Recommended Posts

Publicado

Boas.

Recentemente dediquei-me à reprodução de bettas, tenho lido muito sobre o assunto e mediante a informação formulei um metodo mas alguma coisa devo estar a fazer mal, pois no 1º dia da desova existiam dezenas de pequenos pontinhos a nadar para cima e para baixo no ninho e outros tantos no fundo do aqua, no 2º dia já só vejo meia duzia a tentar nadar para o ninho.

O macho continua a procura-los no fundo e a "cuspi-los" de volta para as bolhas.

Alguem sabe o que poderá ter acontecido à multidao inicial?

Agradeço desde já a informação.

Bug

Publicado:
Boas.

Recentemente dediquei-me à reprodução de bettas, tenho lido muito sobre o assunto e mediante a informação formulei um metodo mas alguma coisa devo estar a fazer mal, pois no 1º dia da desova existiam dezenas de pequenos pontinhos a nadar para cima e para baixo no ninho e outros tantos no fundo do aqua, no 2º dia já só vejo meia duzia a tentar nadar para o ninho.

O macho continua a procura-los no fundo e a "cuspi-los" de volta para as bolhas.

Alguem sabe o que poderá ter acontecido à multidao inicial?

Agradeço desde já a informação.

Bug

Olá

Existem diversos métodos de reproduzir bettas splendens. Desde do mais "natural " ao mais complexo.

Não sei qual foi o que seguiste. Mas normalmente, assim, que se vê eles a nadar na horijontal retira-se o macho.

Isto para evitar que o macho os coma. Após esta fase, é normal que não os vejas (varia consoante o "layout" do aquario, se tens plantas ou não, se colocas-te areão etc etc.) o instinto deles é esconderem-se. Começas a vê-los qdo os alimentares.

Cumpr.

António

Publicado:
Olá

Existem diversos métodos de reproduzir bettas splendens. Desde do mais "natural " ao mais complexo.

Não sei qual foi o que seguiste. Mas normalmente, assim, que se vê eles a nadar na horijontal retira-se o macho.

Isto para evitar que o macho os coma. Após esta fase, é normal que não os vejas (varia consoante o "layout" do aquario, se tens plantas ou não, se colocas-te areão etc etc.) o instinto deles é esconderem-se. Começas a vê-los qdo os alimentares.

Cumpr.

António

Obrigado pela dica, eu optei por um daqueles metodos mais simples, tenho uma aqua de 25 litros com apenas agua a 11 cm de altura, tem umas plantas de plastico para a femea se esconder no lado oposto ao ninho, nao tem areao nem nada no fundo, só o vidro e por baixo do aqua um tapete de borracha preto a temperatura está sempre a 27ºC.

O macho fez o ninho, abraçou a femea, ficou a cuidar dos ovos e quando eles começaram a cair do ninho e a nadar para cima ele andou sempre atarefado a ajuda-los a subir e a compor o ninho.

O estranho mesmo é eles serem umas boas dezenas no 1º dia e no 2º dia aquelas coisas minusculas que pareciam mosquitos acabados de nascer desaparecerem todas por completo, sobraram uns 2 ou 3 no fundo que me pareceiam mortos mas mesmo assim ele tentou varias vezes coloca-los nas bolhas.

Agora, no final do 2º dia, o macho anda tonto a ver se os vê no ninho e no chao e ainda nao aceita a comida que lhe dou.

Não percebo. ;)