AquaBoy78 Publicado Fevereiro 27, 2010 Share Publicado Fevereiro 27, 2010 Boas pretendo saber se existem horas "melhores" para o inicio e o fim das horas de iluminação ou se apenas depende do gosto de cada um? Mais uma vez obrigado! Cumps.! Citar Em cada pequena acção existe uma reacção... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Fevereiro 27, 2010 Share Publicado: Fevereiro 27, 2010 Boas pretendo saber se existem horas "melhores" para o inicio e o fim das horas de iluminação ou se apenas depende do gosto de cada um?Mais uma vez obrigado! Cumps.! Boas Se o horario de um dia fosse há vontade de cada um,então o mundo era uma anarquia! basta pores o horario normal como na natureza,isto salvo não sofreres ataques de algas. espero ter-te ajudado, cump, A.S Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AquaBoy78 Publicado: Fevereiro 27, 2010 Autor Share Publicado: Fevereiro 27, 2010 (editado) olá Alvaro boa noite! a minha questão é exactamente essa! se ponho demasiado tempo estou sujeito á proliferaçaõ de algas e um dia tem mais de 10horas de claridade certo? então em que ficamos? há quem defenda as 8 horas por dia mas se o dia aclara de manha isto significa que ás 3 ou 4 da tarde já é escuro! e a situação de chegar a casa depois do trabalho e ter o aqua sem luz? logo agora que me apetecia relaxar... espero que compreenda o meu raciocinio e obrigado pela opinião! abraços! Editado Fevereiro 27, 2010 por AquaBoy78 Citar Em cada pequena acção existe uma reacção... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Francisco P. Publicado: Fevereiro 27, 2010 Share Publicado: Fevereiro 27, 2010 A minha iluminação não tem nada a ver com o "horário da natureza", eu chego a casa às 18h se assim fosse nunca via os peixes... Tenho dois aquários a ligarem às 15h30 até 23h30 e um, o da sala, a ligar às 17h à 01h00. Citar Cumprimentos, Francisco P. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
caramelopedro Publicado: Fevereiro 28, 2010 Share Publicado: Fevereiro 28, 2010 ´Na minha opiniao desde que se respeite as tais 8 a 10 horas de iluminaçao(mais ou menos, conforme o que se pretende), é irrelevante o tempo a que as luzes se ligam. Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ivo Gabriel Publicado: Fevereiro 28, 2010 Share Publicado: Fevereiro 28, 2010 Boas, as horas de iluminação de um aquário sao relativas. 1º precisamos saber quantos litros tem o teu aqua, e quantos watts tens. 2º precisamos saber se onde estão os teus aquas leva com luz do sol , ou a claridade do dia. 3º se controlas os nutrientes do teu aqua. No meu caso tenho 84 litros brutos no meu aqua, mas com areao, substrato, troncos, pedras plantas, devo ter 65litros de agua e uso uma lampada compacta Osram 55w 6500k. O meu tempo de luz são 7h , das 13h as 20h visto que o meu aqua leva um pouco de claridade desde 8.00h as 13.00h. O maior problema da luz não é o seu horario, mas a quantidade e o tempo de luz, porque muitos watts e muito tempo é propicio para o aparecimento de algas. Se tivers 1watt p/ litro no teu aqua aconselho te 7h de luz, se tivers 0.5watts p/ litro podes ir ate as 9h, se tiveres menos no maximo podes deixar 10h. A iluminação tem muita variação porque se tiveres muita flora o aparecimentos de algas é menos provavel , mas se tiveres pouca flora tens muitas probabilidades do aparecimento de algas. Se deixares aqui o setup do teu aqua, com flora , fauna , iluminação, litragem posso t aconselhar o tempo de iluminação mais indicado. Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts