dr3 Publicado Março 4, 2010 Publicado Março 4, 2010 (editado) Olá sou principiante nisto da aquariofilia e tenho diversas questões, que adorava ter esclarecidas já tenho algumas plantas (muito poucas, o orçamento não permite ) e ainda nao tenho peixes. gostaria de ter as dúvidas esclarecidas antes de os adquirir, pois não quero depois vir a ter dissabores :S - é necessária a compra daqueles acondicionadores da água? - qual a àgua mais aconselhável? da rede, de um furo ou água proveniente mesmo de um rio? - existe alguma técnica/produto que permita reduzir o tempo de ciclagem? - como se processa isso das bactérias para o filtro? :/ btw, o meu aquário tem cerca de 96lts Editado Março 4, 2010 por dr3 Citar
João Paulo Viegas Publicado: Março 4, 2010 Publicado: Março 4, 2010 Olá e bem vindo. Para além de te recomendar a leitura de vários textos que estão por aqui como inamoviveis assim como seguir os links que estão na minha assinatura, dou-te os parabéns por ainda não teres colocado peixes num aqua recente. Face às questões: 1 - O acondicionador da água serve para retirar o cloro da água e tornar a água adaptável para os peixes que compras na loja. Existem que use e existem quem não o use. Numa pesquisa pelo forum irás descobrir vários pontos de vista. 2 - A água aconselhável é aquela que dispõe, por exemplo, do PH adequado para as espécies de peixes que mantens no aqua. Recomendo-te a da torneira ou de um furo, pois de um rio poderás um dia ver-te a braços com alguma poluição que te pode matar a população toda do aqua. 3 - Existem produtos que são acelaradores de bactérias, ou seja, são bactérias concentradas que colocas na montagem do aqua, para que as mesmas se fixem. Reduz-se o tempo gasta-se dinheiro. 4 - Os filtros têm esponjas, cerâmicas que devido à circulação de água aliada à existência de bactérias que colocas-te no aqua ou que se foram formando com a maturação do aqua. Boas leituras e boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
dr3 Publicado: Março 4, 2010 Autor Publicado: Março 4, 2010 Olá e bem vindo. Para além de te recomendar a leitura de vários textos que estão por aqui como inamoviveis assim como seguir os links que estão na minha assinatura, dou-te os parabéns por ainda não teres colocado peixes num aqua recente. Face às questões: 1 - O acondicionador da água serve para retirar o cloro da água e tornar a água adaptável para os peixes que compras na loja. Existem que use e existem quem não o use. Numa pesquisa pelo forum irás descobrir vários pontos de vista. 2 - A água aconselhável é aquela que dispõe, por exemplo, do PH adequado para as espécies de peixes que mantens no aqua. Recomendo-te a da torneira ou de um furo, pois de um rio poderás um dia ver-te a braços com alguma poluição que te pode matar a população toda do aqua. 3 - Existem produtos que são acelaradores de bactérias, ou seja, são bactérias concentradas que colocas na montagem do aqua, para que as mesmas se fixem. Reduz-se o tempo gasta-se dinheiro. 4 - Os filtros têm esponjas, cerâmicas que devido à circulação de água aliada à existência de bactérias que colocas-te no aqua ou que se foram formando com a maturação do aqua. Boas leituras e boa sorte. obrigado :D realmente nesse aspecto, o fórum já me ajudou bastante, pois senão eu tinha posto lá peixes logo no primeiro dia xD quanto às questões, obrigado desde já por teres respondido e ajudado ainda assim fiquei com algumas dúvidas: 1- vi num vídeo do youtube que, se deixarmos o aquário meio cheio de água e deixarmos repousar a água por 12horas, o cloro se evapora. Isto é verdade? Sendo assim, se isto for verdade, escuso de comprar o acondicionador da água, certo? 3- esse produtos de bactérias são aplicados directamente na água ou no filtro? reduzem o tempo de ciclagem em quanto? obrigado Citar
brok4s Publicado: Março 4, 2010 Publicado: Março 4, 2010 obrigado realmente nesse aspecto, o fórum já me ajudou bastante, pois senão eu tinha posto lá peixes logo no primeiro dia xD quanto às questões, obrigado desde já por teres respondido e ajudado ainda assim fiquei com algumas dúvidas: 1- vi num vídeo do youtube que, se deixarmos o aquário meio cheio de água e deixarmos repousar a água por 12horas, o cloro se evapora. Isto é verdade? Sendo assim, se isto for verdade, escuso de comprar o acondicionador da água, certo? Boas seja meio cheio ou cheio por completo o cloro evapora relativamente rápido 12/24h, o tempo de espera que te é aconselhado é o tempo de clicagem do mesmo. 3- esse produtos de bactérias são aplicados directamente na água ou no filtro? reduzem o tempo de ciclagem em quanto? obrigado Na minha opinião esses produtos são desnecessarios, coloca um pouco de comida para os peixes no aquario mesmo sem fauna e aguarda 3 a 4 semanas... Citar
dr3 Publicado: Março 4, 2010 Autor Publicado: Março 4, 2010 Na minha opinião esses produtos são desnecessarios, coloca um pouco de comida para os peixes no aquario mesmo sem fauna e aguarda 3 a 4 semanas... compreendo e obrigado pela resposta de qualquer modo, e como qualquer iniciante com o bichinho, eu queria mesmo acelerar o ciclo. como informação adicional, o filtro que tenho, não o comprei novo, já era usado. Já tinha uma esponja, que me parece já estar usada, portanto já terá as tais bactérias. Utilizar este filtro irá acelerar um pouco o ciclo? Citar
Jorcas Publicado: Março 4, 2010 Publicado: Março 4, 2010 (editado) se o filtro tiver desactivado as bacterias ja morreram (espero não estar engando)... se queres a minha opinião, não queiras ser apressado ... eu fui e não correu muito bem Editado Março 4, 2010 por Jorcas Citar
João Paulo Viegas Publicado: Março 5, 2010 Publicado: Março 5, 2010 Olá O cloro perde-se na água por evaporação e repouso da água. Ajuda ter uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar para agitar a água e libertar assim o cloro. Existe quem faça assim, quem coloque directamente a água da torneira no aqua e há quem use acondicionadores de água. Gostos e métodos pessoais. As bactérias que possam ter existido na esponja do teu filtro morreram se o mesmo não se encontrar a trabalhar dentro do aqua, uma vez que as bactérias necessitam que haja uma circulação de água/oxigenio para sobreviverem e multiplicar. Os produtos para a criação de bactérias podem ser colocados na água mas recomenda-se que se coloquem dentro dos filtros para que permita uma rápida fixação das mesmas no filtro. Mas isto é como tudo e a maior virtude de um aquariofilista é a paciência. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
dr3 Publicado: Março 5, 2010 Autor Publicado: Março 5, 2010 ok, acho que entendi. Obrigado pelas resposta tenho mais algumas dúvidas: já montei o aquário e está a funcionar. Pus uma camada de substrato (húmus de minhoca, vi algures no forum que era bom) e areao de rio apanhado na natureza, algumas pedras (xistos) também apanhadas no mesmo local e plantas (rotalas). Foi tudo devidamente lavado e fervido. Após ter colocado tudo no aquário ao meu gosto, enchi o aquário de água e tudo bem, ficou a água +/- límpida. Mas, passadas umas horas a água começou a ficar bem mais escura e, hoje quando acordei, parecia água dos esgotos (:S), muito turva mesmo!!! Será isto normal?! Outra questão de principiante (sei que é estúpida, mas é favor não gozar ): como se coloca uma bomba de ar no aquário? totalmente imersa ou apenas a saída de ar fica imersa? obrigado, desde já :D Citar
Alvaro Silva Publicado: Março 5, 2010 Publicado: Março 5, 2010 ok, acho que entendi. Obrigado pelas resposta tenho mais algumas dúvidas: já montei o aquário e está a funcionar. Pus uma camada de substrato (húmus de minhoca, vi algures no forum que era bom) e areao de rio apanhado na natureza, algumas pedras (xistos) também apanhadas no mesmo local e plantas (rotalas). Foi tudo devidamente lavado e fervido. Após ter colocado tudo no aquário ao meu gosto, enchi o aquário de água e tudo bem, ficou a água +/- límpida. Mas, passadas umas horas a água começou a ficar bem mais escura e, hoje quando acordei, parecia água dos esgotos (:S), muito turva mesmo!!! Será isto normal?! Outra questão de principiante (sei que é estúpida, mas é favor não gozar ): como se coloca uma bomba de ar no aquário? totalmente imersa ou apenas a saída de ar fica imersa? obrigado, desde já Boas se bem percebi a bomba de ar que falas não e para meter dentro de água,essa bomba leva um tubo desses finos de aquário,e na ponta leva uma pedra difusora ,que por sua vez e metida dentro do aquário,a pedra como e evidente ,depois e ligar a bomba e começa a fazer bolinhas de ar,e movimenta a água. espero ter ajudado. A.S :D Citar
dr3 Publicado: Março 6, 2010 Autor Publicado: Março 6, 2010 http://rapidshare.com/files/359866820/IMG_0146.JPG.html http://rapidshare.com/files/359867635/IMG_0147.JPG.html nao sei por imagens aqui, portanto pus os links. Como podem ver, a agua está mesmo horrivel. Não sei do que pdoerá ser. Uma ajudinha era fantastico .png' alt=':biggn:'> Citar
dr3 Publicado: Março 6, 2010 Autor Publicado: Março 6, 2010 Poderá ser por eu ter demasiado substrato debaixo do areao? .png' alt=':biggn:'> Citar
Staedtler Publicado: Março 6, 2010 Publicado: Março 6, 2010 eu tive o mesmo problema por causa do substracto o que fiz foi trocar o filtro que tinha que era um filtro muito basico apenas com rede e troquei por um que tem filtr biologico e lã, troquei 10% da agua do aqua e ao fim de 3 dias estava bom, fui remexindo o chao e as plantas para libertar a sujidade que la se entranhavam e agora nao tenho mas problemas com isso^^ Citar ::link para site com fins comerciais removido. HRS::
dr3 Publicado: Março 7, 2010 Autor Publicado: Março 7, 2010 Outra dúvida: os filtros fazem todos o mesmo barulho em funcionamento ou alguns fazem mais que outros? É que tenho um filtro interno da aquapor 200lts/h e isto faz um barulho infernal :/ Citar
brok4s Publicado: Março 7, 2010 Publicado: Março 7, 2010 Outra dúvida: os filtros fazem todos o mesmo barulho em funcionamento ou alguns fazem mais que outros? É que tenho um filtro interno da aquapor 200lts/h e isto faz um barulho infernal :/ Boas, nem todos os filtros fazem o mesmo baralho, essa é uma das grandes diferenças das marcas conceituadas para as "mais baratas". Mas por norma, mesmo os mais barulhentos não fazem um barulho infernal como tu te referes ao teu. Abre a cabeça do filtro e ve se a bobine não tem uma pá partida ou se não precisas de substituir. É normal sofrer desgaste com o tempo e começar a fazer mais ruido que o normal. Abraço Citar
Recommended Posts