gxyuk Publicado Março 12, 2010 Publicado Março 12, 2010 bom eu ja tive um aqua "plantado" com humus laterita, camada inerte e cascalho... e agora estou refazendo meu aqua e pretendo por plantas, porem como ja aconteceu comigo qnd ia sanfonar o aqua revirava a camada inerte (ainda bem que nunca chego ao humus) mas ai ficava cascalho com areia... porem nesse novo aqua vou usar basalto no fundo, e se a areia revirar vai aparecer muito, mas ainda queria colocar plantas entaum sera que da pra manter plantas sem substrato fertil? ou de algum geito deixar bem mais facil a sinfonagem para que nao tenha perigo de revirar o substrato??? o aqua tem 105 litros brutos dimensão: 75c,40a,35l vai ter 2 lampadas rosas de 20w para aquario e 1 de 20w comum das economicas pequenas, vai ter CO2 e fertilizante liquido as plantas que eu penso por serao: 2x musgo de java em algumas pedras. 1x valisneria 3x Higrofila Anã 1x Hidrocotile 1x Samambaia d'Água 1x Samambaia de Folha Larga 2x Rabo de Raposa 2x Higrofila Gigante alguem que saiba bem essa flora fica boa sem substrato??? e a iluminação é o sulficiente??
Zélito Publicado: Março 14, 2010 Publicado: Março 14, 2010 da pra ter plantas sem substrato fertil sim. tens e que usar substrato liquido! algumas plantas nao conheco mas das que conheco decor, fetos anubias e musgo, nao tem problema nenhum e tudo parece bem cumps
pedrioo Publicado: Março 15, 2010 Publicado: Março 15, 2010 Viva, Dá sem dúvida. A maioria das plantas aquáticas usa as folhas para a absorção de nutrientes, por isso podes perfeitamente fazer apenas uma fertilização líquida. Eu diria que a líquida é mais vantajosa para a maioria das plantas. A única vantagem do substrato fértil é não corres o risco de estar a sobrecarregar a água com nutrientes... mas isso é uma questão de controlo. Uma grande desvantagem do substrato fértil é que não podes andar a remexer no substrato.. se não pode virar tudo do avesso e o substrato fértil libertar-se na água... e aí sim ficas com uma catrafada de nutrientes em excesso que te trarão problemas de algas podendo arruinar-te facilmente as plantas. para as plantas que mencionaste, não se justifica mesmo substrato fértil. um fertilizante líquido será suficiente. cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Impruve Publicado: Março 18, 2010 Publicado: Março 18, 2010 Peço desculpa mas aproveitando o tópico, essa fertilização liquida faz-se de quanto em quanto tempo? Cumprimentos
$HMN$ Publicado: Março 20, 2010 Publicado: Março 20, 2010 Peço desculpa mas aproveitando o tópico, essa fertilização liquida faz-se de quanto em quanto tempo? Cumprimentos isso depende de muita coisa Hugo Nunes
pedrioo Publicado: Março 21, 2010 Publicado: Março 21, 2010 Viva, Podes fazer micros e potássio uma vez por semana e ferro de 2 em 2 dias. Os nitratos e fosfatos é preciso medires para saberes os seus consumos e assim quanto deverás adicionar de quanto em quanto tempo para não ultrapassar os limites. cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Recommended Posts