Foxx Publicado Fevereiro 26, 2010 Publicado Fevereiro 26, 2010 Boas psl. Esta ultima semana tive um episódio cá em casa típico de amadores. Tenho um aquário de 1,5 m, e um pequeno nano onde tenho ou tinha cerca de uns 40 guppys com 2 meses de vida. Então á dias fui comprar uns scatophagus silver para juntar ao arqueiro, puffers e monodactylus, no mesmo dia comprei mais umas femeas guppys para colocar num outro aquário. Como estava com presa coloquei os sacos ainda fechados no aquário para que a agua se mantivesse quente, ao voltar, alguém cá de casa quis ser simpático e despejou os 2 sacos no aquário de 150cm, resultado uma das guppys foi quase o jantar do arqueiro (como seria de esperar). A duvida começa aqui, é que o tal jantar do arqueiro foi interrompido com um rápido camaroeiro que (também por erro) foi depois transportada para o nano só de guppys pequenos, e 4 dias depois tinha esta fêmea adulta ainda a recuperar, as outras fêmeas adultas bem de saúde, mas os pequenos morreram todos em 2 dias. Será que o peixe arqueiro conforme os scatophagus tem nos espinhos, este tem na boca algum tipo de químico que o facilita matar as suas presas? É que naturalmente as guppys adultas tem mais resistência, e não foram afectadas por nada, mas a tal que chegou a estar parcialmente dentro do arqueiro e depois os pequenos ficaram com as barbatanas esbranquiçadas, como que resultado de fungos.
correia_11 Publicado: Fevereiro 28, 2010 Publicado: Fevereiro 28, 2010 Boas psl. Esta ultima semana tive um episódio cá em casa típico de amadores. Tenho um aquário de 1,5 m, e um pequeno nano onde tenho ou tinha cerca de uns 40 guppys com 2 meses de vida. Então á dias fui comprar uns scatophagus silver para juntar ao arqueiro, puffers e monodactylus, no mesmo dia comprei mais umas femeas guppys para colocar num outro aquário. Como estava com presa coloquei os sacos ainda fechados no aquário para que a agua se mantivesse quente, ao voltar, alguém cá de casa quis ser simpático e despejou os 2 sacos no aquário de 150cm, resultado uma das guppys foi quase o jantar do arqueiro (como seria de esperar). A duvida começa aqui, é que o tal jantar do arqueiro foi interrompido com um rápido camaroeiro que (também por erro) foi depois transportada para o nano só de guppys pequenos, e 4 dias depois tinha esta fêmea adulta ainda a recuperar, as outras fêmeas adultas bem de saúde, mas os pequenos morreram todos em 2 dias. Será que o peixe arqueiro conforme os scatophagus tem nos espinhos, este tem na boca algum tipo de químico que o facilita matar as suas presas? É que naturalmente as guppys adultas tem mais resistência, e não foram afectadas por nada, mas a tal que chegou a estar parcialmente dentro do arqueiro e depois os pequenos ficaram com as barbatanas esbranquiçadas, como que resultado de fungos. Seria possivel que a agua que o camaroeiro levou ( e a salinidade do aquario do Peixe arqueiro) afectou a qualidade da agua do Nano com os gupys? Ricardo Correia
olavo Publicado: Fevereiro 28, 2010 Publicado: Fevereiro 28, 2010 Seria possivel que a agua que o camaroeiro levou ( e a salinidade do aquario do Peixe arqueiro) afectou a qualidade da agua do Nano com os gupys? julgo que seja dificil, em relação ao veneno, toxina irei pesquisar amanha, cumprimentos, a mim ainda so me morderam monos... e os scatos sim têm toxina na barbatana
Foxx Publicado: Março 1, 2010 Autor Publicado: Março 1, 2010 Seria possivel que a agua que o camaroeiro levou ( e a salinidade do aquario do Peixe arqueiro) afectou a qualidade da agua do Nano com os gupys? Isso acho pouco provavel... o aquario onde se encontrava o arqueiro tem uma salinidade de 1010, e a dos guppys 1004... (a agua dos guppy (nano) é constituida por 50% agua do arqueiro e 50% agua normal. Coloquei a hipotese de toxina na boca do arqueiro uma vez que este é um peixe que caça insectos, tornando-o mais "selvagem" que outro tipo de peixes, e que por isso tenha desenvolvido algo que lhe facilita se a caça para alem do truque da cuspidela.
olavo Publicado: Março 2, 2010 Publicado: Março 2, 2010 Isso acho pouco provavel... o aquario onde se encontrava o arqueiro tem uma salinidade de 1010, e a dos guppys 1004... (a agua dos guppy (nano) é constituida por 50% agua do arqueiro e 50% agua normal. Coloquei a hipotese de toxina na boca do arqueiro uma vez que este é um peixe que caça insectos, tornando-o mais "selvagem" que outro tipo de peixes, e que por isso tenha desenvolvido algo que lhe facilita se a caça para alem do truque da cuspidela. Bem tou aqui com a biblia na mão (brackish-water fishes, Neale Monks) nao refere nenhuma toxina, alem da salinidade tens que ver as diferenças da dureza da agua, ph, nitritos amónia, ou até mesmo algum produt/ medicamento que tenhas usado, de referir que os guppies não são muito resistentes com mudanças de agua repentina.
Foxx Publicado: Março 2, 2010 Autor Publicado: Março 2, 2010 Bem tou aqui com a biblia na mão (brackish-water fishes, Neale Monks) nao refere nenhuma toxina, alem da salinidade tens que ver as diferenças da dureza da agua, ph, nitritos amónia, ou até mesmo algum produt/ medicamento que tenhas usado, de referir que os guppies não são muito resistentes com mudanças de agua repentina. Pronto, se a Biblia diz... Qnto ás caracteristicas da agua para alem da salinidade....porra isso é obvio! Por quem me tomas :D Abraço e obrigado!
Recommended Posts