Recommended Posts

Publicado

Bom dia.

Vou, após mais de 20 anos, deixar os aquas de água doce, discus e invertebrados, e entrar num mundo diferente.

Penso, em Abril, começar um salgado, Reef, tipo cubo, a ficar na sala, entre dois sofas, no canto.

Terá mais ou menos 80 X 80 X 60 - 78X78X55 = +- 300Litros

SUMP 65 X 40 X 50 - 63X38X30 = +- 70 Litros.

A encomendar na Vidromoldura.

A iluminação será obrigatóriamente de LED's.

Ando há 5 meses a ler quase exclusivamente sobre água salgada, mas...quanto mais sei...mais dúvidas, como é normal.

Ora bem, primeira pergunta:

Movel terá 70 X 70 X 80.

Faço o móvel com:

barrotes de madeira, tipo 5X5 e forrado a MDF hidro de 12mm?

Ou:

Mando fazer em ferro ou alumínio e forrado a MDF hidro de 12mm?

E onde mandar fazer a estrutura? Em Lisboa ou Vila Franca de Xira

Obrigado

Publicado:

Heheh ... essas dúvidas são mais de arquitectura do que de aquariofilia, quando chegares ás de aquariofilia é que vai ser.. ehehe

Agora mais a sério, esse móvel ainda vai suportar uns bons 400 Kg, por isso, eu acho que optava por uma solução de metal.

O Alumínio para segurar nesse peso todo não será caríssimo? Ferro pintando talvez seja o mais barato, e qualquer serralheiro trabalha com ferro.

Tens ainda outra alternativa, talvez fosse a que eu escolhia, o aço-inox.

Quanto ao local decompra, o melhor é consultares vários e comparares os preços já com o transporte/instalação no local.

Paulo

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Publicado:

boas ,

bem , na minha opiniao a estrutura seria melhor em ferro e pintado com tinta anti corrusao , ou em aluminio ... depois forras a mdf hidrofugo ...

a iluminacao em leds , isso tera um custo um bocado "puxado" mas vais notar na conta da edp ... tens os leds da tmc , e para essas medidas teras de por em reguas , pois os cubos so iluminam 50x50cm ....

cumprimentos ..

Publicado: (editado)

Obrigado.

Esta é só a primeira de muitas perguntas...

Queria mesmo era que alguem aqui da zona me dissesse onde mandou fazer a estrutura e o preço aproximado.

Quanto à iluminação, ainda não decidi.

Ou um Aquabeam 1000 HD Ultra + duas AquaRay AquaBeam 500.

Ou...comprar Led's CREE e fazer eu.

O custo não difere muito, contabilizando tudo...com tempo, mão de obra, dissipadores, lentes... talvez não compense. Se eu tivesse 25 ou 30 anos...faria DIY certamente.

Já agora, a coluna de água terá 55 ou 57 cm.

Os corais...vão ter que ser escolhidos de entre os pouco exigentes em termos de iluminação.

Recuso-me a ter 500 ou 600W ligados 10 horas por dia...é uma barbaridade para a carteira...e para o planeta.

Abraço.

Editado por slowmottion

"...

Terá mais ou menos 80 X 80 X 60 - 78X78X55 = +- 300Litros

....

Movel terá 70 X 70 X 80.

..."

Viva, vais fazer o movel mais estreito que o aquário ou foi só um erro a digitar? Não é muito aconselhável o móvel ser mais curto que o aquário.

Nuno

Editado por nuno rogerio

Olá.

Sim, o móvel será mais estreito que o aquário.

Sendo que, o chão e o tampo do móvel serão duas placas MDF hidro de 80 X 80 X 16mm

Editado por slowmottion
Publicado:

Eu acho que podes fazer isso em ferro ou alumínio. Existem algumas casas que fazem isso em alumínio e não fica muito caro.

Sobre a iluminação, para 60cm de altura acho que deves optar mais pelas T5, pois os leds não vão dar muita luz, digo por experiência próprio que tenho uns leds num refúgio, e para ele dá bem, mas para recife é pouco.

Publicado:

Boas,

Prefiro ter uma coluna de água só com 50 cm e utilizar LED's.

Iluminação a LED's é ponto assente.

Quanto à estrutura, em alumínio seria melhor, mas depende do preço e da resistencia da estrutura.

Abraço

• 2 semanas depois...
Publicado:

Para teres uma boa iluminação em leds convém colocares uma boa quantidade deles.

Quanto à estrutura, já vi algumas em alumínio com mais de 1000kg em cima, tudo depende se é bem estruturada, como todo o tipo de estruturas de sustentação de pesos.