Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tou a montar o meu primeiro aqiua de agua salgada.

Coloquei ontem as primeiras rochas vivas, e agradecia que me informassem se devo daqui uns dias começar a ligar as luzes em pequenos periodos de tempo, ou se devo manter as luzes apagadas durante todo o ciclo. É que já ouvi as duas versões na mesma loja por pessoas diferentes, e estou confuso.

Abraço

Pedro

iniciado em salgados

Publicado:
Boas,

Tou a montar o meu primeiro aqiua de agua salgada.

Coloquei ontem as primeiras rochas vivas, e agradecia que me informassem se devo daqui uns dias começar a ligar as luzes em pequenos periodos de tempo, ou se devo manter as luzes apagadas durante todo o ciclo. É que já ouvi as duas versões na mesma loja por pessoas diferentes, e estou confuso.

Abraço

Pedro

vou ajudar á confusão então...(eu ainda estou no meu 1º salgado)

quando iniciei o ciclo, depois da 1ª semana, comprei logo rocha viva, mantive o período de luz "normal" e não tive qualquer problema com algas

penso que se fosse rocha morta, já seria melhor não ter luz.

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Publicado:
vou ajudar á confusão então...(eu ainda estou no meu 1º salgado)

quando iniciei o ciclo, depois da 1ª semana, comprei logo rocha viva, mantive o período de luz "normal" e não tive qualquer problema com algas

penso que se fosse rocha morta, já seria melhor não ter luz.

Eu tenho só rocha viva.

Qual o periodo de luz "normal"?

abraço

Pedro

iniciado em salgados

Publicado:
Eu tenho só rocha viva.

Qual o periodo de luz "normal"?

abraço

Pedro

Durante o ciclo, visto que não tens vivos no aquario apenas a RV, não deves ter luz, para evitar o aparecimento de algas.

Publicado:
Durante o ciclo, visto que não tens vivos no aquario apenas a RV, não deves ter luz, para evitar o aparecimento de algas.

Artur, a rocha vova não precisa de luz? Não há o risco de parte da vida morrer por ausência de luz?

Paulo

Publicado:
Artur, a rocha vova não precisa de luz? Não há o risco de parte da vida morrer por ausência de luz?

Paulo

Chama-se Rocha Viva porque contém bacterias desnitrificantes, ou sejas, são as bacterias responsaveis por transformar a amonia em nitritos e estes em nitratos. Por isso não é necessária luz para para ser produzido o ciclo do aquario, as bacterias não necessitam de luz para o fazer esse processo.

Espero não estar a cometer algum erro na explicação, mas se estiver a fazer, alguem com mais experiencia do que eu que faça o favor de me corrigir.

Publicado:
Chama-se Rocha Viva porque contém bacterias desnitrificantes, ou sejas, são as bacterias responsaveis por transformar a amonia em nitritos e estes em nitratos. Por isso não é necessária luz para para ser produzido o ciclo do aquario, as bacterias não necessitam de luz para o fazer esse processo.

Espero não estar a cometer algum erro na explicação, mas se estiver a fazer, alguem com mais experiencia do que eu que faça o favor de me corrigir.

eheh...vou fazer eu esse favor...pelo menos o de te contrariar :character0050:

a rocha viva não tem apenas bactérias, por exemplo, também tem alga coralina, e é por isso que eu pergunto: a alga coralina não tem necessidade de luz para se desenvolver?

quanto ao ciclo do aquário (amónia -> nitritos -> nitratos) podia ser feito sem rocha viva até... a rocha e as suas bactérias podem acelarar o processo, mas sem ela, o mesmo também acontece.

penso que a rocha viva vai ser mais importante é na parte de "filtrar" a água

venha o próximo para me corrigir... e pode ser que aprendámos todos qq coisa ;)

• 3 semanas depois...
Publicado:

Na minha opinião, e segundo a minha experiência, o primeiro mês de maturação do aquário, que terá cerca de mês e meio, não ligo a iluminação.

A alga coralina necessita de luz, mas se ficar sem luz por um mês, volta a aparecer, sem problemas, até aparece na rocha morta, sem stress. Os restantes vivos da rocha, não necessitam de luz, a maior parte da bicharada que vem na rocha é cmais activo durante a noite.

A luz com os valores de nitratos e fosfatos que os aquários têm de inicio só faz com que apareçam algas.