Recommended Posts

Publicado

Boa noite,gostava de uma ajudinha se possivel.tenho um molly preto macho que paí a 1 mes teve ictio se posso dizer assim,fiz o tratamento e ficou bom,passado umas semanas apareceu outra vez e fiz o tratamento e depois ainda apareceu mais uma vez.hoje apareceu outa vez e puso produto mas ele ta mesmo a morrer.

a minha pergunta é,continuo com o tratamento para nao afectar os outros peixes ou quando o molly morrer paro o tratamento?

Publicado:
Boa noite,gostava de uma ajudinha se possivel.tenho um molly preto macho que paí a 1 mes teve ictio se posso dizer assim,fiz o tratamento e ficou bom,passado umas semanas apareceu outra vez e fiz o tratamento e depois ainda apareceu mais uma vez.hoje apareceu outa vez e puso produto mas ele ta mesmo a morrer.

a minha pergunta é,continuo com o tratamento para nao afectar os outros peixes ou quando o molly morrer paro o tratamento?

o tratamento e simples

temperatura mais alta 28

se tas a fazer tratamento no aquario na caixinha do tratamento deve dizer para mudares 15 % 20% da agua apos o tratamento

Publicado:

oi amIgo eu ja´tive esse problema com uma botia e o meu processo(que resultou) foi retirar um litro de agua para para um recipiente e fazer uma dose mais forte de produto e... peixe la dentro +- 10mns. volta a colocar o peixe no aqua(SÓ O PEIXE)

uso o TETRA CONTRALCK

Tenho curado peixes assim, é claro que tens de ter atençao ao aparecimento dos primeiros pontos e atacar logo!

abraçao

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Publicado: (editado)

recomendo temperatura a 30C e nao 28C, nessa temperatura so vai acelerar o ciclo do ictio, mas ao introduzir um novo peixe, pode vir a ser infectado.

O metodo do Aquaboy nao resulta também visto que nao elimina o ictio e este voltara sempre a aparecer, os peixes em que nao aparece é porque ganharam resistencia à doença. Mas basta entrar um novo para teres novamente problemas, podendo morrer peixes.

Editado por Quo
Publicado:

A situação agravou se.Ontem faltou aqui a luz quase 7horas,tentei manter a agua quente mas so consegui a 25ºC.O molly com ictio piorou e agora apareceu me numa guppy.Hoje é o ultimo dia do tratatemento (1º dia produto 2ºdia sem produto 3º dia com produto 4º sem produto 5º produto e 6º sem produt) sempre sem o carvão.

O que faço?continuo mais uns dias com o tratamento??

Publicado: (editado)

eu ja dei a minha opiniao, esquece esses produtos. Vao agravar a saude dos peixes.

-mete o aquario até 30C subindo 3 graus de cada vez. (Os 30C vai acelerar o ciclo do ictio, melhorando as defesas dos peixes, e previne que este se reproduza e complete o ciclo) nesta fase mete o carvao activado no filtro para tirar o medicamento da água.

-depois de estabilizar nos 30C se tiveres peixes com menos de 4 cm, Os peixes pequenos morrem facilmente com esta doença, mete 32C durante 3 dias (mata o ictio).

-Baixa novamente para 30C e em quarentena durante 12 dias. (eliminação completa do ictio)

-Passados esses 12 dias podes por a temperatura que desejares. O teu aquario está limpo, atenção ao que metes lá dentro, e onde vais comprar os peixes. Se calhar o melhor é mudares de loja.

entretanto, nestas semanas:

-melhora a comida, uma boa, se estiveres a dar uma mais fraca, varia também a alimentação, por exemplo ervilha cozida de leve, retira a casca, e esmaga aos bocados ao deitar no aquario.

-compra vitaminas Esha Optima (cerca de 5 euros), melhora as defesas dos peixes.

-Desliga as luzes do aquario, ou reduz significativamente.

Isto não é secundario, todos os teus peixes estao infectados, mesmo os que nao tem pintinhas. E precisas de ajuda-los a aumentar as suas defesas naturais.

Se nao consegues garantir os 30C é um problema, muitas vezes é necessario um segundo termoestato, especialmente nestes dias frios. Mas os dias vao aquecer, apartir de 3ªa feira vai estar 18C nesta zona.

Outro truque é fazer uma TPA e colocas agua relativamente quente, o que é boa ideia para tirares o veneno que colocaste lá dentro, mete agua que esteja a cerca de 30C do esquentador... o termoestato com este frio e a agua que tem que aquecer, nao vai dar conta do recado. Também podes colocar o termoestato numa posição logo em frente ao caudal da água que sai do filtro.

Editado por Quo