pfarrius Publicado Março 10, 2010 Publicado Março 10, 2010 (editado) Bom dia, amigos portugueses! No último dia 07/03 (domingo) nasceram entre 15 e 20 alevinos de molinésia mármore ou dálmata (não sei o nome pelo qual vocês conhecem). Antes disso, felizmente, separei a fêmea e a pus em uma "caixa" plástica de 30l, onde pus vários obstáculos (como plantas, pedras e etc) para impedi-la de devorá-los logo após o parto. Prontamente, passado o parto, a recoloquei no aquário de origem e retirei os obstáculos, a exceção de algumas plantas e pedras, para que os alevinos pudessem ter mais espaço. Pergunta: Não pretendo colocar nenhum tipo de filtragem nesse aquário/caixa, mas fazer TPAs a cada três dias para manter a qualidade da água, além de colocar mais plantas. Será o suficiente para o desenvolvimento dos alevinos? Por favor, me ajudem nessa nova empresa. Editado Março 10, 2010 por pfarrius
tigi Publicado: Março 10, 2010 Publicado: Março 10, 2010 Bom dia, amigos portugueses! No último dia 07/03 (domingo) nasceram entre 15 e 20 alevinos de molinésia mármore ou dálmata (não sei o nome pelo qual vocês conhecem). Antes disso, felizmente, separei a fêmea e a pus em uma "caixa" plástica de 30l, onde pus vários obstáculos (como plantas, pedras e etc) para impedi-la de devorá-los logo após o parto. Prontamente, passado o parto, a recoloquei no aquário de origem e retirei os obstáculos, a exceção de algumas plantas e pedras, para que os alevinos pudessem ter mais espaço. Pergunta: Não pretendo colocar nenhum tipo de filtragem nesse aquário/caixa, mas fazer TPAs a cada três dias para manter a qualidade da água, além de colocar mais plantas. Será o suficiente para o desenvolvimento dos alevinos? Por favor, me ajudem nessa nova empresa. Mete oxigenação no mínimo.... cmps.
André19 Publicado: Março 10, 2010 Publicado: Março 10, 2010 Se vais fazer trocas de 3 em 3 dias, é o suficiente visto qe tas num país qente ... Ao trocares a agua estarás a renovar a água com oxigenio :D
pfarrius Publicado: Março 11, 2010 Autor Publicado: Março 11, 2010 Se vais fazer trocas de 3 em 3 dias, é o suficiente visto qe tas num país qente ...Ao trocares a agua estarás a renovar a água com oxigenio banana rock Obrigado pela resposta, André Creio mesmo que não terei problemas mantendo as TPAs freqüentes. Aproveito o ensejo para saber também a partir de quando tu (ou quem queira responder) acha(m)(s) que posso inserir os alevinos no aquário principal (que é medianamente plantado)...
maseumaseu Publicado: Março 12, 2010 Publicado: Março 12, 2010 Viva amigo pfarrius! Nunca tive mollys, mas se forem como os platys, eu, pessoalmente, esperava 2 meses. Passo a explicar porquê: Não sou muito adepto de maternidades, prefiro que os alevins cresçam entre as plantas do aquário, mas para isso, é bom que o aquário esteja bem plantado. A razão é muito simples, se tivermos poucos peixes e poucas plantas, a taxa de crescimento é muito baixa, ou mesmo nula. Isso aconteceu comigo. Os peixes foram comendo os que nasciam, envelheciam, morriam, e não tinha descendentes no aquário. Acabei por colocar os alevins, os que apanhava, em maternidades. Os guppis, após 2 semanas, sobreviviam, os platys, com um mês de vida, foram todos comidos. Agora, enquanto não tiver um número de platys razoável, antes dos dois meses, ninguém sai da maternidade! Um abraço, e boa aquariofilia! "Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller
pfarrius Publicado: Março 15, 2010 Autor Publicado: Março 15, 2010 Viva amigo pfarrius!Nunca tive mollys, mas se forem como os platys, eu, pessoalmente, esperava 2 meses. Passo a explicar porquê: Não sou muito adepto de maternidades, prefiro que os alevins cresçam entre as plantas do aquário, mas para isso, é bom que o aquário esteja bem plantado. A razão é muito simples, se tivermos poucos peixes e poucas plantas, a taxa de crescimento é muito baixa, ou mesmo nula. Isso aconteceu comigo. Os peixes foram comendo os que nasciam, envelheciam, morriam, e não tinha descendentes no aquário. Acabei por colocar os alevins, os que apanhava, em maternidades. Os guppis, após 2 semanas, sobreviviam, os platys, com um mês de vida, foram todos comidos. Agora, enquanto não tiver um número de platys razoável, antes dos dois meses, ninguém sai da maternidade! Um abraço, e boa aquariofilia! Obrigado Maseumaseu! Vou deixá-los na maternidade pelo menos até um mês e meio. Depois os colocarei no aqua principal gradativamente, para testar. Acho que assim não terei problemas. Ademais, os alevinos de molinésia já nascem maiores do que os de guppy e acho que também do que os de plattys. A propósito, passou-se já uma semana e tenho 18 alevinos bem formados desenvolvendo-se no aqua maternidade (sem baixas!). Tenho os alimentado apenas com ração própria para alevinos. Obrigado a todos! Boa aquariofilia pra vocês também!
João Q Publicado: Março 15, 2010 Publicado: Março 15, 2010 Pela experiência que tenho, os guppys com duas semanas e os platys com duas também, se não tiveres certeza que já é a altura, soltas um e vês como se safa, se ele fugir muito é porque há predadores. Cumprimentos, João
Recommended Posts