Duvidas


Crouch

Recommended Posts

Boas pessoal...

Decidi me em montar um aquario comunitario 1 metro 30* 40*, mas estou com duvidas acerca da compatibilidade das especies e os parametros a agua de cada especie...

Entao começemos, estava a pensar em termos de fauna ter guppys,platys,espadas,mollys, botias palhaço,corys, 2 ou 3 escalares e 1 casal de ramirezis...

Sao compativeis as especies??ou seja, irao dar-se bem entre eles...???

Quanto aos parametros da agua o pH da agua e compativel entre as especies?

gostava que se fosse possivel me esclarecessem as duvidas...

obrigado desde ja, cumps..

Joel Machado

Editado por Crouch
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí algumas misturas de especies nao muito recomendadas. Tens por exemplo ciclideos que requerem um ph baixo e viviparos que já requerem um ph mais alto um pouco. Mesmo em relação a lutas, penso que corres o risco de os ramirezi e os escalares poderem atacar os guppys.

 

Contudo espera por opinioes mais experientes e outras ideias se calhar.

Green&Black

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comunitarios é a minha onda. mas não desse genero.

 

Não sei até que ponto os escalares são compativeis com guppies e outros viviparos. nessa lista de peixes artificiais, só te faltam os bettas. note-se que o Botia Palhaço precisa de aquario com 150 cm, além de eles viverem em grupos, vai tornar-se chato no futuro, especialmente se queres colocar caracois/caramujos. de resto não estou mesmo a ver nenhum problema entre especies.

 

Em relação aos viviparos, para futuramente não saberes o qye lhes fazer. os que existem estão muito artificializados (pouco naturais), depois vai-te encher o aquario, vais ter uma praga de peixes artificializados e coloridos... é mesmo isso que queres?

 

cada um terá as suas filosofias, mas convem saberes disso de antemao.

 

na minha opiniao, um comunitario decente, deve ter:

-um cardume (5 peixes que gostem de andar juntos), preferencialmente generos tetra (mais baratos e eficientes) ou arco-iris (mais caros e bonitos)

-peixe de fundo (podes por um exemplar de algumas especies)

-peixe limpa-vidros ou invertebrado limpa-vidros

-casal de ciclideos (podendo ser escalares, ramirezis, apistos, etc.)

-evitar peixes que se notem que não são naturais.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quo, ja deves ter mais experiencia em comunitários do que eu, mas algumas coisas ainda me deixam duvida. Concordo com o que disseste, os escalares e os guppys podem nao se dar muito bem, mas também me referiram que os ramirezi e os guppy também nao. Já para nao falar nos requesitos e nivel de ph que sao um pouco diferentes.

 

Eu próprio tenho guppys e para já nao prescindo deles e queria arranjar um casal de ciclideos para juntar la e nao sei o que por. escalares nao quero. Pensei nos apistos, mas nao sei se se darão bem, ate porque tenho guppys, alevins e reds.

Green&Black

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não posso falar muito da relação de guppies com outros peixes, visto não manter peixes do genero guppy, apenas que o guppy é um peixe que diz abertamente "venham penicar-me! tenho uma cauda grande e colorida e sou pequenino e inofensivo."

 

Os Escalares são peixes muito doceis... e sem duvida, dos peixes que mais recomendo a alguem se tiver um aquario com as dimensoes minimas, interage com o dono. O meu quando me ve, mesmo à distancia, fica todo excitado. Agora com um peixinho desses lá no meio, não sei como reage, normalmente quem é o atacado por outros peixes é o Escalar... e nao o contrario. Sem duvida que oferecia o guppy e metia escalares. Se nao tivesse ninguem a quem dar o guppy, eu arriscava juntar, mas comprava escalares juvenis, que são baratos e o risco é NENHUM. Mas comer avelins, estes mortos de fome, vao comer. lol. se comem dos proprios, fará dos outros.

 

Penso que o peixe mais apto a essas situações é mesmo o Ramirezi, ja os apistos deve ser mais complicado, mas quanto mais pequeno o ciclideo, mais hipoteses de nao haver problemas. No entanto, lembro que os ciclideos têm alguma má fama (se é que se pode dizer má, pois são peixes de ordem superior) por causa dos ciclideos dos lagos africanos, esses ciclideos são uma excepção, nao são a regra... estes ciclideos americanos, sao peixes inofensivos e num comunitario são a estrela principal!

 

mas olha se tens camarõezinhos, nao é só os escalares que os vao comer... acredita... eu camarões tb tenho o mesmo problema, até agora so tive sucesso com o camarao madeira. penso que é o melhor camarao para um comunitario, e com escalares lá dentro... que nem lhe passa bola.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

kribs nem penses. coitado do teu guppy. Os kribs ratavam-no todo. Isso tenho a certeza. Acredita, poe antes Escalares, muito mais fiavel. Há gente que diz que mantem kribs com neons... eu nem com isso mantenho já. e os meus estavam com neons negros e bebados... que sao maiores.... nem te conto... kribs e guppies, isso tenho a certeza, vais ficar sem guppy. Os camaroes vai pelo mesmo caminho e avelins também. Pelo menos os meus kribs metendo no teu aquario, limpavam isso tudo. Mas os kribs sao peixes aptos a comunitarios, nao podes é ter guppies e outros peixes de cauda alongada pequenos, pequenos camaroes (camarao madeira podes por). Eu, pessoalmente, nao recomendo: neons, tetra cardinal, neon negro, nariz de bebado e outros peixes pequenos, mas para testar colocaria primeiro os peixes pequenos e so mais tarde os kribs e faria um esconderijo para os peixes pequenos. Mas há quem mantenha com isso e nao tenha problemas, pelo que se le. Estes peixes sao espertos, por isso é normal que tenham variações de personalidade.

 

mas era a mesma situação, via-me livre do guppy e ficava com um casal de kribs, que peixes doidos! dá trabalho é manter o aquario como queres, eles escavam tudo, tao sempre a fazer a toca ideal. sao muito comicos, e nem se importam de tares a ver ou nao, ainda ficam admirados a olhar para ti. os meus agora decidiram fazer uma toca subterranea, por baixo de dois granitos, que pode desabar. Na ora do almoço desfiz a toca, hoje a noite chego a casa, ja esta a toca outra vez, mas num projecto melhor, mesmo assim acho que aquilo desaba, nao param de escavar! Claro que tens que ter areia de ciclideos para isso. Kribs sim, facil de reproduzir, facil de manter e super-interessante, mas junto com guppies :D

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Desde ja agradeço a respostas que deram as minhas duvidas...

Quanto aos escalares se os tiver vao ser jovens ainda para eu os ver crescer...:D

Entao nao e boa ideia juntar ramirezis com guppys??

Se mantiver o pH em 7 sera que dara para ambas as especies do comunitario??

obrigado

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.