betta morreu

pnadre

Recommended Posts

Boa Noite,

Estou me a iniciar neste "vicio" e neste momento tenho uma duvida.

Tenho um aquario comunitario com 1 betta macho, 5 betta femeas, escalar pequeno,tubarao bala,1 camarao e 2 limpa vidors

ja perdi 1 macho e 3 femeas betta, o que reparei é que aparece uma mancha na boca k se expande ate aos olhos e morrem

na loja venderam me um produto (nao me lembro da marca pois nao estou em casa neste momento) um produto azul k me custou 8euros para diluir na agua afim de matar bacterias (como me foi dito na loja)

depois de por o produto na dosagem correta morreu me mais uma betta femea e o tubarao bala

devo mudar a agua?tipo deixar 10% e mudar o resto?

tenho um aquario de 60l k veio com pack (aquecedor,filtro) e pus lhe tambem um outro aparelho para melhor oxiginaçao ligado a um pq tubarao de ceramica ,o ar fica na boca do tubarao ate ter força para o tubarao abrir a boca e soltar as bolhas, tenho uma planta natural e uma plastica.

Desde ja agradeço a ajuda pois kero comprar mais bettas (peixe k adoro) mas neste momento tenho de resolver este problema.

assbettaportugal.png
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Em primeiro lugar, iniciar na aquariofilia, certo, mas quanto tempo tem o aqua de montagem ?

quais sao os sintomas que os peixes apresentam alem do que ja disses.te?

Editado por Joao_pm

Boa noite.

Em primeiro lugar, iniciar na aquariofilia, certo, mas quanto tempo tem o aqua de montagem ?

quais sao os sintomas que os peixes apresentam alem do que ja disses.te?

o aquario tem 2 semanas

os peixes ficam muito parados respiraçao ofegante,e ao machop caiu lhe as "penugem" toda ficou quase como uma femea

pelo os resto dos posts k tenho lido com sintomas iguais aconcelham protozin da aqualife

é exatamente isto deverei mudar a agua ou o produto trata sem o ser necessario mudar a agua toda?

Costiose ou costia: esta doença é causada por vários protozoários, e o peixe apresente sintomas de corpo com aspecto esbranquiçado ou nebuloso, falta de apetite e presença de ramificações vermelhas nas nadadeiras em aquários com algum movimentos na agua costuma localizar-se nas correntes existentes com uma natação ininterrupta, caso não exista nenhuma corrente este ficam junto ao fundo ficando com uma cor apática e uma vez por outra nadam bruscamente para a superfície para respirarem. E em alguns casos extremos perda de tecido que poderá ficar em carne viva.

Tratamento: é adicionado na água aquário infectado um bom produto durante o tempo necessário para o tratamento dos fungos (esha 2000)

Editado por pnadre
assbettaportugal.png

o aquario tem 2 semanas

os peixes ficam muito parados respiraçao ofegante,e ao machop caiu lhe as "penugem" toda ficou quase como uma femea

pelo os resto dos posts k tenho lido com sintomas iguais aconcelham protozin da aqualife

Nao sou muito entendido em doenças porque nunca tive nenhum peixe com alguma.. em 1 ano e meio de montagem, sou um sortudo acho eu..!

Mas posso ajudar noutras coisas... como está os testes da qualidade da agua? fizeste-os ?

Nao sou muito entendido em doenças porque nunca tive nenhum peixe com alguma.. em 1 ano e meio de montagem, sou um sortudo acho eu..!

Mas posso ajudar noutras coisas... como está os testes da qualidade da agua? fizeste-os ?

fiz teste ao ph k esta a 7,2

assbettaportugal.png

fiz teste ao ph k esta a 7,2

isso no fundo e o menos importante pois a agua de nossas casa vem normalmente nesses valores, era bom que fizesses o teste à amonia... deves tar com grandes concentraçoes e isso deixa os peixes ofegantes.. envenenados e deixa-os mais susceptiveis a infecçoes e a todo o tipo de doenças

Aconselho.te a ler uns topicos que andam aqui pelo forum como inamoviveis etc... sobre o ciclo do azoto.

e desde ja, fazeres uma TPA(troca parcial de agua) de 30%

isso no fundo e o menos importante pois a agua de nossas casa vem normalmente nesses valores, era bom que fizesses o teste à amonia... deves tar com grandes concentraçoes e isso deixa os peixes ofegantes.. envenenados e deixa-os mais susceptiveis a infecçoes e a todo o tipo de doenças

Aconselho.te a ler uns topicos que andam aqui pelo forum como inamoviveis etc... sobre o ciclo do azoto.

e desde ja, fazeres uma TPA(troca parcial de agua) de 30%

eu usei agua da engarrafada nao usei da torneira

assbettaportugal.png

eu usei agua da engarrafada nao usei da torneira

Hum ok, apesar disso, a matéria orgânica vai "apodrecendo" e libertando substancias prejudiciais.

Vai ler sobre o ciclo do azoto para veres do que estou a falar e expoe aqui as tuas duvidas depois que eu tento ajudar ok ?

Mais uma coisa, faz TPA de 30% mesmo com agua da torneira que nao deve ter falta de qualidade.. Assim sempre tiras alguma amonia e a concentraçao desce, ajudando assim os teus peixes.. Amanha mais uma de 20% tambem nao seria mau. Nao esquecer de ir limpando o areao, ou seja aspirar.

Hum ok, apesar disso, a matéria orgânica vai "apodrecendo" e libertando substancias prejudiciais.

Vai ler sobre o ciclo do azoto para veres do que estou a falar e expoe aqui as tuas duvidas depois que eu tento ajudar ok ?

Mais uma coisa, faz TPA de 30% mesmo com agua da torneira que nao deve ter falta de qualidade.. Assim sempre tiras alguma amonia e a concentraçao desce, ajudando assim os teus peixes.. Amanha mais uma de 20% tambem nao seria mau. Nao esquecer de ir limpando o areao, ou seja aspirar.

obrigado joao vou mudar a agua como sugeriste

assbettaportugal.png

Dizes que o aquário é de 60L, mas quais as dimensões? Atenção que as bettas fêmeas podem ter sido mortas pelo macho. O Macho não deve esta acompanhado de outros machos e mesmo fêmeas só se elas tiverem muitos esconderijos que parece não ser o caso.

Dizes que o aquário é de 60L, mas quais as dimensões? Atenção que as bettas fêmeas podem ter sido mortas pelo macho. O Macho não deve esta acompanhado de outros machos e mesmo fêmeas só se elas tiverem muitos esconderijos que parece não ser o caso.

o macho estava isolado, estava num pq "quadrado" de 13cm por 13cm feito de uma fina rede que se prende de lado do aquario, o mesmo ja estava a fazer ninho quando isto aconteceu

assbettaportugal.png

Olá!

Pelo que percebi não houve ciclo do azoto, logo existe um mau começo na montagem do teu aquário, que possivelmente misturado com outros factores desencadeou uma "epidemia" dentro do teu aquário.

Por isso como já foi dito, deves fazer um teste à água para verificar os valores da amónia. Se realmente eles forem elevados deves fazer várias TPA's diárias de 30% a 50% até os níveis estarem bons. Mesmo estando a fazer as TPA's penso que deves fazer em simultâneo o tratamento para fungos, pois os peixes precisam de melhorar rapidamente.

Compra mais plantas "verdadeiras", pois estas ajudam a que os níveis de amónia se mantenham mais estáveis. (Por exemplo, musgo de java, fetos fe java e anubias, são de fácil manutenção e os bettas adoram.)

Boa sorte!

Editado por Diabrete

• 2 semanas depois...

Resolvido

descobri k nao fiz o ciclo do azoto (comecei mal primeiro comprei e montei so depois me informei aki)

neste momento ja esta tudo optimo tenho 2 bettas LINDOS

aquario 60

1 limpa vidros

2 limpadores muito peqenos k limpam a areia (nao me lembro do nome)

1 escalar MUITO pequeno

1betta macho lindo laranja (um laranja muito suave quase rosa)

betteira

1 macho ja a fazer ninho

1 femea dentro de um jarro de vidro

vamos ver se me safo

assbettaportugal.png