SD Publicado Outubro 9, 2003 Publicado Outubro 9, 2003 Viva, então vamos lá... Quando o Diogo falou que a agua sai do chiller a 24º e se a temperatura no aqua está a 27º alguma coisa está a acontecer de anormal pois as HQi's que estão montadas a 20cm do aqua e se ele não tem (acho) bombas de circulação interna as luzes não conseguem nesta altura do ano aquecer a agua em 3º, então das duas uma como eu falei a existencia de bombas ou aparelhos aqueciam a agua ou então era do efeito do L. E não me digam que se à medida que a pressão aumenta não há aumento de temperatura, porque pode haver pois a bomba de retorno é de uma capacidade elevada e se não houver escoamento sufeciente e estando este também debaixo das luzes a agua dentro do L não aumenta de temperatura? Agora de facto pode não ser sufeciente por isso pedi para fazer o teste e então verificamos que o aumento é desprezivel. OK! Então provamos com o dado novo do Diogo que o facto das 4 bombas aumentar em 1,5º. Os restantes 1,5º são da acção das HQI. Perfeitamente normal. Então como solução temos ou baixa-se mais o valor do chiller (aumenta o consumo) ou então como o Manklit falou, coloca-se se possivel, as bombas fora do sump. Na impossibilidade de se fazer alguma destas soluções então o ventilador é uma optima solução e quando o Manklit diz que pode escorrer agua pelas paredes devido à humidade, francamente acho isso um grande exagero, nunca me aconteceu, nunca soube de tal ocorrência nem nada que se assemelhe, no entanto... num quarto muito, mas mesmo muito pequeno... Como também só temos (em principio) este problema em 3 meses no ano e nos restantes 9 não haver este problema, é como eu digo é deixar estar como está que está muito bem!!! PS: Manklit vais mesmo furar a parede???? Sérgio Dantas Abraços
Diogo Lopes Publicado: Outubro 9, 2003 Publicado: Outubro 9, 2003 Já tinha colocado a resposta no outro tópico mas é melhor passarmos para aqui... Obrigado pelas Vossas opiniões!!! Antes de mais gostava de informar que não vou fazer nada... vou deixar tudo como está!!! A única coisa negativa que tenho neste momento é a conta da electricidade, e como essa (felizmente) posso pagar, as coisas vão ficar como estão!!! :D :D As bombas não podem ser colocadas fora da Sump, o L funciona muito bem e não aquece a água e o Chiller está dentro de um cesto de verga (construído para o efeito - é aberto na parte de trás!!) a funcionar à 1 ano e meio. Os focos de iodetos estão montados a 20 cm da água porque efectivamente não tinha mais espaço (não quero queimar o móvel que está por cima!!!) Penso que o Manklit poderá ter razão em relação à humidade e como o aquário está numa divisão pequena e já bastante húmida, o melhor é mesmo manter como está... Não querendo matar este tópico, deixo o convite para os 3 virem visitar a minha modesta (mas honesta!!!) instalação...talvez depois tenhamos muito para falar!!!! PS - não tendo nada a ver com este tópico, Manklit podias colocar a descrição do teu setup no tópico respetivo bem como postar algumas fotos (as únicas que vi eram de um palhaço e uma anémona!!)
SD Publicado: Outubro 9, 2003 Autor Publicado: Outubro 9, 2003 Viva, acho que fazes bem! E o convite é para aceitar que estou desejoso de ver essa maravilha! Diogo até por causa da muda se poder ser este fds optimo. Sérgio Dantas Abraços
Diogo Lopes Publicado: Outubro 9, 2003 Publicado: Outubro 9, 2003 Olá Sérgio, Claro que pode ser este fds! Sábado de manhã estava a pensar ir à Aquamagia (receberam uma importação grande!) e depois ainda de manhã em principio irei a casa do Marco buscar uma muda de Acropora que o Nelson Pena vai trazer (isto caso o Nelson sempre vier). Podemos combinar durante a tarde, a qualquer hora, pois vou ficar com a pequenina. Se preferires de manhã podes vir comigo à Aquamagia, pois vir cá não adianta pois as luzes só acendem ao meio-dia. Nesse caso posso levar-te a muda. Bom, falamos amanhã para combinar...
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 10, 2003 Publicado: Outubro 10, 2003 E não me digam que se à medida que a pressão aumenta não há aumento de temperatura, porque pode haver pois a bomba de retorno é de uma capacidade elevada e se não houver escoamento sufeciente e estando este também debaixo das luzes a agua dentro do L não aumenta de temperatura? Agora de facto pode não ser sufeciente por isso pedi para fazer o teste e então verificamos que o aumento é desprezivel Digo, digo. Dá um mergulho no Algarve no verão numa zona funda só de calções de banho. Vai o mais fundo que possas. Sentes a temperatura a diminuir? Claro que sentes. Sentes a pressão a aumentar? Sentes sim senhor e não é pouco... O aumento da pressão nesse tubo não provoca o aumento da temperatura. Se te referes a um aumento do esforço da bomba de elevação ao tentar vençer a subida e o encolhimento da saída por causa do L, então j'a se pode admitir que a bomba e só ela vai produzir mais calor, mas mesmo assim duvido muito porque se uma bomba gasta 50W de potencia, produz calor referente a esses 50W. O aumento do esforço não vai aumentar a potencia e duvido que provoque mais calor. Pelas fotos que vi, o L do Diogo estende-se sobre uma franja das paredes de vidro e não está no centro do aqua mesmo debaixo das lampadas. O aquecimento da água por parte das HQI é feito principalmente mesmo abaixo dos focos. Experimenta por a mão lá em baixo e vai afastando ou aproximando e verás a diferença. Cálculo que o L seja de PVC cinzento e este material tem um coeficiente de transmissão de calor baixo, logo não apropriado para aquecer fluidos que percorrem o seu interior. Para este efeito o cobre ou um aço seriam mais indicados Diogo, não sabia que o cesto era furado. 20 cm de distância é pouco. O meu foco está a 30cm e mesmo assim aquece a água. Uma ventoinha faz maravilhas. Muito obrigado pelo teu convite mas eu não moro em Lx. Um dia que vá às lojas lisboetas posso aproveitar... Este fds duvido que vá. Em relação a fotos do meu aqua há um pequeno problema. Em primeiro lugar estou em guerra com uma invasão de cyano que agora voltou em força. Estava convencido que já tinha ganho a batalha (nunca a guerra!) mas agora é a minha mulher que trata do aqua durante a semana e aquilo são variações de pH loucas pois ela não acerta com o pinga pinga. Tou-me a passar e vou comprar uma bomba peristáltica para automatizar a coisa. Com as cyanobacterias o cenário não é propriamente bonito e como paro pouco em casa a situação não tende a melhorar agoara que o escumador só é limpo uma vez por semana. Além disso tenho pouca circulação dentro do aqua e não quero estar a gastar + eur neste aquario pois estou a planear um maior. Vamos lá a ver como vou resolver o problema. Talvez lá para o fim do ano ponha aí umas fotos. Em quanto estimas o gasto de electricidade mensal do teu aqua? SD, sim vou mesmo furar a parede e não é um furo pequeno. manklit Aluga-se este espaço.
Diogo Lopes Publicado: Outubro 10, 2003 Publicado: Outubro 10, 2003 Olá Manklit, O meu tubo de PVC que faz o L é de PVC branco, mas de qualquer forma não aquece a água!!! Que tipo de ventoínhas usas? Compreendo que não queiras postar fotos do aqua, pois essa "guerra" é extremamente injusta (principalmente quando não temos tempo para a combater!) mas podias mandar-me uma foto com a aplicação das ventoínhas (envia por email!) O gasto de electricidade é dificil de estimar pois desde que mudei para a minha casa actual que tenho o aquário. Posso-te dizer que gasto normalmente acima de 50 euros, só em luz, mas não sei qual a percentagem que pertence ao aquário. No final deste mês vou ver se há uma grande diferença com a colocação das HQI´s. PS - Quando vieres para estas bandas diz qualquer coisa, para combinarmos
SD Publicado: Outubro 10, 2003 Autor Publicado: Outubro 10, 2003 Viva, Manklit, a prova que dás do aumento da pressão vs. temperatura está correcta, mas iria jurar que tinha aprendido na fisica do liceu (já lá vão alguns anos...) que era ao contrário, erro meu! Agora não percebo como dizes que as ventoinhas fazem milagres! não tinhas dito que aumentavam a humidade ao ponto de escorrer pelas paredes??? Sérgio Dantas Abraços
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 10, 2003 Publicado: Outubro 10, 2003 O PVC branco (CPVC ou PVCC) ainda transmite menos calor que o cinza. Suporta fluidos com temperaturas até 90ºC (se não estou em erro) e como é óbvio é feito para conservar a energia transportada por esses fluidos e não perdê-la. A minha ventoinha não tem nada de especial. É uma ventoinha normnal daquelas que se vendem no continente, das maiores. Tinha-a lá em casa e aproveitei-a para o aqua. Como tenho espaço ao lado do aqua, está lá em cima de um móvel. Agora no inverno vai deixar de estar. É bastante potente (50W) e tenho-a sempre no minimo senão a evaporação é demasiada. Estéticamente não fica muito bem e no próximo aqua vou incluir duas ou mais dentro da calha que vai ter o aquario. A callha vai ter uma abertura de lado (grelha de plastico - AKI). À frente dessa grelha, já dentro da calha, duas ou mais ventoinhas vão empurrar o ar exterior que entra por essa grelha, ao longo do comprimento do aqua, entre as HQI e a água. Na outra extremidade, um furo de grande diâmetro na calha escoará o ar quente e humido através de uma conduta de PVC branco em fole (AKI) fixa a outro furo na parede que dará directamente para a rua. Este furo na parede vai ter uma grelha e provavelmente um ventilador daqeles dos exaustores para ajudar a escoar o ar. Podem pensar que sou maluco em fazer um furo desse tamanho na parede mas os problemnas com humidade que tive fizeram com que a minha mulher dissesse logo que sim. Além disso posso aproveitar a conduta para escoar o ar quente de um ar condicionado portatil e aproveito para refrigerar o aquario e a divisão em que este está. Os A/C portateis são mais baratos que os de parede. Espero que com este sistema a humidade provocada pelo aqua dentro de casa seja zero uma vez que tenciono tapar a sump completamente. Aqui www.edp.pt podes fazer uma estimativa muito aproximada dos gastos de luz que vais ter. Para um aqua de 1000L com 3x250W HQI a estimativa mensal com tarifa bi-horária deu-me aprox. 65eur só para o aqua. Aminha mulher vai-me matar, mas como nao fumo nem bebo :D :D :D Se não tens tarifa bi-horaria aconselho-te vivamente a ponderar a questão. Tens é que ter a luzes ligadas mais tarde. Quando for à capital digo qq coisa. manklit Aluga-se este espaço.
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 10, 2003 Publicado: Outubro 10, 2003 As ventoinhas fazem milagres no que diz respeito à diminuição da temperatura. O pior é que aumentam e muito a evaporação e por conseguinte a humidade. manklit Aluga-se este espaço.
Visitante Publicado: Outubro 10, 2003 Publicado: Outubro 10, 2003 viva manklit a guerra contra os cyanos e facil de vencer com o uso do anti-red da aqua medic. o problema e que depois vai aumentar o aparecimento de algas que tambem podes eleminar com o uso de um cirurgiao ou o uso de chemi-pure. fica bem luis
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 10, 2003 Publicado: Outubro 10, 2003 Sim mas dessa maneira atacas apenas os sintomas e não a causa. As cyanobacterias proliferam devido a diversos factores. Se não forem corrigidos esses factores, as cyano voltam a aparecer mais tarde ou mais cedo mesmo usando o anti-red. Este produto´não é mais que um antibiótico, normalmente erytromicina. Na minha opinião o uso de antibióticos é de evitar e não é só em aquários... mas é apenas a minha opinião. manklit Aluga-se este espaço.
Marco Madeira Publicado: Outubro 11, 2003 Publicado: Outubro 11, 2003 Oi... Exacto Luis... é como as resinas removedoras de nitrato ou de fosfato ou outra coisa qualquer desse tipo... Deve-se usar mas como medida de urgencia para alguma instabilidade repentina... agora como meio de prevenção é complicado porque levas o resto da vida do aquario a tentar remediar em vez de prevenir ou seja sempre continuaras a usar esse remedio para a doença... É como o manklit disse, tens é de saber a origem da doença, a sua causa e partir do momento que resolvas essa origem de doença, nunca mais terás problemas... :D Abraço...
Visitante Publicado: Outubro 12, 2003 Publicado: Outubro 12, 2003 viva concordo plenamente com o que foi escrito , mas no meu caso resultou o uso do anti-red visto ter me dado o tempo suficiente para conseguir normalizar esses valores sem ter causado danos de maior. visto que na altura eu nao usava as melhores aguas no aqua. agora e ate ao momento nao tenho tido problemas de cianos e as algas parecem finalmente controladas. diogo as mudas estao a crescer e recomendao-se. fiquem bem luis
Diogo Lopes Publicado: Outubro 12, 2003 Publicado: Outubro 12, 2003 Olá, Eu também usei Antired numa de desespero e resultou - consegui finalmente controlar as Cyano e agora ainda as tenho mas estão muito controladas! Atenção que a usei metade da dose e mesmo assim, notei que os corais se ressentiram... Luis, daqui a uns tempos gostava de ver umas fotos das mudas!! Sabes como é, foram as primeiras...
Visitante Publicado: Outubro 13, 2003 Publicado: Outubro 13, 2003 viva diogo eu fotos ja tenho , ainda nao tenho e o site disponivel para as poder colocar. mas assim que tiver eu as posto. em relaçao ao anti-red eu tive a sorte de o poder usar no inicio do aquario quando ainda so havia peixes e rocha viva , numca + me apareceu cianos ( ate ao momento ). fiquem bem luis
Recommended Posts