Recommended Posts

Publicado

Olá.

Recentemente tive os meus neons doentes e utilizei um medicamento da Sera para o tratamento da mesma (infelizmente dos 6 que lá tinha só sobreviveu 1 que parece estar bastante saudável durante a semana que passou).

Dei a última dose na passada quinta-feira e queria ver se punha agora o carvão no filtro. Como estou com o NO3 a subir (já no fim do ciclo) aproveito e quando fizer a TPA (tenho de desligar o filtro) meto o carvão activo. Tenho no entanto algumas dúvidas:

1) Devo ter o carvão quanto no filtro (aquário de ~150L)?

2) Existe algum valor "indicativo" do NO3 para quando fazer a TPA?

3) Devo mudar quanta agua, (25%, 33%)?

Agora ainda tenho que arranjar uns 2 ou 3 amigos para o neon que, coitado, anda sempre sozinho porque os limpa-fundos não lhe ligam nenhuma :D (mas provavelmente só o faço depois da TPA).

Cumps

Publicado:

bom dia

será q os peixes morreram mesmo de doença ou de intoxicaçao?

pelo q estou a ver colocas-ts peixes antes de efectuares o ciclo do azoto coisa q nao se deve fazer um ou dois peixes pra ajudar no ciclo e nada mais.o q talvez devia ter acontecido foi q os teus peixes morreram intoxicados por amonia.

olha q filtro tens?

o carvao pra retirar medicamentos 2 dias chega a quantidade depende do filtro q tenhas.quanto mais carvao tiver mais rapido te retira o medicamento.

se os nitratos nao passarem de 5mg/l ta tud bem.

iss das percentagens depende da quantidade de nitratos q o teu aqua produz e a aqunatidade de lixo.

mas 15 % é o minimo q possas fazer.

deixa efectuar bem o ciclo e coloca poucos peixes de cada vez.

cumps joni

Publicado: (editado)

Não creio que o problema se devesse ao ciclo. A amónia e nitratos estavam a zero e os nitritos também muito baixos. Além disso nunca coloquei muitos peixes de uma só vez.

Editado por genome_boy
Publicado: (editado)

Os neons morrem facilmente com o ictio, o mesmo para os neons negros, bebados, otos, devido ao tamanho reduzido dos peixes.

Não creio que o problema se devesse ao ciclo. A amónia e nitratos estavam a zero e os nitritos também muito baixos. Além disso nunca coloquei muitos peixes de uma só vez.

olha é muito dificil num aquario ciclado teres nitratos a zero. é um sinal de aquario não ciclado. Por outro lado, em relação ao ictio existem inumeros posts, nomeadamente usar o metodo do calor para combater o ictio, que para os neons seria o melhor, visto que o medicamento nao tem grande efeito num peixe infectado, com uma simples mudança de temperatura salvavas os teus neons todos.

Editado por Quo
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!