Recommended Posts

Olá a todos, venho aqui porque finalmente me parece que encontrei um sitio onde penso que realmente alguem me vai poder ajudar a resolver o meu problema, agradecendo desde já toda a vossa ajuda.

 

Tenho um lago de água doce ao ar livre, com 7,5 m por 3 m e 70 cm de profundidade, uma bomba de circulação de água com filtragem de areia, e cerca de 100 peixes cor de laranja não sabendo a que tipo de espécie pertencem :( e algumas plantas dentro desse mesmo lago, não sabendo se são as adequadas para o mesmo espaço.

 

Problema: água permanentemente verde o que significa que o meio não se encontra equilibrado, morte de peixes abunda, mas tb proliferam bastante, algums dos peixes aparecem sem caudas parecendo que foram arrancadas por outros peixes, mudança de água bastante frequente devido ao apodrecimento da mesma, água é de poço.

 

Posso fornecer fotos do espaço, das plantas e até dos peixes.

Por favor coloquem-me as questões que desejarem afim de vos poder esclarecer melhor sobre qualquer duvida que tenham, e vamos lá ver se algum dia me irei orgulhar do lago que possuo, e se conseguirei dar um bom ambiente áqueles seres vivos que neste momento devem lutar bastante para sobreviver.

 

A todos o meu obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas fotos poderam ajudar, para uma retribuição boa de ajuda. :cry:

 

Quanto às mordidelas, tenta ver se não tens peixes a mais no teu tanque pode ser um dos problemas, comida em falta pode ser outro. :)

 

Quanto à àgua verde esse problema é mais complexo com as fotos podesse ver melhor e talvez fazer um futuro diagonóstico, mas quando te referes às plantas falas de não saberes de quais se tratam, pode vir daí o problemas, outro problema deixando este ultimo referido de parte, poderá ser algas no teu aquário. :)

 

Mete as fotos. :)

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos

 

antes de comprarmos material, podemos fazer umas pequenas transformações no lago para te ajudar. Muito provavelmente os peixes não morrem por causa do verde, mas por outra razão qualquer. Agradecia a tua resposta a estas questões que te vou colocar para ser mais fácil te ajudarmos.

 

1 - De que material é o lago construido?

2 - O nível superior da água está acima do nível do solo?

3 - O lago está maior parte do dia ao sol ou à sombra?

4 - Qual o débito da tua bomba?

5 - qual a dimensão do filtro que tens?

6 - Há quanto tempo não aspiras o fundo do tanque?

7 - Já fizeste alguma análise à água que colocas no lago?

9 - Como é o ambiente à volta do tanque, casas, muros, arvoredo, árvores de folha caduca?

 

Estas são algumas questões. Se responderes rápido, poder-te-emos ajudar com mais facilidade.

 

Já agora apanha uns quantos peixes, e examina a zona da boca. Se tiverem "barbilhos" próximo dos lábios, são carpas Koi ornanentais. Se não tiverem barbilhos, são peixes dourados. As necessidades de ambos, são semelhantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito provavelmente os peixes não morrem por causa do verde, mas por outra razão qualquer.

 

Não existe verdade mais verdadeira que esta :evil:

 

O verdete são algas "verdes" que aparecem devido à exposição solar. O lago não esta na sombra pois não??? Mas essas algas não matam por si só os peixes. Vendo as coisas por aqui ( que é sempre uma visão limitada ) eu acho que o factor de morte é a superpopulação do lago. Pois como disses-te os peixes proliferam ( e é verdade num lago isso acontece facilmente) mas agora quando chegas a um numero insuportavel de peixes para o tamanho de lago que tens isso provoca nitratos altíssimos que apenas o filtro que tens não da conta do recado para limpar esses nitratos.

 

Mas como o tropheus disse e bem se respoderes às perguntas podemos te ajudar melhor.

 

PS: Agua do poço :roll: Deves ter um ph baixinho e nitratos e fosfatos altissimos também o que ajuda à festa das algas.

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos aqueles que fizeram o favor de me responder.

Novos dados:

 

1- Capacidade do lago +/- 10.000 Lts.

2- Capacidade da bomba de circulação e filtragem 4.500 Lts/h.

3- Lago totalmente revestido a pastilha de piscina e fundo a azulejo de cor azul.

4- Quantos aos peixes que perdem as barbatanas caudais, esta situação só se verifica na fase de postura.

 

Fotos:

 

http://www.carlosgavina.net/~cgavina01/IMG_0670.JPG

http://www.carlosgavina.net/~cgavina01/IMG_0671.JPG

http://www.carlosgavina.net/~cgavina01/IMG_0672.JPG

http://www.carlosgavina.net/~cgavina01/IMG_0673.JPG

http://www.carlosgavina.net/~cgavina01/IMG_0678.JPG

http://www.carlosgavina.net/~cgavina01/IMG_0682.JPG

http://www.carlosgavina.net/~cgavina01/IMG_0683.JPG

http://www.carlosgavina.net/~cgavina01/IMG_0685.JPG

http://www.carlosgavina.net/~cgavina01/IMG_0686.JPG

 

Desde já agradeço toda a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos

 

Após as excelentes fotos, já é possível entender um pouco mais o Setup do teu lago. Quanto a mim, as razões que o lago tem a água verde, é por causa de muita matéria organica cai dentro do lago, tal como folhas de plantas circundantes, alimentação a mais (?) talvez, exposição ao sol e circulação da água com caudal insuficiente. Como não podemos retirar o sol e evitar que a matéria organica caia dentro do lago, sugeria que montasses mais um filtro e bomba de grande capacidade. Eu diria, uma bomba que faça a água circular pelo menos 5000 l/h, aspirar frequentemente (1x por semana) o fundo, para retirar matéria organica que cai no fundo. Coloca um Post nas plantas como será possível colocar plantas do lago em vasos, para poderes aspirar o fundo. Se realmente colocares mais 1 bomba, se fosse possível aplicar outro filtro, simples, depois posso descrever a construção, com capacidade de pelo menos 1000 l, e canalizar esta água que sai do filtro para passar por uma queda de água (exemplo, uma queda de água em pedras) para oxigenar mais a água. A solução para o teu problema é aumentar a circulação de água, oxigenar essa água e diminuir a carga organica dentro da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Caotropheus,

 

Realmente a matéria orgânica que cai dentro do lago é impossivel de controlar já que o lago se encontra rodeado por arvores e outras plantas de grande porte mas claro que pode ser aspirado 1 vez por semana ou as vezes que for preciso, mas sempre que a água é renovada e isso implica o retirar toda a água do lago e os peixes, após apenas 24h nota-se logo o esverdear da água, quanto ao sol esse é realmente impossivel de o controlar ;) , alimentação tambem não é fornecida em excesso já que a que se coloca desaparece em poucos minutos e nesta altura de inverno os peixes, pelo menos estes comem pouco, (já agora a que espécie pertencem?), quanto á bomba sim pode-se colocar outra sem problemas e tambem quero referir que já existe a dita cuja saida de água com queda em cima de pedras como podes verificar na foto seguinte, no meio do lago.

Tambem já coloquei 1 post em Plantas para tentar saber quais as indicadas alem das que já lá se encontram e se as que estão serão as indicadas.

 

Obrigado desde já por toda a ajuda até ao momento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Tenho um lago com capacidade máxima de 1000L (1/10 do teu), e nunca tive problemas de água verde no mesmo...

Está numa zona de muito sol (o crescimento das plantas é notório) e enche-se de folhas o ano todo.

A única manutenção que lhe faço é encher com água sempre que evapora (no verão), dar de comer aos peixes (quando me lembro), podar as plantas e retirar as folhas (e frutos :D ) que caem. Mudo a água uma vez por ano, no fim do verão (época em que os frutos caem e sujam a água toda).

Não tem filtro nem nenhum tipo de movimentação...

 

Ao contrário do que se diz, as algas não são consequência directa da luz do sol...mas sim um sintoma de que há compostos orgânicos em excesso no lago!

Assim, há que tentar manter os níveis de compostos orgânicos no mínimo (fosfatos e nitratos), evitando a introdução dos mesmos e combatendo-os com MUITAS plantas.

 

bomba de circulação de água com filtragem de areia
1ª causa...má manutenção do filtro.

 

cerca de 100 peixes cor de laranja não sabendo a que tipo de espécie pertencem

100 peixes parecem-me peixes a mais...2ª causa para algas

 

e algumas plantas dentro desse mesmo lago, não sabendo se são as adequadas para o mesmo espaço.
Poucas plantas...3ª causa.

 

água permanentemente verde o que significa que o meio não se encontra equilibrado

Exacto...

 

morte de peixes abunda, mas tb proliferam bastante
4ª causa, a juntar ao facto de teres peixes a mais...

 

algums dos peixes aparecem sem caudas parecendo que foram arrancadas por outros peixes

Isto é absolutamente normal, e consequência do excesso de peixes.

 

mudança de água bastante frequente devido ao apodrecimento da mesma, água é de poço.

Tenta testar esta água, pois poderá trazer compostos já de si suficientes para provocar o "boom" de algas.

 

Como soluções "instantâneas":

- Filtro UV ligado ao filtro -> é muito caro e funciona...mas mais vale prevenis que remediar! :arrow:

e/ou

- Retirar os peixes e fazer uma selecção dos "melhores" (vendendo os outros), limpar o lago todo e voltar a encher -> funciona...mas quebra-se o equilibrio criado por um ecossistema estável e com muitos meses. :arrow:

 

Como soluções a médio/longo prazo:

- Retirar os peixes e vender os que não "interessem".

- Colocar muitas plantas (elódeas - egerias, "(A z o l a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]", elódeas, miriophyllum, jacintos-de-água, elódeas, nenufáres... :lol: ).

- Mudar uma parte da água, sem aspirar o fundo.

 

Boa sorte! :arrow:

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos

 

Parece que estas a ter umas ferramentas para poderes ter o teu lago a funcionar com a água mais cristalina. A espécie de peixe parece-me o peixe dourado, Carassius auratus. Eu sou da opinião de aspirar o fundo uma vez por semana e circulação da água como recomendei com filtro. Faz o que o Diesel Car disse, vende os peixes mais pequenos e deixa os maiores.

 

Alguma dúvida, apita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que temos uma questão importante que é a filtragem biologica...

Se o lago é feito em azulejo (pouco poroso)o filtro biologico encontra se espalhado na agua e eventualmente no substrato que envolve as plantas, ou seja é insufisiente e instavel...se puseres algum substrato no fundo( areao) vais ter mais uma zona onde as bacterias se podem fixar o que vai reforçar o filtro biologico e trazer mais estabilidade ao lago, penso que a questao da bomba é importante ,mas não é o principal .

pois podes fazer mudanças de agua frequentes mas como o filtro biologico é debil passado pouco tempo esta na mesma, assim como referio tambem um menbro as plantas são muito importantes pois acabam por competir com as algas pelos mesmos elementos , e absorvem nitratos e fosfatos.Atenção que o substrato no fundo é benefico mas é um "pau de dois bicos" pois tem que ser aspirado de vez em quando(talves 1 vez por mes, depende um pouco do materia que cai no lago) para este não acomolar demasiados detritos.

 

espero ter ajudado ,pois tambem tenho um e é assim que o mantenho.

abraço pxesp.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Na minha opinião, e frisei isso acima, não se deve aspirar o fundo dos lagos... :shock:

É no fundo que irão estar as bacterias e outros seres que decompõe a matéria orgânica (larvas de insectos, caracois, vermes, insectos), para além do facto de se criarem zonas anaerobias onde se faz a decomposição de nitratos.

O "lodo" serve também como substracto e adubo para as plantas, para não falar em alimento extra para os peixes...e local ideal para desovas de algumas espécies.

 

A solução para as algas num lago muito grande surge exactamente num equilibrio entre a filtragem biológica (camada de lodo e areia + plantas + filtro de areia) e a filtragem mecânica (filtro com esponjas :roll: + areia)...juntamente com a fraca adição de peixes e boa manutenção dos filtros.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Carlos

 

Tenho um lago com cerca de 12 000 l de água, não me enganei são doze mil litros, mas tenho só cerca de 3 dezenas de peixes. Por enquanto não tem filtros, mas tem uma bomba de 5000 l/h que alimenta uma cascata.

no fundo há areia do rio bastante plantada e á superficie tenho uma grande extenção de jacintos dágua. Penso que os jacintos exercem a função de filtros, tanto solares, como biologicos ajudando ainda a alimentar os peixes porque os insectos que colonizam os jacintos acabam na boca dos peixes.

Mas nem tudo são rosas, os jacintos têm que ser bastante controlados porque podem-se tornar uma praga tanto nos esgotos como nos cursos de água.

Exprimenta na Primavera.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais