squeiros Publicado Novembro 29, 2004 Publicado Novembro 29, 2004 Montei há 2 semanas um aqua de 220l que irá substituir o antigo de 80l Dado que o orçamento ficou um pouco reduzido, resolvi fazer aproveitamento do substrato e areão do antigo aqua. O que fiz foi, no aqua antigo, depois de retirada toda a água, misturei a camada de substrato com a camada de areão, bem toda a sujidade de aqua velho que este continha. Usei esta mistura como substrato no aqua novo e cobri tudo com uma nova camada de areão novo! Será que isto foi má ideia? O novo aqua tem actualmente cerca de 7 pés de echinodorus amazonas e bastantes fetos de java, no entanto, pretendo plantar mais variedades de plantas. Cumps. Um bocadinho de verde neste mundo cinzento e poluído
Just_me Publicado: Novembro 29, 2004 Publicado: Novembro 29, 2004 Fizeste bem, na minha opinião... essa porcaria não passa de adubo Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Vlad Publicado: Novembro 29, 2004 Publicado: Novembro 29, 2004 Ois Interessante este tópico. Montei um aquário de 20L para futura criação de Molys e ver se me inicio no mundo das plantas. Foi-me recomendado que aproveitasse e fizesse uma muda de água do aquário grande (80L) para que tivesse água em melhor estado para o novo aquário, resultados mais rápidos, etc. Reparei que os niveis de amónia e nitritos dispararam neste aquário, apesar de estar a usar a água de um aquário mais maduro. O areão é novo, o filtro é pequeno e só hoje teve uma lâmpada a funcionar. Embora esteja convencido que esta ideia é boa... o que é que me escapou? Porque é que os niveis de amónia e nitritos dispararam? Obrigado Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
pedroplx Publicado: Novembro 29, 2004 Publicado: Novembro 29, 2004 Parece-me normal que isso tenha acontecido, repara no seguinte: No aquario velho o filtro já tem a colonia de bacterias establecida, logo essa colonia é responsavel pela transformação dessa Amonia e Nitritos em Nitratos que são muito menos toxicos para os peixes. Logo, se tu colocas essa água num filtro que não tem a colonia de bacterias nitrificantes criada, não tens nada que te elimine Amonia/Nitritos. Se aínda não tens peixes, retira essa água toda e coloca 50% de água nova e 50% de agua do aqua velho. Isso acelera-te o ciclo.
Vlad Publicado: Novembro 29, 2004 Publicado: Novembro 29, 2004 Só tem areão, água, aquecimento e um pequeno filtro. Vou usá-lo para a primeira experiência reprodutiva :D portanto não há nenhum perigo de alterar seja o que fôr neste momento. Obrigado pela dica, mas dado que já estou a tratar os nitritos e a amónia com bactérias, faz sentido fazer a troca dado que isso me vai aumentar o PH da água, ou deixo o processo bactériológico correr normalmente? Nem é que haja pressa. Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Just_me Publicado: Novembro 29, 2004 Publicado: Novembro 29, 2004 Se nao tens pressa...nem valia a pena teres metido as bacterias extra...até porque se ja estas com pico de nitritos, ja estas quase no fim do ciclo....falta só o pico dos nitratos...a primeira coisa a desaparecer vai ser a amonia e depois os nitritos....nitratos já so tirando de outras maneiras. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts