivo muito simples... agita a superficie da água promovendo um aumento substancial das trocas gasosas. Ora, como as plantas precisam de co2 dissolvido na água para realizarem a fotosintese e se a agitação da água faz com que o co2 se escape mais depressa as plantas ficam em "maus lençois" não é? Faz sentido. Quais são os sintomas de falta de CO2? Pergunto isto porque uma das plantas tem folhas largas e parace que se estão a "enrolar", como se encarquilhassem. É uma planta vermelha, as verdes apresentam-se com óptimo aspecto. Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 5, 2004 Publicado: Dezembro 5, 2004 Sem Co2 as plantas definham... Essa de folha vermelha a encarcilhar pode ser falta de luz... mas pouco mais te sei dizer pois de plantas só sei que os meus peixes gostam de as comer O melhor é perguntares no subforum das plantas que de certeza te orientam bem Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts