Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Andei longe da aquariofilia durante uns 3 anos, agora finalmente resolvi voltar a esta minha paixão.

Tenho o aqua pronto e com 4 habitantes por enquanto.

No entanto, a fazer uma pequena manutenção(TPA) desliguei o filtro da corrente e passados poucos minutos tinha o chão cheio de água.

Quando andei a tentar perceber o que se estava a passar, verifiquei que a água é proveniente do tubo que traz a água do aquário, ou seja, junto à cabeça do Filtro na mangueira. Já pus umas braçadeiras, mas não consegui resolver o problema, em certas posições a mangueira chega a deitar fora mesmo muita água.

Já lí aqui no Fórum que há colegas que têm o 2229 creio eu, que tem uns O-rings, o meu não tem o-ring nenhum, mas já estou na dúvida se alguma vez os teve lá, se o Filtro os trazia, já fiz pesquisas para tentar descobrir o que traz a caixa do filtro, mas nada.

Alguém me pode ajudar neste problema?

P.S. Mais logo vou tentar postar umas imagens

Editado por hugo_pn
Publicado:

boas tb tenho um 2028

fuga na mangueira de entrada tb tive e era a peça onde se encaixa a mangueira e que serve de torneira que tava rachada.

acabou por partir! fiz um remendo com araldite pk a peça é cara.

tb já tive fugas pela junta da cabeça.

coloquei fita de teflon antes do o'ring para este ultimo ser mais apertado e funcionou mas agora já a querer verter outra vez, la vou ter de investir no o'ring novo!

poe la fotos pk na zona da "torneira dupla" ha mais o'ring!!!

Cumprimentos

Félix Brito

Proud Discus keeper

Publicado:

Olá de novo,

Quero agradecer a ajuda dos dois amigos, mas agora é que fiz a boa, já vão perceber porquê.

Na imagem pode-se ver que consegui partir o bocal onde encaixa a mangueira, ou seja, agora é que estou mesmo tramado, aqua com vivos e sem filtro nenhum.

A seta vermelha é a indicação por onde me estava a aparecer a água, só que do lado partido(circulo vermelho), dentro do circulo azul é o bocado que falta :medieval_mace: .

gallery_826_2143_86099.jpg

gallery_826_2143_174825.jpg

Problema 1

O FXBrito utilizou araldite para arranjar o filtro, será que isso aqui irá ajudar alguma coisa, e onde é que consigo comprar isso?

Onde é que posso comprar assim de repente a peça que consegui partir, alguém sabe?

Problema 2

Não tenho filtro neste momento, acham que com TPA diárias de 30% até resolver o problema consigo manter mínimos para os 4 vivos? Eles são dois Bótias Palhaços, um Ancistro e um camarão.

Muito Obrigado

Cumps Hugo

P.S. Lí aquí no Fórum um comentário de um membro que na aquariofilia não há urgências, creio que no meu caso poderia-se abrir uma exepção :roflroll2:. Just Kidding, mas que toda a ajuda é preciosa neste momento é.

Publicado:

Alguns dias sem filtro não te mata essa fauna.

Reduz na comida ou pára mesmo de alimentar durante uns dias.

Quanto à Araldite, qualquer super costuma ter... ou então loja de ferragens.

PauloA :medieval_mace:

Publicado:

Olá :animal_fish:

Parece-me que a peça já estava ofendida, a parte mais esbranquiçada mostra o dano recente ou seja, o resto da separação da peça.

Penso que terá sido na tentativa de retirar a mangueira do acessório, quando é assim, prefiro cortar a mangueira rente e depois no bocado que fica, faço um corte longitudinal com um x-acto mas sempre com muito cuidado e com a lâmina só um pouco para fora.

Se fosse eu a ti soldava a peça, claro, primeiro retirava a parte partida do tubo e depois, com um ferro de soldar (daqueles mesmo dos electricistas ou técnicos electrónicos) suficientemente quente e também com cuidado, soldava a peça.

È um pouco difícil explicar aqui o método de soldar os plásticos mas vou tentar:

1º Passo – Limpar as peças a soldar, não convém terem gordura e limpar a ponta do ferro com uma lixa ou uma lima fina, isto se ele já tiver sido usado e tiver restos de solda antiga.

2º Passo – Unir as peças no mesmo sítio original, portanto, no mesmo sítio onde se partiram e, com o ferro quente (de maneira que consiga derreter o plástico homogeneamente, isto é, de maneira que o plástico fique um tipo de massa) fazer uns pequenos pontos em ambas peças ao mesmo tempo à volta da fissura mas sem trespassar a peça, portanto, apenas até um pouco mais da metade da espessura das partes do plástico a soldar, mais ou menos como se fossem uns pontos de costura (é preciso ter mão de cirurgião).

3º Passo – Depois de estar tudo ponteado à volta e com a parte mais arredondada e curva do ferro, alisar de maneira que os “pontos” fiquem lisos e que tape algum poro possível.

Espero ter dado uma boa ideia…

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Publicado:

Olá de novo,

Mais uma vez obrigado pelas respostas, a solução de soldar parece-me óptima, mas para um gajo que parte aquilo tão fácilmente... ainda por cima o plástico é tão fino que não sei se tenho mãos para a coisa.

Já fui comprar o Araldite, mas após ler o post do Avelino Nascimento fui ver o bocal que supostamente está bom, qual não é o meu espanto tenho lá uma micro racha. O partido como tem mais pressão era por onde notava a água a sair, pensando eu que era do bocal com a mangueira larga, até já tinha comprado uma mangueira nova e o problema continuava.

A dúvida agora é o que faço, soldo ou tento colar :animal_fish:?

Bem é com os erros que se aprende, deveria era ter perguntado antes de andar a inventar...

Se mais alguém tiver uma ideia :D

Obrigado a todos

Cumps

Hugo

Publicado:

Com esse tipo de coisas nao se brinca.

Olha que para poupares uns trocos na peça que esta partida, podes ter de colocar chao novo.

Avalia bem os riscos...

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Publicado:

Com esse tipo de coisas nao se brinca.

Olha que para poupares uns trocos na peça que esta partida, podes ter de colocar chao novo.

Avalia bem os riscos...

Olá :)

Totalmente de acordo com este amigo...

Qualquer solução que possa ter um resultado positivo é apenas a título provisório, serve apenas para desenrascar até vir uma peça nova.

Voltando à solução, juntando as duas hipóteses dadas, primeiro soldava a peça conforme descrevi e depois, para maior certeza de não ter fuga, colocava então o Araldite à volta.

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Publicado:

Olá de novo!

Obrigado desde já pelos conselhos.

Eu de qq forma quero comprar a peça, só não sei onde!!

No entanto, para já vou tentar fazer as duas coisas, soldar e depois colocar a araldite.

Cumps,

Hugo

Publicado:
(...)

No entanto, para já vou tentar fazer as duas coisas, soldar e depois colocar a araldite.

Não se esqueça de limpar bem as peças a soldar, agora terá que retirar totalmente o Araldite que colocou primeiro. È que se não corre o risco do plástico não ligar com a respectiva cola e a "soldadura" fica fraca.

Em relação á compra da peça, também não sei onde a comprar, talvez alguém ajude.

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Publicado:

Ola Avelino,

Ainda não coloquei cola nenhuma, estava a espera de mais dicas, as peças a soldar estão em frente do desumidificador a secar, amanhã de manhã vou-me por à obra :)

Relativamente à peça, creio que é o medidor de caudal, se alguém me puder ajudar e dizer onde o posso comprar, agradeço muito.

Obrigado a todos

Cumps,

Hugo

Publicado:

Hugo,

Qualquer loja que venda Eheim pode encomendar a peça.

Se não te encomendarem diz-me que eu peço na minha loja para encomendarem e vais lá buscar ou envio-ta.

PauloA :)

Publicado: (editado)

Boas.

Há certezas que o plástico dá para "soldar"?

É que há plásticos que não dão, pois são termoendurecíveis... o que é o caso de muitos plásticos deste tipo. (alguém que conheça o plástico que se pronuncie)

Colas tipo Araldite, com limpeza da superfície, providenciando adicionalmente que esta fique com alguma rugosidade, com colagem generosa, parece melhor solução.

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

com um bom cordao de cola fica 5*. como usei araldite normal e nao a rapida tive de deixar secar 2 dias... bowdown

o meu ainda esta "remendado".

De qualquer forma a peça tem o Eheim part number "7444578"

Sem fazer publicidade no alemao custa isto.

eu nao usei a peça original partida na reparaçao.

usei um ligador de jardinagem para mangueira de 16 que encaixa no diametro interior onde esta a bola da torneira. a pecita ficou guiada e colada.

fiquei tentado em partir o segundo e fazer o mesmo tipo de reforço :girlhitboy:

Cumprimentos

Félix Brito

Proud Discus keeper

Publicado:
com um bom cordao de cola fica 5*. como usei araldite normal e nao a rapida tive de deixar secar 2 dias... :girlhitboy:

(...)

A que usaste é a melhor para este caso. A outra (presumo que seja a de cianocrilato) não me parece indicada.

Cumps

Publicado:
A que usaste é a melhor para este caso. A outra (presumo que seja a de cianocrilato) não me parece indicada.

Cumps

Penso estar correcto dizendo que a cianocrilato é tipo supercola3!?!?

Araldite tem tubos vermelhos-rapida e azuis-normal usei a segunda. acho que sao todas epoxi!

Vem já aí comentarios tipo porto-benf...

Cumprimentos

Félix Brito

Proud Discus keeper

Penso estar correcto dizendo que a cianocrilato é tipo supercola3!?!?

Araldite tem tubos vermelhos-rapida e azuis-normal usei a segunda. acho que sao todas epoxi!

Vem já aí comentarios tipo porto-benf...

Eu pensava que quando te referias a "rápida" fosse a de cianocrilato (deve ser tipo supercola 3, mas acho que "todas" as marcas têm dessa cola).

Sendo assim, desde que seja epoxi, acho que é o mais adequado. (normalmente tem mais resistência e faz algum enchimento).

Cumps

Editado por AGA

Publicado:
Há certezas que o plástico dá para "soldar"?

É que há plásticos que não dão, pois são termoendurecíveis... o que é o caso de muitos plásticos deste tipo. (alguém que conheça o plástico que se pronuncie)

Pela minha experiência, fartei-me de soldar vários tipos de plásticos, desde plásticos moles e rígidos, provenientes da indústria auto. Os plásticos termoendurecíveis, são os mais utilizados nesta indústria, o polietileno (PE), o polipropileno (PP), o policarbonato (PC), o poliamida (PA), o acrilonitrilo/butadieno/estirano (ABS), o cloreto de polivinilo (PVC) e outros, todos eles plásticos termoendurecíveis e perfeitamente soldáveis.

O tipo de plástico utilizado nestes filtros da Eheim, tenho o 2076 e vejo que é do tipo de plástico injectado, quase que aposto que seja Polipropileno mas também pode ser outro qualquer, há formas de identificar o plástico utilizado por meio da forma como reagem ao calor, ao fogo e pelo cheiro mas, obviamente, só in loco.

Só dei uma ideia, a que eu utilizaria, se o caso fosse comigo e a titulo provisório.

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Publicado:

Caros amigos,

Depois de ir às compras, elas foram grampos para segurar as peças, e a cola de secura normal, vou por as mãos à obra.

Vou tentar soldar levemente o plástico, e por a cola de seguida para reforçar a coisa. se mal enconste o ferro visualizar que a coisa não é para mim, passo só à cola, quanto ao link da peça, muito obrigado também.

Entretanto vou tratar de a comprar pelo sim.

Vou tentar tirar umas fotos ao processo, não vá dar jeito um dia mais tarde a outro membro.

Também tenho uma peça das que foram referidas das mangueiras de jardim.

Muito obrigado a todos pela ajuda preciosa.

Abraços

Hugo

Publicado:

Cá estou eu de novo!

Após seguir os vossos conselhos, acho que até correu bastante bem!! Vamos lá a ver agora quando secar. Entretanto ficam aqui algumas imagens do processo.

gallery_826_2143_98116.jpg

Imagem 1: com o bico do ferro fiz pequenas incisões pouco espaçadas sem chegar ao outro lado.

Imagem 2 e 3: alisei com a parte lateral do ferro.

Imagem 4: como o tubo de sáida também tinha uma racha, aproveitei para tratar dele também.

Imagem 5: resultado após reforço com araldite.

Agora está tudo a secar, amanhã de manhã tento montar e darei notícias! Espero que boas!! :)

O filtro está cheio de água, será que as bactérias continuam em condições amanhã? Ou terei de fazer alguma coisa?

Obrigado a todos mais uma vez.

Um abraço,

Hugo

Publicado:

Olá :P

Penso que o trabalho esteja com um bom aspecto, para quem nunca tinha feito soldadura em plástico (deste modo, porque há mais métodos), está muito bom.

Cuidado é a colocar novamente as mangueiras, de origem o filtro traz uma espécie de vaselina para facilitar a colocação mas, penso, que um ligeiro calor (sem queimar) com um isqueiro na ponta da mangueira que vai inserir no acessório, resolve a situação.

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Publicado:

Eu também acho que ficou com bom aspecto, embora tivesse saltado da fase 1 para a 5.

Espero que isso seja um termoplástico, caso contrário não foi muito boa ideia essa soldadura. Eu, sem ter certezas, não o teria feito. (não estou a dizer que correu mal, apenas que é/foi um risco)

Cumps

Olá a todos,

Depois de seco e montado, ficou bem satisfatório, pelo menos não há água a sair por ali, no entanto, agora aparece-me água pela junta da cabeça, vou tentar fazer como o colega fxbrito, aplicando um pouco de teflon no o'ring.

Já isolei a junta da cabeça com e reflon, e está impeçável agora, nem uma gota...

Cumprimentos a todos e obrigado pela ajuda preciosa de todos neste meu "stress".

Hugo

Editado por hugo_pn
Publicado:
Cumprimentos a todos e obrigado pela ajuda preciosa de todos neste meu "stress".

Já que passamos por esse "Stress" porque nao ajudar os que depois o encontram....

Cpts

Fx

Cumprimentos

Félix Brito

Proud Discus keeper

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!