Neons

Recommended Posts

Bom dia a todos

o meu nome é leonel ou Leo para os amigos

a uns meses comprei um pequeno aquario de 18 litros, ja tive varias especies diferentes, bettas, escalars, corydoras, limpa vidroes, neons, tetras pristelli e rás-albinas. a maioria morreu. estou agora a montar uma loja de arte e decoração, e decidi levar o meu aquario para a loja, mas decidi remodelar o meu aquario e deixar apenas 2 especies, sendo elas as minhas favoritas - neons e corydoras. e pretendo fazer com que os neons se reproduzam.

troquei as especies que tinha por neons e comprei mais. tenho algumas duvidas que gostaria da vossa ajuda.

o meu aquario tem 18 lt

tem 40 cm

tenho filtro, aquecedor, termometro, e lampada

quanto a decoranção, no fundo tenho 3 tipos de areia, areia fina branca, areia grossa (pedrinhas) escuras e pequenas pedras mais claras, tenho uma pequena ponte decorativa, uma grande pedra e plantas artificiais.

tenho 4 corydoras

e cerca de 35 neons

as minhas duvidas sao as seguintes:

- o meu aquaria esta bem para os neons?

- é perciso fazer mais alguma coisa para eles se reproduzirem?

- tenho de comprar alguma coisa expecifica para eles?

- e eu comprei 15 neons que pensava serem iguais aos meus mas reparei que sao neons cardinali, ha algum problema em junta-los? eles reproduzem-se com os neons normais ou sao outra especie diferente?

-a noite eles tem que ficar em escuridão total?

agradeco qualquer ajuda que me possam dar, opiniao ou sugestão

se me poderem dizer mais alguma coisa que eu deva saber agradeço.

com os melhoress cumprimentos a todos

Partilhar nas redes sociais

Leonel, és um autentico assassino de peixes!

Nunca te disseram na loja que não podias ter escalares nesse aquario? para não falar na sobrelotação e misturas.

Antes demais lê o seguinte:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

Vamos lá então evitar que continues a matar os peixinhos.

Que tipo de areia tens? é da praia?

Como fizeste a remodelação? foi montado tudo de novo?

Cuidado com o ciclo do azoto e valores da agua, muito importante!

Um aquario de 18 litros não dá para nada, quanto mais pequeno for um aquario mais dificil é a sua manutenção.

Recomendava um aquario no minimo de 50 litros. Mas vamos trabalhar com o que tens.

4 corydoras para 18 litros é excessivo, bem como o numero de neons.

No máximo dos máximos devias ter 1 ou 2 corydoras e 15 neons.

Os cardinais não são neons, são tetra cardinais. Podem estar á vontade em conjunto. A reprodução do tetra cardinal e tetra Paracheirodon innesi (tetra neon) não é possivel em cativeiro. Pelo menos em Portugal. No seu habitat estes colocam os ovos em locais de vegetção densa.

Cuidados a ter em relação aos tetras:

Água: pH 6.5; 24ºC; dureza baixa (a água poderá ser filtrada através de turfa).

Alimentação: comida seca, dáfnias pequenas, artémia e pequenas larvas de insectos.

em relação aos cory´s:

Água: pH 6.5-7.0; 24ºC; pouco exigente quanto à dureza

Alimentação: comida seca, larvas de insectos, artémia, carne moída e peixe moído.

Sim, precisam de escuridão para dormir, nós não dormimos também?

Os peixes em geral precisam no minimo de 8 horas para dormir.

Editado por Ruy M.

ola amigo leonel

35 neons e ainda 4 corys? :P

tem aí peixes que é um exagero a meu ver, e de certeza que nao se vao reproduzir aí.ja para nao falar da mistura que tinha antes, betas e escalares...que festa chainsaw .falta tambem colocar os parametros da sua agua, e um aqua bem maior para essa populaçao toda.quanto ao periodo da noite, os peixes no habitat natural nao têm escuridao total, mas convem que tenha no aquario alguns esconderijos.

certamente alguem com mais experiencia ira deixar-lhe mais opinioes.

Editado por [resende fr]

Leonel, és um autentico assassino de peixes!

Nunca te disseram na loja que não podias ter escalares nesse aquario? para não falar na sobrelotação e misturas.

Antes demais lê o seguinte:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

Vamos lá então evitar que continues a matar os peixinhos.

Que tipo de areia tens? é da praia?

Como fizeste a remodelação? foi montado tudo de novo?

Cuidado com o ciclo do azoto e valores da agua, muito importante!

Um aquario de 18 litros não dá para nada, quanto mais pequeno for um aquario mais dificil é a sua manutenção.

Recomendava um aquario no minimo de 50 litros. Mas vamos trabalhar com o que tens.

4 corydoras para 18 litros é excessivo, bem como o numero de neons.

No máximo dos máximos devias ter 1 ou 2 corydoras e 15 neons.

Os cardinais não são neons, são tetra cardinais. Podem estar á vontade em conjunto. A reprodução do tetra cardinal e tetra Paracheirodon innesi (tetra neon) não é possivel em cativeiro. Pelo menos em Portugal. No seu habitat estes colocam os ovos em locais de vegetção densa.

Cuidados a ter em relação aos tetras:

Água: pH 6.5; 24ºC; dureza baixa (a água poderá ser filtrada através de turfa).

Alimentação: comida seca, dáfnias pequenas, artémia e pequenas larvas de insectos.

em relação aos cory´s:

Água: pH 6.5-7.0; 24ºC; pouco exigente quanto à dureza

Alimentação: comida seca, larvas de insectos, artémia, carne moída e peixe moído.

Sim, precisam de escuridão para dormir, nós não dormimos também?

Os peixes em geral precisam no minimo de 8 horas para dormir.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

aqui diz basicamente tudo ao contrario do que me dizem na loja, ou seja, ando a ser enganado certo??

o que posso fazer para imendar o meu erro? comprar aquario maior?

O que te dizem na loja? em que loja.

Para teres uma noção, só para esse cardume e s corys um aquário de 50/ 60 litros seria o minimo.

Ai sim, com os parametros correctos e muita planta, talvez os teus peixes se reproduzissem. Não é impossivel a reprodução de neons, mas é muito dificil.E como estão, sim , é impossivel.

Abraço

Sim, deram informações erradas na loja; o que é normalissimo acontecer nas "pets shops" e hipermercados como o bricomarche.

Eles muitas vezes não fazem por mal, não percebem é nada do assunto e nem querem vir a perceber. O que interessa é ganhar dinheiro, o resto é conversa. Não é que seja errado ganhar dinheiro, mas nós temos a obrigação de respeitar os peixes e os outros animais; é uma questão de valores.

Para quem não está á vontade neste meio aconselho sempre a ir a uma loja da especialidade, que apenas se dedique á aquariofilia.

Se na remodelação que fizeste montaste tudo de novo vais ter que fazer o ciclo do azoto que demora 30dias, caso contrario podes ficar sem os peixes todos novamente.

A solução pode passar por tirar a maioria dos peixes ou comprar um aquario maior.

Eu recomendo a compra de um aquario maior, manda fazer na vidreira que não sai caro (depende da vidreira claro está)

Depois arranja substrato fertil e um inerte... Depois já podes ter algumas plantinhas o que torna o aquario muito mais bonito.

Não vale a pena criar ilusões acerca da reprodução dos neons, ainda por cima para um iniciante...

Não é impossivel, mas muito dificil. Nem o vasco da gama consegue.

Mas como o nosso amigo tugz disse e bem, os peixes que possuis num aqaurio de 60 litros já estaria no limite máximo.

Editado por Ruy M.

Aliás , eu meto a mão no fogoem como vão morrer. 18 litros para tanto peixe? isso é uma bomba, qualquer dia vais ter todos a sufocar com tanta amónia, falta saber em qual.

Devias ter calma.

Ruy, o Vasco da Gama pode não conseguir, mas 8um membro aqi do fórum já o fez, e outros estão a tentar.

Acho que tudo começa na necessidade de um tanque monospécie, e de uma recriação total do seu habitat natural. Bem como de um cardume significativo, e de uma calma total no aquário (e que não se conseguirá numa sala).

E depois os parametros todos a bater certo (embora alguns já sejam de criação, muitos ainda são de captura, por isso a regra é tentar recriar os parametros como no mundo natural).

Depois é quiçá tentar aquelas teorias das temperaturas a mudar com a "chuva a cair" (recriando a chuva) e mais uns flashs a fingir de trovões . E por fim, e sendo o mais importante, ter sorte.

Resumindo é muito complicado, sem dúvida um belissimo desafio.

Editado por Tugz

Não sabia que já havia pessoas a conseguir. Mas isso é pessoal que só se dedica aquilo, está ali muitas horas de investigação e de trabalho; não se podem comparar connosco.

Sei que houve pessoas que conseguiram posturas, mas nunca nasceu nada. É bom saber, escusamos de invadir assim o meio natural deles...

Procura com atenção, já não me lembro onde li isso mas sei que já foi cosneguido.

E já li também que agora v~em muitos da ásia, odne são produzidos em larga escala...

"The Neon tetra is an extremely popular aquarium fish, especially among beginner aquarists. Over 1.5 million Neon tetras are imported to the United States alone – each month! It can be tricky to breed in captivity for hobby aquarists, but professional breeders that produce immense quantities of Neon tetra exist in several countries world wide. If you purchase Neon tetras in the United States, the chance is high that they hail from Thailand, Singapore or Hong Kong. Wild caught Neon tetras from Brazil, Colombia and Peru are however also still available in the trade.

"

Tirado do site aquatic comunity.

http://www.aquaticcommunity.com/tetrafish/neontetra.php

Ruy , as coisas evoluem, para os reproduzir em casa é sempre um desafio, aliás, duvido que venha a conseguir.

Mas a nivel comercial, já se faz em larga escala.

Editado por Tugz

Isso não é novidade nehuma, os chineses já os criavam há largos anos mas nunca revelaram a chave do sucesso; havia que guardar a galinha dos ouvos de ouro...

Existem outras especies onde isso acontece também. Mas os neons nos habitats naturais lá na america do sul são muito ferteis...

Agora cá na Europa já tinha havido várias tentativas mas sem sucesso. Era uma questão de tempo...

Como imaginas não passo a vida a investigar neons para saber o que se passa na reprodução.

Mas obrigado pela informação.

Isso não é novidade nehuma, os chineses já os criavam há largos anos mas nunca revelaram a chave do sucesso; havia que guardar a galinha dos ouvos de ouro...

Existem outras especies onde isso acontece também. Mas os neons nos habitats naturais lá na america do sul são muito ferteis...

Agora cá na Europa já tinha havido várias tentativas mas sem sucesso. Era uma questão de tempo...

Como imaginas não passo a vida a investigar neons para saber o que se passa na reprodução.

Mas obrigado pela informação.

lol, eu não disse que passavas ou dia a pesquisar ou que devias.

Era só um aparte. não deixas de ter razão que é difícil, mas não impossivel

abraço e nao tens nada que agradecer. tamos cá é para nos ajudar.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!