HQ Publicado Novembro 29, 2004 Publicado Novembro 29, 2004 Estou planeando a construção do meu novo aquário 110 x 45 x 47,5, com uma sump a trabalhar por de baixo. Que bomba devo instalar na sump? E com que diâmetro devo abrir o furo no vidro do aqua para descarga da água para a sump? Citar www.souto.pt
Nuno Antunes Publicado: Novembro 29, 2004 Publicado: Novembro 29, 2004 Vais furar o aqua como? No fundo? ou de lado? A bomba a meteres na sump deve fazer na ordem dos 1000L/h, pois queres virar a água no minimo 4x por hora. Como tens 235L mais ou menos terás 235*4=940l/h. Os 1000l/h servem bem pois a bomba vai perder um pouco do débito devido à altura entre o fundo da sump e o ponto de retorno da água que fica à superficie do aqua. Em caso algum deves colocar a saída da bomba de retorno abaixo do nivel de água pois se faltar a luz tens um sifão estabelecido... isto por experiencia própria... o que me valeu é que era um teste e eu estava a controlar. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
HQ Publicado: Novembro 29, 2004 Autor Publicado: Novembro 29, 2004 O furo é para fazer de lado. Citar www.souto.pt
ruitaborda Publicado: Novembro 29, 2004 Publicado: Novembro 29, 2004 Ola HG Os meus aquários estão todos furados lateralmente. O que conselho é que no local do furo e do lado de dentro aplique um T pois este sistema evita que se a bomba parar não se efectue o esvaziamente do aquário. Aconselho a que pelo menos esse T seja 1/2". Tem de ser uma pouco maior de que o tubo de entrada da água. A parte de cima desse T tem de ficar fora da água pois desta maneira evita com a entrada do ar que se efectue o retorno. A fotografia que envio julgo que pode ajudar a minha explicação. Se tiver dúvidas diga. Até sempre Rui Citar
ruitaborda Publicado: Novembro 29, 2004 Publicado: Novembro 29, 2004 Ola HG Os meus aquários estão todos furados lateralmente. O que conselho é que no local do furo e do lado de dentro aplique um T pois este sistema evita que se a bomba parar não se efectue o esvaziamente do aquário. Aconselho a que pelo menos esse T seja 1/2". Tem de ser uma pouco maior de que o tubo de entrada da água. A parte de cima desse T tem de ficar fora da água pois desta maneira evita com a entrada do ar que se efectue o retorno. Quanto à bomba tem de levar em conta como já foi dito que essa bomba efectue um retorno de pelo menos 1200 l. Também tem de efectuar o calculo entrando em linha de conta a altura que vai do fundo da sump até ao rebordo da parte de cima do aquário. A fotografia que envio julgo que pode ajudar a minha explicação. Se tiver dúvidas diga. Até sempre Rui Citar
me163 Publicado: Dezembro 1, 2004 Publicado: Dezembro 1, 2004 Estou planeando a construção do meu novo aquário 110 x 45 x 47,5, com uma sump a trabalhar por de baixo. Que bomba devo instalar na sump? E com que diâmetro devo abrir o furo no vidro do aqua para descarga da água para a sump? Pode sempre optar por colocar um overflow em vez de furar o aquário. Citar
caotropheus Publicado: Dezembro 2, 2004 Publicado: Dezembro 2, 2004 Um furo de lado no aquário tem muitas vantagens. Canaliza a àgua onde quisermos, não ocupa grande espaço, pode ser disfarçado. Permite ligar vários aquários à sump (ou seja, fossa em português), a simplicidade de concepção da canalização com furo e de reactivação do sistema caso a bomba da "fossa" páre, ocupa menos espaço dentro do aquário, se o furo no vidro for feito a alguns cm do topo do vidro. HQ tens apenas è que fazer uma "fossa" (podes usar um simples balde ou 2 baldes ligados) com capacidade maior do que a água que se encontra na "fossa", + água que está a circular + água que está no aquário acima do furo de saída. Assim não tens surpresas quando a bomba parar. Não te esqueças, faz um furo, cujo diametro seja algumas vezes maior o diametro da saída da bomba para que o caudal de saída da água compense a entrada da bomba. Citar
HQ Publicado: Dezembro 2, 2004 Autor Publicado: Dezembro 2, 2004 Vou furar sim, o problema é encontrar acessórios para fazer a canalização. Citar www.souto.pt
bigode Publicado: Dezembro 2, 2004 Publicado: Dezembro 2, 2004 Boas, vais a uma casa de artigos de sanitarios e compras lá a peças em pvc para as canalizações fica-te mais barato do que ires a uma loja de animais Citar APC #173
Recommended Posts