Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal,

acabei de reparar que tenho uma CPO ovada :)

O problema é que está num comunitario, e assim não me parece que os filhotes vão sobreviver. Tenho um nano de 25L já pronto para a colacar, a questão é se, com a mudança não será que a mãe vai largar os ovos? com o stress?

Quem quiser as condições da agua de reprodução aqui vai:

Temp: 28ºC

pH: entre 6.5 e 7 (os testes da sera trocam-me os olhos todos XD)

Amonia: 0

NO2: Não testei mas deve de ser 0 também, pois é um comunitario já com uns meses valentes

NO3: 10mg/L

GH: 5

KH: 2

Cumps.

Editado por 0ri0nte
Publicado: (editado)

Vou meter agua do comunitario no nano e rezar pelo melhor, deve de ter mais hipoteses sozinhos que no comunitario de certeza.

Vamos a ver se ajudo a espalhar esta bela especie :)

Editado por 0ri0nte
Publicado:

Não tens tempo suficiente para o nano ciclar...mas convem meteres os CPO's num aquario so para eles com bastantes esconderijos, tipo tubos etc.

Se eles ficam no comunitario os discos vão agradecer pelas crias :P

Publicado:

O nano ja esta ciclado, tem um filtro de esponja, era pra reproduzir galaxys, mas como ainda nao arranjei femeas (tenho 2 machos XD) tá de vago.

Pois no comunitario não vai ter grande sorte, acho que é melhor tentar a minha sorte no nano.

Tenho medo é com a areação do filtro de esponja a pH comece a subir muito rapidamente.

Vou deixar hoje, ja meti agua do comunitario, amanha vejo como esta o pH do nano e se meto la a CPO.

Vamos a ver se os safo eheheh.

Sabem se é preciso um ambiente salobro pras crias nascerem? Acho que já li algures que sim, mas como vêm de um lago, não deve de ter grande logica.

Publicado:

Obrigado Carlos, já tive a ler o teu topico e é-me util pra tirar algumas informações.

Logo à noite vou fazer o teste de pH ao nano a ver se tá bom pra retirar a femea do comunitario e meter la ate largar os pequenitos. Ela tá sempre escondida debaixo de uma casca de coco, vou tirar a casca e tudo pra ela nao sentir tanto a diferença de mudar de local.

Espero conseguir safar alguns pequenotes, mas ja vi no teu topico que não é facil. Vamos a ver. No comunitario é que nao iam ter sorte de certeza.

Publicado:

Já passei a CPO para o nano. Ela passa o dia lá metida escondida, por isso, o problema de ser um nano de 25L não deve de ser problema. Ela durante o dia está sempre escondida dentro da casca do coco, mudei-a do comunitario directamente dentro do coco. agora vou subindo os minerais gradualmente, a ver se as crias têm todos os minerais que precisam pra se desenvolverem.

Vou metendo novidades.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas pessoal,

A femea aqui à 2 dias já só tinha uns 3 ovos, hoje reparei que já não tinha nenhuns. Não sei se foi por ser a primeira postura e ainda ser inesperiente que tenha perdido os ovos. Fica pra uma proxima.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Novidades quentinhas.

Compri mais um casal. Agora tenho num nano, 2 CPOs femeas e 1 macho.

Resultado no primeiro dia: 22/03/10

O macho chegou, começou logo a dar calor na femea que ja tinha ficado ovada à uns tempos, a femea nova ainda é pequena

22032010490.jpg

22032010508.jpg

Tiveram quase 1h nisto, o macho nao a largava...

Hoje 25/03/10

25032010509.jpg

:medieval_mace:

Vamos a ver se desta a femea consegue aguentar os ovos.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

E novidades dessa CPO?

Espero q esteja tudo a correr de feição!

Cumprimentos

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

A femea continua ovada, demora cerca de 4 semanas (30dias) pelo que andei a pesquisar ate os pequenos andarem sozinhos.

Já perdeu alguns ovos, mas pouca coisa até à data.

A primeira vez que teve ovada ao fim de 10 dias já nao tinha ovos, para ja está a ir bem. Vamos a ver se desta vez se safa alguns.

Publicado:

Temperatura 25ºC

pH 7.5

Amonia e nitritos a 0

Nitratos a 10mg/L

gH: 5

kH: 4

O filtro é de esponja, que funciona a ar. O nano tem cerca de 30L, só com 3 CPOs e um oto

Espero que ajude

Publicado:

Os meus não tenho a certeza, mas não chegaram aos 20 dias de certeza.

Publicado:

quanto mais rapido melhor. Se calhar com temperaturas mais baixas de 22ºC é que demora 4 semanas, mas ha pouca informação na net sobre a reprodução desta especie. O que eu li foi de 4 semanas, mas no topico do Carlos Couceiro já vi que pode ser mais rapido.

Para já passaram cerca de 10 dias, vamos a ver se para a semana que vem já há melhores novidades :thumbup3:

Publicado:

É prejudicial ter dois trios (2xmachos+4fêmeas) juntos no mesmo aqua?

A nível de agressões posso garantir-vos q estão mesmo muito calmos - brigas muito esporádicas porque tem bastantes esconderijos.

Mas se existe alguma outra razão p não ter uma colónia mto grande p reprodução.

Obrigado

Ricardo

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Publicado:

Não percebi a sua ultima resposta Ricardo.Fonseca. A que se estava a referir?

A femea anda sempre metida dentro do coco escondida, é dificil apanha-la ca fora neste dias que têm passado.

Se a apanhar tiro foto ;)

Publicado:
É prejudicial ter dois trios (2xmachos+4fêmeas) juntos no mesmo aqua?

A nível de agressões posso garantir-vos q estão mesmo muito calmos - brigas muito esporádicas porque tem bastantes esconderijos.

Mas se existe alguma outra razão p não ter uma colónia mto grande p reprodução.

Obrigado

Ricardo

Não é uma resposta mas sim uma pergunta banana rock

Publicado:

Acho que se tiverem espaço sufeciente não tem problema em juntar 2 trios. Eu tenho um trio num aqua 34*27*27 (comprimento, largura, altura) com um coco, buracos, musgo de java. Um deles ja mudou a pele e não houve mortes.

Publicado:
testum

jaobtiveste reproduçao bem sucedida?

Sim, não me perguntes quantos, porque é impossivel conta-los. O maximo que já vi ao mesmo tempo foram 5, tenho imensos esconderijos. E ainda não chegam a 1cm.