40 litros para experimentar humus de minhoca

pedrosoares

Recommended Posts

Depois de dar várias oportunidades para a coisa funcionar....Decidi retirar os difusores de vidro do Co2. Podem ter um optimo desempenho com Co2 comercial, mas com o Co2 caseiro estão constantemente a entupir e não se consegue tirar o máximo rendimento de cada mistura porque assim que falta alguma pressão deixam de funcionar. Por isso resolvi adoptar uma solução simple e económica, desta vez estou a usar difusores feitos com aqueles troços de madeira que servem para para reforçar as uniões quando se monta um móvel. Até ao momento estão a funcionar muito bem mesmo e já os apliquei tambem no meu aquário principal.

co2_b10.jpg

co2_a10.jpg

Quanto à bicharada está tudo saudável e já se preparam novas ninhadas a avaliar pelo aspecto das femeas....

camara10.jpg

No aspecto geral está assim.

geral10.jpg

Partilhar nas redes sociais

Ora, ora está muito bom, sim senhor...estou quase quase a comprar humus de minhoca.

E grande ideia esse difusor de madeira. Tenho lá uns quantos em casa e era o que me faltava para testar o aparelhometro que construí. Este fim-de-semana vou já experimentar.

Vai actualizando e boa sorte com os camarões.

Ora, ora está muito bom, sim senhor...estou quase quase a comprar humus de minhoca.

E grande ideia esse difusor de madeira. Tenho lá uns quantos em casa e era o que me faltava para testar o aparelhometro que construí. Este fim-de-semana vou já experimentar.

Vai actualizando e boa sorte com os camarões.

Obrigado João spammer Se precisares de alguma dica em relação ao humus, estás ávontade.

• 2 semanas depois...

Infelizmente fui obrigado a fazer mais uma alteração ao nivel do substrato. Este areão que apanhei na zona de S. Torpes é muito bonito, mas faz subir o Ph de uma maneira que basta a mistura de Co2 caseiro perder um bocado de força para os valores subirem logo a pique !! Depois de vasculhar o areão com mais atenção comecei a reparar que existem muitos pedacinhos de conchas e por isso tive mesmo de o trocar.

Agora estou a tentar a sorte com um areão feito de basalto triturado igual ao que se usa na reparação das estradas, fui apanha-lo num sitio que foi um estaleiro temporário, fervi durante 15 minutos e depois de muito bem lavado ficou pronto a aplicar.

Depois de uma boa dose de paciência a desmanchar tudo e principalmente a apanhar os juvenis Red Cherry (consegui contar doze), lá ficou tudo pronto para melhor, espero eu....Uma coisa ficou garantidamente melhor, com este areão consegue-se apreciar mais a cor dos camarões, resta saber se eles gostaram da mudança.

137.jpg

229.jpg

Editado por pedrosoares

Boas,

Tens aí um projecto interessante.

O CO2 está a bombar 24h? Sem arejamento nocturno? Os camarões não se ressentem?

É que eu no meu aqua não conseguia manter nenhum, quando tinha o CO2 caseiro...

De resto, boa sorte para o projecto!

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Boas,

Tens aí um projecto interessante.

O CO2 está a bombar 24h? Sem arejamento nocturno? Os camarões não se ressentem?

É que eu no meu aqua não conseguia manter nenhum, quando tinha o CO2 caseiro...

De resto, boa sorte para o projecto!

Bomba 24h por dia e não uso oxigenação suplementar. Até ao momento ainda não tive nenhuma baixa e como viste já se reproduziram uma vez.

Mas isto ainda precisa de mais uns tempos a rodar para ter mais garantias. Agora é esperar que as plantas se voltem a ambientar e se desenvolvam.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!