Recommended Posts

Publicado (editado)

Bom dia, amigos portugueses!

No último dia 07/03 (domingo) nasceram entre 15 e 20 alevinos de molinésia

mármore ou dálmata (não sei o nome pelo qual vocês conhecem). Antes disso,

felizmente, separei a fêmea e a pus em uma "caixa" plástica de 30l, onde pus vários

obstáculos (como plantas, pedras e etc) para impedi-la de devorá-los logo após o parto.

Prontamente, passado o parto, a recoloquei no aquário de origem e retirei os obstáculos,

a exceção de algumas plantas e pedras, para que os alevinos pudessem ter mais espaço.

Pergunta:

Não pretendo colocar nenhum tipo de filtragem nesse aquário/caixa, mas fazer TPAs a cada

três dias para manter a qualidade da água, além de colocar mais plantas. Será o suficiente para o

desenvolvimento dos alevinos?

Por favor, me ajudem nessa nova empresa.

Editado por pfarrius
Publicado:
Bom dia, amigos portugueses!

No último dia 07/03 (domingo) nasceram entre 15 e 20 alevinos de molinésia

mármore ou dálmata (não sei o nome pelo qual vocês conhecem). Antes disso,

felizmente, separei a fêmea e a pus em uma "caixa" plástica de 30l, onde pus vários

obstáculos (como plantas, pedras e etc) para impedi-la de devorá-los logo após o parto.

Prontamente, passado o parto, a recoloquei no aquário de origem e retirei os obstáculos,

a exceção de algumas plantas e pedras, para que os alevinos pudessem ter mais espaço.

Pergunta:

Não pretendo colocar nenhum tipo de filtragem nesse aquário/caixa, mas fazer TPAs a cada

três dias para manter a qualidade da água, além de colocar mais plantas. Será o suficiente para o

desenvolvimento dos alevinos?

Por favor, me ajudem nessa nova empresa.

Mete oxigenação no mínimo....

cmps.

Publicado:

Se vais fazer trocas de 3 em 3 dias, é o suficiente visto qe tas num país qente ...

Ao trocares a agua estarás a renovar a água com oxigenio :D

Publicado:
Se vais fazer trocas de 3 em 3 dias, é o suficiente visto qe tas num país qente ...

Ao trocares a agua estarás a renovar a água com oxigenio banana rock

Obrigado pela resposta, André

Creio mesmo que não terei problemas mantendo as TPAs freqüentes.

Aproveito o ensejo para saber também a partir de quando tu (ou quem queira responder)

acha(m)(s) que posso inserir os alevinos no aquário principal (que é medianamente plantado)...

Publicado:

Viva amigo pfarrius!

Nunca tive mollys, mas se forem como os platys, eu, pessoalmente, esperava 2 meses.

Passo a explicar porquê:

Não sou muito adepto de maternidades, prefiro que os alevins cresçam entre as plantas do aquário, mas para isso, é bom que o aquário esteja bem plantado. A razão é muito simples, se tivermos poucos peixes e poucas plantas, a taxa de crescimento é muito baixa, ou mesmo nula.

Isso aconteceu comigo. Os peixes foram comendo os que nasciam, envelheciam, morriam, e não tinha descendentes no aquário. Acabei por colocar os alevins, os que apanhava, em maternidades. Os guppis, após 2 semanas, sobreviviam, os platys, com um mês de vida, foram todos comidos. Agora, enquanto não tiver um número de platys razoável, antes dos dois meses, ninguém sai da maternidade!

Um abraço, e boa aquariofilia!

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Publicado:
Viva amigo pfarrius!

Nunca tive mollys, mas se forem como os platys, eu, pessoalmente, esperava 2 meses.

Passo a explicar porquê:

Não sou muito adepto de maternidades, prefiro que os alevins cresçam entre as plantas do aquário, mas para isso, é bom que o aquário esteja bem plantado. A razão é muito simples, se tivermos poucos peixes e poucas plantas, a taxa de crescimento é muito baixa, ou mesmo nula.

Isso aconteceu comigo. Os peixes foram comendo os que nasciam, envelheciam, morriam, e não tinha descendentes no aquário. Acabei por colocar os alevins, os que apanhava, em maternidades. Os guppis, após 2 semanas, sobreviviam, os platys, com um mês de vida, foram todos comidos. Agora, enquanto não tiver um número de platys razoável, antes dos dois meses, ninguém sai da maternidade!

Um abraço, e boa aquariofilia!

Obrigado Maseumaseu!

Vou deixá-los na maternidade pelo menos até um mês e meio. Depois os colocarei no aqua principal gradativamente,

para testar. Acho que assim não terei problemas. Ademais, os alevinos de molinésia já nascem maiores do que os de guppy e acho que também do que os de plattys.

A propósito, passou-se já uma semana e tenho 18 alevinos bem formados desenvolvendo-se no aqua maternidade

(sem baixas!). Tenho os alimentado apenas com ração própria para alevinos.

Obrigado a todos!

Boa aquariofilia pra vocês também!

Publicado:

Pela experiência que tenho, os guppys com duas semanas e os platys com duas também, se não tiveres certeza que já é a altura, soltas um e vês como se safa, se ele fugir muito é porque há predadores.

Cumprimentos,

João