Rui Ferreira de Almeida Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Viva Nuno A ideia é fragmentar e começar a colonizar o aquário grande. Os peixes não tocam nos SPS. Os Lps carnudos é que não têm hipótese. Mas por exemplo nas Euphylias também não tocam. Tenho vindo a fazer estas experiênçias . Dedequei-me algum tempo à lagoa onde finalmente consigo ter uma Heliofungia rosa lindissima que se está a aguentar. Tenho também na lagoa 3 Gonioporas de especies diferentes e uma alveopora que estãpo lindas . Agora é tempo de me dedicar ao aquário grande. Em breve vou colocar fotos. Já há algumas novidades. Esse aquario da Reeeefcentral já é meu conhecido e defacto tem algumas semelhanças. è mais curto que o meu ( 4,5 m / 3 m ) , mais alto ( 80/ 90 cm) e sobretudo mais largo ( 80 / 110 cm) . Gosto muito do aquario pelo ar natural e selvagem que tem em vez daqueles aquario todos arrumadinhos . Cump. Rui Citar
Nuno Mendes Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Essas experiências provam o contrário do que eu pensava (pensava que eles aniquilavam era os SPS's). Assim o caso muda de figura e então podes de facto ir colocando alguns no aquário grande! Excelente!! É que colonizaste tão bem o reef desde o início que os corais não têm muito espaço para crescer, mas assim podes ir fragmentando e aos poucos vais enchendo o aqua grande e o reef fica sempre impecável... Então quando puderes coloca umas fotos, se puderes tira umas à lagoa para ver como está a ficar... Ainda voltas acolocar lá algum balistóides? E os cavalos marinhos têm-se aguentado bem? O aquário do reef central está excelente. Só agora é que comecei a ver os aquários do reef central e este tópico é tão grande que ainda vou a meio... Ou seja ainda não vi como está o aquário hoje em dia P.S.: Tu tens feito algumas experiências excelentes e que permitem uma visão mais real da forma como montar um reef. Há pessoas que só querem montar o aquário e pronto, mas tu tens feito essas experiências, às vezes arriscando perder um ser ou outro mas que permitem que outras pessoas aprendam e assim possamos todos contribuir para o evoluir da aquariofilia de reef. Parabéns por tudo o que tens feito e força com isso! Citar
JMBBA Publicado: Janeiro 25, 2006 Publicado: Janeiro 25, 2006 Bom, a inveja não é boa amiga... mas desculpem lá qualquer coisinha! ISTO ESTÁ BRUTAL!!! Eu tenho o meu aqua de água doce de 200 "litritos" e quando comecei até pensei que era grande... . Até fiquei arrepiado quando vi este oceano!!! Como diz o outro"... isto é verdade... não é só publicidade...! Já me estas a fazer pensar (o que pode ou não ser bom)... a minha mulher quando souber no que estou a pensar dá-me um tiro e manda-me pela janela... dentro do aquario, claro!! Mas se lhe mostrar isto... acho que deixa o aquario e manda-me só a mim! Paraben RUI!! Excelente trabalho!! Abraços!! Citar Vamos ver... mas só com paciência!
Nuno Prazeres Publicado: Janeiro 29, 2006 Publicado: Janeiro 29, 2006 Acho que está na altura de propor este sistema para tanque do mês da AdvancedAq. ou do ReefCentral. Chegou a hora de mostrar ao mundo o que de melhor se faz cá em Portugal!!!!!! Fica já aqui a sugestão para se formar um grupo de pressão nesse sentido! Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Diogo Lopes Publicado: Fevereiro 4, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2006 Olá, Aqui ficam algumas fotos do aquário do Rui e dos crescimentos absurdos!!! Aqua de corais: ...e em pormenor... Agora comparem a próxima com a foto do Rui acima há exactamente 1 mês!!! E o aquário dos peixes: Alguns pormenores... Um par engraçado... e envergonhado! Parabéns ao Rui. Abraço, Diogo Citar
Duarte Conceição Publicado: Fevereiro 4, 2006 Publicado: Fevereiro 4, 2006 Belas fotos Diogo. A comparação que sugeres para aferir crescimentos é estrondosa num espaço de um mês A diferença de cores e os absurdos crescimento na eflo e na montipora!!! Rui, apenas uma questão, que não me recordo de ter visto respondida - Utilizas carvão activado? Com que frequência? Se sempre, qual a periodicidade de substituição do mesmo? Diogo esta última foto é um dos momentos mais felizes que vi retratados em fotografia de recife (ainda que em aquário ). É na heliofungia que o Rui tem na lagoa? Podes enviar-me por mail a imagem original para fazer um panito de fundo ?? Abraço Duarte Citar
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Fevereiro 4, 2006 Publicado: Fevereiro 4, 2006 Obrigado Diogo! Excelentes fotos! A ultima foto é duma Entacmea quadricolor que se tornou gigante no meu aquário. Tem um verde espetacular. Ameaça dividir-se a todo o momento efectuando algumas torsões. Mas são só ameaças porque como se deve sentir bem não sofre pressão nenhuma para se dividir. Uso carvão activado permanentemente . Uso 1 Kg ( é uma dose baixa para 5 liytros ) e mudo uma vês por mês. Mas como nem tudo é perfeito, a minha Heliofungia( tinha-me gabado há pouco tempo) mais uma vez foi-se . Desisto de ter Heliofungias. Já são 4 tentativas frustradas. Não entendo de facto porquê mas de repente sofrem "brown jelly infection" e morrrem em 48 horas. Em contrapartiva as Gonioporas na lagoa ( 3 gonioporas e 2 alveoporas ) estão lindas e a crescer. Cump. Rui Citar
Diogo Lopes Publicado: Fevereiro 4, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2006 Olá, Em contrapartiva as Gonioporas na lagoa ( 3 gonioporas e 2 alveoporas ) estão lindas e a crescer. É verdade, infelizmente as fotos ficaram muito escuras! Aqui ficam duas delas... E mais uma foto do aquário dos peixes onde se pode ver bem a diversidade de espécies que coexistem! Abraço, Diogo Citar
João Ribeiro Publicado: Fevereiro 12, 2006 Publicado: Fevereiro 12, 2006 Olá Diogo. Parabéns pelas fotos. O aquário de peixes parece ter mais luz,ou estou a fazer confusão? Que grandes crescimentos Parabéns Rui,está cada vez melhor! Aproveito para acrescentar às fotos do Diogo algumas fotos da parte exterior aos aquários,onde podemos ver também alguns pormenores interessantes. O enorme escumador! O depósito de àgua de reposição para 1000lts(se não estou errado) O reactor de Cálcio A sump e a parte eléctrica A torneira para abrir/fechar, só com as duas mãos! Não,a concha não é para dar sopa aos peixes é para dosear o kalkwasser! Abraço, João Citar
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Fevereiro 16, 2006 Publicado: Fevereiro 16, 2006 Eis algumas novidades, umas boas outras más , que sucederam nestas ultimas 2 semanas: - Os nudibranquios comedoresde Montipora apareceram no meu aquário. Estranhamente apareceram na minha montipora mais antiga e a mais bonita. A capricornis roxa. Em 5 dias ela perdeu a cor em mais de 40 % da sua área. Removia-a do local e acabei por fazer o tal tratamento experimental com o pranzinquantel nunca antes usado. Dei um banho de uma hora . A montipora tolerou perfeitamente o tratamento e vi muitos Nudis mortos . Estou em fasede avaliação a ver se o tratamento erradicou ou não todos os nudis desta montipora. fragmentei os bocados lesionados e titrei 2 frags são para colocá-los no aquário de duros na parede oposta à que ela estava inicialmente. A colonia mãe tratada coloquei-a no aquario grande de peixes onde posso avaliá-la eretirá-la mais facilmente. Entretanto estou vigilante à espera que os nudis surjam noutra Montipora. Introduzi uma P. hexataenia( six line wrasse) no aquário de duros e um Haliocheres crysus (yellow coris) no aquário grande. Em breve vou introduzir mais um em cada. A vida é mesmo assim e temos que encarar isto com calma e procurar aprender com estes revezes e tentar que daqui surjam experiençias uteis para o futuro. A minha anemona E. quadricolor verde ( das fotos ) lá se dividiu como ameçava há algum tempo. Os palhaços frenatus estão confusos e vão saltando de uma para a outra . En fim arranjaram uma 2ª casa de fim de semana. Introduzi 4 Anthis M. tuka no aquário de duros e ficam um espetaculo mesmo neste pequeno cardume de 4. Adoro Anthias! A minha Heliofungia rosa também morreu. Defenitivamente desisto de ter Heliofungias. É o único coral, dos que tentei, que não consigo manter no meu aquário, nem mesmo na lagoa. Desisto. Em contrapartida as Gonioporas e as Alveoporas estão cada vez mais bonitas e a cresceram. Descobri que, que de facto, os Hepatus quando crescem não são Reefsafe. O hepatus que está no aquário de duros decidiu chatear uma das Trachyphilias e a Cynarina. Tive que mudá-las para a lagoa. Já vão sendo frequentes os relatos de estes peixes não serem reefsafe especialmente quando maiores. Andava intrigado de ver a minha Trachyphilia verde e vermelha fechada há dois dias( os corais pedem sempre a nossa ajuda e dizem que algo não está bem ) e ontem á noite vi o gajo a dar-lhe uma valentes bicadas. Agora para o apanhar é que vão ser elas. O aquário grande está cada vez mais Reef com os Sps a começar a crescer e a ganhar cor. O João Ribeiro tem razão - há mais luz!Passei de 8 T5 de 80 W para 12 T5de 80 W mais 6 T5 de 39 W . A distribuição de luz é melhor e os 4 projectores de 150 W HQI complementam perfeitamente e dão aquele efeito que eu gosto. As 3 Pocilloporas que eram verdes no aquario de duros desde que coloquei mais 2T5 de 80 W atrás ( uma actinica e uma 6500 ) mudaram as cores de verde para amarelo intenso, amarelo limão e rosa com polipos verdes. Estão de facto fantásticas. Enfim, tanta coisa em tão pouco tempo. Isto é que torna este hobby fantástico e aliciante. Seguem as fotos dentro de momentospara documentar estas alterações. Cuprimentos Rui Ferreira de Almeida Citar
serranini Publicado: Fevereiro 17, 2006 Publicado: Fevereiro 17, 2006 Olá Rui venho aqui dizer-te que essa parte eletrica devia ser revista, acho que esta um pouco arriscado perto da água. Quanto a mais criticas tens ai umas pessas que ficavam bem no meu aquario. :D :D :D :D Um abraço Citar
Hugo RSF Publicado: Abril 12, 2006 Publicado: Abril 12, 2006 Rui, uma(s) pergunta(s) (para já ): Pelo que percebo a tua sump é o contentor, certo?!. Tens alguma espécie de divisórias na sump ou está ampla com todos os equipamentos? Onde é que o teu sistema acomula maior percentagem de detritos? Citar Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Abril 12, 2006 Publicado: Abril 12, 2006 Tenho 2 caixas de plastico compradas no Continente dentro da sump que fazem de divisorias.. Acumulavam-se mais na sump mas agora tenho filtração mecanica com 3 sacos de 200 micras instaladaos sobre um suporte de acrilico para onde cai a agua vinda dos aquarios. Cump. Rui Citar
Hugo RSF Publicado: Abril 12, 2006 Publicado: Abril 12, 2006 Ok. E que manutenção dás a esses sacos? Citar Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Abril 12, 2006 Publicado: Abril 12, 2006 Lavo sobre pressão 2x por semana ( demora 10 minutos) Cump. Rui Citar
ruiv Publicado: Abril 15, 2006 Publicado: Abril 15, 2006 Rui, Que grande obra de arte. Magnifico, quem me dera ter um quadro vivo desses... Quando tiveres por ai uns corais a mais, amigo, diz-me qualquer coisa que terei muito gosto em lhes dar uma casa nova. Já tive hà uns 4 anos atrás um aquário de 1,50X50X50 com corais moles e peixes. Neste momento estou a pensar sériamente em voltar a este hobbie. O bichinho está a crescer a passos largos e ao ver este teu belo aquário... bom ... vejo que terei de entregar-me de corpo e alma à criação de mais um pequeno oceano em Portugal.. Citar
Hugo RSF Publicado: Abril 19, 2006 Publicado: Abril 19, 2006 Lavo sobre pressão 2x por semana ( demora 10 minutos)Cump. Rui Sobre pressão queres dizer com uma daquelas máquinas de pressão, é isso? Citar Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Abril 19, 2006 Publicado: Abril 19, 2006 Não , com a mangueira do duche depois de desenroscar o chuveiro , mas de facto, a máquina de pressão seria o ideal. Cump. Rui Citar
Hugo RSF Publicado: Abril 19, 2006 Publicado: Abril 19, 2006 Não , com a mangueira do duche depois de desenroscar o chuveiro , mas de facto, a máquina de pressão seria o ideal.Cump. Rui Citar Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Abril 22, 2006 Publicado: Abril 22, 2006 Queria mostrar-vos a minha ultima paixão - um E. navarchus majestoso- e algumas novidades. Reparem no Holocanthus cilliaris juvenil a limpar o E. navarchus . É um previlégio ter podido observar este comportamento em aquário. Vejam a lagoa cheia de LPS ( tive que os passar para lá por causa de um hepatus ,mas estão muito melhor ,porque é mais fácil alimentá-las. Observem as Alveoporas e Gonioporas que estão a crescer muito bem. [Cump. Rui Citar
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Abril 22, 2006 Publicado: Abril 22, 2006 Mais umas: Cump. Rui Citar
Vitor Melo Publicado: Abril 22, 2006 Publicado: Abril 22, 2006 Rui, posso-te insultar?? :D Está excelente!! Muitos parabéns! Tanto os peixes como os Corais estão em grande forma!! E-X-C-E-L-E-N-T-E!!! Grande abraço, Vitor Melo Citar De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...
Diogo Lopes Publicado: Abril 22, 2006 Autor Publicado: Abril 22, 2006 Olá, Muito bom!!! As fotos estão ficar bem melhor, sim senhor! Os crescimentos são impressionantes, mas eu gosta de destacar este... Em Dezembro... Agora... Espectacular!!! :D Abraço, Diogo Citar
João Cotter Publicado: Abril 24, 2006 Publicado: Abril 24, 2006 Rui, isso é mesmo de ficar babado . Tens aí os meus peixes preferidos! E esse corais... Isso já está a pedir outra visita Um abraço, Citar João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Bangai Publicado: Abril 24, 2006 Publicado: Abril 24, 2006 Boas Rui o teu aqua está fenomenal (enfim não tenho palavras para descrever a beleza do aqua ). Já agora, só a título de curiosidade, nunca penssas-te em manter um pequeno tubarão (tipo nurse shark) no aqua só de peixes? Continua a fazer actualizações desse fenómeno que é o teu aqua :D Cumps Citar
Recommended Posts