Planeamento de um novo aquario 110 x 45 x 47.5


Recommended Posts

Estou planeando a construção do meu novo aquário 110 x 45 x 47,5, com uma sump a trabalhar por de baixo. Que bomba devo instalar na sump? E com que diâmetro devo abrir o furo no vidro do aqua para descarga da água para a sump?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais furar o aqua como? No fundo? ou de lado?

 

A bomba a meteres na sump deve fazer na ordem dos 1000L/h, pois queres virar a água no minimo 4x por hora.

Como tens 235L mais ou menos terás 235*4=940l/h. Os 1000l/h servem bem pois a bomba vai perder um pouco do débito devido à altura entre o fundo da sump e o ponto de retorno da água que fica à superficie do aqua.

 

Em caso algum deves colocar a saída da bomba de retorno abaixo do nivel de água pois se faltar a luz tens um sifão estabelecido... isto por experiencia própria... o que me valeu é que era um teste e eu estava a controlar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola HG

Os meus aquários estão todos furados lateralmente. O que conselho é que no local do furo e do lado de dentro aplique um T pois este sistema evita que se a bomba parar não se efectue o esvaziamente do aquário.

Aconselho a que pelo menos esse T seja 1/2". Tem de ser uma pouco maior de que o tubo de entrada da água.

A parte de cima desse T tem de ficar fora da água pois desta maneira evita com a entrada do ar que se efectue o retorno.

A fotografia que envio julgo que pode ajudar a minha explicação.

 

Pic_173_33.jpg

 

Se tiver dúvidas diga.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola HG

Os meus aquários estão todos furados lateralmente. O que conselho é que no local do furo e do lado de dentro aplique um T pois este sistema evita que se a bomba parar não se efectue o esvaziamente do aquário.

Aconselho a que pelo menos esse T seja 1/2". Tem de ser uma pouco maior de que o tubo de entrada da água.

A parte de cima desse T tem de ficar fora da água pois desta maneira evita com a entrada do ar que se efectue o retorno.

Quanto à bomba tem de levar em conta como já foi dito que essa bomba efectue um retorno de pelo menos 1200 l.

Também tem de efectuar o calculo entrando em linha de conta a altura que vai do fundo da sump até ao rebordo da parte de cima do aquário.

A fotografia que envio julgo que pode ajudar a minha explicação.

 

Pic_173_33.jpg

 

Se tiver dúvidas diga.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou planeando a construção do meu novo aquário 110 x 45 x 47,5, com uma sump a trabalhar por de baixo. Que bomba devo instalar na sump? E com que diâmetro devo abrir o furo no vidro do aqua para descarga da água para a sump?

 

 

Pode sempre optar por colocar um overflow em vez de furar o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um furo de lado no aquário tem muitas vantagens. Canaliza a àgua onde quisermos, não ocupa grande espaço, pode ser disfarçado. Permite ligar vários aquários à sump (ou seja, fossa em português), a simplicidade de concepção da canalização com furo e de reactivação do sistema caso a bomba da "fossa" páre, ocupa menos espaço dentro do aquário, se o furo no vidro for feito a alguns cm do topo do vidro.

 

HQ tens apenas è que fazer uma "fossa" (podes usar um simples balde ou 2 baldes ligados) com capacidade maior do que a água que se encontra na "fossa", + água que está a circular + água que está no aquário acima do furo de saída. Assim não tens surpresas quando a bomba parar. Não te esqueças, faz um furo, cujo diametro seja algumas vezes maior o diametro da saída da bomba para que o caudal de saída da água compense a entrada da bomba.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

vais a uma casa de artigos de sanitarios e compras lá a peças em pvc para as canalizações fica-te mais barato do que ires a uma loja de animais

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.