Recommended Posts

Publicado

Boas

Alguem sabe se se pode utilizar fertilizante liquido utilizado nas plantas comuns que temos em nossas casas nas plantas aquarias? Encontrei em minha casa um fertilizante liquido que possui ferro e gostava de saber se é possivel utilizar num aqua?

Obrigado

Publicado:

Não te aconselho mesmo nada a fazeres isso! sou jardineiro e tu nem imaginas os quimicos que os fertilizantes levam... CLARO que existem biologicos mas... para a terra é uma coisa para o aqua é outra! não te esqueças que tens lá seres vivos!!!!!

Abraço!

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Publicado: (editado)

Boa noite!!

Geralmente os fertilizantes para plantas terrestres contém azoto em forma amoniacal que é perigoso para os peixes.

Também contém fosfatos. Estes fazem as algas crescer em força no aquário. Logo deve ser evitado.

É verdade que há diferentes composições, mas é recomendado comprar fertilizante numa loja da especialidade.

Editado por RicSilva
Publicado:

é um mix fatal! já reparaste que esses fertilizantes quando secam deixam assim uma textura tipo de salitre?

nao. nao podes usar esse fertilizante. os fertilizantes de aquario sao especificos, devem por norma nao ter nitratos e fosfato, dado que isso os peixes produzem em abudancia e é veneno para eles. ha uma carencia maior de ferro num aquario. sao necessidades diferentes. dai que a agua das tpas tiradas num aquario podes e deves usar para fertilizar vasos em casa...

eu uso este:

19768_0_Tropical-AQUA-PLANT-B.jpg

mas podes usar por exemplo este especializao em ferro e sem nitratos

45532_Easy_Life_Ferro_1.jpg

o tetramin igual

plmin250_500_1.jpg

Sera Florena

1893_neu_1.jpg

compram-se em lojas onde compras os peixes. mas mesmo ai ve bem a embalagem se diz que nao tem estes dois elementos, para nao comprares gato por lebre ou estares a usar fertilizantes de plantados sem peixes do genero amano.

Editado por Quo

oi Quo tudo ok? por acaso tenho usado o PLANTAMIN da TETRA e acreditas que nem tinha reparado se têm esses 2 "ingredientes"? agora que gistaria de saber não tenho,acabou! sabes se esse é de confiar?

abraços!

parece-me que esse da SERA não é mauzito!

Editado por AquaBoy78

Publicado:

boas, acho que é obvio que deve ser bom e de confiança, é da Tetra. Mas não sou expert em Aquarios Plantados (vertente da aquariofilia virada para jardins submersos), sou mais comunitarios com plantas para embelezar, servir de refugio e para melhorar o eccosistema. Em principio é obvio que serve bem.

Estes fertilizantes que coloquei sao os que sao de confiança e aptos a usar na presença de peixes. como disse muitos dos que estao disponiveis nas lojas nao sao aptos a aquarios comunitarios com muitos peixes, são de plantados, os do genero amano, que so tem uns camaroes amano, semi-transparentes e muitas vezes escondidos, logo nesses precisam de uns fertilizantes de aquario diferente dos que descrevi, visto não haver produção suficiente de nitratos e fosfato.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!