Recommended Posts

Publicado

Boas adquiri recentemente 5 dubosis juvenis, sao o ciclideo que mais gosto estao alojados num aquario com cerca de 80 litros, com areão e silica, teem rochas vulcanicas e calcárias, como companheiro de aquario teem um casal de molly's um SAE e corydoras.

Queria saber quais sao as melhores condições e alimentação para eles. Teem comido Tetra Pro.

Notei que um deles se roça na rocha calcária pode indicar parasitas externos ? como tratar ?

Toda a ajuda e bem-vinda obrigado a todos

Publicado:
Boas adquiri recentemente 5 dubosis juvenis, sao o ciclideo que mais gosto estao alojados num aquario com cerca de 80 litros, com areão e silica, teem rochas vulcanicas e calcárias, como companheiro de aquario teem um casal de molly's um SAE e corydoras.

Queria saber quais sao as melhores condições e alimentação para eles. Teem comido Tetra Pro.

Notei que um deles se roça na rocha calcária pode indicar parasitas externos ? como tratar ?

Toda a ajuda e bem-vinda obrigado a todos

Boas!!

1- Convinha colocar parametros da agua

2- Aqua demasiado pequeno

3- Poucos peixes (embora para esse aqua, num futuro prox. sejam demais) isto, presumindo que são jovens!

4- porquê comprar peixes sem antes fazer um estudo minimo das necessidades que a especie necessita?

Coloca todos os dados do aqua para a malta te ajudar!

Gilberto Rodrigues

Publicado:

Olá,

Já te respondi noutro fórum, mas repito aqui - acho um erro enorme o que tens neste momento. Vende os peixes e tal como o Gilberto disse atrás, investiga mais sobre as espécies. Depois coloca as tuas dúvidas.

Agora comprar os peixes e depois colocar as dúvidas, parece-me no mínimo um profundo desrespeito por eles! Esse aquário não faz sentido como está - 80 litros de água é muito, mas muito pouco para tropheus. Podes colocar umas pedras com um casal de Rockdwellers e quanto muito mais uma pequena colónia de conchiculas.

Abraço,

Diogo

Publicado:

eu posso dar-lhes um habitat melhor em horas e o simples facto de saber coisas como se gostam de agua calcaria, rochas calcarias ou preferem vulcanicas, o aqua pode ficar dedicado so a eles e sim posso breve expandir para um maior acompanhando assim o crescimento. nao mostro desrespeito algum...estao muito melhor acomodados e alimentados do que numa loja, e na zona nao e facil eles serem vendidos

Publicado:

Ok, então vamos lá...

É importante garantires uma água com um ph (pelo menos) superior a 8 - o ideal poderá rondar os 8,4/8,5. Na minha opinião rochas demasiado afiadas são um risco para eles. Podem magoar-se com a sua fernética actividade. De qualquer forma as calcareas são mais aconselháveis que as vulcânicas. Eu uso seixos de basalto.

Garante-lhes uma boa filtração e movimentação de água. Quanto a alimentação, esta deverá ser essencialmente vegetal. Eu uso Sera Granugreen, Sera Discus, NLS e Spirulina.

Abraço,

Diogo

Publicado:
Ok, então vamos lá...

É importante garantires uma água com um ph (pelo menos) superior a 8 - o ideal poderá rondar os 8,4/8,5. Na minha opinião rochas demasiado afiadas são um risco para eles. Podem magoar-se com a sua fernética actividade. De qualquer forma as calcareas são mais aconselháveis que as vulcânicas. Eu uso seixos de basalto.

Garante-lhes uma boa filtração e movimentação de água. Quanto a alimentação, esta deverá ser essencialmente vegetal. Eu uso Sera Granugreen, Sera Discus, NLS e Spirulina.

Abraço,

Diogo

ok, amanha ja vou buscar mais rochas calcárias e remover as vulcanicas, o ph esta perto dos 8 mas eu vou comprar o produto para subir o ph, e comprar comida que indicaste, mas penso que a sera pro segundo a combinação tambem nao e má

Publicado:

Olá,

...penso que a sera pro segundo a combinação tambem nao e má

Não conheço o Sera Pro! Nem consigo encontrar referência no site.

Abraço,

Diogo

Publicado:
Olá,

Não conheço o Sera Pro! Nem consigo encontrar referência no site.

Abraço,

Diogo

Tetra Pro desculpa :o

Publicado:
Tetra Pro desculpa ;)

Não sei onde foste buscar essa ideia! As comidas da Tetra estão na minha modesta opinião, completamente ultrapassadas e o Tetra Pro não faz qualquer sentido para tropheus.

Abraço,

Diogo

Publicado: (editado)

ok eu vou seguir o teu conselho e comprar comida mais adequada. Pelo que pesquisei eles gostam de agua bastante dura, eu arranjo agua calcaria mesmo a volta dos 40graus achas que xega ?

Tenho comida para discus, granulado se aconselhares mais essa posso ja começar e dar.

Editado por malpertius
Publicado:

Olá,

ok eu vou seguir o teu conselho e comprar comida mais adequada. Pelo que pesquisei eles gostam de agua bastante dura, eu arranjo agua calcaria mesmo a volta dos 40graus achas que xega ?

Tenho comida para discus, granulado se aconselhares mais essa posso ja começar e dar.

Não te preocupes demasiado com a dureza da água nem com grandes tentativas de acertar o Ph. É mais importante ter o aquário estabilizado. Preocupa-te sim com a filtração e mudas de água.

Se a comida que tens é a Sera Discus, podes dar sem problemas. Outra qualquer comida para Discus pode ser desaconselhada, pois apenas conheço a composição do Sera Discus (que tem muita spirulina).

Abraço,

Diogo

Publicado:

O granulado que tenho e tipo marca branca é o que dou aos escalares que tenho noutro aqua. Mas ainda hoje vou comprar sera Discus ou outra comida de base vegetal para ciclideos

Publicado:

Boas ja adquiri Sera Discus Granulat e Sera Granugreen agora surge um problema, os meus dubosi teem dificuldade em comer devido ao tamanho do granulado se partir em pedaços mais pequenos nao tem problema pois nao ?

Publicado:
Boas ja adquiri Sera Discus Granulat e Sera Granugreen agora surge um problema, os meus dubosi teem dificuldade em comer devido ao tamanho do granulado se partir em pedaços mais pequenos nao tem problema pois nao ?

Esmaga ambos e mistura!

Abraço,

Diogo

Publicado:
Esmaga ambos e mistura!

Abraço,

Diogo

Obrigado pelas dicas que tens tado, em relaçao a mudanças de agua normalmente mudo 10 litros por semana e 1 vez por mes limpo filtro.

Publicado:

Olá,

Obrigado pelas dicas que tens tado, em relaçao a mudanças de agua normalmente mudo 10 litros por semana e 1 vez por mes limpo filtro.

Muda pelo menos 25% por semana.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Ok

eles as vezes roçam .se nas pedras ou na própria areia, isso pode indicar parasitas externos?

Obrigado por tudo Diogo

Abraço

Publicado:

Relativamente ao resto acho que o Diogo já te ajudou, relativamente á "roçadeira", devem ser os paramtros da água, ou nitratos ou TPA's com cloro...

Se a água tiver cloro e metias pesados, normalmente eles sentem nas escamas. Por outro lado e para fazer um diagnóstico de parasitas, é preciso mais informação. Tipo os parametros da água.

Outra coisa, os Duboisi em pequenos são muito giros... deixa-os crescer e depois... dá a tua opinião.

Abraço e boa sorte com isso.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:

Olá,

Outra coisa, os Duboisi em pequenos são muito giros... deixa-os crescer e depois... dá a tua opinião.

Os adultos têm o seu charme...

Picture4_edited-63.jpg

Desde ontem, tenho lá um macho adulto com 15 cm que é uma brutalidade (devo dizer-Vos que nunca tinha visto um tropheus tão grande - segundo o antigo dono tem pelo menos 4 anos). Ainda não lhe tirei fotos, mas em breve posto.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas, eu sei que eles em adultos mudam imenso, mas e dos peixes que mais gosto, nao sou muito de peixes muito coloridos alem dos dubosi tenho um aqua dedicado a um casal de nigrofasciautus, criam imenso e hoje em dia pouca gente os tem pelo menos aqui na zona mas eu adoro nao me consigo desfazer deles.

Abraço

Publicado:

O Que eu digo não tem propriamente a ver com as cores, mas na minha opinião são dos tropheus mais agressivos que conheci (Obviamente que não tive sequer metade das especies que o Diogo manteve). Relativamente á elegância não discordo, são muito giros, são é um bocado brutos!

E esse com 15cm, então deve ser parecido com um tractor, leva tudo á frente :crazyeyes:

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:

Olá,

E esse com 15cm, então deve ser parecido com um tractor, leva tudo á frente

Deixo-Vos uma foto da cabeça do bicho...

Picture1_edited-82.jpg

Parece que já lhe faltam uns dentes!!!

Abraço,

Diogo