O que usam?  

21 votos

1. 1. Qual a potência de iluminação do vosso aquário?

• até 100 L inc - < 0.2 watts/L
      1
    • até 100 L inc - ≥ 0.2 - < 0.5 watts/L
      4
    • até 100 L inc - ≥ 0.5 - < 0.75 watts/L
      1
    • até 100 L inc - ≥ 0.75 - < 1 watt/L
      2
    • até 100 L inc - ≥ 1 watt/L
      5
    • de 100 a 250 L inc - < 0.2 watts/L
      0
    • de 100 a 250 L inc - ≥ 0.2 - < 0.5 watts/L
      2
    • de 100 a 250 L inc - ≥ 0.5 - < 0.75 watts/L
      1
    • de 100 a 250 L inc - ≥ 0.75 - < 1 watt/L
      2
    • de 100 a 250 L inc - ≥ 1 watt/L
      3
    • mais de 250 L - < 0.2 watts/L
      0
    • mais de 250 L - ≥ 0.2 - < 0.5 watts/L
      0
    • mais de 250 L - ≥ 0.5 - < 0.75 watts/L
      0
    • mais de 250 L - ≥ 0.75 - < 1 watt/L
      0
    • mais de 250 L - ≥ 1 watt/L
      1
  2. 2. Qual a marca das vossas lâmpadas?

• ADA
      0
    • AQUA MEDIC
      1
    • ARCADIA
      1
    • RESUN
      1
    • SERA
      2
    • SYLVANIA
      4
    • ZOO MED TROPIC
      0
    • FLORA GRO
      0
    • HAGEN
      2
    • JBL
      0
    • INTERPET
      0
    • JUWEL
      0
    • BLV
      0
    • OSRAM
      7
    • GROTECH
      0
    • BRESSLEIN
      0
    • HYDOR
      0
    • PHILIPS
      3
    • DENNERLE
      0
    • OUTRAS (escrever em tópico)
      4
  3. 3. Que tipo de Iluminação usam?

• Solar (natural)
      2
    • Tubo fluorescente T5
      9
    • Tubo fluorescente T8
      2
    • LED
      1
    • HQL
      0
    • HQI
      1
    • Lâmpada incandescente
      0
    • Lâmpada halogéneo
      0
    • Fluorescentes compactas
      2
    • Outras fluorescentes
      1

Recommended Posts

Publicado (editado)

;)

Oi,

O aquário plantado é na opinião de muitos autores e aquariofilistas um dos mais difíceis de realizar com qualidade. Desde o aparecimento de algas até ao crescimento insuficiente as complicações que podem ocorrer num aquário plantado são enormes. A iluminação é sem dúvida um dos pontos centrais para o aquário funcionar correctamente.

Tendo em conta estes factos e o interesse que teste tópico suscitou, e visto que ainda tenho muitos dúvidas em relação à iluminação/intensidade que devia usar no meu aquário de 100 litros, achei interessante conhecer a iluminação que a maioria dos utilizadores do fórum usam nos seus aquários plantados.

A palavra é vossa. :D

REGRAS DE VOTAÇÃO:

1) Cada utilizadorpode votar uma vez

2) Podem votar-se em várias opções consoante os vários aquários que cada utilizador tem

3) Existem 3 litragens e cinco intervalos de luminosidade, visto que a iluminação a ser idealmente usada varia de acordo com o volume total de água do aquário. Para estes intervalos e litragens baseei-me neste artigo

4) Por favor, façam todas as sugestões possíveis para melhorar este inquérito (p ex, outras marcas de lâmpadas)

5) Atenção: isto é uma votação/inquérito e não uma sondagem, ou seja, os resultados serão muito provavelmente enviesados porque apenas se conta a opinião das pessoas que voluntariamente participam.

Editado por joao_shark
Publicado:

Olá.

Antes de mais nada, há que dizer que cada caso é um caso... ou se preferires: "há mais do que uma maneira de esfolar um gato" :D

Isto tudo para te dizer, que não te podes basear somente na razão de Watt/Litro do teu aquário. Há que saber mais pormenores como o nível de manutenção, fertilização, quantidade de plantas, etc... cingir-mo-nos apenas à iluminação é bastante redutor.

Mas eu percebo onde queres chegar com o teu inquérito... mas a minha opinião é que poucas ou nenhumas ilações poderás retirar do mesmo.

Cumprimentos

PS1: Não colocas tipos de lâmpadas fluorescentes bastante utilizados como as PLL, PLC e PLS. Acho que também devias colocar a opção "Fluorescentes compactas". Há bastante pessoal a utilizá-las.

PS2: Há muita gente que tem mais do que um aquário plantado, e além disso, que têm razões Watt/Litro diferentes e tipos de iluminação diferentes...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)

Boa noite,

Obrigado pela participação que este inquérito tem tido. Para poder tirar algumas conclusões (mais ou menos válidas) seriam necessárias pelos menos umas 150-200 respostas: quanto mais melhor.

Luís, tens toda a razão quando dizes que

Há que saber mais pormenores como o nível de manutenção, fertilização, quantidade de plantas, etc... cingir-mo-nos apenas à iluminação é bastante redutor
O meu interesse aqui era apenas ter uma ideia do que é usualmente usado(!). Como existe aquela regra geral do 1 watt/L, que muitas vezes é considerada excessiva, apenas queria ter uma ideia geral do que se passava.

mas a minha opinião é que poucas ou nenhumas ilações poderás retirar do mesmo
Tens mais uma vez toda a razão, mas pelos menos dá para ter uma ideia do que as pessoas com aquário plantado têm. Aqui o mais difícil é saber o que é de facto um aquário plantado, mas isso fica ao critério de cada um. Em condições ideais deviam existir várias opções de plantado e litragem e fertilização etc... Era sem dúvida muito mais fiável, mas qualquer inquérito que demore mais de 1 minuto a fazer, normalmente tem pouca aderência... e mesmo esses - em 94 visualizações apenas 15 pessoas responderam...

Há muita gente que tem mais do que um aquário plantado
O método de votação permite votares em várias opções por pergunta. Infelizmente não é possível votar 2 vezes na mesma, mas é o que se consegue fazer.

Ah, e já coloquei a opção das lâmpadas compactas.

Obrigado pelos comentários

Editado por joao_shark