SLF Publicado Março 14, 2010 Publicado Março 14, 2010 Boa noite Estou a iniciar-me neste hobby pelo que o meu conhecimento é bastante limitado. No entanto dediquei-me na ultima semana a ler tópicos do forum e não só e creio que já defini um plano de acção para o meu projecto de montagem de aquário. Já tenho algumas ideias sobre equipamento: Dimensão: 100L (80x36x40) Filtro Externo: EHEIM 2213 volume-250-debito 440 L/H Termostato: Jager 100W Iluminação: ainda não sei --> agradecia sugestões Em termos de plantas estou a pensar nas seguintes: Vallisneria spiralis Egeria higrofilas Rosanervig anubia musgo de java Que tipo de substracto preciso? Em relação aos peixes estou a pensar à volta destes: neons guppies ottos como limpa vidros Corydoras aeneus como limpa fundos Paratocinclus jumbo Ramirezis Gostaria de saber se estou no caminho certo em termos de compatibilidade entre peixes e plantas bem como em relação a dimensionamento e qualidade do equipamento pensado para o aquário, bem como outras sugestões (plantas, peixes, equipamentos, outros...) Obrigado! FT Citar
Quo Publicado: Março 14, 2010 Publicado: Março 14, 2010 em anubias, sugiro-te a anubia nana, Anubias afzelii, Anubias 'coffeefolia' valisneria escolhes-te bem. musgo de java, qual o objectivo? tenho, mas não me parece boa planta, hoje não compraria, entope o filtro... é uma planta "overrated" e nem é tão facil como pode parecer, pelo menos a mim... podes fazer zonas verdes, com um verde bem mais apelativo, com bola de musgo, na verdade uma alga, que inibe o crescimento de algas más, e pode ser moldada, nao necessita de ficar com forma de bola. as plantas que escolheste são pouco exigentes, logo umas T5 ou T8 normais fazem bem o serviço, eu até tenho T4 com essas plantas, dá e sobra. T4, T5 e T8 são tubos fluorescentes, considera-se que a T5 tem uma proporção consumo/luz muito eficiente. Citar
SLF Publicado: Março 14, 2010 Autor Publicado: Março 14, 2010 em anubias, sugiro-te a anubia nana, Anubias afzelii, Anubias 'coffeefolia' valisneria escolhes-te bem. musgo de java, qual o objectivo? tenho, mas não me parece boa planta, hoje não compraria, entope o filtro... é uma planta "overrated" e nem é tão facil como pode parecer, pelo menos a mim... podes fazer zonas verdes, com um verde bem mais apelativo, com bola de musgo, na verdade uma alga, que inibe o crescimento de algas más, e pode ser moldada, nao necessita de ficar com forma de bola. as plantas que escolheste são pouco exigentes, logo umas T5 ou T8 normais fazem bem o serviço, eu até tenho T4 com essas plantas, dá e sobra. T4, T5 e T8 são tubos fluorescentes, considera-se que a T5 tem uma proporção consumo/luz muito eficiente. o musgo era para o caso dos guppies se reproduzirem e os pequenos se poderem esconder no musgo. com que tipo de musgo se pode fazer essa bola? em termos de potência de luz o que é recomendável? Citar
Quo Publicado: Março 14, 2010 Publicado: Março 14, 2010 não entendeste, o "musgo" é uma bola. é assim na natureza, fica, é estranho, depois podes moldá-lo e fica muito melhor que musgo de java, se bem que a natureza é diferente, a bola de musgo tende a crescer em bola, e o musgo a espalhar. A bola podes moldar, meter em cima de troncos, entre as pedras, ou a fazer de tapete. o verde é clarinho e mais vibrante, também servirá para a reprodução. com a Egeria que metes, também penso que é boa para a reprodução. Eu no momento para um aqua de 100 cm, tenho 64 Watts, é mais que suficiente para as plantas em questao, que precisam em média 50W. Suficiente para essas plantas, mas será pouco para plantas de tapete por exemplo, aquelas que fazem relvado, exigem por norma bastante em termos de luz. Citar
SLF Publicado: Março 14, 2010 Autor Publicado: Março 14, 2010 (editado) ok, entendi a questão do musgo. em relação ao restante equipamento é o adequado? Editado Março 14, 2010 por SLF Citar
Quo Publicado: Março 14, 2010 Publicado: Março 14, 2010 (editado) ok, entendi a questão do musgo. em relação ao restante equipamento é o adequado? sim, escolheste bem. o termoestato está ok. a filtragem é um pouco abaixo do ideal que seria 500 L/H, mas como é externo... é um bom bonus. Editado Março 14, 2010 por Quo Citar
SLF Publicado: Março 14, 2010 Autor Publicado: Março 14, 2010 (editado) Mais questões: 1 - Que tipo de substrato e areão devo colocar para as plantas que tenciono : Vallisneria spiralis Egeria Microsorum pteropus higrofilas Rosanervig anubia nana Anubias barteri 'coffeefolia' Ha outras plantas que sugiram? 2 - Em relação à compatibilidade entre peixes e plantas, alguma coisa apontar? Peixes: neons guppies ottos como limpa vidros Corydoras aeneus como limpa fundos Paratocinclus jumbo Ramirezis Editado Março 15, 2010 por SLF Citar
Quo Publicado: Março 15, 2010 Publicado: Março 15, 2010 (editado) Mais questões: 1 - Que tipo de substrato e areão devo colocar para as plantas que tenciono : Vallisneria spiralis Egeria Microsorum pteropus higrofilas Rosanervig anubia nana Anubias barteri 'coffeefolia' qualquer um. estou a usar areia no momento para isso. mas podes meter o que quiseres. Apenas em relação ao aspecto apelativo, escolhe um areão praticamente monocolor. areão negro, akadama (castanho), elos terra (castanho), areia fina de silica (branca), são boas opções. Nota que Microsorum pteropus não devem ser enterradas as raizes, mas antes ancorados a rochas ou troncos. As anubias são comumente postas entre troncos ou pedras da mesma forma que os fetos de java. Nota também que Egeria e hygrophilas vao crescer bem, e de forma caotica, e com as valisnerias no meio, ficas com um matagal diversificado demais. As valisnerias crescem bem, mas de forma mais ordeira e interessante. Eu neste momento tenho Higrophilas com valisnerias num aquario e Egerias com valisnerias noutro. quer as egerias quer as valisnerias são bons refugios de peixes. para ciclideos, tens que usar pedras, excepto os escalares que preferem valisnerias. Não metas muitas plantas diferentes, tens que impor-te um limite de especies, as que mais curtes. Antes vale muitas de uma espécie, que uma de todas as espécies. 2 - Em relação à compatibilidade entre peixes e plantas, alguma coisa apontar? Peixes: neons guppies ottos como limpa vidros Corydoras aeneus como limpa fundos Paratocinclus jumbo Ramirezis não vejo qualquer problema. No entanto os guppies são peixes com caudas artificializadas e não sei até que ponto é boa ideia po-los num comunitário com ciclideos ou tetras, com esses peixes (Tetra Neon e Ciclideo Anão de Ramirez) penso não haver problema... penso... os peixes da familia dos ciclideos são peixes mais complexos que o normal. Algum gosto especial por guppies? se gostas coloca, se apenas tens curiosidade por falarem muito, acredita que não valem a pena. Vai-te estragar o aspecto natural do aquario. Em relação aos peixes machucarem as plantas. lol. não, não terás problemas, e entao com as plantas em questao, muito menos. lol otos tens que ver quantos tens que ter. para um aquario de 100 L, tens que ter já uma boa quantidade, nada menos que 5. 7 é um bom numero. Mas não é considerado muito para o aquario em questao. Neons, preferencialmente 7 ou mais. Ramirezi, um ou casal. Não te esqueças da ciclagem, começa por ter o aquario a funcionar em completo, e a te dedicar à plantação, areão, pedras ou troncos nas proximas semanas. Editado Março 15, 2010 por Quo Citar
SLF Publicado: Março 15, 2010 Autor Publicado: Março 15, 2010 qualquer um. estou a usar areia no momento para isso. mas podes meter o que quiseres. Apenas em relação ao aspecto apelativo, escolhe um areão praticamente monocolor. areão negro, akadama (castanho), elos terra (castanho), areia fina de silica (branca), são boas opções. Nota que Microsorum pteropus não devem ser enterradas as raizes, mas antes ancorados a rochas ou troncos. As anubias são comumente postas entre troncos ou pedras da mesma forma que os fetos de java. Nota também que Egeria e hygrophilas vao crescer bem, e de forma caotica, e com as valisnerias no meio, ficas com um matagal diversificado demais. As valisnerias crescem bem, mas de forma mais ordeira e interessante. Eu neste momento tenho Higrophilas com valisnerias num aquario e Egerias com valisnerias noutro. quer as egerias quer as valisnerias são bons refugios de peixes. para ciclideos, tens que usar pedras, excepto os escalares que preferem valisnerias. Não metas muitas plantas diferentes, tens que impor-te um limite de especies, as que mais curtes. Antes vale muitas de uma espécie, que uma de todas as espécies. não vejo qualquer problema. No entanto os guppies são peixes com caudas artificializadas e não sei até que ponto é boa ideia po-los num comunitário com ciclideos ou tetras, com esses peixes (Tetra Neon e Ciclideo Anão de Ramirez) penso não haver problema... penso... os peixes da familia dos ciclideos são peixes mais complexos que o normal. Algum gosto especial por guppies? se gostas coloca, se apenas tens curiosidade por falarem muito, acredita que não valem a pena. Vai-te estragar o aspecto natural do aquario. Em relação aos peixes machucarem as plantas. lol. não, não terás problemas, e entao com as plantas em questao, muito menos. lol otos tens que ver quantos tens que ter. para um aquario de 100 L, tens que ter já uma boa quantidade, nada menos que 5. 7 é um bom numero. Mas não é considerado muito para o aquario em questao. Neons, preferencialmente 7 ou mais. Ramirezi, um ou casal. Não te esqueças da ciclagem, começa por ter o aquario a funcionar em completo, e a te dedicar à plantação, areão, pedras ou troncos nas proximas semanas. Quo, antes de mais obrigado pela disponibilidade e pelas observações e sugestões. De facto escolhi algumas tendo em conta o aspecto visual e o que li sobre o grau de manutenção e exigência. Vou rever a questão da diversidade das plantas tal como referiste. Ainda em relação ao substracto, aconselhas algum tipo de substracto fertil? Algumas marcas mais indicadas? Já agora, tendo em conta a capacidade do aqua, qual a proporção de substrato fertil (caso coloque) e areão? Em relação aos peixes, vou seguir a tua recomendação em relação aos guppies. Não faço assim grande questão em tê-los, admito que os escolhi mais por ser mais popular para iniciantes que propriamente pela estética. Sim, vou cumprir a questão da ciclagem antes de colocar lá qualquer tipo de fauna. Como não me quero precipitar, apenas quero assegurar que tudo seja bem planeado para minimizar as dificuldades. Já pedi vários orçamentos para os aquas, bem como ando a ver de móvel para o colocar (tenho o da Juwel sob mira). Tenho algumas duvidas na iluminação, não propriamente na potência necessária, mas no equipamento a utilizar, mas já abri outro tópico na secção dos equipamentos, para que me esclareçam a dúvida. Citar
gervas Publicado: Março 15, 2010 Publicado: Março 15, 2010 (editado) sim, escolheste bem. o termoestato está ok. a filtragem é um pouco abaixo do ideal que seria 500 L/H, mas como é externo... é um bom bonus. Não é bem assim... Para 100 litros, ele ficava bem servido já com um filtro com uma clearance de 300L/h. E mesmo se escolhesse algo mais fraco, ficaria bem servido na mesma, caso quisesse ir para um plantado. Essa ideia de que os filtros devem ser fortes para caramba e de que a água deve estar sempre limpa que nem um cristal á algo redutora.... Alguma sujidade em suspensão nunca fez mal a ninguém, e mesmo essa acaba por assentar, o que as plantas agradecem. Quanto ao uso de Marimo Balls em substituição de musgo, é algo arriscado a meu ver. Se é para ter Marimo Balls, força, agora se é para substituir musgo, acho que é um risco demasiado grande que estás a tomar. A Cladophora é dificil de matar assim que se instala, e a melhor maneira de contaminar um aquário com Cladophora é introduzir Marimo Balls no teu aquário... Quanto ao musgo entupir o filtro das duas uma, ou tens um filtro forte demais para o volume de água, ou então estás a colocar o musgo demasiado perto do Intake do filtro, e assim estás a pedir problemas=P sabes uma boa maneira de reduzires isso? Simples metes uma moita relativamente densa em volta do Intake do Filtro, e assim as plantas de caule alto actuam como um pré-filtro "filtrando" bocados de musgo ou bocados maiores que ficam presos entre os caules das plantas. Das plantas que falaste, SLF, penso que estás a dar demasiado enfase a plantas de crescimento lento, com metabolismos mais lentos, deixando muitos nutrientes na coluna de água sem serem mobilizados para as plantas. Sabes o que quase de certeza te vai acontecer? Alguedo nisso=S As valisnérias são plantas bonitas, e como o Quo disse, ordeiras, mas convém que tenhas em consideração uma coisa, são demasiado ordeiras, direi mesmo monotonas, e têm um hábito irritante de ter folhas em grande quantidade, e de grande e longa dimensão, obscurecendo rapidamente o teu aquário. Em minha opinião, as Valisnérias que são plantas lindas, devem ser apenas utilizadas em aquários de maiores dimensões, e de preferência fundos. Por exemplo para profundidades de 50 a 60 para cima. Para tanques pouco profundos utiliza apenas plantas de caule, e mesmo dentro dessas, escolhe bem as que melhor se te adequam. Por exemplo para iniciar um aquário e estabilizar a coisa tens as Hygrophila polysperma, têm um crescimento explosivo, mas em contrapartida têm tendência para esgotar totalmente os nutrientes na coluna de água. As Egerias são fantásticas, e aqui devo discordar totalmente do QUO, não são caóticas nem nada que se lhe pareça, crescem em direcção á luz, somente isso, fazem realmente um matagal, o que vejas por onde vejas é bastante fantástico, e não têm o hábito irritante de andar a lançar folhas de um lado ao outro do aquário como o raio das valisnérias gostam de fazer em tanques pouco profundos. Têm um crescimento mais lento em comparação com as hygrophilas, embora sejam também plantas de crescimento rápido, e têm algo excelente que nenhuma das outras duas espécies que te falei até agora têm: segregam antibióticos na coluna de água que previnem ou pelo menos dificultam o desenvolvimento de algas. Convém que ponderes bem o que queres para o teu aquário, porque só tu escolhes o que queres fazer dele, se queres fazer um jardim de calhaus com algumas plantas atiradas ao vento, se queres um jardim subaquático, se queres uma mistura dos dois etc. Quanto ao substrato, se queres plantas, esquece a Areia de Sílica, é demasiado compacta, e demasiado branca para as plantas se darem bem, e sobressair a sua cor, mas se fazes questão de usar areia, escolhe areias de grão mais grosso, por exemplo areia do rio, bem lavada e fervida pode ser fantástica. Areia de sílica não é má de todo, se planeares ter somente plantas de caule, porque para plantas de raiz, um pouco mais exigentes podes ter alguns problemas dado ao seu pequeno grão que facilmente compacta, e impede a respiração do solo e raizes. Os ramirezis e neons com gupies não tem qualquer problema, a menos que sejas preciosista ao ponto de considerar o pH optimo para os gupies como ponto de incompatibilidade. Se quiseres manter essas 3 espécies juntas, considera sempre o pH necessário para a espécie mais sensível, neste caso, o ramirezi, por isso conta apontar para pH's mais ácidos e durezas mais baixas. E visto que és ainda um principiante, não te aconselho a partir para os Ramirezis, pois estes não são peixes de principiante, podem parecer simples de manter etc, mas não são peixes para iniciantes, ainda com poucas noções de como funcionam as coisas. O meu conselho neste sentido é mantém-te pelos neons, gupies e outras espécies resistentes, e deixa as espécies mais sensíveis para mais tarde, quando já dominares a coisa. Os Ramirezis não são dos peixes mais difíceis de manter, mas também não são peixes para quem está a iniciar. Quanto aos ottos sou forçado a discordar novamente do QUO, os ottos são na sua maioria das especies, peixes herbivoros altamente eficientes, e para um tanque tão pequeno quanto 100l, nesse número, esgotam as reservas de algas utilizáveis para a sua alimentação, e entrem em subnutrição, e em casos extremos morrem, não convém pensar somente no presente no que respeita a otos, deve-se pensar a longo prazo, será que o aquário a longo prazo, com a sua estabilização e redução das algas, irá conseguir alimentar os otos? Sim, não, talvez? E depois caso não como vai ser? Deixas os peixes morrer? Mais vale optar por usar menos otos, e ter a certeza que têm sempre o que comer do que fazer estes andarem sempre a passar fome. Podes andar a deitar espinafres e vegetais semi cozidos só para eles, mas não só é chato, como corres o risco de estragar a qualidade da água. Para além disso, não é aconselhável a introdução de ottos em aquários semi montados, pois, como deves imaginar, não irão encontrar algas suficientes para se alimentar, e simplesmente morrer. Quanto ao numero direi que 5-7 é um numero algo exagerado, no máximo dos máximos para um tanque desse tamanho direi, 3-4 no máximo, mas começa mesmo com 2 e depois aumentas caso queiras, mais vale começar por poucos e depois aumentar o numero. Dá uma leitura em http://www.otocinclus.com/ para descobrires algumas coisas acerca das espécies destes animais. Para além disso não consideres somente os otos para equipa de limpeza de algas, pensa noutros comedores de algas para manter em simultâneo, porque os ottos não são a cura para todas as algas, existem vários tipos de algas, que os ottos nem sequer tocam, pensa, caso tenhas acesso, em Caridina japónica, e outros comedores de algas se queres ter uma equipa de limpeza mais completa, sem nunca esquecer que por melhor equipa de limpeza que tenhas, ela nunca irá aniquilar as algas sozinha.... Quanto á "artificialidade" dos gupies e dos aquários plantados densos tipo "jardim subquático", penso que há coisas bem mais artificiais que eles de longe....... Talvez manter peixes de zonas dispares talvez.... Mas bem quem sou eu para apontar dedos... Aspecto natural do aquário, é discutível, os únicos aquários naturais, são os biótopo, tanto a nível de plantas como peixes, o que implica um uso rigoroso de peixes e plantas que coabitem na natureza, o que é muito difícil pois, poucas pessoas no circulo amador realmente conhecem os biótopos e biomas em questão. Desse modo, nem mesmo os aquários do ti amano são naturais lol. Se fossemos a olhar para a naturalidade teríamos também predadores, invertebrados parasitas, e invertebrados predadores e insectos, ora não temos pois não? =P Editado Março 15, 2010 por gervas Citar The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
SLF Publicado: Março 15, 2010 Autor Publicado: Março 15, 2010 Quanto ao substrato, se queres plantas, esquece a Areia de Sílica, é demasiado compacta, e demasiado branca para as plantas se darem bem, e sobressair a sua cor, mas se fazes questão de usar areia, escolhe areias de grão mais grosso, por exemplo areia do rio, bem lavada e fervida pode ser fantástica. Areia de sílica não é má de todo, se planeares ter somente plantas de caule, porque para plantas de raiz, um pouco mais exigentes podes ter alguns problemas dado ao seu pequeno grão que facilmente compacta, e impede a respiração do solo e raizes. Obrigado pela resposta exaustiva, gervas. Vou ainda dissecar os comentários que fizeste sobre as plantas e os peixes e mais tarde colocarei mais questões. Agora a dúvida que tenho, isto para fazer uma estimativa do material que necessito, podem-me recomendar algumas marcas interessantes para substracto e areão? E já agora quantidades de cada para o tamanho do áqua que quero. Citar
gervas Publicado: Março 15, 2010 Publicado: Março 15, 2010 Para começar, e visto que ainda não tens experiencia, aconselho-te a ir para o mais barato que arranjes, e aumentar e melhorar a partir disso em montagens subsequentes. Não te digo para ires já para a Akadama, e substratos caros, começa pelo barato, aprende o que necessitas, e quando recomeçares já tens as bases que precisas para eliminar erros etc, e podes cometer novos erros e aprender com eles etc. Gastar fortunas em substratos(que não são baratos) em inicio de actividade não é uma boa politica, imagina que não te dás bem, te fartas, ou não achas piada e desistes da aquariofilia? Ao menos não gastaste uma pequena pecúnia em substratos xpto e restante material etc. Começa pelo artesanal para as coisas que possas, por exemplo areão, substrato, iluminação etc. Citar The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
SLF Publicado: Março 15, 2010 Autor Publicado: Março 15, 2010 Para começar, e visto que ainda não tens experiencia, aconselho-te a ir para o mais barato que arranjes, e aumentar e melhorar a partir disso em montagens subsequentes. Não te digo para ires já para a Akadama, e substratos caros, começa pelo barato, aprende o que necessitas, e quando recomeçares já tens as bases que precisas para eliminar erros etc, e podes cometer novos erros e aprender com eles etc. Gastar fortunas em substratos(que não são baratos) em inicio de actividade não é uma boa politica, imagina que não te dás bem, te fartas, ou não achas piada e desistes da aquariofilia? Ao menos não gastaste uma pequena pecúnia em substratos xpto e restante material etc. Começa pelo artesanal para as coisas que possas, por exemplo areão, substrato, iluminação etc. ok, e podes-me dar uma ideia em relação a marcas dos mesmos bem como as quantidades para a dimensão do aqua? Citar
Quo Publicado: Março 15, 2010 Publicado: Março 15, 2010 (editado) é assim gervas, Quando se juntam peixes de zonas diferentes, chama-se aquario comunitario, e o seu aspecto é natural e apelativo, quando metes areão do rio, uns guppies lá dentro, chama-se parolice. Quando os peixes sao da mesma zona chama-se aquário de biotopo. A diferença de preço desse areão para outros que disse (se callhar o elos terra é mesmo caro), não é nada por ai alem. Agora, é claro, tem a ver com o gosto de cada um. E, ele ainda está a definir o que vai curtir. Toda a gente é diferente, graças a deus. Mas começar com um deses, ja poupa dinheiro, e deitar esse areao do rio fora ou por no tabuleiro WC do gato para poupar uns cobres em areia de gato, o que alias foi o que fiz. Areão preto, tal como a areia de silica e a akadama, reforça as cores das plantas, so que a areia de silica, reforça o aspecto apelativo dos peixes, além da tonalidade aquática natural. Nota que nao estou a falar em fotos, mas aspecto apelativo aos olhos e efeito decorativo na casa. Não posso falar muito da akadama e a sua versao melhor o Elos Terra, ja vi aquarios com isso, ao vivo, e também parece funcionar muito bem. filtro: quanto mais potente melhor, quanto menos potente pior, deve ter potencia para poder manter o aquario limpo. E, circular a água. Isto tem a ver com a qualidade de vida dos peixes e o aspecto do aquario. o filtro em questao é certo que é mais que suficiente, por ser externo, logo mais material filtrante. valisnerias: crescem, mas existe uma coisa chamada tesoura, eu até uso as maos. e é a unica manutenção que tens a fazer. é uma manutenção simples e espaçada. Isso se queres fazer, eu as vezes deixo crescer. Podes manter valisnerias com aquarios de qualquer altura, mesmo em nanos com 20 cm de altura. Basta cortar à feição, funciona como os cabelos humanos. O Gervas deveria era tomar algo para as dores de estomago, porque deve ter comido algo estragado. otos: Caso se esgotem as algas, lol, dá pastilhas de peixes de fundo. eles comem, infelizmente... Olha o Tio Amano, aquariofilista a serio, e não aquela parola inglesa com o aquario todo em mau estado e peixes muito fixes e que nao usa filtro, aconselha por 20 otos num aqua de 100 L. ramirezi: pode deixá-lo para o fim, quando o aquario tiver dois meses a funcionar. A areia de silica é demasiado compacta e branca para as plantas se darem bem. mais uma pérola que vou guardar junto ao coração. escusado será dizer que aconselho a nao cometer os mesmos erros que cometi (e muitos outros cometeram), e comprar logo algo de jeito. isto é comprar um aquario com bom tamanho, um filtro em condições, e um areao em condições e só assim pouparás dinheiro. Eu antes do aquario actual, estourei muito dinheiro noutros aquas, e com esse dinheiro teria um bom aqua. Estou muito arrependido. Fiz as contas e dava-me outro aqua de 1 metro. Isto porque nao conhecia este forum, mas também se conhecesse, ainda me calhariam conselhos do Gervas... o que quanto a mim dariam mau resultado. Editado Março 15, 2010 por Quo Citar
gervas Publicado: Março 15, 2010 Publicado: Março 15, 2010 (editado) Nunca te esqueças que aqui o nosso colega SLF, está a iniciar, muito não sabe ainda, muito irá aprender e gostar e apreciar nos seus animais, convém iniciar por algum lado, ao contrário de saltar para águas sem pé, quando ainda está a aprender a "nadar". Não pode ser. Estás a ser um pouco abusivo ao pôr o ti Amano superior a uma Walstad, ou uma Kasselmann, não achas? Ao menos essas "parolas" (como tu lhe chamas) contribuíram com algumas bases cientificas que até á data tanta falta faziam, para aquilo que tu dizes que o Amano faz, ao passo que o tio Amano, apenas aplicou uma filosofia preexistente ao hobby e teve a sorte de criar um estilo novo, no fundo, do que lês nos livros dele, pouco foi efectivamente "inventado" por ele, não que isso não tenha valor, tem, mas não tem o mesmo peso que pesquisa cientifica que produz novo conhecimento para tu e eu aplicarmos. Quanto ao aquário da Walstad a que tu te referes, bem, se leres bem, verás que não é dela, é da jornalista que escreveu o artigo que postei há umas semanas. Chames-lhes parolas ou que termo depreciativo queiras, mas tomaras tu, alguma vez aspirar a ter metade da formação académica e metade das experiências de vida na area da biologia, botanica, aquariofilia, e exploração dos biotopos originais que elas têm. Tanto uma como a outra dão um bailinho em termos de conhecimentos ás coqueluches actuais do aquariofilismo, sejam eles o Oliver Knott, o Amano, o Dave Chan, e muitos outros. Podes não apreciar os trabalhos e estilos de manutenção dos aquários delas, mas gostos são gostos. Quanto aos filtros gostaria de saber onde te baseias para estares a falar com tanta agressividade, falar de alto é muito engraçado, mas saber porque e onde se vai buscar já é outra conversa.... Filtros aconselha-se 3 vezes mais que o volume do tanque, menos mesmo se planeares para algo denso. Não enveredes pela parte do Ultralimpismo no aquário, que para iniciar não vais lá. Até te digo mais, para ter plantas, é preferivel uma filtragem mais lenta, e deixar alguns excrementos no fundo, que a seu tempo ajudam na fertilização. Está bem que se calhar o Ti Amano, e outros te dizem que os tanques devem ter uma água cristalina etc, mas não te esqueças que eles são de uma cultura em que há diferentes valores, e em que a sujidade é vista como algo impuro, ao passo que nós encaramos a sujidade como algo parte da natureza. Agora se queres ter peixes que te sujem a água, como os C. Africanos ou discus, aí então concordo, haja filtro para limpar a coisa, agora para espécies mais pequenas, e calmas, um caudal maior pode não só não ser preciso como nocivo para peixes e plantas, lê os livros da Walstad, da Ratajj e da Kasselmann. Já agora vai lá ver o preço dos areões mais caros, e verás que não é barato, o areão de rio, não só é barato, como potencialmente gratuito se souberes onde o ir apanhar, e presta-se bem mais para aquários de principiante. Nunca te esqueças que o SLF está a começar e por isso irá cometer erros, todos cometemos, e cometeremos, por isso não vale a pena estar agressivo. Se o aconselhei a ir para coisas mais low range para iniciar e aprender, é por que é o que eu próprio diria a um familiar apostado em começar. Quanto ás pastilhas de algas, fico feliz que tu tenhas dinheiro para esbanjar, eu pessoalmente não o tenho, por isso a equipa de limpeza, nomeadamente os otos, e corys, têm que viver do que houver pelo aquário. Alimentos, só vivo e flocos, não há dinheiro para se andar a gastar em pastilhas especificas. E diga-se de passagem que quando se está a iniciar se deve simplificar a coisa e não complicar, ou seja os otos comem algas, porque é gratuito e mais simples. Quanto á pérola, fico feliz, porque mostraste o quanto tu estás aberto ás opiniões alheias. Ataques pessoais, não faço, o que digo (e tanto digo esteja bem ou esteja mal), digo com a minha experiência pessoal (afinal de contas não foi ontem montei o meu primeiro aquário, não sou o mais conhecedor, nem o menos informado, mas sei umas coisas), e do que pesquiso em livros e publicações com alguma fundamentação. Mas presunção e água benta cada um toma a que quer. O assunto para mim termina aqui, isto não é sitio para bitch slapping, nem eu tenho paciencia para isso. SLF da minha opinião podes contar comigo á vontade, qualquer coisa é só perguntar. Editado Março 15, 2010 por gervas Citar The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
gervas Publicado: Março 15, 2010 Publicado: Março 15, 2010 (editado) Double Post, o Firefox está lento. Editado Março 15, 2010 por gervas Citar The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
SLF Publicado: Março 15, 2010 Autor Publicado: Março 15, 2010 (editado) é assim gervas, Quando se juntam peixes de zonas diferentes, chama-se aquario comunitario, e o seu aspecto é natural e apelativo, quando metes areão do rio, uns guppies lá dentro, chama-se parolice. A diferença de preço desse areão para outros que disse (se callhar o elos terra é mesmo caro), não é nada por ai alem. Agora, é claro, tem a ver com o gosto de cada um. E, ele ainda está a definir o que vai curtir. Toda a gente é diferente, graças a deus. Mas começar com um deses, ja poupa dinheiro, e deitar esse areao do rio fora ou por no tabuleiro WC do gato para poupar uns cobres em areia de gato, o que alias foi o que fiz. Areão preto, tal como a areia de silica e a akadama, reforça as cores das plantas, so que a areia de silica, reforça o aspecto apelativo dos peixes, além da tonalidade aquática natural. Nota que nao estou a falar em fotos, mas aspecto apelativo aos olhos e efeito decorativo na casa. Não posso falar muito da akadama e a sua versao melhor o Elos Terra, ja vi aquarios com isso, ao vivo, e também parece funcionar muito bem. filtro: quanto mais potente melhor, quanto menos potente pior, deve ter potencia para poder manter o aquario limpo. E, circular a água. Isto tem a ver com a qualidade de vida dos peixes e o aspecto do aquario. o filtro em questao é certo que é mais que suficiente, por ser externo, logo mais material filtrante. valisnerias: crescem, mas existe uma coisa chamada tesoura, eu até uso as maos. e é a unica manutenção que tens a fazer. é uma manutenção simples e espaçada. Isso se queres fazer, eu as vezes deixo crescer. Podes manter valisnerias com aquarios de qualquer altura, mesmo em nanos com 20 cm de altura. Basta cortar à feição, funciona como os cabelos humanos. O Gervas deveria era tomar algo para as dores de estomago, porque deve ter comido algo estragado. otos: Caso se esgotem as algas, lol, dá pastilhas de peixes de fundo. eles comem, infelizmente... Olha o Tio Amano, aquariofilista a serio, e não aquela parola inglesa com o aquario todo em mau estado e peixes muito fixes e que nao usa filtro, aconselha por 20 otos num aqua de 100 L. ramirezi: pode deixá-lo para o fim, quando o aquario tiver dois meses a funcionar. A areia de silica é demasiado compacta e branca para as plantas se darem bem. mais uma pérola que vou guardar junto ao coração. escusado será dizer que aconselho a nao cometer os mesmos erros que cometi (e muitos outros cometeram), e comprar logo algo de jeito. isto é comprar um aquario com bom tamanho, um filtro em condições, e um areao em condições e só assim pouparás dinheiro. Eu antes do aquario actual, estourei muito dinheiro noutros aquas, e com esse dinheiro teria um bom aqua. Estou muito arrependido. Fiz as contas e dava-me outro aqua de 1 metro. Eheh já vi que há divergência de opiniões, eu acho saudável haver essa diversidade de ideias, desde que as pessoas não se chateem, ainda por cima por um aquário para um amador como eu, não é do todo razão para isso. Em todo o caso registarei de igual modo a opinião de ambos e outras que espero que venham a surgir. Tenho alguma flexibilidade orçamental. Como disse, quero planear bem o aquário para minimizar os problemas no futuro que possam aparecer. Em relação a substracto fertil estou inclinado para um destes: - VIGOR SUB. FERTIL 5L (960) da Équo - JBL AquaBasis plus 5 L O preço é idêntico (~17Eur), já li que qualquer um é razoável para o que se pretende. Agora em relação a substracto inerte é que estou com sérias dúvidas. Há os que preferem o escuro outros o claro pelos mais variados motivos. Os que dizem que a areia de silica é demasiado clara para os peixes, etc. Entre Areia Branca de Silica, Areão Claro 1/3mm, Areão Escuro 1/3mm e Susbtrato Quartz Negro o que sugerem? Editado Março 15, 2010 por SLF Citar
gervas Publicado: Março 15, 2010 Publicado: Março 15, 2010 - VIGOR SUB. FERTIL 5L (960) da Équo - JBL AquaBasis plus 5 L O vigor Sub fértil é marca que não conheço. Convém que vejas para quantos litros cada embalagem se presta, e fazer as contas á quantidade de sacas que precisas de comprar. Sei te dizer que o JBL dá para 100litros uma saca de 5l, pelo que diz na embalagem, no entanto da minha experiência, esse substrato perde a força relativamente rápido, e depois tens que andar a dar "aspirinas" ás plantas. Pensa bem no que queres fazer primeiro no que respeita a plantas, podes mesmo nem precisar de substrato dependendo das plantas que queiras meter etc. Já pensaste no humus de minhoca? fica muito em conta, mas implica um processo de tratamento, e disposição especifica no aquário. É interessante para quem ainda está a experimentar. Quanto ao preço, cada um sabe do seu orçamento, e se o orçamento tiver tamanho, dá uma vista de olhos nos produtos ELOS, assim como os da ADA. Citar The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
SLF Publicado: Março 15, 2010 Autor Publicado: Março 15, 2010 (editado) - VIGOR SUB. FERTIL 5L (960) da Équo- JBL AquaBasis plus 5 L O vigor Sub fértil é marca que não conheço. Convém que vejas para quantos litros cada embalagem se presta, e fazer as contas á quantidade de sacas que precisas de comprar. Sei te dizer que o JBL dá para 100litros uma saca de 5l, pelo que diz na embalagem, no entanto da minha experiência, esse substrato perde a força relativamente rápido, e depois tens que andar a dar "aspirinas" ás plantas. Pensa bem no que queres fazer primeiro no que respeita a plantas, podes mesmo nem precisar de substrato dependendo das plantas que queiras meter etc. Já pensaste no humus de minhoca? fica muito em conta, mas implica um processo de tratamento, e disposição especifica no aquário. É interessante para quem ainda está a experimentar. Quanto ao preço, cada um sabe do seu orçamento, e se o orçamento tiver tamanho, dá uma vista de olhos nos produtos ELOS, assim como os da ADA. O vigor Sub fértil é da Équo. Quer este quer o JBL têm 5L e segundo os fabricantes servem para aquários de 100L. As plantas que mencionei acima são as que pretendo manter, apesar que ainda vou rever quais daquelas vou colocar. Mas creio que são pouco exigentes quer a luz quer a iluminação. Já agora em relação ao areão? Editado Março 15, 2010 por SLF Citar
Quo Publicado: Março 15, 2010 Publicado: Março 15, 2010 (editado) Em relação ao areao inerte: há um areao acinzentado de marca nacional, que escurece na água, ficando preto, é o que eu usava, nao era tao caro... isto se curtires o preto. Não precisas de ir por areões ferteis rebuscados, na minha opiniao. Eu uso fertilização liquida. Se os peixes ficam mal em silica, que absurdo, eu so uso silica, precisamente para os peixes e outros vivos, serem melhor apreciados. Algo que não funcionou com areao negro. Gervas: eu nao fui agressivo, apenas te respondi directamente aos teus rodeios, porque entendo bem o que está escrito entre as palavras... e nao sei o porquê dessa tua atitude. Além de considerar que dissestes coisas que penso não serem correctas. Tu segues coisas muito underground, é contigo. Agora sobre o filtro, depende do peixe, mas tenho muitas duvidas, o filtro além de filtrar a água, a ondulação que cria, oxigena-a. As pastilhas de algas sao necessarias para varios peixes. Tenho, mas nao as comprei para os otos, são para os ancistrus e os outros peixes-gato, que sem elas morrem à fome. Eu não sou rico e não vou ficar mais pobre ao comprar comida para os meus peixes... quem dera que a minha comida ficasse a esse preço. Os outros nomes perto do Amano são completos desconhecidos. E, ele foi revolucionario no seu tempo. Claro que estou a falar na decoração e manutenção do aquario, é que arranjar um aquario para parecer natural, não é às duas pancadas. Eu nao sou fã dele, nao sou nenhum adolescente. E sigo um estilo diferente e proprio, se bem que com algumas semelhanças naturais e tento assimilar com quem sabe o que faz, e o que, na minha opiniao, é bem. uma dica que uso dele é chamar os escalares para comer: chamo assim os escalares, boca-de-fogo, as jordanela e os peixes de cardume para a janta. poe-se tudo a postos. mas como ele tem o aquario, eu não gosto nada, muitos troncos. é o gosto de cada um, lá está. Editado Março 15, 2010 por Quo Citar
gervas Publicado: Março 15, 2010 Publicado: Março 15, 2010 (editado) O Gary Wu(nem sei onde fui buscar o Chan lol) é um Amano wanna be, mas faz coisas bonitas de se ver. O Amano direi que é algo Sobrestimado, está bem que foi o primeiro dentro do estilo, mas não irei ao extremo de dizer que é revolucionário, não deixa de ter os seus louros, mas há por aí actualmente nomes muito maiores que ele. O Oliver Knott, é um astro na aquáriofilia, um pouco como o FAAO é para nós, se bem que o estilo do Knott seja muito mais germânico, e aproximado dos tanques holandeses, embora o Knott use também muito japonesice nos tanques dele.... É pena que o Oliver Knott não seja muito falado por cá, por que ele tem trabalhos espantosos. O Grzegorz Mosurek, um polaco, também dá cartas, mas por ser polaco, pouco do seu trabalho chega cá, e o facto de ele favorecer os aquários holandeses também não ajuda numa época em que apenas os aquários de inspiração asiática apresentam alguma visibilidade. Quanto ao dizer que a Walstad, a Kasselman e a Ratajj são underground, talvez, porque os livros delas são caros, mas elas dizem coisas muito acertadas, e até agora não me tenho dado mal com o que aprendi com a obra delas. Editado Março 15, 2010 por gervas Citar The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
Quo Publicado: Março 15, 2010 Publicado: Março 15, 2010 Copiar é fácil, o difícil é ser original. Citar
Recommended Posts