Recommended Posts

Publicado (editado)

Viva,

Eu estou a planear construir um aqua salgado em minha casa, encaixado numa parede.

As dimensões do aqua são, 75X33X60(comprimentoXprofundidadeXAltura), e o espaço de manobra que tenho acima do aquário varia em altura desde 5 cms até 35 cms da direita para a esquerda (assemelha-se a uma rampa).

Devido a estes constrangimentos, parece me impossível montar uma iluminação e um escumador decentes no caso que eu queira construir um aqua salgado de invertebrados.

Também tenho uma duvida relacionada com a Rocha viva. A rocha viva trás consigo corais?

Abraço,

Guerreiro

Editado por guerreiro
Publicado:
Viva,

Eu estou a planear construir um aqua salgado em minha casa, encaixado numa parede.

As dimensões do aqua são, 75X33X60(comprimentoXprofundidadeXAltura), e o espaço de manobra que tenho acima do aquário varia em altura desde 5 cms até 35 cms da direita para a esquerda (assemelha-se a uma rampa).

Devido a estes constrangimentos, parece me impossível montar uma iluminação e um escumador decentes no caso que eu queira construir um aqua salgado de invertebrados.

Também tenho uma duvida relacionada com a Rocha viva. A rocha viva trás consigo corais?

Abraço,

Guerreiro

Boas,

Penso que se reduzires a altura do aquario terás muitas vantagens, a primeira é que a luz conseguirá mais facilmente atingir o fundo do aquario e a segunda é que ficas com um maior espaço acima do aquario que te permitirá colocar a iluminação.

Com as medidas que informaste tens um aquario com 148 litros, se reduzires a altura do aquario para 40 ficarás com 99 litros .

Pensa bem antes de decidires o que queres fazer, mas lembra-te que tens que conseguir colocar a iluminação e o restante equipamento dentro do aquario, que este necessitará de manutenção e por isso deverás conseguir chegar ao fundo do aquario e alem disso terás que colocar o escumador (alem do resto do equipamento, bombas de circulação, aquecedor, etc.) , quer este seja interno no aquario, mochila ou numa sump.

Quanto a rocha viva, não é normal que a mesma tenha consigo corais. mas sempre podes encontrar alguem ou alguma loja que venda a rocha viva com corais, mas certamente não será a 16 euros o kilo. será o preço do coral mais o preço da RV .

Abraço.

Publicado: (editado)
Com as medidas que informaste tens um aquario com 148 litros, se reduzires a altura do aquário para 40 ficarás com 99 litros .

O que dei foram as medidas externas, ou seja, o aquario é de 120 litros. Tava também a pensar em por um fundo de areâo que me iria roubar uns 10 cms de altura(ajudar no ciclo de azoto), o que significa que fico com menos 20 litros, e o aqua não vai ficar com água até á superfície....

O Aquario vai ser á base de invertebrados, não sei se isso altera a estrutura e os requisitos em comparação de um com peixes. Sei que a parte de corais tem que se ter cuidado com a exposição e intensidade de luz, e para tal, estava a pensar em fazer um estratificaçao dos corais que se fixariam na rocha viva, em relaçao com a proximidade com a superficie. Será que isto ajuda?

Cumprimentos,

Guerreiro

Editado por guerreiro
Publicado:

Boas,

Podes usar água natural ou mistura de sal (própria para aquariofilia) com água de osmose. Para a reposição da água evaporada, usa-se água de osmose.

Há quem use água da torneira, mas não é aconselhável.

Publicado:

Também sou da opinicão que podes baixar o aqua para os 50cm, assim tens também, além do que já foi dito, mais espaço para a iluminação.

A rocha viva normalmente não tem corais, mas pode vir, raramento, um ou outro coral muito pequenino que passado uns meses cresce e fica maior, que no será contabilizado na rocha. A única rocha que tem coral é a que é vendida com o coral, que normalmente se paga apenas o coral, a rocha vai já contabilizada no seu valor.

Em relação à água, deves utilizar, como o Jorge disse, água de osmose e não destilada. Uma e outra são quase iguais, mas a desligada, normalmente contém cobre.

Publicado: (editado)

A Destilada pode conter Cobre? Fogo... É que não tou para comprar uma maquina de osmose que é ridiculamente cara, quando há casos em que se usa agua da torneira para o mesmo efeito...

Eu como tou a dar os primeiros passos neste campo, tou pensar começar com animais da nossa costa (a pergunta da rocha viva com corais era para tirar a teima entre eu e um amigo meu). Mas mesmo assim precisarei de todos estes conselhos, certo? Iluminaçaoo continua a ser um problema... E alimentaçao, como é que eu faço pra invertebrados?

Obrigado pelas respostas,

Guerreiro

Editado por guerreiro
Publicado:
Em relação à água, deves utilizar, como o Jorge disse, água de osmose e não destilada. Uma e outra são quase iguais, mas a desligada, normalmente contém cobre.

Pedro, que água é esta? bigsmile

A Destilada pode conter Cobre? Fogo... É que não tou para comprar uma maquina de osmose que é ridiculamente cara, quando há casos em que se usa agua da torneira para o mesmo efeito...

Por menos de 100€ compras uma boa osmose... não acho que seja um equipamento assim tão caro. Além disso, já fizeste as contas ao que irias gastar em água destilada?

Publicado:

Realmente, se fosse usar destilada, ficava bem caro... Mas não é verdade que se pode usar água da torneira? Há osmoses a partir de que valor? eu sou um total ignorante nos preços desses aparelhos, e acho que nunca vi nenhum à venda...

Quanto à possibilidade de água natural, Aqui na Margem Sul, é impossível... Ficava me mais caro... Já que Costa da Caparica, é bem perigoso e poluido directamente pelo tejo, e Sesimbra, só a gasolina...

Cumprimentos,

Guerreiro

Publicado:

A água da torneira está cheia de porcaria que mais cedo ou mais tarde te vai dar cabo do aquário. (fosfatos, etc.)

O investimento numa unidade de RO (Reverse Osmose) é capaz de ser um dos melhores que podes fazer nesta fase.

• 2 semanas depois...
Publicado:
Pedro, que água é esta? :)

É uma água depois de carregar no botão para desligar. yikes

É o que dá estar a escrever à pressa no telemóvel.

Realmente, se fosse usar destilada, ficava bem caro... Mas não é verdade que se pode usar água da torneira? Há osmoses a partir de que valor? eu sou um total ignorante nos preços desses aparelhos, e acho que nunca vi nenhum à venda...

Quanto à possibilidade de água natural, Aqui na Margem Sul, é impossível... Ficava me mais caro... Já que Costa da Caparica, é bem perigoso e poluido directamente pelo tejo, e Sesimbra, só a gasolina...

Cumprimentos,

Guerreiro

Existem aparelhos de osmose por menos de €100. O mais barato que vi foi entre os €65 e €75 para osmoses de 190lts/dia, depois tens umas mais potentes, mas mais caras.

Para a recolha de água natural, nesses lados costumam ir ao Portinho da Arrábida.