O meu aquario Publicado Fevereiro 28, 2010 Publicado Fevereiro 28, 2010 Ola a todos! Finalmente ja tenho o aquario minimamente montado. Ja tenho o areão, fervi-o e agora coloquei no aquario. Juntei água. Na loja de animais do Oriente, comprei anticloro e um produto para acelerar o processo do ciclo de azoto. A minha dúvida é a seguinte: terei que pôr ja o filtro a funcionar, juntamente com o termoestato? Gostaria ainda de saber, se amanha já posso colocar as primeiras plantas e um peixe para ajudar a estabelecer esse dito ciclo, tão especial e importante para os queridos peixes. Agradeço as vossas respostas e orientação. Obrgada a todos! Citar
Jferreira Publicado: Fevereiro 28, 2010 Publicado: Fevereiro 28, 2010 Ola a todos! Finalmente ja tenho o aquario minimamente montado. Ja tenho o areão, fervi-o e agora coloquei no aquario. Juntei água. Na loja de animais do Oriente, comprei anticloro e um produto para acelerar o processo do ciclo de azoto. A minha dúvida é a seguinte: terei que pôr ja o filtro a funcionar, juntamente com o termoestato? Gostaria ainda de saber, se amanha já posso colocar as primeiras plantas e um peixe para ajudar a estabelecer esse dito ciclo, tão especial e importante para os queridos peixes. Agradeço as vossas respostas e orientação. Obrgada a todos! Aconselho-te a leres mais um pouco sobre o ciclo do azoto, sim deves ligar tudo... "Água Doce: O Ciclo do Azoto e o Síndrome do Novo Aquário O que é o Ciclo do Azoto? Tal como todas as criaturas vivas, os peixes libertam excrementos (xixi e cócó). Estes compostos à base de nitrogénio decompõem-se em amónia (NH3), que é altamente tóxica para a maioria dos peixes. Na natureza, o volume de água por peixe é extremamente alto, e os resíduos diluem-se para baixas concentrações. No aquário, ao contrário, pode demorar tão pouco como algumas horas para que as concentrações de amónia atinjam níveis tóxicos. Quanta amónia é demais? A resposta rápida é: se um kit de teste é capaz de a medir, já é demais (i.e. está em concentrações que pode prejudicar os peixes). Considere acções de emergência (mudanças de água, zeólitos, argila) para reduzir o perigo. (uma discussão mais detalhada da toxicidade da amónia está mais à frente nesta secção.) Falando em termos de aquários, o "ciclo do azoto" (mais precisamente, o ciclo de nitrificação) é o processo biológico que converte a amónia noutros, relativamente inofensivos, compostos de azoto. Felizmente, existem bactérias que fazem esta conversão para nós. Algumas espécies convertem amónia (NH3) para nitritos (NO2-), enquanto outras convertem os nitritos para nitratos (NO3-). Assim "fazer o ciclo do aquário" refere-se ao processo de estabelecer colónias de bactérias no substrato filtrante que convertem amónia -> nitritos -> nitratos. As espécies desejáveis de bactérias nitrificadoras estão presentes em todo o lado (e.g. no ar). Portanto assim que tiver amónia no aquário é apenas uma questão de tempo antes que as bactérias desejáveis estabeleçam uma colónia no substrato do seu filtro. A melhor maneira de conseguir isto é colocar um ou dois (ênfase no UM ou DOIS) peixes resistentes e baratos no seu aquário. Os detritos dos peixes contêm amónia da qual as bactérias vivem. Não dê comida a mais! Mais comida significa mais amónia! Sugestões para algumas espécies são: peixes dourados comuns (para tanques de água fria), zebras, barbos para tanques de água quente e peixes donzela em aquários de água salgada. Durante o processo de ciclo, os níveis de amónia vão subir e depois repentinamente baixar à medida que as bactérias formadores de nitritos se estabelecerem. Dado que as bactérias formadoras de nitrato só começam a aparecer quando houver nitritos presentes em quantidade suficiente, os níveis de nitrato vão disparar (à medida que a amónia acumulada é convertida), continuando a subir à medida que a amónia produzida é convertida em nitritos. Uma vez as bactérias formadoras de nitratos estejam estabelecidas, os níveis de nitritos vão cair, os níveis de nitratos vão subir, e o aquário está em ciclo. O seu aquário estará totalmente em ciclo assim que haja produção de nitratos (e os níveis de amónia e de nitritos sejam zero). Para determinar quando o ciclo está completo, compre os kits de teste apropriados (veja a secção de Test Kits) e meça os níveis, ou leve uma amostra de água à loja de peixes deixando-os efectuar os testes por si (talvez por uma pequena quantia). O processo de ciclo demora normalmente entre 2 a 6 semanas. A temperaturas abaixo de 21C, demora mais a fazer o ciclo do aquário. Em comparação com outros tipos de bactérias, as bactérias nitrificadoras crescem lentamente. Em condições óptimas, são precisas 15 horas para uma colónia duplicar de tamanho! Muitas vezes é possível acelerar o tempo de ciclo. Alguns procedimentos comuns são descritos mais abaixo nesta secção. Cuidado: EVITE A TENTAÇÃO DE COMPRAR MAIS PEIXES ATÉ QUE O SEU AQUÁRIO TENHA EFECTUADO O CICLO COMPLETO! Mais peixes significam maior produção de amónia, prejudicando o seu bem-estar e provavelmente causando mortes. Uma vez atingidos níveis de amónia altamente prejudiciais ou tóxicos, o seu aquário sucumbiu ao "Síndroma do aquário novo", o aquário ainda não está totalmente em ciclo e a amónia acumulada tem concentrações letais para os peixes. Quanta amónia é demais? Num aquário estabelecido, a amónia não deve ser detectada usando os test kits comuns, disponíveis nas lojas. A presença de níveis detectáveis indica que o filtro biológico não está a trabalhar em condições, ou porque o aquário ainda não estabilizou completamente, ou porque o filtro não está a funcionar de forma adequada (e.g. demasiado pequeno para a carga de peixes, entupido, etc.) É imperativo que trate do problema (o filtro) conjuntamente com os sintomas (altos níveis de amónia). A concentração letal para os peixes varia entre espécies; algumas são mais tolerantes do que outras. Além disso, outros factores, tais como a temperatura da água e a química têm um papel importante. Por exemplo, a amónia (NH3) muda continuamente para amoníaco (NH4+) e vice-versa, com as concentrações relativas de cada um dependendo da temperatura da água e do pH. A amónia é extremamente tóxica: o amoníaco é relativamente inofensivo. A altas temperaturas e pH, há mais azoto na forma de amónia do que com um baixo pH. Os test kits comuns medem a amónia total (amónia + amoníaco) sem distinguir entre as duas formas. O quadro seguinte dá-nos a quantidade máxima de amónia-N em mg/L (ppm) que pode ser considerada segura a uma dada temperatura e pH. De novo, note que um aquário com um filtro biológico estabelecido não terá amónia detectável; este quadro é apenas para fins de emergência. Se os seus níveis se aproximam ou excedem os níveis mostrados, tome medidas de emergência IMEDIATAMENTE Temperatura da água pH 20C(68F) 25C(77F) ________________________________ 6.5 15.4 11.1 7.0 5.0 3.6 7.5 1.6 1.2 8.0 0.5 0.4 8.5 0.2 0.1 Minimize o stress dos peixes durante o ciclo Se os níveis de amónia se tornarem altos durante o processo de ciclo devem ser tomadas medidas correctivas de modo a prevenir a morte dos peixes. Provavelmente será necessário efectuar uma sequência de mudanças parciais de água, diluindo a amónia para níveis seguros. Como medida de precaução final, vários produtos comerciais (i.e. "Amquel ou "Amno-Lock") neutralizam com segurança a toxicidade da amónia. Amquel não remove a amónia, apenas neutraliza a sua toxicidade. Filtragem biológica é sempre necessária para converter a amónia (neutralizada) em nitritos e nitratos. Assim, adicionando Amquel, a amónia produzida pelos peixes é neutralizada instantaneamente, no entanto ainda permite a continuação do ciclo do azoto. Usar Amquel durante a fase de ciclo tem, no entanto, uma significante desvantagem. Amquel e produtos similares podem provocar falsas leituras em test kits, tornando difícil determinar exactamente quando o ciclo se completou. Veja a secção test kits para mais detalhes. Também é possível fazer o ciclo de um aquário sem adicionar peixes. O papel dos peixes no processo de ciclo é apenas a produção constante de amónia; o mesmo efeito consegue-se adicionando formas químicas de amónia manualmente (e.g. cloreto de amoníaco). No entanto é um pouco mais complicado do que usar peixes porque a química da água precisa de ser controlada mais de perto de modo a adicionar a quantidade certa de amónia diariamente. Acelerando o processo de ciclo O ciclo do azoto pode ser acelerado ou ter uma boa ajuda de diversas maneiras. Infelizmente requerem o acesso a um aquário já estabelecido, o que um aquariofilista principiante pode não ter disponível. A ideia principal é encontrar um aquário já estabelecido, tirar algumas das bactérias e colocá-las no novo aquário. Muitos filtros têm uma esponja ou lã no interior, à qual as bactérias nitrificantes aderem. Colocando todo ou parte desse conteúdo (proveniente de um aquário estabelecido) no interior do filtro do novo aquário acelera um pouco as coisas. Se o aquário já estabelecido usa um filtro de fundo, as bactérias nitrificadoras aderem ao areão. Leve algum do areão (uma chávena ou mais) e suspenda-o, embrulhado num saco de pano, dentro do seu filtro (se possível), ou disponha-o por cima do areão do aquário novo (se este tiver um filtro de fundo). Se tiver um filtro externo, de esponja ou de canto, ligue-o a um aquário estabelecido e deixe-o funcionar durante mais ou menos uma semana. As bactérias na água irão estabelecer uma colónia no novo filtro. Após uma semana mude o filtro, já "cultivado", para o novo aquário. Ultimamente, produtos que contêm colónias de bactérias nitrificadoras estão disponíveis nas lojas de animais (e.g. "Fritz", "Bio-zyme", "Cycle"). Em teoria, adicionar bactérias acelera o processo de colonização. A experiência na "net" com estes produtos tem sido contraditória: algumas pessoas têm sucesso, enquanto outras avisam que não funciona de todo. Em princípio, tais produtos deveriam funcionar bem. No entanto, as bactérias nitrificadoras não conseguem viver indefinidamente sem oxigénio e alimento. Assim, a eficácia do produto depende da sua frescura e pode ser afectada por uma má utilização (e.g. sobreaquecimento). Infelizmente, estes produtos não vêm com data de embalagem, assim não há forma de saber a idade que têm. Algumas (não muitas) lojas de aquários fornecem aos compradores uma chávena de areão de um aquário já estabelecido. Uma palavra de cuidado é apropriada nesta altura. Devido à natureza do negócio, os aquários das lojas muito provavelmente contêm agentes patogénicos indesejáveis (bactérias, parasitas, etc.), não quer certamente inseri-los num aquário já em ciclo. Para alguém que está a montar o seu primeiro aquário, no entanto, todos os peixes serão provavelmente comprados nessa mesma loja, assim o perigo é relativamente pequeno, dado que os novos peixes já estiveram expostos aos mesmos agentes patogénicos. Se possível faça o ciclo com bactérias que não sejam provenientes de um aquário de uma loja. Claro que há muitas variações ao que foi dito que também funcionam. No entanto, é um pouco difícil dar uma receita exacta que funcione de certeza. O melhor é usar uma atitude conservadora e não adicionar peixes muito rapidamente. Além disso, teste a água para se certificar que os nitratos estão a ser produzidos, eliminando o trabalho de adivinhar quando o seu aquário está em ciclo. " Citar
O meu aquario Publicado: Fevereiro 28, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2010 Muito obrigada pela a tua reposta. No entanto, pelo que percebi deverei colocar 2 peixes no maimo nesta fase inicial. Não percebi é que peixes deverei optar. Quanto às plantas, posso tb coloca-las? Citar
O meu aquario Publicado: Fevereiro 28, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2010 ola de novo:) ja pus tudo a funcionar. mas tenho medo que alguma coisa nao esteja a correr bem. eu tenho um filtro interno, que barulho é que ele deveria fazer?? ele nao deveria puxar a agua? é que ele só faz um barulhinho minimo, q penso ser do motor. ajudem-me por favor. comprei o aqua na avipeixe, alias foi-me oferecido ha 2 anos e só agora tive hipotese de o montar. nao acredito que tenho o azar do filtro nao estar a funcionar Citar
pedrosoares Publicado: Fevereiro 28, 2010 Publicado: Fevereiro 28, 2010 ola de novo:)ja pus tudo a funcionar. mas tenho medo que alguma coisa nao esteja a correr bem. eu tenho um filtro interno, que barulho é que ele deveria fazer?? ele nao deveria puxar a agua? é que ele só faz um barulhinho minimo, q penso ser do motor. ajudem-me por favor. comprei o aqua na avipeixe, alias foi-me oferecido ha 2 anos e só agora tive hipotese de o montar. nao acredito que tenho o azar do filtro nao estar a funcionar Esse filtro foi vendido juntamente com o aquário, tipo pack ? Provávelmente é um filtro de cascata e precisa que enchas com água a zona das esponjas para ele " ferrar". Citar
O meu aquario Publicado: Fevereiro 28, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2010 desde ja obrigada por responderes, porque ja estava a ficar muito preocupada!! sim, foi adquirido tudo junto. la dentro tem uma esponja preta e outras quantas brancas. é isso que se chama filtro de cascata?? entao tenho que por agua lá dentro pra iniciar? obrigda, agradeço resposta quanto breve Citar
O meu aquario Publicado: Fevereiro 28, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2010 pronto ja está o meu aquario em pleno funcionamento lol. o filtro é que faz mto barulho com a queda de agua. durante a noite pode ser desligado? gostava que me ajudassem e me dissessem que peixes ponho para que ajudar a fazer entao o ciclo do azoto. obrigada Citar
O meu aquario Publicado: Fevereiro 28, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2010 lol, realmente ainda tenho muito aprender. ouve-se muito pouco com o aquario quase cheio. gostava de saber quanto tempo demora o termoestato aquecer a agua do aqua. eu hoje ja registei no termometro 21ºC. amanha é suposto ele marcar a temperatura regulada pelo termoestato? obrigada Citar
O meu aquario Publicado: Março 2, 2010 Autor Publicado: Março 2, 2010 ola a todos. o meu aqua esta limpido e cristalino. coloquei um tronco e 4 plantas uma delas feto de java. neste momento estou a deixar cmpletar o cliclo de azoto. mas há duvidas que nao consigo esclarecer e que ja li no forum, mas faz-me alguma confusão. devo fazer os tpa´s durante o ciclo? as bactérias que coloquei vão de alimentar de quê? elas afinal não tem amonia para decompor... a agua do meu quario evapora-se com alguma frequencia porque não tem uma tampa completa, desta forma eu devo acrescentar agua todos os dias,mas tenho uma duvida, alias, mais uma duvida...devo por o anticloro? agradeço as vossas respostas, acreditem que ja li tanto sobre isto que acabei por ficar confusa com alguns promenores. cump DANI Citar
O meu aquario Publicado: Março 2, 2010 Autor Publicado: Março 2, 2010 OBRIGADA! era uma duvida existencial...lol diz-me que comida é que devo comprar. marcas? e para as plantas...existe um alguma espécie de humus? Citar
O meu aquario Publicado: Março 4, 2010 Autor Publicado: Março 4, 2010 ola malta. o meu aqua tem um tronco. é de madeira polida. ele tem em seu torno uma espécie de "nuvem" branca. é normal? eu ja tenho o aqua a fazer o ciclo do azoto há quase uma semana. cump Dani Citar
Alvaro Silva Publicado: Março 4, 2010 Publicado: Março 4, 2010 ola malta. o meu aqua tem um tronco. é de madeira polida. ele tem em seu torno uma espécie de "nuvem" branca. é normal? eu ja tenho o aqua a fazer o ciclo do azoto há quase uma semana. cump Dani boas isso e normal, não te preocupes isso vai desaparecer . cump. A.S Citar
O meu aquario Publicado: Março 5, 2010 Autor Publicado: Março 5, 2010 ola a todos! hoje comprei os primeiros peixes. um casal de gupy´s, um cardinal e uma corydora. gosto muito de os ter. gostaria de saber que testes devo fazer regulamente durante a proxima semana. obrigada. cump, Dani Citar
Jaque Publicado: Março 5, 2010 Publicado: Março 5, 2010 A agua que evapora repões com agua da torneira sem necessidade de colocar o anti-cloro. Ismênio: Água sem anti-cloro não vai matar as bactérias por envenenamento por cloro ou cloramina???? cumps. Jaqueline voltando das férias... Citar
O meu aquario Publicado: Março 7, 2010 Autor Publicado: Março 7, 2010 ola mais uma vez!! agradeço as vossas respostas. eu realmente tenho lido um pouco e vi que as corydoras gostam de companhia, mas a senhora da loja é que disse que podia levar q nao havia mal nenhum. eu por mim trazia mais, mas tenho lido muito aqui que se comete o erro de povoar demasiado o aqua e não quero ter aqueles problema de os ver morrer, por isso queria ir com calma e aprender um pouco mais. mas enste sentido, achas que devo por mais uma gupysinha? e quando é que será conviniente comprar mais umas corydoraS? obrigada!! cump Dani Citar
O meu aquario Publicado: Março 8, 2010 Autor Publicado: Março 8, 2010 ola a todos. os meus peixes estao muito activos. tenho dado pouca comida como me sugeriram. agora o que preocupa é a "solidão" que o cardinal deve estar a sentir. quando é que é que posso por mais uns peixes? quando é que é seguro? o aqua esteve 1 semana com bacterias e plantas e os peixes forma colocados na sexta. agradeço a vossa ajuda. cump Dani Citar
O meu aquario Publicado: Março 8, 2010 Autor Publicado: Março 8, 2010 ok...eu vou ter paciencia e esperar lol. quero o melhor para eles. mas como disseste atras, não faz mal o cardinal e a corydora andarem sozinhos? tenho medo que fiquem deprimidos ou algo do género (desculpa se digo alguma parvoice), se bem que eles andam assim muito alegres. Citar
O meu aquario Publicado: Março 10, 2010 Autor Publicado: Março 10, 2010 ola ao todos :=) hoje fiz os primeiros testes ao aqua depois de ter introduzido os primeiros peixes, são 4. gostava que me ajudassem a interpretar os resultados. o aqua esta a fazer o ciclo há quase 2 semanas. o pH está 7.6 (já retirei uma pedra calcária que lá tinha) nitrito, 0.25 mg/L amónia, 0mg/L. Cump, Dani Citar
O meu aquario Publicado: Março 15, 2010 Autor Publicado: Março 15, 2010 boa noite todos. gostaria que me respondessem à anterior pergunta. voltei a fazer os testes e os resultados mantém-se. desta forma, gostava de saber se o aquario está fazer bem o ciclo e se a evolução é favorável. tive que comprar uma espécie de pastilha para a corydora comer pois o casal de gupys come tudo muito rapidamente e a comida não chega a ela, desde esse dia, noto que areão (no loval onde caiu a pastilha(, est]a com um tom amarelado...vai ficar sempre assim? é normal? agradeço a vossa ajuda. gostaria de por fotos, mas não sei muito bem como é. Citar
O meu aquario Publicado: Março 15, 2010 Autor Publicado: Março 15, 2010 ok obrigada. eu continuo a por bactérias no filtro, deverei parar? só mais uma questão, o meu aqua tem um feto de java que está todo murcho e feio...eu estive a ler que não se deve enterra-lo, eu prendi-o a um tronco, as raizes ficarm de fora...será por isso que ele está assim? ontem comprei potássio e hoje ferro...há mais alguma coisa que possa fazer para recupera-lo? talvez seja o melhor tira-lo...é que a gupy femea está sempre a "penicar" as folhas de tao murchas que estão Citar
O meu aquario Publicado: Março 17, 2010 Autor Publicado: Março 17, 2010 ola! o aqua está com umas coisas verdes coladas ao vidro, ta muita feio, serão algas? como faço para as eliminar? podem ajudar-me? obrigada, Dani Citar
O meu aquario Publicado: Março 17, 2010 Autor Publicado: Março 17, 2010 ajudem por favor... o aqua está a ciclar ha 3 semanas. aquilo deve-se ao quê? obrigada Citar
Recommended Posts