Oceanário ou talvez não! [NOVAS FOTOS] 21 Julho

Diogo Lopes

Recommended Posts

Eu depois quero ir aí com o Diogo ajudar-te a livrar de partes de corais que possam estar a tornar-se incomodativos. :lol::lol::lol:

Depois isso fica muito feio com corais uns em cima de outros :lol::lol::lol:

Conta também comigo para essa tarefa. Não vale a pena deitar fora :shock::lol:

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Partilhar nas redes sociais

• Replies 332
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu depois quero ir aí com o Diogo ajudar-te a livrar de partes de corais que possam estar a tornar-se incomodativos.  :lol:  :lol:  :lol:  

Depois isso fica muito feio com corais uns em cima de outros  :lol:  :lol:  :lol:  

Conta também comigo para essa tarefa. Não vale a pena deitar fora  :shock:  :lol:

Eu vou também, não tenho aquário mas levo para uma vizinha minha, de facto não vale a pena deitar fora :lol::lol::lol::lol::lol:

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Contém comigo :lol:

Mais uma vez quero dar os parabéns ao Rui, mas como já tinha dito hoje ao Duarte, isso para ficar mesmo Oceanário era transformares o espaço todo num aqua :lol:

A gente ajuda-te a carregar a agua... ou então fazemos uma tubagem directa do cabo raso :shock:

Muitos parabéns

VF

Muitos, muitos, muitos parabens!!!!!!!

Está lindo!!!!

Neste momento estou a começar o projecto do projecto de um salgado, quando vejo isto nem sei se fico mais motivada se desmoralizada com tamanha beleza :lol::lol::shock:

Felicidades

O meu lago

bem projecto esta muito bom mesmo um espetaculo!

é um reef de referencia no nosso pais!! sem sombra de duvidas!

ta tao bom que ate ja tem corais a mais!!

se tiverem para ir po lixo o pessoal aqui neste caso eu! nao me importo de os acolher! ate porque ainda nem tenho nenhum! :shock:

cumprimentos

miguel f.

ps:. onde é a bilheteira para visitar esse espetaculo de aquario é que quero 1! heheeheh :lol:

cumprimentos

Miguel Fernandes

espectacular. incrivel... devias cobrar bilhetes :shock: !!! e os cavalinhos no refugio teem alimento mas sera boa ideia? pergunto isto por causa de nao terem corais onde se amarrar. que condiçoes necessitam os hipocampus em geral?

paulofornelos@portugalmail.pt

Os cavalos marinhos foram introduzidos há cerca de 1 mês, ou seja quando o aquario tinha cerca de 5 meses. Comem mysis e plancton congelado. Eles agarram-se às macroalgas e a pequenos bocados de rocha. A corrente é fraca no refugio e eles parecem estar satisfeitos

O aquario grande será sempre um aquário de corais moles e peixes . è claro que terá uma evolução mais lenta porque é um bocadinho maior e mai sdificil de povoar. Penso que ficará bem quando o chão estiver cpoberto de vários discossomas e as rochas de xénias de vários tipos. Uns sarcophytons e sinularias vão compor o resto.

Na lagoa irei colocar um Pterois e um Balistoides conspicilium .

Diogo , Alexandre , Cotter e companhia, aprecio muito a vossa "solidariedade" para com os meus corais :oops::?::(

Cump.

Rui

oi malandro...

por enquanto estou um pouco limitado... mas depois posso também ser solidário com alguns dos teus corais ??

O Reef está incrivel !! Excelente... quando penso então na idade que tem ainda admiro mais esta obra de arte !! Os meus parabens mais uma vez Rui !! Está mesmo muito bom !!

PS - Ricardo..., vamos fazer a cabeça do Rui para ele ter juizo e fazer do de 4 metros um reef!! é que assim quando o pessoal aparecer lá na cave não temos de ficar uns em cima dos outros do lado direito !! :)

Abraço...

O aquario grande será sempre um aquário de corais moles e peixes.

Marco, o Rui parece-me mesmo convencido dessa questão. No entanto a mim parece-me tudo uma questão de tempo... e alguma persuasão!!! Até porque se passava os peixinhos para o aquário "pequenino" e os corais assim tinham mais espaço para crescer no aquário de 4,5m. Para além disso o aquário de 4,5m já tem por lá projectores HQI, porque será?!?

Rui, tens de pensar nos amigos e no bem estar dos corais. No aquário maior podes ter mais corais e estes podem também crescer mais, assim dá para fragmentar mais à vontade!... Quando for para fragmentar estou cá eu... conheço umas técnica novas de fragmentação.

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Quando for para fragmentar estou cá eu... conheço umas técnica novas de fragmentação.

Rui - não te esqueças que fui eu que ensinei estas técnicas ao Ricardo!!! :oops::wink::wink: É mais seguro ir eu...!!!

O aquario grande será sempre um aquário de corais moles e peixes.

Já alguem viu um C. semilarvatus ao vivo? Eu já! (infelizmente em aquário e não no Mar Vermelho :oops: )

Eu adoro reefs mas um par destes peixes (que tanto quanto sei, estão nos planos do Rui desde o início) merecem bem aquela piscina olímpica.

Vejam esta foto e digam-me se não vale a pena...

reeffisheslemonbff.jpg

Já vi carradas desses peixes ao vivo e em aquário. Apisto, acredita que eles parecem não se importar de estar em aquários mais pequenos que 4,5m. O aquário de recife actual do Rui tem o dobro do volume aconselhado para manter um par juvenil de peixes desta espécie.

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Já vi carradas desses peixes ao vivo e em aquário. Apisto, acredita que eles parecem não se importar de estar em aquários mais pequenos que 4,5m. O aquário de recife actual do Rui tem o dobro do volume aconselhado para manter um par juvenil de peixes desta espécie.

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Pois mas se crescerem lhe juntares mais um anjo, por exemplo um par de C. collare, etc. etc... se calhar passa do dobro para metade :wink:

Os C. semilarvatus estão nos meus planos desde o inicio e serão os proximos peixes a introduzir. Um par. São espetacularesssssssssssssss!

Cump.

Rui

É bem Rui!!! É muito bem mesmo!!!!!!!!!!

Ainda bem que não te deixas intimidar! :)

Já agora... tanto quanto sei, esses bicharocos magníficos têm a sua origem no Mar Vermelho que como se sabe tem densidades "upa upa puxadotas". Em princípio irás tê-los em ambiente que para eles será ligeiramente hiposalino. Isso não poderá ser um problema? Já agora... a que salinidade tens o teu "parque aquático"?

Aqui há uns tempos coloquei esse assunto para votação e fiquei surpreendido porque, em termos de gravidade específica, o pessoal pratica níveis um bocadinho abaixo dos 1026/1027 aconselhados por exemplo pelo Bornman.

Eu tenho a salinidade a 1,025. Os peixes do mar vermelho não se parecem importar , mas é verade que cheguei a fazer hiposalinidade em Z. xanthurum quando os recebia , e verifiquei que rapidamente ficavam com erosão da cabeça e do orgão de linha lateral.

Será que a redução de densidade, acompanhada logicamente por uma redução de concentração de minerais na água e sabendo nós que a carençia de minerais na alimentação é a causa principal apontada para esta doença nos cirurgiões ,não precipita o aparecimento das lesões por os peixes de água salgada retirarem alguns dos minerais da água, como nós,já que efectivamente a bebem ?

Estou evidentemente a especular um pouco.

Cump.

Rui

Desculpem lá desviar o tema da conversa mas isto é importante. Uma derradeira tentativa para convençer o Rui a mudar o aquário de 4.5m para puro recife de SPS.. :roll:

Vejam lá isto http://minirecif.free.fr/ o video, o video vale bem a pena!!!!

Amplexos,

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Não me parece Ricardo até porque só apareceu nesta espécie , e a concentração de cobre só era mantida durante uma semana no maximo se se suspeitava de problemas. E só apareceu qunado começamos a usar hiposalinidade .

Cump.

Rui

Hello, sorry i do not speak portugues, so 'ill do it in english.

I hope you enjoyed the video of this magnificent tank. Soon, i will post another video of smaller tanks of the same guy.

you can also find video from the french aquarium of la rochelle

Regards,

Minirecif.

• 1 mês depois...

Bem, venho contar-vos algumas novidades sobre o meu aquário e algumas alterações que fiz.

Relativamente ao aquário de recife de corais duros, o crescimento dos mesmos tem sido excelente e tive apenas 3 problemas até hoje :

- A Seriatopora Histrix rosa que tanta gente gostava começou a sofrer, há uma semana, na sua base RTN. Eu fragmentei-a logo e agora tenho cerca de 8 frags espalhados pelo aquário que já começam a exibir crescimento . O frag maior permaneceu no sitio original e está com bom aspecto.

- Perdi 2 Euplhylias com resecção do tecido e brown jelly infection que estavam na zona de maior corrente. E elas defenitivamente não gostam disso. Mas é dificil conciliar uma corrente ideal para SPS e uma corrente para Euplhylias.Neste momento ainda tenho 4 Euplhylias que continuam com excelente aspecto.

- Coloquei uma calha suplemetar da Deltec com 2 lampadas T5 de 80 W de 6500K o que veio a aumentar a luz no recife e a iluminar zonas que estavam parcialmente na sombra. Deu uma luz mais amarelada , mais quente ,mas a minha preferência , não apenas funcional , mas também estética, vai agora nesse mesmo sentido por se aproximar mais da luz solar num recife a profundidade menor do que 12 metros.

Adicionei um casal de S. splendidus ( mandarins) que tem um comportamento espetacular. Os outros peixes são 2 Zebrassoma flavescens, 1 A. lineatus, 1 A. oliveaceous, 1 pomacentrus alleni, 4 A. percula.

Quanto ao refugio superior e lagoa foram efectuadas uma alterações mais drásticas :

- A Caethomorpha que é geralmente considerada a melhor alga para refugios devido ao seu crescimento, capacidade de exportação de nutrientes como fosfatos e nitratos , ausênçia de toxicidade e excelente "casa" para amfipodos e copedopos não crescia na minha lagoa. Após alguma leitura e pesquiza em foruns americanos cheguei à conclusaão que a maioria dos aquariofilistas que mantm Chaetomorpha em refugios usam 24 horas de luz / 7 dias por semana. Assim passei a Chaetomorpha para o refugio de cima coloquei-lhe uma calha dedicada com 4 X pl de 36 W com lampadas 10000 K e 4000K e liguei 24 horas . Coloquei também uma bomba de 1000lt/h .Ao fim de uma semana a Chaetomorpha cresceu para o dobro .

Consequentemente passei os 4 cavalos marinhos para a lagoa , para poderem dormir :) , dividindo a lagoa com uma parede de rocha viva ficando um terço para os cavalos marinhos e 2/3 par um Balistoides conspicilium( um peixe que sempre me fascinou )que assim terá uma casa só para ele de 120x60x60e os cavalos marinhos uma de 40 x60 x60 . Na separação feita por uma placa de rocha viva coloquei, do lado dos cavalos marinhos, 3 pès de mangais que se irão ancorar com as raizes nessa parede. Coloquei uma bomba de 1000lt /hora do lado do Balistoides para aumentar a circulação . Na lagoa continuarão a existir algas como Caulerpa e Halimeda bem como Xénias .

No aquário de 450x80x80 de peixes coloquei mais uma bomba de 12500 lt/hora tendo agora uma circulação total de 2x 20000+ 2x 12500 lt/h (tunze Stream ) + 2 x 4500 lt/h de entrada , ou seja 74000 lt/ hora no total.

Neste momento a população de peixes já está perto do limite e conta de :

- 6 Anthias pleurotaenia ( 1 macho e 5 fêmeas )

- 1 Centropyge loriculus

- 1 C. flavissimus

- 1 C. potteri

- 1 C. argi

- 1 E. navarchus adulto pequeno

- 1 E. xanthometopon juvenil

- 1 P. imperator juvenil

- 1 Holocanthus ciliaris juvenil

- 1 Pygoplites diacanthus

- 1 Neochirrithis armatus

- 1 Chelmon rostratus

- 1 Forciper flavissimus

- 1 C. altivelis ( betta marinho)

- 2 Gramma loreto

- 2 Amphiprion frenatus

- 1 Pseudochromis splendidus

- 1 Odonus niger

- 1 Xancthytis auromarginatus macho

- 1 Wetmorella nigropinata

- 2 N. magnifica

- 2 Chromis viridis

- 1 Rhinimuraena quesita

- 1 Paracanthurus hepatus

- 1 Acanthurus leucosternum

- 1 Zebrassoma velliferum

- 1 Zebrassoma xanthurum

- 1 Naso vlamingii

- 1 Naso lituratus

e acho que não me falta nenhum!

E claro, muitos corais moles ( xénias , discossomas, rodacthis, Sarcophytons , Sinularias, Lobophytons, Pólipos, Pachyclavularia etc ) e 3 anemonas ( 1 Entacmea quadricolor verde , uma vermelha e uma Condylactis passiflora).

Em breve seguem as fotos.

Cump.

Rui

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!