Joana ASL Publicado Março 1, 2010 Publicado Março 1, 2010 (editado) Olá! É com grande contentamento que me registo neste forum, que julgo que me irá ajudar imenso nesta novidade que é ter um aquário. Deram-me o aquário no dia dos meus anos, e adorei pois era uma coisa que queria há anos!! O meu aquário é pequeno, comporta apenas 33 litros de água. As medidas são 53x26x34cm. Vinha com um filtro de esponja e duas lâmpadas, mas tive de comprar um termostato que está ligado a 25ºC. Como imaginam, tenho imensas dúvidas e já ouvi mil opiniões diferentes na loja onde me dirigi para saber o que fazer. Daí ter optado por fazer uma pesquisa na internet. Depois de ter lavado a areia que comprei para o fundo (é uma areia grossa, cor de areia, mas muito mais grossa que a da praia), e o próprio aquário (apenas com água fria corrente), montei o filtro e o termostato, enchi o aquário de água da torneira e adicionei 15 ml de AquaSafe. Depois liguei tudo à electricidade. Está assim desde dia 26 à tarde, por isso há 4 dias. Onde comprei o aquário disseram-me que não valia a pena comprar um produto que contém bactérias vivas para acelerar o processo, e eu não o comprei. Fiz mal? Perguntei quando poderia começar a comprar peixes e disseram que deveria esperar 5 dias, e depois ir adicionando 4 ou 5 peixes em intervalos de duas semanas. Está correcto? Depois chegou a altura de perguntar quais seriam os peixes indicados. Disseram-me que era bom ter neons, e são baratos, mas eu não gosto lá muito deles. Também me falaram dos guppies, mas li num site que são difíceis de manter pois transportam muitas doenças. É verdade? Os meus pais tiveram um aquário, há muitos anos, e tinham "limpa fundos" e "limpa vidros" (quais são os nomes deles?), e parece que duraram muito tempo. São bons para uma principiante como eu? Mais sugestões? Quantos devo manter? Outro assunto seria a comida, mas presumo que depende da espécie de peixes que eu tiver... Obrigada desde já por terem lido! Joana Ah, para verem fotografias (não as consegui pôr aqui) podem ir a www.jo-aquarius.blogspot.com Editado Março 1, 2010 por Joana ASL Citar
dhilan Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 Olá! É com grande contentamento que me registo neste forum, que julgo que me irá ajudar imenso nesta novidade que é ter um aquário. Deram-me o aquário no dia dos meus anos, e adorei pois era uma coisa que queria há anos!! O meu aquário é pequeno, comporta apenas 33 litros de água. As medidas são 53x26x34cm. Vinha com um filtro de esponja e duas lâmpadas, mas tive de comprar um termostato que está ligado a 25ºC. Como imaginam, tenho imensas dúvidas e já ouvi mil opiniões diferentes na loja onde me dirigi para saber o que fazer. Daí ter optado por fazer uma pesquisa na internet. Depois de ter lavado a areia que comprei para o fundo (é uma areia grossa, cor de areia, mas muito mais grossa que a da praia), e o próprio aquário (apenas com água fria corrente), montei o filtro e o termostato, enchi o aquário de água da torneira e adicionei 15 ml de AquaSafe. Depois liguei tudo à electricidade. Está assim desde dia 26 à tarde, por isso há 4 dias. Onde comprei o aquário disseram-me que não valia a pena comprar um produto que contém bactérias vivas para acelerar o processo, e eu não o comprei. Fiz mal? Perguntei quando poderia começar a comprar peixes e disseram que deveria esperar 5 dias, e depois ir adicionando 4 ou 5 peixes em intervalos de duas semanas. Está correcto? Depois chegou a altura de perguntar quais seriam os peixes indicados. Disseram-me que era bom ter neons, e são baratos, mas eu não gosto lá muito deles. Também me falaram dos guppies, mas li num site que são difíceis de manter pois transportam muitas doenças. É verdade? Os meus pais tiveram um aquário, há muitos anos, e tinham "limpa fundos" e "limpa vidros" (quais são os nomes deles?), e parece que duraram muito tempo. São bons para uma principiante como eu? Mais sugestões? Quantos devo manter? Outro assunto seria a comida, mas presumo que depende da espécie de peixes que eu tiver... Obrigada desde já por terem lido! Joana Ah, para verem fotografias (não as consegui pôr aqui) podem ir a www.jo-aquarius.blogspot.com ola se bem vinda eu esperei 3 semanas para a agua ficar boa comprei neons mas estavam a morrer nao sei porque mas morreram por isso comprei gupies sao faceis de manter sao resistentes e sao muito bonitos, e como queria ver partos compreios . hoje ja tenho cerca de 3 adultos e 40 + ou - bebes e uns quantos camaroes Boa sorte Citar
JMG Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 (editado) Boa Tarde O teu aquário é pequeno, logo não podes exagerar em quantidade de peixes e ter bastante atenção ao tamanho adulto que cada peixe que escolheres possa adquirir. Os peixes tens de os colocar mais tarde. Podes ir adicionando plantas se o assim quiseres. No teu aquário vai fazer o ciclo do azoto que demora bem mais que 4 dias. Se experimentares por peixes neste momento o irão morrer. Os vendedores das lojas normalmente querem lucrar nem todos são assim e dizem quanto mais depressa comprares peixes melhor (neste caso para eles). Os peixes és tu que escolhes mas os mais indicados para começar são os vivíparos ( Guppys, Platys, Espadas...) e podes colocar Corydoras se gostares. Mas não coloques muitos peixes que esse aquário é bem pequeno. Se um peixe estiver doente todos transportam doenças por isso antes de comprar os peixes analisam bem como estão de saúde vê as barbatanas se respira normalmente se é o peixe activo se quando se abre a tampa do aquário desloca-se para cima a procura de alimento... Os peixes que disseste são peixes que crescem muito para esse aquário ocupado muito espaço no mesmo mas são muito resistentes. A comida depois de teres os peixes logo te decides. Editado: Esqueci me dizer que tens o tutorial para colocar as fotos no fórum: Aqui está o tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730 Editado Março 1, 2010 por JMG Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
caramelopedro Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 O teu aquario leva quase 50 litros de agua... Cumprimentos Citar
Joana ASL Publicado: Março 1, 2010 Autor Publicado: Março 1, 2010 O teu aquario leva quase 50 litros de agua... Cumprimentos Como assim? Bem, eu não sei mas na embalagem diz que só leva 33 litros! Citar
JMG Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 O teu aquario leva quase 50 litros de agua... Cumprimentos Cheio até a cima leva 41,446 litros de água mas isto é completamente cheio. Só que se enche muito aquário a lâmpada dá o berro se esta não estiver protegida. Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
caramelopedro Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 46,85 é o volume bruto de água... Cumprimentos Citar
JMG Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 46,85 é o volume bruto de água...Cumprimentos Tens toda a razão enganei na conta utilizei em vez dos 26 utilizei 23 um valor que vi noutro aquário isso explica ter me dado aquilo. Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
Jorcas Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 alguns peixes de fundo atingem mais de 40cm por isso se tens um aquario de 33L não me parece boa opção... tens de optar por peixes pequenos... tipo Guppys, Platys, neons (...) Citar
caramelopedro Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 De qualquer maneira de 46 para 33 ainda é uma diferença grande.... Abraço Citar
Joana ASL Publicado: Março 1, 2010 Autor Publicado: Março 1, 2010 alguns peixes de fundo atingem mais de 40cm por isso se tens um aquario de 33L não me parece boa opção... tens de optar por peixes pequenos... tipo Guppys, Platys, neons (...) Acho que vou começar por comprar 2 guppies... Já que tenho de começar por pôr poucos, que sejam dos pequenos!! Quais são os platys? Citar
Joana ASL Publicado: Março 1, 2010 Autor Publicado: Março 1, 2010 De qualquer maneira de 46 para 33 ainda é uma diferença grande.... Abraço É pois!! Que parvoíce não ter feito contas e ter acreditado na caixa, lol! Com 46 litros posso ter que tipo de peixes? Alguém sabe? Citar
Jorcas Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 sobre os Guppy deves ter en atenção o seguinte "é um peixe sexualmente muito activo e irá atrás de qualquer fêmea que encontre, por este facto dever ser mantido numa relação de 1 macho para duas fêmeas (ou mais) de modo a distribuir as atenções do macho, correndo-se o risco de, havendo só uma fêmea, ela entrar em stress e não reproduzir, não se alimentar, e até definhar até à morte." Citar
Joana ASL Publicado: Março 1, 2010 Autor Publicado: Março 1, 2010 sobre os Guppy deves ter en atenção o seguinte "é um peixe sexualmente muito activo e irá atrás de qualquer fêmea que encontre, por este facto dever ser mantido numa relação de 1 macho para duas fêmeas (ou mais) de modo a distribuir as atenções do macho, correndo-se o risco de, havendo só uma fêmea, ela entrar em stress e não reproduzir, não se alimentar, e até definhar até à morte." Ui!! Como é que distingo os machos das fêmeas? Estive a ver na loja e achei mais ou menos todos iguais... Acham que eles lá sabem distinguir? Será melhor optar pelos neons? Quantos devo ter? (Disseram-me que vivem em cardume) Citar
Jorcas Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 a referencia é 1 cm de peixe adulto por cada litro de agua... o tipo de peixe depende dos teus gostos Citar
Joana ASL Publicado: Março 1, 2010 Autor Publicado: Março 1, 2010 a referencia é 1 cm de peixe adulto por cada litro de agua... o tipo de peixe depende dos teus gostos Sim sim, eu sei! Vou ver o que têm na loja e decido lá... Obrigada pelos conselhos!! Citar
Jorcas Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 são fáceis de destingir normalmente nas lojas ate estão parados por sexo Citar
Joana ASL Publicado: Março 1, 2010 Autor Publicado: Março 1, 2010 são fáceis de destingir normalmente nas lojas ate estão parados por sexo Ah, por isso é que não os consegui distinguir!! Eheh, deviam ser todos do mesmo sexo então! Citar
caramelopedro Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 Penso eu que os guppies são peixes mais divertidos visto reproduzirem-se e os neons nao.... Citar
JMG Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 Os neons são muito dificeis de distinguir o sexo e também de muito difícil reprodução. Os guppys é fácil os machos tem um gonopódio e as fêmeas não os viviparos mais comuns distinguem se por ai: Exemplo: Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
Joana ASL Publicado: Março 1, 2010 Autor Publicado: Março 1, 2010 Os neons são muito dificeis de distinguir o sexo e também de muito difícil reprodução.Os guppys é fácil os machos tem um gonopódio e as fêmeas não os viviparos mais comuns distinguem se por ai: Exemplo: Ah, agora será mais fácil! Obrigada Citar
Joana ASL Publicado: Março 1, 2010 Autor Publicado: Março 1, 2010 os neons fazem é cardumes lindos xD Sim, isso é verdade! E dão-se bem com guppies? Citar
dhilan Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 Sim, isso é verdade! E dão-se bem com guppies? os neons?sim eu proprio tenho uns Citar
Joana ASL Publicado: Março 1, 2010 Autor Publicado: Março 1, 2010 os neons?sim eu proprio tenho uns Boa!! Afinal não pude comprar já os peixes. Disseram-me que tenho de esperar um mês para a água ficar ambientada e pronta a recebê-los. É mesmo verdade? Citar
Recommended Posts