Recommended Posts

Publicado

Descrito como "caracol orelha do mar", e claro que o nome não está correcto, até pensei este nome ser decalcado do inglês "sea ear snail" como acontece com as ampulárias, mas não tive sucesso. em principio são do género "niritina" ou "septaria", podendo ser das septarias/Lapas das ilhas Fiji (Septaria bougainvillei) ou opção é uma niritina das Fiji, algo tipo isto

2.jpg

parecem ter preferencia por algas verdes.

caracoldesc.jpg

este nem sei se é a mesma especie que o de cima... este é preto... na imagem ainda se nota variação na concha, ao vivo nem se nota, todo preto.

caracoldesc2.jpg

Publicado:

:D

Estou mesmo confuso, agora parece-me a Neritina do Tahiti.. outras vezes parece-me a Neritina do Lago Tanganika - Africa.

neripteron tahitensis

neripteron_tahitensis1.jpg

vou ter que tirar para fora para ver melhor

damn... que confusao.

Publicado:

A preta

neritinapreta.jpg

por baixo, está desfocado, mas coloca de lado a do tahiti. nao é essa.

neritinapretabaixo.jpg

a outra mais clara também tem a parte debaixo da mesma maneira. Agarram-se as pedras como autenticas lapas, mas sao mais faceis de remover que lapas marinhas.

Publicado: (editado)

bom, o forum parece mesmo uma boa ajuda no que toca a moluscos!

já identifiquei com sucesso os meus bichos. estou a gostar bastante deles. Vendo todos os detalhes da concha, visto que há muitas parecidas

tenho 1 Neritina delessertii 2.5 cm - proveniente da Melanésia, região entre as Molucas, Papua e as Fiji.

http://www.gastropods.com/0/Shell_55900.shtml

e 3 Neritinas Obscuras (Neritina pulligera) 3.3 cm (1-4 mm) são provenientes do Pacifico Sudoeste

Editado por Quo