jorgefernandes Publicado Novembro 29, 2004 Publicado Novembro 29, 2004 Boas, Tenho uma aquario de 220 l (RENA) que como é normal vem de origem com duas lámpadas T8 de 30 W cada. As lampadas que tenho instaladas são uma da Zoomed (8500K) e outra Biostar (10.000K). Vou comprar um balastro elétrconico para colocar mais uma lampada T8 de 30 W. Como mesmo assim esta iluminação é insuficiente pergunto que sistemas posso colocar, tomando em consideração que tenho pouco espaço por cima do aquario (tem tampa). Já pensei em introduzir na parte posterior (onde existe espaço) 3 focos tradicionais (daqueles que se utiliza usualmente na iluminação de casa), isso é adequado?? Pensando também na possíbilidade de lampadas T5, compradas em separado (acessórios, lampadas, balastros) não existe o risco de curto circuito pelo facto das mesmas não estarem inseridas em calhas apropriadas (um calha pré.montada não cabe) ?? Um abraço, Jorge Fernandes
PMS Publicado: Novembro 29, 2004 Publicado: Novembro 29, 2004 Viva Jorge, Olha eu tenho precisamente esse aquario da Rena, pelo menos tem tampa e esse volume portanto se não é o mesmo srá muito parecido. E tal como tu tenho essa iluminação, 2*30 ! O que é manifestamente pouco para termos umas plantas um pouco mais exigentes. Para as básicas serve e aguenta-se bem mas tudo o que seja um pouco mais exigente.......não dá. Também dei voltas e voltas a imaginar um sistema para acrescentar luz no aqua mas cheguei à conclusão que não dá porque não há mais espaço junto as lampadas ! E mesmo que dê para meter mais uma ficas apenas com mais 30 W o que remedeia mas continua insuficiente na mesma. Portanto o que vou fazer brevemente vai ser mais radical; tampa fora e comprar uma calha suspensa daquelas com pilares laterais. Vou comprar Jebo Lifetech. Agora se queres que te diga estou indeciso porque nao sei se compre a de 1,20 cm vem com 4*36=144 ou a de 1,50 cm que vem com 4*55=220. Embora o Aqua tenha 1,20 a calha é regulavel e tem nas extremidades cerca de 15cm que não é lampada, deve ser a casa das maquinas . Não são muito caras, cerca de 150 €. É muito dinheiro mas há bastantes mais caras ! É assim se eu soubesse o que sei hoje não tinha comprado o aqua com tampa e lampadas integradas mas pronto afinal vamos aprendendo com os nossos erros...... Espero ter ajudado. PMS
jorgefernandes Publicado: Novembro 29, 2004 Autor Publicado: Novembro 29, 2004 Eu penso que com focos de hologenio daria....Esse tipo de luz é adquado?
Just_me Publicado: Novembro 29, 2004 Publicado: Novembro 29, 2004 é, tem um espectro bastante completo....tem tambem uma eficiencia baixa comparativamente com as fluorescentes....ou fluorescentes compactas, ou lampadas economicas ou HQI's...enfim....só são mesmo melhores que as de incandecencia normal. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
moreiragrilo Publicado: Novembro 30, 2004 Publicado: Novembro 30, 2004 penso que o melhor é informar sobre as lampadas de iodedos essas sim penso que sao o suficiente
moreiragrilo Publicado: Novembro 30, 2004 Publicado: Novembro 30, 2004 o unico inconveniente e terem que ficar suspensas no teto da casa mas dao um efeito muito natural
zefish Publicado: Novembro 30, 2004 Publicado: Novembro 30, 2004 Experimenta lampadas fluorescentes compactas, teem o dobro da potencia das T8 com o mesmo tamanho. Creio que sao PL-L, teem os 4 pinos do mesmo lado. Eu num aquario de 60Cm sem dificuldade nenhuma coloquei duas lampadas de 36W, onde me cabiam so duas T8 de 18W. Um Abraço Zé
jorgefernandes Publicado: Dezembro 4, 2004 Autor Publicado: Dezembro 4, 2004 Obrigado pelas vossas sugestões. Relativamente as tipo PL-L, que ocupam pouco espaço e dá para aumentar bastante a potencia de iluminação, em termos de espectro luminoso são adequadas? São equivalente para as plantas relativamente às T8 e T5, existe no mercado alguma marca que comercialize versões especificamente para aquariofilia. Obrigado
zefish Publicado: Dezembro 5, 2004 Publicado: Dezembro 5, 2004 tenho visto PL-L montadas em calhas da jebo e lifetech marca "jebo" e silvania sao das de 10000K mas numa loja de equipamento electrico deves encontrar com outros espectros, nao convem ter todas iguais para abranger maior largura de espectro mas nisso os entendidos na materia te poderao ajudar melhor. Se fizeres uma busca deves encontrar muita coisa sobre isso pois lembro-me de isso ja ter sido debatido aqui no forum. Um abraco Ze Um Abraço Zé
Marquito2004 Publicado: Dezembro 6, 2004 Publicado: Dezembro 6, 2004 Oi . as de halogenio são uma escolha pobre, pq tem uma eficiencia energética muito baixa, ou seja terás pouca luz , muito calor e muito consumo energético. Para quem tem pouco espaço as flourescentes compactas são sempre uma boa opção, sejam de casquilho pl ou redondo normal, consegues com estas uma eficácia bastante grande com um consumo muito bom. Eu tenho quatro de 21w equivalentes a 100w de lampadas de filamento, juntamente com duas t8 de 30 w, e estou bastante satisfeito. Cumps Marco_fontes
jorgefernandes Publicado: Dezembro 6, 2004 Autor Publicado: Dezembro 6, 2004 Obrigado a todos pelas soluções que me apresentaram. Marcos, Com as lampadas de casquilho redondoo normal, economicas, ou seja, sem filamento, consegues obter bons resultados ao nível das plantas? Obrigado
Recommended Posts